Como fazer rafting em águas brancas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você está procurando uma atividade de tirar o fôlego que envolva rios e a natureza, o rafting pode ser o hobby perfeito para você. O rafting é o ato de usar um bote inflável para navegar em águas agitadas e é uma ótima atividade em grupo para adolescentes e adultos mais velhos. Embora o rafting em corredeiras possa ser intimidador no início, ele é, na verdade, relativamente seguro em níveis de dificuldade mais baixos. Se você se equipar com conhecimento sobre rafting, ouvir seu guia e planejar sua viagem com cuidado, poderá desfrutar com segurança dessa atividade ao ar livre.

Etapas

Andando em seu bote

  1. Etapa 1: Sente-se na borda externa do bote.
    Sente-se na borda externa da balsa. Embora inicialmente você possa querer sentar-se na parte interna da balsa, isso na verdade aumentará suas chances de ser jogado ao mar. Em vez disso, sente-se na borda externa da balsa e use os tubos transversais ou os cones para os pés para colocar os pés dentro da balsa. Se a balsa tiver cones para os pés, coloque o pé mais próximo do interior da balsa sob eles. Se a sua balsa tiver tubos cruzados, às vezes chamados de contraforte, você pode colocar um pé embaixo deles para ajudar a estabilizá-lo. Seu outro pé deve ficar preso sob o tubo externo para maior estabilidade.
    • Sentar-se na posição intermediária minimizará suas chances de ser lançado ao mar.
    • Não empurre os pés muito profundamente para dentro dos tubos transversais ou dos pés, ou eles poderão ficar presos se a balsa virar.
    • Os que estiverem sentados na frente poderão ver melhor a descida do rio, mas também devem ter habilidades para dirigir a balsa para o restante do grupo.
  2. Etapa 2 Use a posição correta das mãos ao segurar o remo.
    Use a posição correta das mãos ao segurar o remo. Uma pegada inadequada no remo enquanto a balsa desce a correnteza pode ser um risco à segurança de outras pessoas ao seu redor. Uma mão deve ser colocada firmemente na haste do remo, enquanto a outra mão deve estar na extremidade, cobrindo a empunhadura em 'T'.
    • A empunhadura em 'T' pode causar ferimentos no rosto e no corpo de outros remadores se ela sair de sua mão.
    • Pratique a alternância com as duas mãos para ver o que é mais confortável para você.
  3. Etapa 3 Aprenda a usar a raquete.
    Aprenda a usar o remo. Usar somente os braços o cansará rapidamente. Em vez de usar apenas os braços, incline-se para a braçada enquanto rema e use o peso do corpo para se inclinar para trás. Sincronizar a remada com outras pessoas lhe dará mais controle sobre a balsa. Você também deve se inclinar para a braçada ao realizar o nado de costas. Para executar um nado de costas, incline-se para a frente e puxe o remo para trás enquanto usa a perna para se ancorar.
    • Reme com força enquanto desce as corredeiras para ajudar a estabilizá-lo na balsa.
    • As pessoas na balsa devem tentar sincronizar seus remos com os das pessoas na frente.
    • O remo na água cria uma resistência que é outro ponto de apoio para você, o que aumenta sua estabilidade.
  4. Etapa 4 Puxe o remo para dentro da balsa e se segure ao passar por um solavanco.
    Puxe o remo para dentro da balsa e se segure ao passar por um solavanco. Muitas vezes, um instrutor ou um praticante experiente de rafting gritará 'bump' se a balsa estiver prestes a passar por um objeto duro, como uma pedra. Nesse caso, você deve puxar o remo para fora da água e inclinar-se em direção ao centro da balsa.
    • Coloque a empunhadura em 'T' do remo no chão e mantenha a empunhadura enquanto passa sobre o ponto difícil.

Como se manter seguro durante o rafting

  1. Etapa 1 Obtenha o equipamento de segurança adequado.
    Obtenha o equipamento de segurança adequado. Os equipamentos essenciais para andar nas corredeiras incluem capacete, dispositivo de flutuação pessoal, remos do tamanho correto, um saco ou corda de arremesso e um kit de primeiros socorros. A aquisição desses itens essenciais pode mantê-lo seguro em sua aventura e é exigida pela maioria dos guias e instrutores.
  2. Etapa 2 Siga as instruções fornecidas pelo guia do bote.
    Siga as instruções dadas por seu guia de rafting. Se você é novo no rafting, provavelmente terá um instrutor que poderá lhe dar as informações preliminares para se manter seguro. Mais importante ainda, ele provavelmente definirá o ritmo e gritará as instruções à medida que o bote desce as corredeiras. Siga as instruções exatamente como o instrutor da balsa as descreve e tente manter a calma se as coisas ficarem turbulentas.
    • O instrutor geralmente aponta para a direção em que deseja que a balsa vá. Isso é chamado de 'apontamento positivo'.
  3. Etapa 3 Não faça o rafting sozinho ou no escuro.
    Não faça rafting sozinho ou no escuro. Fazer rafting sozinho ou no escuro pode ser incrivelmente perigoso e deve ser sempre evitado. Se você for novato no rafting, os rafters experientes poderão ajudá-lo e responder às suas perguntas durante o percurso. Fazer rafting em águas brancas no escuro é incrivelmente perigoso porque não é possível ver onde alguém está se for lançado ao mar e também não é possível ver possíveis obstruções, como rochas à distância.

