Como usar óculos de natação

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os óculos de natação protegem os seus olhos e permitem-lhe ver debaixo de água, pelo que é importante saber como colocá-los corretamente. Comece por pressionar as pálpebras contra o seu rosto até sentir uma ligeira sucção. Depois de colocar as pálpebras no lugar, puxe a correia traseira elástica para cima da cabeça e ajuste-a para o comprimento adequado, de modo a prender os óculos mas sem apertar demasiado. Os óculos devem formar uma vedação confortável, mantendo a água fora sem apertar a pele.

Passos

Colocar e retirar os óculos de natação

  1. Passo 1 Agarre os óculos pelas extremidades das pálpebras.
    Agarre os óculos pelas extremidades das pálpebras. Segure os óculos de forma a que o interior das lentes fique virado para si. Coloque os polegares na parte inferior das pálpebras e, em seguida, envolva os dedos indicadores na parte superior das armações. O polegar direito deve estar apoiado no copo direito e o polegar esquerdo no copo esquerdo.
    • Vire a correia traseira para a parte da frente dos óculos para a manter fora do caminho enquanto os coloca.
    • Em alternativa, pode começar com a correia traseira à volta do pescoço e os óculos pendurados à sua frente.
  2. Passo 2 Pressione os óculos contra os seus olhos.
    Pressione os óculos contra os seus olhos. Aproxime os óculos do seu rosto, guiando as pálpebras sobre os seus olhos. Pressione suavemente os dedos nos bordos da armação. Deverá sentir uma ligeira sucção à medida que as armações selam a pele à volta dos olhos.
    • Apenas a borracha macia à volta do interior das armações deve entrar em contacto com o seu rosto.
    • Certifique-se de que as oculares não comprimem ou puxam a sua pele. Se isso acontecer, poderá ser necessário retirá-las e reposicioná-las até ficarem confortáveis.
    • Evite tocar nas próprias lentes. Se o fizer, pode deixar manchas e obstruir a sua visão debaixo de água.
  3. Passo 3 Guie a correia traseira para cima e sobre a sua cabeça.
    Guie a correia traseira para cima e para cima da sua cabeça. Mantendo os óculos de proteção pressionados contra os olhos com uma mão, utilize a outra mão para posicionar a correia até ficar encostada à parte de trás da cabeça, mais ou menos ao nível dos olhos. Quando vista de lado, a correia e as oculares devem formar uma linha horizontal reta.
    • Se a correia não se sentir confortável onde está, deslize-a para cima e não para baixo. Quanto mais baixa estiver, maior será a probabilidade de os óculos escorregarem durante a natação.
  4. Passo 4 Ajuste a correia traseira para obter um ajuste confortável e seguro.
    Ajuste a correia traseira para obter um ajuste confortável e seguro. Puxe a extremidade solta da correia de borracha através da ranhura da fivela na parte lateral da armação para apertar os óculos. Se pretender desapertá-los, levante a alavanca da fivela e puxe a correia para fora para a soltar um pouco. Os óculos devem estar bem ajustados, mas não apertados.
    • Antes de mergulhar, verifique novamente se os óculos estão bem ajustados à volta das órbitas oculares e se consegue ver claramente através de ambas as lentes.
  5. Passo 5 Puxe a correia traseira sobre a sua cabeça a partir da parte de trás para retirar os óculos.
    Puxe a correia traseira sobre a cabeça a partir da parte de trás para retirar os óculos. Quando estiver pronto para tirar os óculos, basta inverter o movimento que utilizou para os colocar. Coloque os polegares por detrás das orelhas e passe-os por baixo dos lados da correia traseira, depois levante-a sobre a coroa até os óculos se soltarem.
    • Não tente retirar os óculos puxando pelas pálpebras. Se não tiveres cuidado, elas podem voltar a partir-se e atingir-te na cara!

