Como envolver suas mãos no muay thai

Autor do artigo:Gabriel Silva

Antes de treinar ou lutar no Muay Thai, você precisa envolver as duas mãos para protegê-las de danos. A maioria dos praticantes usa um par de faixas elásticas com velcro para proteger seus músculos e ossos contra danos. No Muay Thai, você faz uma bandagem básica dobrando a faixa em uma almofada e, em seguida, enrolando o material restante ao redor do pulso e entre os dedos. Uma bandagem confortável permite que você lute não apenas com mais segurança, mas também com mais precisão e força.

Etapas

Enrolando a bandagem

  1. Etapa 1 Segure a alça do polegar contra a palma da mão e enrole os dedos 6 vezes.
    Segure o laço do polegar contra a palma da mão e enrole os dedos 6 vezes. Posicione a alça do polegar de modo que sua extremidade fique alinhada com a borda do dedo indicador, acima da junta. Abra um pouco os dedos ao começar a envolvê-los. Apertar os dedos juntos fará com que a bandagem fique muito apertada e restritiva.
    • Muitos lutadores de Muay Thai enrolam suas bandagens de dentro para fora. Para fazer isso, desenrole a bandagem e, em seguida, enrole-a firmemente com o adesivo voltado para dentro. Isso facilitará um pouco o enrolamento de suas mãos.
    • Não importa se você começa a enrolar a bandagem ao redor das costas da mão ou por baixo dela. Desde que envolva o pulso e cada dedo, suas mãos estarão seguras.
  2. Etapa 2 Retire a bandagem da mão e prenda-a nos nós dos dedos.
    Retire a bandagem da mão e prenda-a nos nós dos dedos. Retire o envoltório com cuidado, mantendo as camadas juntas para que o envoltório não se desfaça. Coloque a almofada no dorso da mão e prenda-a no lugar com a lateral do polegar. Pegue o rolo do tecido restante com a outra mão, que estará com o dedo mínimo ou o polegar. Enrole-o embaixo da mão, entre o polegar e o indicador, e sobre a almofada para fixá-la no lugar.
    • Envolva a mão três vezes para prender a almofada nos nós dos dedos.
    • Evite enrolar o polegar nesse ponto. Por enquanto, você precisa deixá-lo livre para ter mais liberdade de movimento.
    • Certifique-se de que o envoltório esteja sempre firme em sua mão. Se ela estiver muito frouxa ou muito apertada, desenrole-a e comece novamente.
  3. Etapa 3 Cruze a bandagem para baixo e ao redor do pulso 3 vezes.
    Cruze a bandagem para baixo e ao redor do pulso 3 vezes. Mova o polegar para o lado para tirá-lo do caminho. Traga a bandagem diagonalmente para baixo entre o polegar e o indicador até a borda do pulso no lado oposto da mão. Termine de proteger seu pulso envolvendo-o confortavelmente.
    • Mantenha o pulso reto enquanto o envolve. Enrolar o pulso enquanto ele estiver torto aumenta as chances de machucá-lo.
  4. Etapa 4 Coloque a bandagem entre o dedo anelar e o dedo mínimo.
    Traga o envoltório para cima entre o dedo anelar e o dedo mínimo. Pare quando o rolo de envoltório estiver próximo ao polegar. A partir dessa posição, leve o envoltório diagonalmente para cima, através do dorso da mão, até o dedo mínimo. Depois de mover o rolo entre os dedos, segure o envoltório próximo à palma da mão por um momento.
    • Para obter a técnica adequada de enrolamento, você precisará flexionar os dedos. Mantenha os dedos retos até que tenha colocado o envoltório entre eles.
  5. Etapa 5 Feche a mão em um punho e, em seguida, enrole o envoltório ao redor do pulso.
    Feche a mão em um punho e, em seguida, enrole a bandagem ao redor do pulso. Passe o envoltório ao redor da palma da mão até o polegar. Passe o envoltório entre o polegar e o indicador novamente. Enrole diagonalmente para baixo em direção à borda do pulso e, em seguida, dê uma volta completa em torno dele. O rolo da bandagem estará de volta ao polegar quando você terminar.
    • Flexione os dedos para testar o envoltório. Certifique-se de que ela esteja segura, mas não restritiva.
  6. Etapa 6 Prenda os dedos restantes passando a bandagem entre eles.
    Prenda os dedos restantes passando a bandagem entre eles. Você precisará repetir os movimentos anteriores um total de 3 vezes. Comece colocando o tecido entre os dedos médio e anular. Enrole diagonalmente em direção ao pulso e, em seguida, dê a volta completa no pulso para que o envoltório termine próximo ao polegar. Em seguida, faça isso com os conjuntos de dedos restantes.
    • Lembre-se de fechar a mão em um punho toda vez que passar o envoltório entre dois dedos. Certifique-se de que o envoltório esteja com a consistência adequada antes de continuar.
  7. Etapa 7 Coloque o envoltório em volta do pulso e prenda-o no lugar.
    Coloque o envoltório ao redor do pulso e prenda-o no lugar. Se ainda não o fez, passe a bandagem ao redor do polegar e desça até a borda do pulso abaixo dele. Não sobrará muito material, apenas o suficiente para passar ao redor do pulso mais duas ou três vezes. Pressione a extremidade adesiva contra o pulso para manter o envoltório no lugar e, em seguida, faça um bom teste antes de entrar no anel.
    • A bandagem deve parar a cerca de 3/4 do antebraço.
    • Para testar a bandagem, feche a mão em um punho. Verifique se os nós dos dedos estão nivelados com os dedos. Certifique-se de que seu pulso esteja reto na bandagem para que não se dobre durante o soco.
    • Esse é o estilo de bandagem tradicional usado por muitos lutadores experientes de Muay Thai. Alguns lutadores preferem uma bandagem bandagem no estilo boxeadorque pode ser um pouco mais volumosa, mas ainda assim eficaz.

