Como vencer no salto em distância

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para vencer no salto em distância, você precisará saltar mais longe do que todos os seus adversários. A melhor maneira de fazer isso é treinar antes da competição para ficar mais rápido e melhor no salto e na aterrissagem. Você também deve se certificar de que domina sua forma de salto em distância. Depois de dominar a forma, você pode trabalhar com técnicas de salto em distância que o ajudarão a aumentar a distância do seu salto.

Etapas

Treinamento para o salto em distância

  1. Etapa 1 Pratique sua aproximação com exercícios de aproximação.
    Pratique sua aproximação com exercícios de aproximação. Sua aproximação (sua corrida pela pista) fará uma grande diferença na distância que você acabará saltando. Você deve ganhar velocidade nas primeiras corridas e depois manter a velocidade até o salto. Pratique isso fazendo corridas de aproximação em uma pista. Na verdade, não faça o salto, concentre-se apenas em ganhar velocidade e manter a velocidade.
    • Designe um ponto de decolagem na pista e pare quando chegar a ele. Volte ao ponto de partida depois de terminar e tente novamente.
  2. Etapa 2 Faça exercícios de salto.
    Faça exercícios de salto. Pratique os saltos sem a abordagem. Fique no lugar e dobre os joelhos, colocando um pé na frente do outro. Flexione o corpo de modo que a parte superior do tronco fique paralela ao chão. Mantenha os braços ao lado do corpo e estenda-os para trás de modo que também fiquem paralelos ao chão. Quando estiver pronto, levante o corpo e impulsione-se em um salto. Levante os dois braços para cima e acima da cabeça. Aterrisse com os dois pés apoiados no chão.
    • Cada vez que fizer o exercício, marque onde aterrissou. Em sua próxima tentativa, tente superar sua última marca.
  3. Etapa 3 Trabalhe em suas aterrissagens.
    Trabalhe em suas aterrissagens. Encontre um fosso de salto em distância para praticar. Faça uma aproximação curta de 2 a 3 passos na pista e salte quando chegar à prancha de decolagem. Trabalhe para levantar as pernas e colocá-las à sua frente. O ideal é que os calcanhares sejam a primeira parte do corpo a entrar em contato com o fosso. Repita o exercício até se sentir confortável com suas aterrissagens.

Dominando sua forma

  1. Etapa 1 Use o pé dianteiro para dar impulso no início da pista.
    Use o pé dianteiro para dar impulso no início da pista. Normalmente, esse pé será o não dominante, mas escolha o que for mais confortável para você. Incline-se para frente em um ângulo de aproximadamente 45 graus ao iniciar a aproximação.
  2. Etapa 2 Coloque-se em uma posição de corrida vertical ao acelerar.
    Coloque-se em uma posição de corrida ereta ao acelerar. Após algumas passadas pela pista, seu corpo deve estar horizontal e ereto. Dobre os braços em um ângulo de 90 graus
  3. Etapa 3 Abaixe o centro de gravidade no penúltimo degrau antes da decolagem.
    Abaixe o centro de gravidade no penúltimo degrau antes da decolagem. Coloque o pé da frente no chão e flexione o tornozelo e o joelho.
  4. Etapa 4: Faça't freeze on the last step.
    Não fique parado no último degrau. Você deve continuar acelerando ao decolar. Diminuir a velocidade no último passo arruinará seu impulso e encurtará a distância do salto. Ao dar o último passo antes da decolagem, coloque brevemente o pé sobre a prancha de decolagem.
  5. Etapa 5 Empurre-se no ar usando o pé que está no chão.
    Empurre-se no ar usando o pé que está no chão. Esse será o pé que você colocou na prancha de decolagem. Mantenha-se ereto enquanto pula. Balance o joelho da frente e o braço oposto no ar para aumentar a elevação. Continue olhando para frente.
    • Certifique-se de que seu pé esteja apoiado no chão ao saltar. Você saltará mais longe com o pé plano do que com os dedos ou o calcanhar.
  6. Etapa 6 Levante as pernas enquanto se prepara para aterrissar.
    Levante as pernas enquanto se prepara para aterrissar. Com as pernas dobradas, levante os joelhos em direção à parte superior do tronco. Balance os braços para baixo à sua frente.
  7. Etapa 7 Use os braços para se firmar quando atingir a areia.
    Use os braços para se firmar quando atingir a areia. Seus pés devem ser a primeira coisa a entrar em contato com a areia no final da pista. À medida que o resto do corpo entrar em contato com a areia, coloque os braços no fosso e segure-se para não cair.

Aumentando sua distância

  1. Etapa 1 Evite olhar para a prancha de decolagem.
    Evite olhar para a prancha de decolagem. Ao se aproximar da prancha, mantenha a cabeça erguida e olhe para frente. Se estiver ocupado olhando para a prancha de decolagem durante a aproximação, você naturalmente reajustará seu corpo, o que fará com que você diminua a velocidade e salte uma distância menor.
  2. Etapa 2 Mantenha a velocidade na decolagem.
    Mantenha a velocidade na decolagem. Não hesite nem diminua a velocidade quando chegar à prancha de decolagem. Continue acelerando até sair do chão. Para evitar a perda de velocidade na prancha de decolagem, dê os dois últimos passos da forma mais curta e rápida possível.
  3. Etapa 3 Experimente a técnica do chute de carona.
    Experimente a técnica do chute de carona. Quando decolar da prancha de decolagem e estiver no ar, comece a mover as pernas como se estivesse pedalando uma bicicleta. Levante os dois braços no ar atrás de você para que fiquem totalmente estendidos. Seu peito deve estar para fora e suas costas devem estar arqueadas.
    • Ao se preparar para a aterrissagem, pare de pedalar com as pernas e comece a elevar os joelhos até o peito. Traga os braços estendidos para frente e para baixo em direção às pernas, de modo que esteja pronto para se apoiar quando aterrissar.
  4. Etapa 4 Use a técnica de suspensão.
    Use a técnica de suspensão. Logo após a decolagem, levante os dois braços no ar e estenda o peito. Estique os braços o máximo que puder acima de você, mantendo-os atrás do resto do corpo. Ao mesmo tempo, dobre os joelhos e traga as pernas para trás, de modo que elas fiquem atrás do corpo, assim como os braços. Seu peito deve estar à frente enquanto você voa pelo ar.
    • Ao se aproximar da aterrissagem, leve as pernas e os braços para frente, esticando as pernas o máximo possível à sua frente.
  5. Etapa 5 Tente usar a técnica da vela.
    Tente usar a técnica da vela. Depois de decolar, levante as pernas de modo que fiquem quase paralelas ao chão e toque os dedos dos pés juntos. Abaixe os braços para os lados e segure-os de modo que fiquem esticados para trás. O objetivo é manter o corpo o mais longo e estreito possível para que ele navegue pelo ar.

Vídeo

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Há alguma técnica especial de perna que eu deva usar?
    Ao saltar da prancha com a perna de decolagem, leve a perna oposta para o ar. Assim que o pé de decolagem sair da prancha, o joelho oposto deve se elevar o máximo possível no ar. Isso o ajudará a saltar mais alto e mais longe.
  • Pergunta
    Qual perna é usada por um saltador de longa distância?
    Normalmente, é a perna dominante (mais forte) do saltador.
  • Pergunta
    Ao saltar, meu peso me puxa para baixo. O que devo fazer para evitar o peso?
    Você não pode evitar o peso. Concentre-se na velocidade e em uma explosão de potência ao decolar.

Dicas