Como andar no gelo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você mora em um lugar com invernos frios, é quase impossível evitar andar no gelo. Escorregar no gelo pode não parecer um grande problema, mas pode causar ferimentos graves. Há alguns truques que você pode usar para ajudar a se orientar da próxima vez que estiver preso em uma explosão ártica.

Passos

Caminhando da maneira correta

  1. Etapa 1 Ande devagar.
    Ande devagar. Caminhar correndo pelo gelo é apenas um convite para cair. Em vez disso, caminhe lentamente para que seu corpo tenha tempo de se ajustar à superfície escorregadia. Você usará menos força ao se mover, o que significa que não se machucará tanto se cair.
  2. Etapa 2: Caminhe com passos pequenos.
    Caminhe com passos pequenos. Se seus pés estiverem muito afastados, você terá dificuldade em manter o equilíbrio no gelo. Dê um pequeno passo para que seu pé fique apenas alguns centímetros à frente do outro. Em seguida, repita com o outro pé. Vai demorar mais, mas você estará muito mais seguro.
  3. Etapa 3: Embaralhe para frente.
    Ande para frente. Mantenha seus pés separados por cerca de 30 centímetros. Em seguida, embaralhe lentamente um pé de cada vez enquanto caminha. Isso aumenta seu centro de gravidade, de modo que você pode permanecer estável mesmo quando a superfície não estiver.
    • Imagine a maneira como os pinguins caminham. Tente imitar isso o máximo possível.
  4. Etapa 4 Mantenha-se ereto.
    Mantenha-se ereto. A boa postura faz muita diferença ao caminhar no gelo. Endireite suas costas para que fiquem alinhadas com suas pernas. Isso ajuda a controlar seu equilíbrio.
    • Mantenha os braços ao lado do corpo. Mover demais os braços pode fazer com que você perca o equilíbrio.
  5. Etapa 5: Segure-se em alguma coisa.
    Agarre-se a algo. Às vezes, você precisa de apoio extra. Bastões de trekking facilitam a caminhada sobre o gelo, pois podem agarrar o gelo e ajudá-lo a manter o equilíbrio. Se você não tiver um bastão, tente usar uma bengala.
    • Se você não tiver um bastão ou bengala à mão, verifique se há algo por perto. Grades, saliências e paredes podem ajudar em um local apertado.

Como evitar as zonas de perigo

  1. Etapa 1 Cuidado com o gelo negro.
    Cuidado com o gelo negro. O gelo negro é sorrateiro. É uma fina camada de gelo transparente que se mistura com o solo. Parece uma superfície sem gelo, mas é uma das principais causas de lesões relacionadas ao gelo.
    • Após uma tempestade de neve, caminhe lentamente, para o caso de haver gelo negro. Teste o solo antes de pisar com todo o seu peso.
    • Evite estacionamentos e outras áreas com asfalto, onde é fácil para o gelo se camuflar.
  2. Etapa 2 Evite aclives e declives.
    Evite aclives e declives. As superfícies planas são muito mais seguras do que os morros. Os morros gelados não suportam seu peso, portanto, é mais fácil cair. Evite caminhar em colinas geladas, se possível.
  3. Etapa 3 Tenha cuidado com o gelo derretido.
    Tenha cuidado com o gelo derretido. Um clima mais quente não significa necessariamente condições mais seguras. Quando o gelo está derretendo, ele se torna ainda mais escorregadio. Se perceber que o gelo está começando a derreter, caminhe com cuidado para evitar tropeçar.
  4. Etapa 4 Preste atenção ao seu entorno.
    Preste atenção ao seu entorno. Ao caminhar em áreas com gelo, fique de olho no chão. O gelo geralmente não é distribuído uniformemente, portanto, pode surpreendê-lo se você não estiver prestando atenção. Fique de olho no gelo à frente para poder ajustar seu ritmo a tempo.

Vestindo-se adequadamente

  1. Etapa 1 Use calçados com tração.
    Use calçados com tração. Ao caminhar sobre o gelo, o calçado certo pode fazer toda a diferença. Sapatos com tração proporcionam uma aderência mais firme e, portanto, é menos provável que você escorregue. Pense em tênis ou botas com sola de borracha ou chuteiras com pontas embutidas.
    • Não use botas ou sapatos de couro com sola de couro. Eles têm uma tração mais fraca, o que significa que é mais provável que você perca o equilíbrio.
    • Correntes de gelo podem ser presas aos calçados para ajudar a dar a aderência extra de que você precisa.
  2. Etapa 2 Use uma jaqueta pesada.
    Use uma jaqueta pesada. Não importa o quão cuidadoso você seja, sempre há uma chance de cair. Usar um casaco pesado de inverno pode ajudar a amenizar o impacto. Experimente o tipo puffy para ter um amortecimento extra.
    • O uso de calças grossas e pesadas também pode ajudar.
  3. Etapa 3 Use luvas com aderência.
    Use luvas com aderência. Quando caímos, nosso primeiro instinto é estender as mãos para nos segurar. É importante proteger suas mãos com luvas resistentes. Luvas com aderência podem impedir que você escorregue ainda mais. Elas também podem ajudá-lo a se segurar bem nos corrimãos enquanto caminha.
    • Pense em luvas de trabalho com almofadas pretas nas palmas das mãos e nos dedos.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas