Como vencer uma briga de punhos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Por mais importante que seja evitar uma briga física, às vezes ela é inevitável. Há algumas pessoas que se recusam a resolver conflitos por meio da comunicação verbal. Entretanto, se você não souber o que está fazendo, pode acabar se machucando mais do que o seu oponente. Seja para afastar um valentão, defender um amigo ou se proteger de um criminoso, siga estas regras simples para vencer uma briga de punhos.

Passos

Lutando com técnica

  1. Etapa 1 Adote uma postura sólida e...1Adote uma postura de luta sólida e bem equilibrada. Seu pé não dominante deve estar na frente. Levante as mãos na altura do pescoço e incline seu corpo para longe do agressor. Isso controla a distância entre você e o oponente e cobre a cabeça e os órgãos vitais.
    • Proteja o rosto com as mãos, mantenha a boca fechada e o queixo abaixado. Isso protege os ossos mais delicados do rosto, como o nariz.
    • Mantenha as pernas afastadas e os joelhos ligeiramente flexionados. Isso lhe dará mais equilíbrio. Você não quer que o agressor consiga derrubá-lo.
    • Não fique com os pés chatos. Certifique-se de que pode se mover facilmente em qualquer direção, mas evite recuar sempre que possível.
  2. Etapa 2 Cerrar os punhos adequadamente...2Faça punhos adequados que não resultará em pulsos ou dedos quebrados. Enrole os quatro dedos firmemente na palma da mão, mantendo o polegar solto na lateral da mão. Suas unhas devem desaparecer parcialmente e as articulações dos dedos devem estar dobradas para dentro. Em seguida, dobre o polegar sobre as articulações do primeiro e do segundo dedos.
    • Mantenha os dedos e os polegares bem juntos.
    • Mantenha o pulso firme e reto. Não o dobre para baixo, para cima, para dentro ou para fora.
  3. Etapa 3 Dê um soco com os nós de seus dedos indicador e médio.3Soco com os nós de seus dedos indicador e médio. Esses são os dois nós mais fortes de sua mão. Aperte os punhos juntos antes de fazer contato com cada golpe e mantenha o pulso firme, reto e estável.
    • Seu pulso deve ser girado de modo que o polegar e a palma da mão fiquem voltados para o chão.
    • Relaxe o punho após o momento do impacto e entre os golpes para preservar seus músculos. Se o dedo mínimo se soltar, seu punho está muito relaxado.
    • Você provavelmente conseguirá golpear com mais força com a mão dominante, mas não se esqueça de usar a mão não dominante quando puder, para que o oponente tenha mais dificuldade em prever seus movimentos.
  4. Etapa 4 Diminua os danos causados por golpes no rosto e no corpo movendo-se.4Menorize os danos causados por golpes em seu rosto e corpo movendo-se. Para golpes no rosto, mantenha a boca fechada, contraia os músculos do pescoço e da mandíbula e incline a cabeça para o lado. É melhor para o oponente acertar sua testa dura se ele não for errar seu rosto. Para receber um soco no corpo, contraia os músculos do estômago e tente torcer para que o soco o atinja nas laterais e não no estômago ou em outros órgãos principais.
    • Não importa o quanto você seja um lutador natural, seu oponente provavelmente conseguirá desferir alguns golpes.
    • Não se deixe distrair pelo choque, medo ou raiva quando for atingido.
  5. Etapa 5 Mantenha as mãos para cima e observe seu oponente.5Mantenha suas mãos elevadas e observe seu oponente. Ao abaixar as mãos, você expõe seu rosto ao oponente. É mais provável que isso aconteça quando você começar a se cansar ou se distrair, concentrando-se apenas no ataque. Sempre mantenha sua guarda alta, solta, mas não apertada.
    • Observando o peito ou o queixo do oponente, às vezes é possível ver o movimento dos ombros dele antes de dar um soco.
    • Não se esqueça de colocar os cotovelos junto ao corpo para proteger os rins.