Como agir quando você for jogado ao mar

  1. Etapa 1 Não entre em pânico.
    Não entre em pânico. A reação corporal inicial ao ser mergulhado em água fria em uma situação de alto estresse, como ser jogado ao mar de sua balsa, é o choque e o pânico. Isso interrompe seu padrão de respiração e obscurece seu julgamento, o que pode dificultar o retorno à balsa. Mantenha a calma e tente alcançar a superfície da água. Depois de fazer isso, você poderá avaliar melhor como seguir em frente e sair do perigo.
    • Tente regular a respiração e concentre-se na tarefa que tem em mãos, que é voltar para o barco, e não no fato de ter sido lançado ao mar.
  2. Etapa 2 Vá até a lateral da balsa.
    Vá até a lateral da balsa. Quando chegar à superfície da água e puder respirar, reserve um segundo para se recompor e determinar onde está a balsa. Muitas vezes, quando você é jogado ao mar, acaba ficando bem próximo à balsa. Se estiver mais longe da balsa, você pode estender o remo até o barco e tentar fazer com que outra pessoa o puxe para mais perto dele.
    • Ao estender o remo, certifique-se de oferecer a empunhadura em 'T' para a pessoa que o estiver puxando.
  3. Etapa 3 Agarre-se à linha de segurança externa no perímetro da balsa.
    Agarre-se à linha de segurança externa no perímetro da balsa. Agarre-se à linha que está presa ao perímetro da balsa para se estabilizar. Se ainda tiver o remo, entregue-o a alguém dentro da balsa para que você possa se agarrar à balsa com as duas mãos. Segure-se na lateral da balsa até que alguém esteja pronto para puxá-lo para dentro.
  4. Etapa 4: Seja puxado para dentro da balsa.
    Seja puxado para dentro da balsa. Apenas uma pessoa deve realizar o resgate se outra pessoa for lançada ao mar. Se você for o socorrista, agarre-se às alças de ombro do dispositivo de flutuação pessoal da pessoa, travando os dois braços e caindo para trás para puxar o indivíduo que caiu ao mar.
    • O guia deve ser o único a puxar as pessoas para fora da água.
  5. Etapa 5 Assuma a posição de nado em águas brancas se você're too far away.
    Assuma a posição de nado em águas brancas se você estiver muito longe. Se você não conseguir voltar para a balsa e for impossível que alguém o puxe de volta, assuma a posição de nado em águas bravas e siga a correnteza até conseguir chegar à margem. A posição de nado em águas bravas é quando seus pés estão apontados para frente sobre a água enquanto você flutua de costas pelo rio. Seus joelhos devem estar ligeiramente dobrados para que você possa absorver qualquer choque de pedras que se aproximem ou de áreas rasas do rio.
    • Quando estiver descendo o rio nessa posição, tente respirar quando a água estiver baixa, não na crista da onda.
    • Não tente ficar em pé na água, pois seus pés e tornozelos podem ficar presos em pedras e causar ferimentos graves.
    • Abandone a posição de natação na Whitewater quando chegar em segurança à margem ou puder voltar para a balsa.

Planejamento da viagem de rafting

  1. Etapa 1 Certifique-se de que a dificuldade das corredeiras corresponda ao seu nível de habilidade.
    Certifique-se de que a dificuldade das corredeiras corresponda ao seu nível de habilidade. Há seis classes de corredeiras, e cada classe tem um nível de dificuldade variável. As corredeiras de nível um e dois geralmente são adequadas para iniciantes, enquanto os níveis mais avançados exigem um guia ou um rafter experiente. Considere a idade, a experiência e o condicionamento físico das pessoas que vão fazer rafting e selecione um nível de dificuldade que possa acomodar todos os participantes.
    • As corredeiras de classe dois podem ter ondas de um metro de altura com canais largos.
    • As corredeiras de classe três têm ondas de quatro pés de altura e passagens mais estreitas do que as corredeiras de classe dois.
    • As corredeiras de classe quatro têm águas consistentemente turbulentas, passagens estreitas e exigem manobras precisas.
    • As corredeiras de classe cinco e seis são muito mais difíceis e perigosas e só devem ser tentadas por praticantes experientes de rafting em águas brancas.
  2. Etapa 2 Procure instrutores e empresas de rafting de boa reputação.
    Procure instrutores e empresas de rafting de boa reputação. Antes de planejar sua viagem, encontre uma empresa respeitável e bem avaliada que ofereça guias e equipamentos para rafting em corredeiras. Leia as avaliações anteriores de pessoas que usaram a empresa e encontre uma empresa que tenha avaliações favoráveis.
    • Se você for novato e não tiver um bote, muitas empresas têm um que pode ser alugado por um dia.
    • Além do equipamento, eles também explicam os procedimentos de segurança e fornecem um guia para ajudá-lo durante as corredeiras.
    • Os guias de rafting em corredeiras devem ter certificação em RCP e primeiros socorros. Pergunte à empresa se essas são habilidades necessárias para seus guias.
  3. Etapa 3 Escolha uma viagem que se encaixe em seu orçamento e programação.
    Escolha uma viagem que se encaixe em seu orçamento e programação. Limite suas seleções de viagens e escolha uma que você possa pagar. Pesquise o site da empresa para ver as temporadas em que eles oferecem rafting. Além disso, você deve se certificar de que o passeio se encaixa em sua programação. O rafting em corredeiras pode levar de três a seis horas, portanto, é inteligente dedicar um dia inteiro a ele.
    • O custo médio de uma viagem guiada de rafting em águas brancas de um dia é de US$ 25 a US$ 115 por pessoa.

Perguntas e respostas de especialistas