Como andar em silêncio

Autor do artigo:Gabriel Silva

Você já desejou poder caminhar por uma floresta sem ser ouvido ou se aproximar de alguém sem se revelar? Caminhar em silêncio é uma arte que leva algum tempo para ser dominada. Veja o primeiro passo e os seguintes para saber mais sobre como se mover sem fazer barulho.

Etapas

Movimentando-se com cuidado

  1. Etapa 1 Observe por onde você anda.
    Observe por onde você anda. Mover-se sem fazer barulho é muito mais difícil quando se anda sobre cascalho e folhas crocantes do que quando se anda sobre grama macia ou terra. Para andar silenciosamente, avalie o terreno e determine qual caminho é o mais silencioso. Seja em ambientes fechados ou ao ar livre, você pode caminhar conscientemente sobre materiais que o ajudem a se mover silenciosamente em vez de criar ruído extra.
    • Se estiver caminhando pela floresta ou em outra área externa, tente andar sobre grama macia ou terra. Caminhe sobre folhas molhadas em vez de folhas secas e crocantes.
    • Ao caminhar ao ar livre, procure pedras ou raízes, pois elas não trituram como as folhas ou os galhos. Coloque seu peso lentamente sobre a pedra ou raiz para ter certeza de que ela não se deslocará nem fará barulho. Quando tiver certeza, coloque o resto do seu peso no chão.
    • Em um ambiente urbano, evite passarelas de madeira, áreas com cascalho, paralelepípedos e outros materiais que tendem a fazer barulho.
    • Em ambientes internos, ande sobre carpete sempre que possível.
  2. Etapa 2 Observe o ambiente ao seu redor.
    Observe o ambiente ao seu redor. O espaço em que você se move tem a mesma probabilidade de criar som que o caminho sob seus pés. Quando quiser caminhar silenciosamente, é importante estar muito atento ao seu entorno para evitar tocar em qualquer coisa que possa denunciá-lo. Evite galhos e ramos que possam se prender em suas roupas e quebrar.
    • Evite galhos e ramos que possam se prender em suas roupas e quebrar.
    • Evite portões e cercas que possam ranger ou chiar.
    • Evite roçar em pilhas de bagunça e tecidos que possam estar sendo mexidos.
  3. Etapa 3 Aproxime-se do chão.
    Aproxime-se do chão. Caminhe em uma posição ligeiramente agachada, envolvendo todos os seus músculos ao se mover. Isso diminui a quantidade de força que atinge o chão cada vez que você faz contato, permitindo que você se mova com muito mais tranquilidade. Mantenha seu corpo compacto e distribua seu peso uniformemente para não bater os pés ruidosamente no chão.
  4. Etapa 4 Ande da ponta do pé até o calcanhar.
    Ande da ponta do pé até o calcanhar. Coloque o dedo do pé no chão primeiro e, lenta e suavemente, role o pé em direção ao calcanhar e para o chão. O peso de seu corpo deve repousar principalmente sobre a perna de trás. Se possível, caminhe na borda externa do calçado.
    • Se precisar se movimentar rapidamente, mantenha-se abaixado e corra usando a mesma batida do dedo do pé ao calcanhar.
    • Correr na ponta dos pés pode ajudar na velocidade e na tranquilidade, mas tenha cuidado; isso exige mais força nos pés e na parte inferior das pernas e maior flexibilidade nas articulações do tornozelo e do pé. Isso também exige um equilíbrio melhor do que o movimento normal e cria uma impressão maior em superfícies mais macias (devido ao fato de o peso ser distribuído em uma área de superfície menor).
    • Pouse suavemente. Correr ou pular silenciosamente é difícil, mas é possível se você dominar a arte de aterrissar silenciosamente. Aterrisse em uma posição agachada e equilibrada sem bater no chão com muita força.
  5. Etapa 5 Mantenha os braços próximos.
    Mantenha seus braços próximos. Tente não usar as mãos e os braços para se equilibrar em paredes e afins, pois você pode derrubar algo e revelar sua presença. Em vez disso, mantenha-os ao lado do corpo em uma posição confortável que não restrinja seus movimentos.
  6. Etapa 6 Transfira a maior parte de seu peso e pressão para longe dos pés.
    Transfira a maior parte do peso e da pressão para longe dos pés. É claro que você não pode transferir todo o seu peso e pressão. Embora isso não possa ser demonstrado, teoricamente, poderia ser descrito como sentir os pés vazios (mas não dormentes) e a cabeça pressurizada. Transferir o peso e a pressão para a cabeça pode torná-lo consciente do ambiente ao seu redor, aumentando o estado de alerta. Isso é útil para várias coisas, mas principalmente para pular. Se houver uma grande quantidade de folhas secas, você precisará pular. Ao pular, procure um local claro que não esteja molhado (por exemplo, uma poça) e que não esteja coberto por folhagem seca (por exemplo, folhas secas ou grama). Aterrisse com os dedos e a parte dianteira dos pés. O uso de tênis é melhor, pois a borracha suaviza o ruído.