Testar o ajuste dos óculos de proteção

  1. Passo 1 Seleccione um par de óculos de proteção que se ajuste confortavelmente à volta dos seus olhos.
    Seleccione um par de óculos que se ajuste confortavelmente à volta dos seus olhos. Ao comprar um novo par de óculos de proteção, experimente alguns pares diferentes para comparar as formas das lentes e a sensação das armações. O par de óculos correto deve ajustar-se ao seu rosto ao ponto de quase não se notar. Se as oculares comprimirem, puxarem ou restringirem o seu campo de visão, é melhor optar por outro par.
    • Se tiver órbitas oculares arredondadas, por exemplo, é provável que se sinta mais confortável com óculos de proteção com oculares lisas e arredondadas. Se os seus olhos são mais amendoados, procure um par com borracha contornada à volta das oculares.
    • Dedicar algum tempo a escolher óculos que se ajustem corretamente pode significar a diferença entre nadar livremente e estar em constante desconforto.
  2. Passo 2 Pressione as armações contra o seu rosto para testar a sucção.
    Pressione as oculares contra o seu rosto para testar a sucção. Coloque as oculares em posição à volta dos seus olhos e, em seguida, aplique uma ligeira pressão nas extremidades. Se os óculos estiverem bem ajustados, devem aderir à sua pele durante alguns segundos antes de se soltarem.
    • Não precisa de colocar a correia traseira na cabeça nesta altura - está apenas a testar se as armações se ajustam bem sozinhas.
    • Os óculos que caem imediatamente têm, muito provavelmente, o formato errado para o seu rosto.
    • Se apenas uma das armações permanecer no lugar, isso não significa necessariamente que os óculos não se ajustam bem. Experimente alguns outros pares e observe as diferenças entre eles antes de tomar uma decisão.
  3. Passo 3 Puxe a correia traseira para ter uma ideia de como os óculos se ajustam.
    Puxe a correia traseira para ter uma ideia de como os óculos se vestem. Quando estiver satisfeito com o ajuste das oculares, termine de colocar os óculos como faria normalmente. Guie a correia traseira sobre a sua cabeça de forma a ficar nivelada com as oculares. Com um ajuste mínimo, deve ficar bem ajustada sem apertar.
    • Se começar a sentir dores de cabeça ou a ter uma visão turva depois de usar os óculos durante alguns minutos, deixe-os de lado e procure um par mais adequado.
    • A correia traseira de borracha pode puxar o seu cabelo durante o teste. Isto pode ser desconfortável, mas não significa necessariamente um mau par de óculos. Não deverá ter o mesmo problema quando estiver na piscina ou a usar uma touca de natação.
  4. Passo 4 Ajuste a correia do nariz alterando a distância entre as oculares.
    Ajuste a correia do nariz alterando a distância entre as oculares. Alguns tipos de óculos de natação mais caros possuem correias nasais ajustáveis. Estas podem ser apertadas soltando a correia onde esta se encontra com a ocular e voltando a colocá-la para um melhor ajuste à volta da ponte do nariz. Para soltar a correia nasal, afaste mais as oculares.
    • Tal como as oculares, é importante que a correia nasal se ajuste confortavelmente se for usar os óculos durante um longo período de tempo.
    • Nem todos os óculos de proteção têm correias nasais ajustáveis. Desde que o par que está a experimentar se ajuste corretamente à volta dos olhos, as correias ajustáveis não são uma necessidade.
  5. Passo 5 Procure óculos com oculares profundas se as suas pestanas roçarem as lentes.
    Procure óculos com oculares profundas se as suas pestanas roçarem as lentes. O roçar das pestanas pode ser uma grande distração quando se está a tentar concentrar na natação. Para se certificar de que não tem este problema, tente pestanejar algumas vezes depois de colocar os óculos na cara. Se sentir que as pestanas raspam a parte de trás das lentes, considere comprar um par que ofereça mais espaço.
    • Os óculos com oculares mais espaçosas ficam mais afastados dos olhos, dando às pestanas longas mais liberdade para se moverem enquanto pestanejam.

