Como vencer brigas na escola

Autor do artigo:Gabriel Silva

A escola nem sempre é um lugar seguro, mesmo que devesse ser. Pode ser assustador encontrar pessoas nos corredores que querem brigar com você! É claro que você quer sair de qualquer briga com vantagem, mas lembre-se de que, independentemente da forma como lutar, é provável que você se machuque e tenha problemas com a escola. Se puder, evite a briga ou encontre outras soluções para o confronto.

Etapas

Vencendo a briga

  1. Etapa 1 Preste atenção para saber quando uma briga está chegando.
    Preste atenção para saber quando uma briga está chegando. Em geral, você recebe um aviso quando alguém está prestes a começar uma briga. Ela pode estar insultando você, agindo de forma agressiva e ocupando seu espaço. Todos esses são sinais de que uma briga pode estar chegando. Se você estiver preparado, terá mais chances de vencer a briga ou, pelo menos, sair dela com menos danos.
    • Se perceber esses sinais, comece a agir, como ficar em uma posição defensiva ou pedir ajuda.
  2. Etapa 2 Comece em uma posição defensiva com uma postura de oração.
    Comece em uma posição defensiva com uma postura de oração. Não levante os punhos como se estivesse pronto para lutar. Em vez disso, coloque as mãos à sua frente com as palmas juntas. Mantenha os cotovelos baixos e encostados nas laterais do corpo e afaste os pés na largura dos ombros com o pé dominante ligeiramente à frente. Nessa posição, você está pronto para defender partes vitais do seu corpo.
    • Por exemplo, você pode levantar as mãos para bloquear um golpe no rosto.
  3. Etapa 3 Procure desferir um golpe o mais cedo possível.
    Procure desferir um golpe o mais cedo possível. Mesmo que você não queira dar o primeiro soco, é preciso acertar um golpe logo no início. Isso ocorre porque as lutas raramente duram mais do que alguns segundos, portanto, se você puder eliminá-los logo no início, terá mais chances de vencer. Se você vir alguém vindo em sua direção, tente desviar o golpe e, em seguida, faça o que for necessário para desacelerar a pessoa.
    • Quando estiver se defendendo seriamente, mire nos olhos, na garganta, na virilha e nos joelhos, pois eles podem causar o maior dano ao oponente.
    • Mantenha o punho reto; caso contrário, seu pulso poderá quebrar quando você der um soco forte.
    • Outra opção é arranhar o rosto da pessoa, pois isso geralmente a chocará o suficiente para que ela diminua a velocidade.
  4. Etapa 4 Atinja a pessoa com os joelhos e os cotovelos.
    Atinja a pessoa com seus joelhos e cotovelos. Você está apenas tentando fazer com que a pessoa pare de lutar com você, portanto, use o que puder. Se necessário, dê uma cotovelada no estômago ou uma joelhada na perna ou na virilha. Continue usando os joelhos e os cotovelos para atacar a pessoa, para que ela pare de atacar você.
    • Aproveite a chance se você e seu oponente estiverem torcidos para o lado. Dê um soco na lateral da cabeça. Você também pode empurrar a cabeça dele para baixo e jogá-lo no chão.

    Observação: quando precisar se defender em uma luta como essa, não se preocupe com as regras formais de luta. Ataque a jugular nas laterais do pescoço, os pontos de pressão, as têmporas, o espaço entre os olhos, os rins, a virilha e a nuca. Não tenha medo de puxar o cabelo, morder ou usar golpes baixos.

  5. Etapa 5 Avance em direção à pessoa enquanto dá o soco.
    Avance em direção à pessoa enquanto dá o soco. Se você continuar recuando, isso mostra uma posição defensiva, e você quer partir para a ofensiva. Continue atacando a pessoa até que ela admita a derrota ou caia no chão.
  6. Etapa 6 Prenda seu oponente no chão quando possível.
    Prenda seu oponente no chão sempre que possível. Se ele cair, aproveite a chance para mantê-lo no chão. Sente-se em cima dele se ele quiser continuar lutando. Mantenha-o no chão até que ele se renda, alguém venha ajudar ou ele esteja fraco demais para continuar lutando.
    • Quando a pessoa for derrubada, pare de bater nela. Você pode feri-la gravemente.
  7. Etapa 7 Tenha cuidado com a forma como você luta para tentar evitar ferimentos graves em seu oponente.
    Tenha cuidado ao lutar para tentar evitar lesões graves em seu oponente. Por exemplo, sempre que tiver alguém em uma posição de sufocamento, tenha cuidado especial para não sufocá-lo por muito tempo. À medida que o fluxo de sangue oxigenado para o cérebro diminui, a pessoa fica inconsciente, mas danos cerebrais permanentes ou morte também podem ocorrer em minutos se o fluxo sanguíneo parar. Afinal, você pode se safar com apenas uma suspensão se bater um pouco no seu oponente, mas se matá-lo, você acabará na prisão.
    • Se o oponente não estiver respirando depois de ficar inconsciente, faça compressão torácica e entre em contato com os serviços de emergência (polícia e médico) imediatamente.
  8. Etapa 8 Mantenha a calma contra um grupo grande.
    Mantenha a calma em um grupo grande. Entenda que seu foco deve ser escapar, não necessariamente vencer a luta. As chances de derrotar um grupo grande sem ajuda são baixas. Evite mostrar aos seus oponentes que está com raiva. Quando lutar, use sua raiva como energia contra seus inimigos.
    • Não hesite em pedir ajuda se houver necessidade. Embora sua reputação de pessoa durona possa cair, é melhor prejudicar seu status social do que perder a vida.
  9. Etapa 9 Fuja se tiver a chance.
    Corra se tiver a chance. Se seu oponente for ao chão e parecer que não vai se levantar tão cedo, fuja. Não dê a ele a oportunidade de se levantar e dar outro soco em você. Mande ajuda de volta se ele estiver muito mal, mas saia de lá se puder.
    • Se você acabar no chão, defenda-se o máximo possível. Bloqueie os socos de seu oponente com as mãos. Se os socos dele forem fracos o suficiente para que você possa lidar com eles, tente revidá-los.