Usando o equipamento certo

  1. Etapa 1 Use calçados macios.
    Use calçados macios. Quanto mais duro for o calçado, mais alto será o ruído. O melhor tipo de calçado são as meias ou mocassins de couro, mas botas ou tênis adequados também funcionam bem. Evite botas com sola dura, sapatos com salto ou sola dura e sapatos difíceis de calçar. Sapatos confortáveis e macios são a melhor opção.
    • Meias suadas podem fazer barulho quando você anda. Se você suar muito em suas meias, use um par duplo de meias para disfarçar o som.
    • Andar descalço pode ser a maneira mais silenciosa de se movimentar, mas também pode ser a mais barulhenta - se você pisar em um objeto pontiagudo e exclamar de dor, estará se entregando. Além disso, se seus pés estiverem suados, eles podem grudar no revestimento do piso e fazer um som de 'descascamento'. É possível evitar esse som diminuindo o contato com o piso e andando sobre as bordas externas das pontas dos pés, mas tenha cuidado, pois isso exige mais força e equilíbrio. Decida se andar descalço é a melhor opção para o ambiente que você está percorrendo.
    • Certifique-se de que seus calçados estejam completamente secos; além de rangerem, manchas úmidas no chão podem alertar alguém sobre sua presença. Quando essas pegadas úmidas secam, elas podem deixar 'impressões limpas' óbvias no formato dos seus sapatos, especialmente em superfícies como concreto.
  2. Etapa 2 Certifique-se de que seu calçado esteja bem ajustado.
    Certifique-se de que seu calçado esteja bem ajustado. Se o seu pé deslizar no calçado, ele poderá produzir um ruído de rangido, especialmente se seus pés estiverem suados. Se estiver usando sapatos com cadarços, prenda os cadarços no sapato. Caso contrário, eles podem estalar contra o sapato ou o chão ao caminhar.
  3. Etapa 3 Use roupas esparsas e justas.
    Use roupas esparsas e justas. Calças largas podem roçar nas suas pernas quando você estiver andando, fazendo um som de farfalhar. O uso de calças justas pode minimizar essa possibilidade. Usar roupas muito macias, como calças de moletom de algodão leve, também reduzirá o ruído ao mínimo.
    • Enfie a camisa dentro da calça e enfie as pernas da calça dentro dos sapatos ou das meias. Isso evitará que elas fiquem balançando.
    • Os shorts são mais propensos a se movimentar e fazer barulho do que as calças, e você não pode enfiar os shorts dentro das meias. Se precisar usar shorts, tente amarrar um pedaço de barbante ou elástico em volta dos joelhos, mas não tão apertado que impeça a circulação.

Como manter a calma

  1. Etapa 1 Prepare seu corpo.
    Prepare seu corpo. Se você tiver tempo para se preparar antes de se encontrar em uma situação em que precise andar em silêncio, tomar pequenas medidas pode ajudá-lo a emitir menos sons ao caminhar. Por exemplo,
    • Alongue-se antes de tentar se mover silenciosamente. É comum que as articulações e os ossos estalem quando você os exercita pela primeira vez, portanto, é uma boa ideia se alongar antes de entrar em ação. O alongamento fará com que você se sinta mais solto e impedirá que qualquer coisa estale e denuncie sua presença.
    • Não vá com o estômago vazio, mas também não faça um grande banquete. Na verdade, seu corpo fica mais pesado depois de comer e, portanto, mais barulhento.
    • Vá ao banheiro antes de tentar caminhar silenciosamente.
  2. Etapa 2 Respire com firmeza.
    Respire com firmeza. Você pode se sentir tentado a prender a respiração, mas é melhor respirar lentamente e com moderação pelo nariz. Dessa forma, você não correrá o risco de inspirar ou expirar muito alto quando precisar de ar. Se estiver congestionado, abra bem a boca e respire fundo e com controle.
    • Você pode sentir sua respiração acelerada à medida que a adrenalina percorre seu corpo. Se isso acontecer, faça uma pausa, recupere o fôlego e respire fundo algumas vezes para acalmar a ansiedade. Certifique-se de que está respirando normalmente de novo antes de continuar.
  3. Etapa 3: Acompanhe a cadência de outra pessoa's gait.
    Acompanhe a cadência da marcha de outra pessoa. Se estiver seguindo alguém, você pode ocultar o som dos seus passos caminhando no mesmo ritmo da pessoa. À medida que a pessoa pisa com o pé esquerdo, você usa o pé esquerdo e repete com o pé direito. Isso ajudará a mascarar qualquer ruído que seus pés possam fazer.
    • Tome cuidado para não se deixar levar quando estiver acompanhando a marcha de alguém - ainda é importante usar a técnica adequada para caminhar silenciosamente. Caso contrário, se a pessoa parar abruptamente e você continuar andando, você será pego.
  4. Etapa 4 Misture-se com o ambiente ao seu redor.
    Misture-se com o ambiente ao seu redor. Se estiver caminhando em uma área arborizada onde galhos secos, arbustos, mata densa ou folhas impossibilitam o silêncio absoluto, mova-se em incrementos pequenos e irregulares e faça pausas: não se mova em um ritmo constante, marchando, batendo.
    • Imite os sons ao seu redor. Por exemplo, uma floresta pode estar repleta de sons de pequenos animais procurando comida. Normalmente, eles se deslocam por uma curta distância, fazem uma pausa para farejar alimentos ou predadores e continuam a se deslocar por uma curta distância.
    • Aproveite quaisquer outras fontes de ruído (rajadas de vento, movimentos de outros animais, tráfego) para suprimir ou camuflar o som.
  5. Etapa 5 Fique quieto quando necessário.
    Fique parado quando necessário. Se o seu objetivo é ter a capacidade de se mover pelo terreno sem fazer barulho, às vezes você verá a necessidade de ficar parado. Fique parado e observe o ambiente ao seu redor antes de seguir em frente. Leve o tempo que for necessário para perceber os objetos ao seu redor que podem atrapalhá-lo e denunciá-lo.
    • Se estiver seguindo alguém ou tentando não ser visto, haverá momentos em que terá de praticar extrema paciência. Fique quieto e espere a pessoa passar, ou a tensão da situação se dissipar, antes de seguir em frente.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como faço para contornar pisos que rangem se o piso que está rangendo passa pelo meu caminho?
    Pratique andar pelo piso para descobrir onde estão os rangidos e, mais importante, onde não estão. Em seguida, você pode aprender uma rota pelo piso onde não haja rangidos.
  • Perguntas
    Quando tento caminhar silenciosamente sobre folhas macias, elas sempre fazem um ruído de esguicho/esguicho. O que posso fazer para mudar isso? Qualquer coisa pode ajudar. Estou tentando pregar uma peça em meu amigo, mas as folhas continuam denunciando.
    Sugiro que tente fazer a brincadeira em uma estação diferente ou em um local diferente onde não haja folhas.
  • Pergunta
    Como faço para descer as escadas sorrateiramente quando meus pais estiverem na cama?
    Avance lentamente, mas de forma furtiva, tentando se aproximar dos degraus. Se as escadas emitirem sons de rangidos, tente pisar somente nas bordas. (Pode ser útil descobrir onde é melhor pisar durante o dia e depois se lembrar disso). Quando chegar ao final, vá devagar, sem pressa. Certifique-se de não deixar nenhuma evidência de que você esteve no andar de baixo.

