Como usar um arnês de corpo inteiro

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os arneses de corpo inteiro são a última linha de defesa em caso de queda de uma altura, pelo que devem ser corretamente colocados. Inspeccione bem o arnês antes de o colocar para se certificar de que está em boas condições de funcionamento. Coloque o arnês, ligue os fechos e as fivelas e certifique-se de que estão seguros. Depois, ajuste e aperte as correias para que todo o arnês fique bem ajustado ao seu corpo.

Passos

Inspecionar o arnês

  1. Passo 1 Segure o arnês pelo anel em D na parte de trás.
    Segure o arnês pelo anel em D na parte de trás. Localize o anel em D na parte de trás do arnês. Parece um anel de metal sólido com a forma da letra 'D'. Segure o arnês pelo anel para se orientar.
    • O anel em D é o local onde o arnês será ligado a um cabo de segurança.
  2. Passo 2 Agite o arnês para soltar as correias.
    Agite o arnês para soltar as correias. Sacuda bem o arnês para que as correias caiam no lugar e para desembaraçar o emaranhado de correias e fivelas. Utilize as suas mãos para separar os emaranhados, de modo a que todas as precintas fiquem direitas.
    • Se as correias estiverem muito emaranhadas, deite o arnês na horizontal e separe-as à mão.
  3. Etapa 3 Desaperte todas as fivelas e liberte as correias.
    Desaperte todas as fivelas e liberte as correias. Desaperte as fivelas que estão presas e deixe as precintas soltas do arnês. Se as precintas estiverem apertadas e ligadas a fivelas ou fechos, puxe a precinta por baixo da fivela para as soltar primeiro.
    • Mesmo que já tenha usado o arnês antes e as correias estejam ajustadas a si, desaperte todas as fivelas e desaperte as correias para poder voltar a colocar o arnês com segurança.
  4. Etapa 4 Verificar os indicadores de impacto para ver se estão correctos.'re exposed.
    Verifique os indicadores de impacto para ver se estão expostos. Procure uma etiqueta em cada uma das alças de ombro na parte de trás do arnês que diga 'indicador de impacto'. Se a etiqueta tiver sido arrancada ou estiver exposta e se puder ler o texto que diz 'Parar' ou 'Remover', isso significa que o arnês foi danificado e não deve ser usado.
    • O indicador de impacto foi concebido para indicar se o arnês foi danificado ou sofreu um forte impacto e deve ser inspeccionado por um profissional antes de ser utilizado.
    • Nunca use um arnês com um indicador de impacto exposto ou em falta.
  5. Passo 5 Procure danos nas correias, nos fechos e nas fivelas.
    Procure danos nas correias, nos fechos e nas fivelas. Verifique se as correias apresentam desgaste, desgaste e fissuras. Observe os fechos metálicos que prendem as fivelas às correias, bem como o anel em D na parte de trás, para se certificar de que não estão dobrados, rachados ou danificados. Verifique todas as fivelas para se certificar de que estão direitas e não têm quaisquer fissuras.
    • É importante que o arnês de corpo inteiro esteja em boas condições de funcionamento para garantir a segurança da sua utilização.

    Sugestão de segurança: Se o seu arnês tiver ilhós, que são os anéis metálicos nas correias utilizados para segurar a fivela da lingueta, verifique se não estão rachados, dobrados ou em falta.

Colocar o arnês

  1. Etapa 1 Segure o arnês pelo anel em D para o orientar na vertical.
    Segure o arnês pela argola em D para o orientar na vertical. Segure o anel em D na parte superior do arnês para que as correias das pernas fiquem penduradas na parte inferior. Localize as correias dos braços e do peito perto da parte superior do arnês e certifique-se de que não estão emaranhadas.
    • O anel em D está posicionado na parte de trás do arnês, pelo que pode utilizá-lo para saber qual é a parte da frente.
  2. Etapa 2 Passe os braços pelas correias como se estivesse a fazer're putting on a shirt.
    Passe os braços pelas correias como se estivesse a vestir uma camisa. Passe um braço por um dos lados das correias traseiras e, em seguida, passe o outro braço pela outra correia. A argola em D fica no centro das costas, entre as omoplatas. As correias do peito ficam penduradas abertas à sua frente.
    • As correias das pernas ficam soltas nos seus lados.
  3. Passo 3 Aperte ou afivele as correias das pernas de modo a ficarem bem ajustadas.
    Aperte ou afivele as correias das pernas de modo a ficarem bem ajustadas. Para uma fivela com lingueta, passe a correia através da fivela e insira a lingueta através de um ilhó. Para apertar uma fivela de para-quedas, passe a precinta por baixo da fivela, passe-a pelo rolo e, em seguida, encaixe-a entre o rolo e a estrutura da fivela. Puxe a extremidade da precinta para a apertar. Para as fivelas do tipo passe ou de ligação rápida, insira a patilha na fivela até ouvir um estalido e, em seguida, puxe a precinta para a apertar.
    • Uma fivela de lingueta é a fivela clássica com uma pequena haste que é inserida no entalhe ou no ilhó de uma correia.
    • As fivelas de para-quedas prendem-se e têm rolos que seguram a correia, permitindo-lhe apertá-la para que se mantenha segura.
    • As fivelas de ligação rápida são como as fivelas de um cinto de segurança. Há uma patilha que é inserida na fivela e mantida segura.
    • As fivelas ou os fechos utilizados variam consoante a marca, mas todos eles são fortes e seguros e fixam o arnês em segurança.
    • Se as correias estiverem demasiado soltas, pode ferir-se em caso de queda.