Como evitar uma briga

  1. Etapa 1 Denuncie o bullying quando ele ocorrer.
    Denuncie o bullying quando ele ocorrer. Se você ou alguém que você conhece estiver sofrendo bullying, converse com alguém de confiança, como um técnico, professor, pai ou mãe ou orientador educacional. Conte-lhes o que está acontecendo para que possam obter ajuda com a situação. Algumas escolas têm até mesmo programas criados especificamente para lidar com o bullying.
    • Bullying é quando alguém é humilhado, ridicularizado ou maltratado ao longo do tempo por seus colegas. Não se trata apenas de uma discussão ou até mesmo de alguém que chama outra pessoa de palavrões. Não se trata apenas de um incidente isolado, mas de uma campanha contínua contra uma pessoa.
  2. Etapa 2 Afaste-se da briga para evitar problemas.
    Afaste-se da briga para evitar problemas. Envolver-se em uma briga pode causar sérios problemas, mesmo que você não a tenha iniciado. Muitas escolas têm uma política de tolerância zero para violência, e você pode ser expulso da escola ou algo pior.
    • Se eles continuarem a persegui-lo, vire-se para encará-los, mas mantenha distância. Mantenha-os sempre à distância de um braço, pois se eles se aproximarem, podem atacar ou dar um soco em você.
    • Em algumas áreas, você pode até ser acusado de um crime, principalmente se tiver 17 ou 18 anos, dependendo da idade legal para se tornar adulto em seu estado.
  3. Etapa 3 Olhe a pessoa nos olhos com confiança.
    Olhe a pessoa nos olhos com confiança. Não olhe fixamente para ela nem olhe para o chão. Em vez disso, mantenha o olhar fixo e mostre que você tem confiança. Se você demonstrar agressividade, poderá incitá-la. Se você mostrar vulnerabilidade, a pessoa pode querer começar a briga ainda mais.

    Dica: A confiança e o fato de não demonstrar medo impedirão algumas pessoas de brigar.

  4. Etapa 4 Evite dar o primeiro soco.
    Evite dar o primeiro soco. Começar uma briga pode lhe trazer ainda mais problemas do que apenas se defender. Quando você dá o primeiro soco, nunca sabe como as coisas vão acabar. Você pode se ferir gravemente, acabando com dentes quebrados ou até mesmo com uma concussão, ou pode ferir outra pessoa com a mesma gravidade. Não importa o que aconteça, quer você ganhe ou perca, você ainda perderá porque haverá consequências.
    • Tente encontrar outra maneira de não dar um soco. Vá embora ou procure ajuda.
  5. Etapa 5 Chame a atenção das pessoas próximas para ajudar a acabar com a briga.
    Chame a atenção das pessoas próximas para ajudar a acabar com a briga. Algumas pessoas só brigarão com você se não houver testemunhas por perto, principalmente se não houver professores para ver. Grite o mais alto que puder para que as pessoas venham em seu auxílio. Se as pessoas chegarem, talvez você não precise brigar.
    • Tente gritar: 'Fogo', 'Socorro, estou morrendo!' ou 'Ligue para o 911'. Mesmo que seja ilegal, isso funcionará e você conseguirá sair.

