Como usar bandagens para as mãos

Autor do artigo:Gabriel Silva

As ligaduras para as mãos são utilizadas no boxe e noutros desportos de contacto para proteger as mãos e os nós dos dedos do atleta quando este dá um murro. Sem elas, podem ocorrer danos graves nos dedos, nós dos dedos, mãos e/ou pulsos. Embora existam muitas técnicas diferentes para envolver as mãos, esta bandagem básica pode ajudá-lo a dar apoio extra às suas articulações e ossos.

Passos

Começando com o pulso e a mão

  1. Passo 1 Enganche o polegar no laço.
    Enganche o polegar no laço. Primeiro, segure a sua mão numa posição aberta, com a palma para baixo. Mantenha a mão direita com o antebraço, com os dedos direitos e ligeiramente afastados. Afastar os dedos e o polegar. Em seguida, passe a extremidade enrolada da faixa sobre o polegar, de modo a que a faixa caia sobre as costas da mão.
    • Certifique-se de que começa a enrolar a mão pelas costas da mão e não pela palma. Começar pelas costas da mão evitará que a ligadura se solte mais tarde.
  2. Passo 2 Envolver o pulso.
    Envolva o pulso. Deixe a ligadura cair da parte exterior (extremidade do dedo mindinho) da sua mão. Puxe a extremidade solta por baixo do pulso, abaixo da bola do polegar. Em seguida, enrole-a na parte superior do pulso, apertando-a o suficiente para dar apoio ao pulso, mas não tão apertada que corte a circulação. Repita de modo a completar um total de duas a três passagens por baixo e por cima dos pulsos.
    • Para um apoio extra, envolva o pulso três vezes. No entanto, se a sua ligadura for demasiado curta, ou se preferir manter os pulsos um pouco soltos para estilos de soco específicos (como uppercuts e ganchos angulados), envolva-os apenas duas vezes.
  3. Passo 3 Envolva a sua mão.
    Envolva a sua mão. Quando tiver terminado o pulso, deixe a extremidade solta pendurada mais uma vez do lado de fora do pulso. Puxe a ponta solta por baixo da palma da mão até à zona entre o polegar e o indicador. Puxe-a sobre a parte superior da mão, certificando-se de que aperta o suficiente para dar apoio, mas não o suficiente para restringir o fluxo sanguíneo. Repita a operação num total de três passagens por baixo e por cima da mão.
    • Nesta altura, concentre-se mais em envolver a mão de forma segura do que os nós dos dedos.

Passar para os dedos

  1. Passo 1 Comece entre os dedos mindinho e anelar.
    Comece entre os dedos mindinho e anelar. A extremidade solta da sua ligadura deve estar novamente pendurada do lado de fora da sua mão. Passe-a por baixo da palma da mão até ao ponto em que o pulso se encontra com a bola do polegar. A partir daí, puxe-a sobre a parte superior da mão e para baixo, entre os dedos mindinho e anelar. Em seguida, puxe a faixa para o interior da mão. Puxe-a para cima e sobre o dedo indicador e, em seguida, ao longo das costas da mão até ao ponto onde se encontra com o pulso.
    • Olhando para a parte superior da sua mão, verá que formou um X, com a extremidade solta mais uma vez pendurada no exterior da sua mão.
  2. Passo 2 Faça um segundo X.
    Faça um segundo X. Passe a ponta solta por baixo da mão, de modo a que fique por baixo do polegar, como anteriormente. Agora, puxe-a sobre a parte superior da mão e para baixo, entre os dedos anelar e médio. Puxe a ponta para o interior da mão. Puxe-o à volta do nó do indicador e, em seguida, cruze novamente as costas da mão, terminando como antes, com a extremidade solta pendurada do lado de fora da mão, na parte inferior.
  3. Passo 3 Faça um último X.
    Faça um último X. Repita o mesmo processo. Só que, desta vez, puxe o embrulho para baixo, entre os dedos médio e indicador. Desta forma, cada junta ficará apoiada e separada em segurança, reduzindo o risco de lesões. Termine como antes, puxando a bandagem da parte interna da mão, através das costas, e para baixo em torno da parte inferior, onde ela encontra o pulso.