Vídeo

Dicas

  • Contraia as coxas. Isso não só minimiza o ruído das pernas se chocando umas contra as outras, mas também o ajuda a dar passos leves.
  • Evite deslocar seu peso até que o pé da frente esteja calmo e firme no chão. Isso exigirá um grau considerável de equilíbrio e prática.
  • Além disso, ao abrir portas que estejam rangendo, coloque força para frente na porta enquanto a puxa para abrir. Se ela continuar rangendo, abra-a rapidamente para minimizar a duração do rangido.

Avisos

  • Fique atento ao que está vestindo; correntes e chaves que tilintam podem comprometê-lo.
  • Se precisar guardar coisas como troco, que tilintam e fazem barulho, coloque-o em um bolso apertado para que não faça barulho. Você também pode minimizar os sons que possam ser emitidos usando fita adesiva para manter os itens juntos, evitando que se movam uns contra os outros.
  • Tenha cuidado com a neve, pois ela pode fazer um ruído característico de 'trituração', e seus rastros serão rastreáveis, o que geralmente o comprometerá.
  • Tenha cuidado com areia ou outras partículas, pois pequenas quantidades podem grudar nos sapatos ao caminhar sobre elas ou através delas por causa do orvalho ou da umidade. Se você pisar em uma superfície dura, os grãos causarão um ruído bastante alto ao serem esmagados. Isso geralmente não é um problema com superfícies mais macias, mas é melhor evitá-las completamente, se possível.
  • Os sons de moedas ou chaves guardadas em bolsos também podem ser reduzidos mantendo cada moeda ou outros itens em um bolso separado ou colocando-os em outro local seguro.
  • Nunca use essas habilidades para se aproximar sorrateiramente de alguém no escuro, especialmente se a pessoa não o conhecer bem, pois, se você for pego, ela poderá levar as coisas a um novo patamar com força física ou com a polícia.
  • Nunca entre sorrateiramente na casa das pessoas, especialmente à noite. Mesmo que ela seja sua amiga. Do ponto de vista de uma pessoa meio acordada, quando está escuro, você pode parecer intimidador e, portanto, pode ser atacado ou morto.
  • Se você se aproximar sorrateiramente de uma pessoa ou de um animal, ele poderá se assustar e instintivamente atacá-lo, antes de perceber que você não tem intenção de fazer mal.
  • Com o conhecimento de furtividade, a pessoa fica tentada a testar suas habilidades. Não use essas habilidades para fazer algo ilegal ou prejudicial.
  • Tente não praticar isso em locais públicos à noite, pois se você for visto por alguém que não sabe o que está fazendo, essa pessoa poderá pensar que você não está fazendo nada de bom.

O que você precisará

  • Sapatos seguros e macios (opcional)
  • Roupas que não se soltem com o vento,
  • Tecidos que não façam barulho ou balancem
  • Uma mochila para carregar suprimentos (opcional)