Traçando estratégias durante uma luta

  1. Etapa 1 Grunhir e expirar ruidosamente durante a luta, se isso for natural.1Grunhir e expirar ruidosamente enquanto estiver lutando, se isso for natural. Por mais estranho que pareça, estudos mostram que grunhir pode aumentar a quantidade de força que seu corpo pode exercer em rajadas curtas. É preciso esforço e concentração para lutar com eficiência. Tentar ficar quieto ao mesmo tempo o distrairá.
    • Esses ruídos também servem para intimidar ou distrair seu oponente.
    • Se você precisar de intervenção externa, mais barulho pode chamar a atenção de espectadores potencialmente úteis.
  2. Etapa 2 Controle a distância entre você e seu oponente.2Controle a distância entre você e seu oponente. Se o seu oponente for mais forte, mais alto e mais agressivo, você deve colocar mais distância entre vocês dois para anular as vantagens do alcance dele. Entretanto, se ele for mais lento ou mais baixo, aproximar-se significa que você pode cansá-lo mais facilmente.
    • Quanto mais habilidoso for seu oponente, menos provável é que você queira lutar com ele de perto. Fique na ponta dos pés para se esquivar do adversário.
    • Quanto melhor for seu trabalho de pés, mais você poderá compensar suas próprias fraquezas e capitalizar as do adversário. Se o agressor não souber em que direção você está indo, ele terá mais dificuldade para socá-lo ou derrubá-lo no chão.
  3. Etapa 3 Mire os golpes em pontos fracos, como a mandíbula e o queixo.3Aponte os golpes para os pontos fracos, como a mandíbula e o queixo. Pontos fracos como o nariz, o rosto, os rins, o estômago e as têmporas também são ótimos locais para desferir socos e incapacitar temporariamente o oponente. Os socos na garganta são altamente eficazes, mas devem ser usados somente em situações de vida ou morte, pois podem colapsar a traqueia de alguém.
    • Depois de se esquivar de um soco, as pessoas geralmente baixam a guarda por uma fração de segundo que você pode aproveitar.
    • Se o oponente estiver deixando o estômago desprotegido, dê um soco levemente para cima para atingir o plexo solar, o que pode nocauteá-lo.
  4. Etapa 4 Levante-se rapidamente se você're knocked to the ground.4Levante-se rapidamente se você for derrubado no chão. Para fazer isso, mantenha o agressor longe de você, golpeando com as pernas os tornozelos e joelhos dele e, em seguida, levante-se empurrando-se com as mãos. Se você estiver no chão, sua mobilidade será severamente prejudicada e você terá dificuldades para se defender, a menos que seja um lutador experiente. Os ataques de seu oponente também serão mais fortes se vierem de cima.
    • Tome cuidado especial para proteger sua cabeça se for derrubado no chão.
    • Não baixe a guarda ao se levantar, pois você ainda estará particularmente vulnerável.
    • Quando você está no chão, corre um perigo maior não só do seu oponente, mas também de qualquer um dos aliados que o cercam.
  5. Etapa 5 Complemente os socos com 5Suplemente os socos com movimentos 'sujos' conforme necessário. Dependendo da gravidade de sua situação, não hesite em se proteger por qualquer meio necessário. Chutes na virilha, arrancar olhos, puxar cabelos ou orelhas e cotoveladas no rosto podem lhe dar a chance de escapar para um lugar mais seguro. Entretanto, movimentos como esses podem ferir gravemente seu oponente. Tenha certeza absoluta de que a luta 'suja' é um uso apropriado da força.
    • Chutes na cabeça podem ser facilmente fatais.
    • Se alguém o estiver sufocando, tente dobrar e quebrar os dedos da pessoa para se libertar.

Prevenção de conflitos perigosos

  1. Etapa 1 Mantenha a consciência...1Mantenha-se atento consciência do ambiente ao seu redor em todos os momentos. Saiba quem está se comportando de forma anormal, como aqueles que invadem repetidamente o espaço pessoal dos outros, pois eles podem ser possíveis agressores. Faça uma anotação mental de todas as maneiras de sair rapidamente de uma área, caso a situação se agrave repentinamente. Mantenha sua periferia ativa movendo os olhos ao redor, o que o ajudará a prever obstáculos com antecedência.
    • Sua periferia é o limite externo de sua visão, o que você vê indiretamente quando olha para as coisas.
    • A prática desses comportamentos o ajudará a perceber a violência antes que ela aconteça e lhe dará tempo para preparar uma resposta, caso seja necessário.
  2. Etapa 2 Observe a linguagem corporal agressiva de possíveis agressores.2Observe a linguagem corporal agressiva dos possíveis agressores. As indicações disso podem incluir narinas dilatadas, palavrões excessivos, mandíbula saliente, pupilas dilatadas ou rosto branco. Quando a adrenalina começa a bombear nos possíveis agressores, fica mais difícil prever o comportamento deles. Esteja preparado para se defender, independentemente do que eles pareçam estar fazendo.
  3. Etapa 3 Tente neutralizar as situações com um diálogo tranquilizador.3Tente neutralizar as situações com um diálogo tranquilizador. Converse com seu possível agressor e tente fazer com que ele se retire ou veja o valor de fazer uma trégua. Se você tem o dom da tagarelice, aqui é onde você pode usá-lo. Mantenha sua guarda alta enquanto negocia.
    • Diga algo como: 'Não quero que nenhum de nós se machuque. Podemos tentar conversar sobre isso?'
    • Você também pode tentar dizer: 'Qual é o problema? Há alguma maneira de eu ajudar?'
    • Evite dizer coisas como 'Acalme-se, amigo' e 'Tenha calma', que podem aumentar a tensão.
  4. Etapa 4 Saia o mais cedo possível.4Vá embora na primeira oportunidade. O objetivo principal de uma briga deve ser se proteger, não machucar a outra pessoa. Se você acredita que está correndo sério perigo, tente sair sem causar alarme à outra pessoa. Independentemente de você acabar ou não em uma briga física, seu oponente não poderá mais causar danos a você depois que você sair.
    • Há algumas poucas ocasiões em que a briga evitará problemas futuros, mas, de modo geral, você ganha 100% das brigas que desarma ou evita completamente.
    • Conheça suas limitações. Ir para o hospital com o nariz quebrado pode não valer o 'crédito' que você recebe por permanecer em uma batalha perdida.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso evitar machucar minhas mãos ao dar socos? Fechar o punho corretamente é a melhor maneira de manter suas mãos seguras! Enrole os dedos na palma da mão, posicione o polegar fora dos dedos e bata com os nós dos dedos indicador e médio. Isso minimizará as chances de quebrar ou machucar os dedos ou ferir a mão.

Vídeo

Dicas

  • Se o agressor ficar desorientado, dê vários golpes em uma sucessão rápida.
  • Esteja ciente de seus arredores. Se a luta não estiver indo a seu favor, usar o ambiente contra o oponente pode virar a maré.
  • Se o oponente tentar chutá-lo, agarre o pé dele e balance-o para frente ou para trás para derrubá-lo no chão.

Avisos

  • Qualquer luta em que você se envolver pode ter consequências sérias e até mesmo mudar sua vida. Lute somente se for absolutamente vital.