Finalização

  1. Passo 1 Envolver ou prender o polegar.
    Enrole ou amarre o polegar. Depois de terminar o último X ao longo das costas da mão, puxe a extremidade solta por baixo da parte inferior da mão, abaixo do polegar. Agora enrole-a por cima e por baixo do polegar, cobrindo a articulação no meio do polegar. Faça isso apenas uma vez. Depois disso, vire a mão de modo a que a palma fique virada para cima.
  2. Passo 2 Fixe o polegar.
    Prenda o polegar. Depois de virar a mão, puxe a faixa ao longo das costas da mão até ao ponto em que se encontra com o pulso no lado do mindinho. Agora puxe-a para cima e sobre a parte inferior da palma da mão até à base do polegar. Com o polegar bem aberto, puxe a faixa por detrás do polegar e, em seguida, em linha reta através da palma da mão até ao lado do mindinho.
  3. Passo 3 Cubra os nós dos dedos.
    Cubra os nós dos dedos. Puxe o invólucro à volta da parte de trás dos nós dos dedos. Em seguida, passe-o sobre a base dos dedos ao longo da palma da mão. Repita isto duas vezes, para um total de três voltas à volta dos nós dos dedos.
  4. Passo 4 Velcro para terminar.
    Velcro para terminar. Depois de ter enrolado os nós dos dedos, desenhe o que resta do seu enrolamento até ao pulso. Se sobrar material em excesso, enrole-o à volta dos nós dos dedos como antes, crie mais X's nas costas da mão, ou ambos. Uma vez terminado, use o velcro para prender a faixa ao longo do pulso. Feche a mão num punho para garantir que a ligadura aperta quando o faz.
    • Certifica-te de que o excesso de envolvimento ao longo dos nós dos dedos não impede que a luva encaixe. Se a luva não couber com todo esse acolchoamento extra, use um envoltório mais curto.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se envolvem as mãos corretamente para o Muay Thai?
    Pegue na proteção para as mãos e dobre-a 8 a 10 vezes para trás e para a frente, de modo a ficar do tamanho do seu punho. Coloca-se essa camada de enchimento em cima dos nós dos dedos. A extremidade da manga deve ficar pendurada no dedo mindinho. De seguida, enrola-se três vezes à volta da parte superior da camada de enchimento para fixar o enchimento aos nós dos dedos. Depois da terceira volta, vai desde o pulso até ao espaço entre o dedo mindinho e o anelar. Introduz-se entre os nós dos dedos na palma da mão e, em seguida, entre os nós dos dedos indicador e polegar. Enrola-se de novo na mão, volta-se a dar a volta ao pulso e depois passa-se entre o anelar e o dedo médio. Depois, enrola-se novamente, do polegar ao indicador, e dá-se duas voltas à palma da mão. Termina enrolando o pulso, mas pára a cerca de três quartos do antebraço.
  • Pergunta
    Como é que faço uma cambalhota para trás quando não tenho confiança?
    É necessário que uma pessoa o apoie na perna de trás e que haja algo macio para aterrar, para não se magoar. Além disso, assista a alguns vídeos sobre como fazer isso para ajudar a aumentar sua confiança.

Dicas

  • As bandagens de mão fornecem proteção, mantendo os ossos e articulações agrupados em alinhamento adequado. Se precisar de mais acolchoamento/amortecimento, considere um novo par de luvas, já que essa é a função delas.
  • Os comprimentos dos panos podem variar entre 460-560 cm (180-220 pol.). Se tiver mãos maiores, pode precisar de faixas maiores. Experimente vários comprimentos até encontrar o ideal.
  • Esta é uma técnica básica para envolver as mãos. Outras técnicas podem variar na ordem em que envolvem os dedos, mas geralmente essa técnica funciona.

Avisos

  • Se sentir alguma dor nas mãos que não esteja relacionada ao treinamento e/ou perceber que a pele exposta dos dedos ficou sem cor, desembrulhe as mãos e tente novamente, pois isso provavelmente é um sinal de que a circulação do sangue foi cortada.