    Regra geral: deve conseguir colocar 2-3 dedos entre a correia e a sua perna se estiver corretamente ajustada.

  4. Etapa 4 Ligar a correia da cintura se o arnês tiver uma.
    Ligue a correia da cintura, se o seu arnês tiver uma. Passe a precinta através da fivela e insira a lingueta através de um ilhó se a precinta de cintura for uma fivela de lingueta. Se existirem fivelas de para-quedas, passe a precinta por baixo da fivela, deslize-a sobre o rolo e, em seguida, passe-a entre o rolo e a estrutura da fivela para a fixar. Se houver uma fivela com uma lingueta, como uma fivela de passagem ou de ligação rápida, empurre a lingueta para dentro da fivela até ouvir um estalido.
    • Uma fivela de engate rápido terá um autocolante verde na patilha que pode ver na fivela quando esta estiver bem apertada.
    • Dê um bom puxão na fivela para se certificar de que está ligada. Não deve haver nenhuma peça solta ou em movimento.
  5. Passo 5 Encaixe a patilha da cinta peitoral na fivela e puxe-a para a fixar.
    Encaixe a patilha da precinta do peito na fivela e puxe-a para a fixar. Pegue na extremidade da lingueta da precinta do peito e passe-a pelo centro da fivela no lado oposto do arnês. Puxe a precinta de modo a que a patilha encaixe na fivela e fique bem presa. Puxe novamente a precinta para apertar a precinta do peito.
    • Se a precinta estiver demasiado apertada para encaixar a patilha na fivela, desaperte-a primeiro.

Ajustar o arnês

  1. Passo 1 Faça deslizar a precinta do peito pelo meio do peito e aperte-a.
    Faça deslizar a precinta do peito pelo meio do peito e aperte-a. Desloque a faixa torácica de modo a que fique direita no centro do peito. Quando estiver na posição correcta, puxe a correia da fivela para a apertar, de modo a que fique bem ajustada e não deslize para cima ou para baixo.
    • Certifique-se de que a faixa torácica não está tão apertada que não consiga respirar ou mexer os braços.

    Aviso: Se o cinto peitoral ficar demasiado baixo abaixo do peito, pode cair do arnês se cair para a frente. Se estiver demasiado alta, pode deslizar por baixo do pescoço em caso de queda e ferir-se gravemente.

  2. Passo 2 Puxe as correias soltas para as apertar de forma a que o arnês fique bem ajustado.
    Puxe as correias soltas para as apertar de modo a que o arnês fique bem ajustado. Desloque-se e sinta se existem secções soltas no arnês, como à volta dos ombros, pernas e cintura. Se sentir alguma área solta, puxe as correias dos fechos ou fivelas perto da área para apertar o arnês. Certifique-se de que o arnês assenta bem e uniformemente em todas as secções do seu corpo.
    • Se não conseguir alcançar uma correia ou fivela quando estiver a usar o arnês, peça a alguém para o ajudar a apertá-las.
  3. Passo 3 Introduzir as correias soltas nos fechos.
    Introduza as correias soltas nos protectores de anéis. Os protectores de anéis são pequenas tiras de tecido presas às correias perto das fivelas que seguram as correias em excesso ou soltas para que não fiquem penduradas quando estiver a usar o arnês. Abra os fechos puxando-os para fora. Introduza o excesso ou a precinta solta no seu interior e, em seguida, feche as argolas para prender a precinta solta.
    • Alguns arneses podem ter ranhuras ligadas às fivelas que podem ser utilizadas para fazer deslizar a precinta em excesso para a manter no lugar.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas