Como andar silenciosamente numa floresta

Autor do artigo:Gabriel Silva

Caminhar silenciosamente através de um solo florestal coberto de folhas secas e quebradiças requer paciência e cuidado. Se o seu interesse é a caça desportiva, deve aproximar-se o mais possível da sua presa porque, assim que o ouve, o animal foge. Se quiser desfrutar da natureza causando o mínimo possível de danos ao ambiente, há técnicas a utilizar. Aprender a andar silenciosamente permitirá que você se aproxime dos belos animais que deseja observar, talvez até mesmo perto o suficiente para uma fotografia memorável.

Passos

Caminhando silenciosamente numa floresta

  1. Passo 1 Olhe para onde vai're going.
    Olhe para onde está a ir. Observe cuidadosamente o terreno à sua frente. Tente evitar pisar 'minas terrestres' sonoras óbvias, como galhos ou cascas de árvores caídas.
  2. Passo 2 Pise em relva viva ou terra nua.
    Pise em relva viva ou terra nua. Evite a relva seca e a folhagem, que se esmagam sob os pés e fazem barulho. Escolha o caminho mais claro para caminhar - terra batida e lisa é o melhor. As pedras musgosas também abafam o som dos seus passos.
  3. Passo 3 Caminhe lentamente.
    Caminhe devagar. Sempre que estiver a tentar ser silencioso, deve abrandar o seu ritmo e pensar em cada passo. Dê três ou quatro passos cuidadosos, depois faça uma pausa e reagrupe antes de continuar. Se se apressar a dar os passos, é muito mais provável que faça barulho inadvertidamente.
  4. Passo 4 Planeie os seus passos com antecedência.
    Planeie os seus passos com antecedência. Em vez de passar todo o tempo na floresta sem ver nada para além dos seus pés, tente olhar em frente e planear onde quer dar os próximos passos. Desta forma, pode manter a cabeça erguida e ver melhor o que o rodeia.
  5. Passo 5 Ande com os calcanhares nos pés e dobre os joelhos.
    Caminhe do calcanhar aos pés e dobre os joelhos. Este método é por vezes designado por 'andar à raposa'. Coloque o calcanhar do pé no caminho em frente e, em seguida, role suavemente o pé para baixo até que a sola toque no chão. Evite andar de 'pés chatos', tocando todas as superfícies do seu pé no chão ao mesmo tempo - isto produzirá um som muito mais alto.
    • Sapatos de sola macia ou botas leves farão o mínimo de barulho na floresta.
    • Coloque primeiro o pé na borda exterior e depois role o resto da sola para baixo até tocar no chão.
    • Desloque lentamente o seu peso para o pé, ouvindo quaisquer ruídos de crepitação ou trituração. Se ouvir algo, pare imediatamente e coloque o pé numa nova posição.
    • Agache-se e dobre os joelhos e, em seguida, caminhe lenta e cuidadosamente com o corpo equilibrado sobre o seu centro de gravidade.
    • Caminhe lentamente. Abrande o seu ritmo e pense em cada passo. Dê três ou quatro passos cuidadosos, depois faça uma pausa e reagrupe antes de continuar.
  6. Passo 6 Tente andar de lado se precisar de se mover rapidamente.
    Tente andar de lado se precisar de se deslocar rapidamente. Coloque-se de pé com o seu destino diretamente à sua esquerda. Pegue no pé direito e balance-o à frente da perna esquerda e pouse-o calmamente. Depois, pegue na perna esquerda e balance-a para a esquerda, atrás da perna direita. Pode ser capaz de se mover silenciosa e rapidamente desta forma.
  7. Passo 7 Correr sobre a planta dos pés.
    Corra com as pontas dos pés. Se precisar de correr na floresta, tente tocar no chão apenas com as pontas dos pés. Isto requer mais força e melhor equilíbrio do que a corrida normal, e pode ser bastante cansativo se praticado durante longos períodos.
  8. Passo 8 Ajustar para o atraso visual-aural.
    Ajustar o atraso visual-aural. Ao caminhar com um grupo, o método mais silencioso é que todos caminhem ao mesmo ritmo. Se estiver a caminhar com um amigo que está a uma distância razoável à frente, poderá ter de ajustar o seu tempo. Como o som viaja mais lentamente do que a luz, pode ver o pé dele a tocar no chão ligeiramente antes de emitir um som.
    • Preste atenção ao tempo decorrido e utilize esse mesmo tempo para ajustar os seus próprios passos - coloque o seu pé no chão uma fração de segundo antes de o dele tocar no chão.
    • Quando o som chegar até eles, corresponderá ao som que o seu próprio pé fez.
    • Botas ou sapatos com solas leves e flexíveis são os que fazem menos barulho na floresta.

