Como andar sobre suas mãos

Autor do artigo:Gabriel Silva

Andar sobre as mãos é o próximo passo lógico depois que você aprendeu a fazer uma parada de mão. Comece dando passos de bebê e fazendo pausas para aprender a manter o equilíbrio de cabeça para baixo. Depois de pegar o jeito, você poderá impressionar seus amigos andando sobre as mãos tão graciosamente quanto anda sobre os pés.

Passos

Fazendo uma parada de mão

  1. Aqueça seu corpo. O aquecimento por meio de alongamento e exercícios leves ajudará seu corpo a se sentir flexível e pronto para um desafio físico. O aquecimento também diminui a chance de você acabar se lesionando. Reserve cinco ou dez minutos para se alongar e se aquecer usando as técnicas a seguir:
    • Role os tornozelos, os pulsos e o pescoço para se soltar.
    • Toque os dedos dos pés e mantenha a posição por trinta segundos. Repita três vezes.
    • Faça três séries de dez polichinelos.
    • Dê uma volta no quarteirão (cerca de 800 metros).
  2. Etapa 2 Encontre um bom local para praticar a caminhada sobre suas mãos.
    Encontre um bom local para praticar a caminhada sobre as mãos. O chão deve ser levemente acolchoado, pois você certamente cairá algumas vezes. Ao ar livre, procure um local plano gramado e certifique-se de verificar se há pedras e gravetos. Dentro de casa, um piso acolchoado de academia ou uma sala acarpetada funcionam bem.
  3. Etapa 3: Obtenha um observador.
    Tenha um observador. Quando estiver aprendendo a fazer uma parada de mão e a andar sobre as mãos, é útil ter alguém por perto que possa segurar suas pernas na posição até que você tenha uma noção de como se equilibrar sobre as mãos. Peça a um amigo para ficar ao seu lado enquanto você pratica.
    • Ele deve segurar gentilmente suas pernas retas quando elas estiverem acima de sua cabeça.
    • Depois de praticar por algum tempo, você não precisará mais da ajuda de seu observador. Peça a ele que se afaste, a menos que você esteja prestes a cair.
  4. Etapa 4: Fique na posição inicial.
    Coloque-se na posição inicial. Fique em pé, com os pés em uma posição confortável e equilibrada. Segure os braços junto às orelhas, apertando-os com firmeza. Dê um passo largo o suficiente em uma estocada.
  5. Dê um passo à frente com sua perna dominante. Faça uma parada de mão primeiro com a perna esquerda e depois com a direita. A perna que se sentir mais confortável para fazer a parada de mão será a dominante (pelo menos para as paradas de mão). Dê um passo para a frente, e não para o lado, para que você possa manter o equilíbrio adequado quando estiver na posição vertical.
  6. Incline o corpo para frente e coloque as mãos no chão. Ao dar o passo, seu corpo deve se inclinar como uma gangorra em direção ao chão em um movimento fluido. Coloque as mãos no chão de modo que elas fiquem separadas na largura dos ombros. Não cometa o erro de jogar as mãos diretamente para baixo e tentar jogar as pernas para cima, o que pode fazer com que você caia para frente.
    • Mantenha os braços retos. Dobrar os cotovelos pode resultar em lesões.
    • Mantenha os ombros dobrados em direção ao pescoço, como se estivesse encolhendo os ombros.
  7. Balance as pernas e o tronco para cima. Como parte do mesmo movimento fluido, use o impulso de sua inclinação para frente para balançar as pernas para cima e endireitar o corpo. Mantenha as costas e as pernas retas e não jogue a cabeça para trás. Isso pode fazer com que você arqueie as costas e se machuque.
    • Certifique-se de que seu observador esteja por perto quando estiver balançando as pernas em direção ao céu. Esse é o momento em que você tem maior probabilidade de cair.
    • Mantenha as pernas retas e pressionadas juntas. Isso ajudará a evitar que você caia para o lado.
    • Seu peso deve se equilibrar em direção aos dedos, e não aos pulsos.
  8. Etapa 8 Mantenha a posição por vinte segundos ou mais.
    Mantenha a posição por vinte segundos ou mais. Antes de começar a andar sobre as mãos, você precisa aprender a se equilibrar no lugar e obter controle sobre seus movimentos. Continue praticando a parada de mão até conseguir se mover facilmente para a posição e mantê-la por pelo menos 20 segundos antes de rolar para fora.
    • Se estiver com dificuldade para pegar o jeito, tente subir em uma parede resistente. Coloque-se em uma posição de prancha com os pés voltados para a parede. Suba com os pés pela parede e mova as mãos em direção à parede até ficar ereto sobre as mãos, usando a parede como apoio. Tente empurrar suavemente a parede para que seu corpo fique em pé sem a parede. Eventualmente, você precisará chegar ao ponto em que possa fazer uma parada de mão sem usar a parede.
    • Quando quiser sair de uma parada de mão, role para fora dobrando os braços e fazendo um rolamento para frente ou uma cambalhota. Você também pode simplesmente soltar os pés para trás e fazer uma ponte, se for flexível o suficiente.

Aprendendo a andar

  1. Etapa 1 Escolha um local espaçoso com uma superfície macia e plana.
    Escolha um local espaçoso com uma superfície macia e plana. Um parque, um jardim ou um tapete de ginástica funcionariam bem para esse exercício. Certifique-se de ter espaço suficiente para realizar o movimento; você precisa de mais espaço do que para uma simples parada de mão. Pode ser útil ter uma parede resistente por perto para praticar a caminhada.
  2. Etapa 2 Peça a um amigo que o observe.
    Peça a um amigo que o observe. O trabalho dessa pessoa será ficar a uma distância segura à sua frente para pegar e segurar suas panturrilhas enquanto você estiver em uma parada de mão e aprendendo a andar sobre as mãos. Ela também pode ficar atrás de você, pronta para segurar suas pernas se você começar a cair.
  3. Faça uma parada de mão. Ao praticar, dê um passo, incline-se na cintura, coloque as mãos no chão e mova as pernas em direção ao céu em um movimento fluido. Aponte as pernas e o tronco para cima e equilibre-se sobre as mãos por alguns instantes.
  4. Etapa 4 Mantenha a posição.
    Mantenha a posição. Mantenha as pernas retas para cima e se equilibre. Mantenha as pernas juntas para manter o equilíbrio e a firmeza. Quando estiver se sentindo confortável, permita que seu observador o solte. Talvez você tenha que tropeçar nas mãos para manter o equilíbrio, mas esse é o primeiro passo para aprender a andar.
    • Quando estiver na posição de parada de mão, mantenha seu núcleo firme. Contraia a barriga para manter as costas retas, o que o ajudará a se equilibrar.
  5. Dê passos de bebê. Mova uma das mãos para a frente, inclinando-se ligeiramente na direção em que deseja ir. Agora você deu seu primeiro passo com a mão. Mova a outra mão para a frente, inclinando-se ligeiramente na direção em que deseja ir. Pequenos passos são mais fáceis se você estiver apenas aprendendo.
    • Não tente se mover muito rapidamente ou dar passos largos. Será muito fácil perder o equilíbrio quando estiver aprendendo a andar com as mãos.
    • Tente se mover em uma única direção, em vez de colocar as mãos onde quer que elas caiam. Pratique o controle de onde você vai.
  6. Encontre seu equilíbrio. Ao começar a se movimentar, você precisará ajustar constantemente as pernas e o tronco para manter o equilíbrio. Se você começar a se inclinar para trás na direção do estômago, mova as pernas mais acima da cabeça. Se você as mover muito acima da cabeça e começar a se inclinar, ajuste-as novamente.
    • A força da parte superior do corpo também desempenha um papel importante; ela ajuda a reajustar rapidamente as mãos para ajudá-lo a recuperar o equilíbrio. Se sentir que suas pernas estão caindo ligeiramente para trás, use a palma das mãos para mover o peso para a ponta dos dedos. Se sentir que as pernas começam a se inclinar para além da cabeça, use as pontas dos dedos para empurrar o chão como se estivesse tentando agarrar um grande pedaço de terra.
    • O objetivo é encontrar o ponto ideal, o que significa centralizar o peso do corpo o mais diretamente possível sobre as mãos. Com a prática, você ficará mais apto a encontrar esse ponto.
  7. Experimente o método start-stop. Dê pequenos passos com as mãos por cerca de vinte segundos e, em seguida, faça uma pausa de vinte segundos antes de se mover novamente. Isso o ajudará a praticar um maior controle sobre os movimentos do seu corpo. Eventualmente, você conseguirá dar passos maiores com mais confiança.
    • Se começar a ir rápido demais, dê passos maiores para diminuir a velocidade e recuperar o controle.
    • Experimente a técnica de dar passos na direção em que está caindo. Tente manter as mãos diretamente sob os pés o tempo todo. Ao tentar andar para a frente, incline ligeiramente o corpo para a frente e, em seguida, mova as mãos para que fiquem embaixo do corpo e repita.
    • Certifique-se de contrair os abdominais e olhar para as mãos; isso o ajudará a manter o equilíbrio.
  8. Quando terminar, role para fora. Dobre os braços, incline a cabeça e dê uma cambalhota. Como alternativa, dobre as pernas para trás a partir da cintura e coloque os pés no chão. Se estiver caindo como se fosse cair de costas, você também pode se curvar em uma ponte e descer lentamente.

Vídeo

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como você se equilibra com as mãos?
    Certifique-se de que suas mãos não estejam muito próximas ou muito afastadas. O ideal é que elas estejam separadas na largura dos ombros. Além disso, certifique-se de manter seu núcleo firme para que suas costas fiquem alinhadas.
  • Pergunta
    Como faço para não cair?
    Suas pernas estão desequilibradas. Tente colocá-las em uma posição que o mantenha ereto. Pratique essa posição repetidamente. Além disso, acredite em si mesmo. Isso o ajudará muito.
  • Pergunta
    Como faço para manter meu corpo reto? Sempre que dou um chute para cima, caio para frente ou para trás. O que estou fazendo de errado?
    Isso é algo que levei muito tempo para aprender. Você precisa encontrar seu centro de equilíbrio. Pratique bastante e tente caminhar sobre suas mãos passo a passo para manter o equilíbrio.

Dicas

  • Prepare seus músculos dos braços, ombros, abdômen, pernas e costas para esse exercício fazendo exercícios regularmente. Não espere que seu corpo esteja pronto para fazer isso da noite para o dia. A força pode compensar a falta de equilíbrio e você precisa de uma certa quantidade de força nos ombros e no trapézio para caminhar confortavelmente. O bom de andar com as mãos é que, com a prática, seu corpo ficará naturalmente mais forte e você também ganhará mais equilíbrio.
  • Enfie a camisa para dentro. Se tiver cabelos longos, prenda-os em um coque ou rabo de cavalo.
  • Coloque um travesseiro sob a cabeça para se sentir mais seguro!

Avisos

  • Isso provavelmente levará muito tempo para você descobrir, portanto, não desanime se não conseguir na primeira vez.
  • A maior fonte de lesões nesse exercício é cair de costas. Se possível, caia sobre suas pernas. Uma coisa importante a aprender é como rolar para fora de uma parada de mão. Se você consegue fazer um dive roll, deve ser capaz de sair de uma parada de mão. Cuidado com as pessoas ao seu redor.
  • Não coloque todo o seu peso nas pontas dos dedos, pois isso pode fazer com que você quebre um ou mais dedos e, potencialmente, machuque as costas ou a coluna.
  • Pare quando seus braços estiverem cansados. Assim que estiver ficando tonto, cansado ou frustrado, faça uma pausa! Não adianta continuar tentando nessas circunstâncias, você não aprenderá mais nada. Você não está treinando nada ao cair de cabeça.