Usando a bandagem e a técnica corretas

  1. Etapa 1 Selecione uma bandagem elástica que caiba confortavelmente em suas mãos.
    Selecione uma bandagem elástica que caiba confortavelmente em suas mãos. As bandagens básicas para as mãos são feitas de algodão e presas no lugar com um pedaço de velcro. O tipo mais útil de bandagem que você pode adquirir são as bandagens elásticas, também chamadas de bandagens mexicanas. As fibras elásticas tornam essas bandagens mais fáceis de colocar e mais confortáveis de usar.
    • As bandagens não elásticas também são uma opção. Essas bandagens tendem a ser mais duráveis do que as bandagens elásticas, portanto, são particularmente boas para sessões de treinamento.
    • A parte mais importante é o conforto. Escolha uma bandagem que você se sinta mais confortável em usar e compre peças sobressalentes para ter sempre um par limpo disponível.
  2. Etapa 2 Escolha uma bandagem que seja longa o suficiente para caber em sua mão.
    Escolha uma bandagem que seja longa o suficiente para caber em sua mão. Uma bandagem padrão tem cerca de 460 cm (180 pol.) de comprimento. Esse é o tamanho ideal para a maioria dos adultos. No entanto, as bandagens estão disponíveis em todos os tipos de tamanhos, inclusive em tamanhos menores. Só é possível saber qual é o tamanho certo para você experimentando bandagens de comprimentos diferentes.
    • A escolha do comprimento da bandagem é um processo pessoal. O comprimento necessário depende de como você envolve suas mãos e do que sente melhor.
    • Se você não conseguir terminar de enrolar as mãos ao passar o tecido em volta do pulso algumas vezes, precisará de uma bandagem mais longa. Da mesma forma, se sobrar muito material quando terminar de enrolar, tente um enrolamento mais curto.
  3. Etapa 3 Mantenha o pulso reto enquanto estiver enrolando a mão.
    Mantenha o pulso reto enquanto estiver enrolando a mão. Dobrar o pulso o torna mais propenso a lesões. O pulso precisa estar sempre nivelado com a mão e o antebraço. Se você dobrar o pulso, a bandagem o manterá em uma posição dobrada. Desfaça a bandagem e comece de novo para evitar problemas.
    • Certifique-se de que seu pulso esteja confortável na bandagem. Se ele estiver dobrado, bater em algo pode fazer com que ele se dobre ainda mais. Nunca comece a lutar sem ter certeza de que suas mãos estão bem enfaixadas.
  4. Etapa 4 Apoie os dedos ao redor da primeira junta.
    Passe os dedos ao redor da primeira junta. Quando suas mãos estão bem envolvidas, seus dedos estão amortecidos, mas ainda livres para se moverem independentemente. Isso é feito no Muay Thai com a bandagem entre os dedos e ao redor do pulso. Evite envolver as mãos além da primeira junta, pois a bandagem restringirá seus dedos.
    • Para proteção, certifique-se de que a bandagem seja grossa ao redor de cada junta e do pulso.
    • Quando você envolver as mãos corretamente, a bandagem ficará confortável o suficiente para permanecer no lugar, mas não ficará apertada a ponto de impedir a circulação.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como faço para enfaixar corretamente minhas mãos para o Muay Thai?
    Pegue o envoltório da mão e, com um movimento de vai-e-vem, dobre-o de 8 a 10 vezes, de modo que fique do tamanho de seu punho. Coloque essa camada de acolchoamento em cima dos nós dos dedos, com a extremidade da extremidade do envoltório afastada do dedo mínimo. Em seguida, enrole três vezes em cima dessa camada de acolchoamento para prendê-la aos nós dos dedos. Após a terceira vez, passe a bandagem do pulso entre os dedos mínimo e anelar. Passe novamente entre o indicador e o polegar, envolva atrás da mão até o pulso novamente e, em seguida, passe entre o anelar e o dedo médio. Em seguida, volte para a palma da mão, entre o indicador e o polegar, e entre os dedos médio e indicador. Volte ao redor do polegar e do indicador mais uma vez, envolva duas vezes a palma da mão e termine envolvendo o pulso.

Dicas

  • Todos os lutadores envolvem suas mãos de forma um pouco diferente. Qualquer variação é semelhante ao método tradicional e básico. Não há problema em adaptar uma variação, desde que suas mãos ainda estejam adequadamente protegidas.
  • Use uma variação se ela o deixar mais confortável, mas certifique-se de que ela forneça bastante amortecimento ao redor do pulso e dos dedos.
  • Quando suas mãos estão bem protegidas, você atinge os alvos com toda a parte frontal dos punhos. Essa precisão permite que você golpeie com mais força, portanto, as bandagens são tão úteis quanto protetoras.