Encontrar o par de óculos de proteção certo para si

  1. Passo 1 Compre uns óculos de proteção suecos para um conforto acessível.
    Compre uns óculos de proteção suecos para um conforto acessível. Os óculos de proteção suecos são um estilo mais antigo de óculos de água que ainda são populares entre muitos nadadores. Apresentam copos para os olhos moldados em plástico duro, com lentes que oferecem proteção UV para nadar ao ar livre. A maioria dos pares tem também uma tira ajustável para o nariz que une os copos oculares.
    • Um pacote de 2 óculos de natação suecos custa, em média, apenas cerca de 15 USD, o que os torna uma opção mais económica se não quiser usar equipamento topo de gama.
    • Os óculos de proteção suecos têm de ser montados antes da sua primeira utilização. Por este motivo, podem ser um pouco complicados para crianças pequenas.
    • Uma desvantagem dos óculos suecos é que o plástico duro utilizado na sua construção torna-os um pouco menos confortáveis para uma utilização prolongada.
  2. Etapa 2 Comprar óculos de corrida para um conforto e um desempenho óptimos.
    Compre óculos de corrida para obter um conforto e um desempenho óptimos. Os óculos de corrida são feitos de materiais leves e hidrodinâmicos e oferecem sempre uma vedação estanque perfeita. Esta ênfase no conforto permitir-lhe-á concentrar-se apenas na natação. Como bónus adicional, existem em várias formas e tamanhos, pelo que poderá sempre encontrar um par que se adapte ao seu rosto.
    • Um bom par de óculos de corrida pode custar até 50 USD, mas tenha em mente que, quando se trata de equipamento desportivo especializado, o preço é o mesmo.
    • Uma vez que são mais pequenos do que os óculos normais, os óculos de corrida podem exercer mais pressão sobre as órbitas oculares quando utilizados em longas sessões de natação.
  3. Passo 3 Utilizar lentes fumadas para reduzir o encandeamento.
    Utilize lentes escurecidas para reduzir o encandeamento. Os óculos de proteção com lentes escurecidas são o equivalente dos óculos de sol para os nadadores. Uma vez que normalmente oferecem proteção UV e um revestimento anti-embaciamento, são úteis para bloquear a luz do sol em dias brilhantes. Se costuma nadar ao ar livre durante a manhã ou à tarde, as lentes coloridas podem ser uma escolha inteligente.
    • Deve ser possível comprar óculos com lentes escurecidas em qualquer sítio onde se venda equipamento e acessórios de natação.
    • Tal como os óculos de sol, os óculos escuros não se destinam a ser utilizados em interiores. Usá-los no interior pode dificultar a visualização da sua marca, das divisórias da pista ou de outros nadadores.
  4. Passo 4 Experimente um par com lentes coloridas para melhorar a visibilidade em espaços interiores.
    Experimente um par com lentes coloridas para melhorar a visibilidade em espaços interiores. As lentes coloridas deixam entrar quantidades variáveis de luz, o que as torna adequadas para uma vasta gama de condições. As lentes âmbar e amarelas, por exemplo, são eficazes para fazer com que as piscinas pareçam mais brilhantes debaixo de água. Do mesmo modo, as lentes azuis proporcionam uma claridade óptima para nadar em águas abertas.
    • As lentes dos óculos de natação estão disponíveis numa variedade de cores diferentes. A cor mais adequada para si dependerá em grande medida da profundidade, da cor e da química da água da piscina em que nada mais.
    • Quando nadar num ambiente com pouca luz, é melhor usar lentes claras normais para evitar qualquer distorção adicional que possa interferir com a sua visão.
  5. Passo 5 Encomendar óculos graduados se tiver necessidades especiais de visão.
    Encomende óculos graduados se tiver necessidades especiais de visão. Visite o seu oftalmologista para mandar fazer um par de acordo com as suas especificações exactas. Os óculos de prescrição utilizam as mesmas lentes de correção que os óculos ou as lentes de contacto, o que significa que pode desfrutar de uma visão cristalina debaixo de água e poupar espaço no seu saco de equipamento.
    • Também é possível encontrar versões pré-fabricadas com prescrições comuns em algumas lojas de natação.
    • Regra geral, não se deve usar lentes de contacto na água devido ao risco de contaminação bacteriana. No entanto, se não conseguir encontrar óculos graduados, pode colocar algumas lentes de contacto descartáveis e deitá-las fora no final da sessão.
    DICA DO ESPECIALISTA

    Brad Hurvitz

    Instrutor de natação certificado
    Brad Hurvitz é um instrutor de natação certificado da My Baby Swims, uma escola de natação para adolescentes sediada em La Jolla, Califórnia. Brad tem formação como instrutor de Infant Swimming Resource (ISR) com o programa Self-Rescue® da ISR. Especializou-se no treino de competências de sobrevivência de crianças dos seis meses aos seis anos de idade, como flutuar de costas para respirar e nadar de volta para a parede, ao mesmo tempo que educa os pais sobre a melhor forma de manter os seus filhos seguros. Tem um Mestrado em Administração de Empresas da Universidade Estatal de Oregon.
    Brad Hurvitz Instrutor de natação certificado

    Aviso de especialista: É melhor não usar óculos de natação para crianças até que elas tenham pelo menos 4 anos de idade. É muito mais fácil ensiná-las a nadar sem óculos de proteção primeiro, e depois acrescentar os óculos de proteção. Desta forma, se alguma vez acontecer alguma coisa e caírem à água, não entrarão em pânico por não conseguirem ver.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • A compra de óculos de natação é um processo altamente personalizado, por isso não tenha medo de ser exigente. Experimente vários modelos e estilos diferentes até encontrar o par que melhor se adapta ao seu rosto.
  • Não se esqueça de analisar a política de devolução da loja antes de efetuar uma compra. Você vai querer saber se eles aceitam devoluções se você descobrir que seus novos óculos não se encaixam corretamente depois de alguns mergulhos.

Avisos

  • Garantir um ajuste adequado é especialmente importante se os óculos forem usados por crianças pequenas. Um ajuste incorreto pode resultar em fugas e irritação ocular.