Utilizar os métodos de caça tradicionais dos nativos americanos

  1. Passo 1 Experimente o andar do gato.
    Experimenta o 'cat walk'. Este método é utilizado para perseguir animais, permitindo que o caçador se aproxime muito da sua presa sem ser ouvido. Normalmente, só é feito por breves períodos de tempo, pois é necessário mover-se muito lentamente.
    • Quando levantar o pé, aponte os dedos para o chão. É menos provável que o pé se prenda na folhagem quando o levanta.
    • Quando colocar o pé no chão, ligue primeiro a extremidade exterior e, em seguida, role o resto do pé para baixo até a sola tocar no chão.
  2. Passo 2 Combine com os seus parceiros' pace.
    Acompanhe o ritmo dos seus parceiros. Se estiver a caminhar com um parceiro ou um grupo, todos devem acompanhar o ritmo. Quando eles põem o pé esquerdo no chão, ponha o seu pé esquerdo no chão, e o mesmo com o direito. Desta forma, o som dos seus passos não sobressai sobre os deles.
  3. Passo 3 Usar sapatos de sola macia.
    Use sapatos de sola macia. Os nativos americanos usavam mocassins de sola macia enquanto caçavam porque ajudavam a abafar os ruídos da caminhada durante a caça. Andar descalço, ou com um calçado que lhe permita flexionar o pé, permitir-lhe-á sentir a superfície do solo com mais precisão e evitar potenciais armadilhas, como o estalar de galhos.
    • Se tiver de usar botas, use as mais leves e macias possíveis.
    • Andar descalço é a opção mais tranquila, mas é normalmente demasiado doloroso em terrenos acidentados para a maioria das pessoas.
    • As meias de Kevlar são a versão robusta, para o exterior, das meias flexíveis de corrida e são muito semelhantes a andar descalço.

Acalmar o resto do corpo

  1. Passo 1 Respire calmamente.
    Respirar calmamente. Respire a um ritmo constante, inspirando e expirando pela boca. Forçar o ar através das narinas cria mais ruído do que respirar pela boca.
  2. Passo 2 Suprimir os espirros.
    Suprima os seus espirros. Se estiver a tentar caminhar calmamente numa floresta, a última coisa que quer fazer é espirrar alto e denunciar a sua posição. Se sentir uma vontade de espirrar, há algumas coisas que pode tentar.
    • Tente pressionar com força o lábio superior, mesmo por baixo do nariz. Mantenha o dedo aí até que a vontade de espirrar passe.
    • Hidrate o nariz com um spray nasal salino antes de dar o seu passeio - isto evitará espirros relacionados com passagens nasais secas.
    • Evite olhar diretamente para a luz do sol e use óculos de sol durante o dia. A exposição súbita à luz solar pode despoletar um espirro.
  3. Passo 3 Evitar vestuário ruidoso.
    Evite vestuário ruidoso. Verifique a sua roupa antes de sair de casa, para se certificar de que não está a usar nada que faça barulho. Evite calças que façam barulho quando anda, casacos com fechos de correr metálicos pendentes e mochilas com clipes metálicos ou argolas em D que façam barulho.
  4. Passo 4 Mascarar a tosse ou o ruído com ruídos de fundo.
    Mascarar a tosse ou o ruído com ruídos de fundo. Se precisar de tossir ou de remexer na mochila, tente fazê-lo coincidir com outros ruídos à sua volta. Uma cascata a correr, um avião a sobrevoar ou um carro a passar numa estrada próxima camuflarão pequenos sons.
    • Se sentir que está a começar a tossir, tente aguentar até conseguir disfarçar a tosse com um som mais alto - talvez a pessoa que está a seguir atire a mochila para o chão para descansar ou ouça um grupo de cavaleiros a cavalo a aproximar-se pelo trilho.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Posso usar estes métodos para caminhar na vida quotidiana?
    Sim, todos estes métodos podem ser usados fora da floresta. No entanto, fazer estes métodos na floresta torna-o mais silencioso.

Dicas

  • Caminhe por caminhos estabelecidos onde eles estiverem disponíveis.
  • Caminhe lentamente e quebre o seu ritmo.
  • Dê passos pequenos e lentos.

Avisos

  • Ao caminhar em áreas remotas, planeie um percurso e avise alguém onde vai estar e quando regressa.
  • Se estiver numa área com ursos ou outros animais selvagens perigosos, faça barulho suficiente para dar tempo aos animais selvagens de se afastarem do seu caminho. Se for demasiado silencioso, pode assustar um urso, o que pode criar uma situação extremamente perigosa.