Como encontrar alternativas para a briga

  1. Etapa 1 Peça ajuda a um amigo para se proteger do bullying.
    Peça ajuda a um amigo para se proteger do bullying. Andar junto com os amigos sempre que possível pode ajudar a deter os agressores. É menos provável que eles ataquem se você estiver com outras pessoas, pois você é muito mais forte em um grupo.
    • Além disso, pessoas com um grande grupo de amigos são menos frequentemente alvo de bullying.
  2. Etapa 2 Respire fundo para se acalmar em situações quentes.
    Respire fundo para se acalmar em situações quentes. Se alguém disser algo grosseiro ou estiver tentando provocá-lo, sua resposta pode ser entrar em uma briga. Ficar com raiva é compreensível, mas você não precisa usar essa raiva para se entregar à violência. Respire fundo algumas vezes e conte até 10 em sua cabeça. Isso o ajudará a se acalmar para que possa pensar em outra coisa para fazer.
    • Tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Respire fundo e sinta a sensação em seu estômago.
    • Se necessário, afaste-se por alguns minutos para se acalmar.
  3. Etapa 3 Analise as opções disponíveis em sua cabeça.
    Analise as opções disponíveis em sua mente. Pense no que você pode fazer na situação em que se encontra. Você sempre tem opções quando se trata de como reagir a uma situação, portanto, tente imaginar alguns cenários. Pense nas consequências de cada um deles.
    • Por exemplo, se alguém o chamar de um nome que você não gosta, você pode ignorá-lo e ir embora, começar uma briga ou chamar o nome de volta. Ignorar a pessoa pode ou não fazer com que ela pare, mas com certeza o manterá longe de problemas. Começar uma briga provavelmente o colocará em apuros e não resolverá o problema. Chamá-los de volta pode parecer bom no momento, mas também pode piorar a situação.
  4. Etapa 4 Escolha a melhor opção depois de pensar em como você pode reagir.
    Escolha a melhor opção depois de pensar em como você pode reagir. Depois de pensar nas consequências de suas reações, escolha a melhor opção para a situação. Na maioria das situações, é melhor escolher a que diminui a escalada da situação e o mantém fora de problemas.
    • Por exemplo, na situação acima, provavelmente é melhor ignorar a pessoa e ir embora, se possível.
  5. Etapa 5 Aprenda a dizer às pessoas, com calma e firmeza, que parem com o que estão fazendo're doing.
    Aprenda a dizer às pessoas, com calma e firmeza, para pararem o que estão fazendo. Se alguém o estiver incomodando e não quiser parar, reaja com calma. Quer seja algo como cutucar ou beliscar você ou tirar sarro de você, a pessoa está tentando obter uma reação sua. Se você não reagir emocionalmente, isso tira a 'graça' da situação. Se necessário, você pode reforçar o que diz com alguma ação leve.
    • Por exemplo, se alguém estiver beliscando você repetidamente, você pode dizer 'Pare de fazer isso agora' com uma voz calma e autoritária. Se ela persistir, tente agarrar e segurar suas mãos por um momento e repetir o que você disse.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso aprender a socar mais rápido?
    Aprender a socar mais rápido é principalmente uma questão de atitude e prática. Mantenha-se relaxado e limpe sua mente enquanto pratica e tente se concentrar em aperfeiçoar sua técnica para não desperdiçar energia. Tente praticar seus socos com pesos nas mãos para aumentar a velocidade e a potência dos braços e ombros.
  • Perguntas
    Quais são as consequências de brigar na escola?
    Isso depende muito de sua escola e de seu papel na briga. Em alguns casos, você pode receber uma detenção ou suspensão, mas já houve casos em que alunos foram presos por brigar na escola. É melhor evitar brigas, se possível, e se tiver de brigar, faça-o em legítima defesa.
  • Pergunta
    Você precisa ser forte para vencer uma briga?
    Não necessariamente. Lutar bem tem mais a ver com técnica do que com força bruta. Por exemplo, uma pessoa pequena pode facilmente derrubar um oponente maior se conseguir desequilibrá-lo. Considere fazer aulas de artes marciais ou de autodefesa para aprender técnicas que possam ajudá-lo se uma pessoa maior ou mais forte o atacar.

Dicas

  • Denuncie conversas de mau gosto e bullying aos professores ou administradores.
  • Sempre proteja seu rosto, mantendo sua mão dominante mais próxima do rosto.
  • Sem força e experiência, você não conseguirá realizar muita coisa. Se estiver preocupado com a possibilidade de precisar se defender em uma briga, faça um treinamento de força para desenvolver músculos e pratique técnicas de luta em um ambiente seguro. Você pode até mesmo fazer uma aula de autodefesa.

Avisos

  • Se seu oponente tiver uma arma, como uma faca, não tente lutar com ele desarmado, apenas corra! Você pode ser morto ou terrivelmente ferido se lutar com alguém armado.
  • Se estiver em desvantagem numérica, fuja imediatamente do local, pois você pode se ferir gravemente se lutar contra um grupo grande.
  • Não dê o primeiro soco, por mais tentador que seja. Começar a luta lhe trará mais problemas. Lute somente quando seu oponente der o primeiro soco.
  • Se seu oponente for popular, você provavelmente terá de enfrentar os amigos dele mais tarde.
  • Não use armas ou táticas potencialmente letais. Você pode acabar matando seu oponente, o que pode levá-lo à prisão perpétua, dependendo de sua idade e local.
  • Você pode ser suspenso, expulso ou mandado para a cadeia por brigar na escola.
  • Brigar aumenta o risco de ferimentos graves.