Como andar em uma trave de equilíbrio de ginástica

Autor do artigo:Gabriel Silva

A trave de equilíbrio é complicada até mesmo para ginastas experientes, portanto, se você quiser aprender, precisará de dedicação. Talvez sejam necessárias muitas tentativas até que você consiga atravessar a trave de equilíbrio de forma consistente sem cair, e não há problema nisso. Praticando primeiro em uma trave baixa, você pode desenvolver as habilidades necessárias para atravessar a trave alta como um profissional.

Etapas

Praticando na trave baixa

  1. Etapa 1 Faça o aquecimento primeiro.
    Faça o aquecimento primeiro. A ginástica é um esporte muito físico, que exige que muitos músculos do seu corpo trabalhem juntos. O aquecimento, mesmo que seja por alguns minutos antes de subir na trave, pode ajudar a evitar lesões, além de reduzir a dor muscular. Tocar os dedos dos pés, fazer lunges, correr no lugar e fazer abdominais são algumas maneiras fáceis de bombear o sangue e preparar os músculos para o trabalho.
  2. Etapa 2 Tire os tênis.
    Tire seus calçados. Muitas academias, se não todas, exigem que você tire os sapatos ao ar livre antes de entrar no equipamento de ginástica. Se for permitido usar sapatos na academia ou nas esteiras, você definitivamente vai querer tirá-los para a trave de equilíbrio.
  3. Etapa 3 Suba na trave.
    Suba na trave. Tente equilibrar seu peso ao colocar os pés inicialmente na trave. Você pode perceber logo de cara que olhar para seus pés ajuda. Veja quanto tempo você consegue se equilibrar com os pés em diferentes posições, como um pé na frente do outro, pés virados para fora ou pés de lado.
  4. Etapa 4 Olhe para um ponto distante, como uma parede.
    Olhe para um ponto distante, como uma parede. Escolha uma coisa do outro lado da sala para se concentrar e ajudá-lo a se equilibrar. Se conseguir manter a cabeça erguida e o pescoço imóvel, terá mais chances de permanecer na trave.
  5. Etapa 5: Estenda os braços para os lados.
    Estenda os braços para os lados. Estender os braços como asas de avião pode parecer bobagem, mas o ajudará a se equilibrar. Quando estiver aprendendo a andar na trave, pode ser útil andar com os braços estendidos. Se você começar a balançar na trave, use os braços para tentar se equilibrar.
  6. Etapa 6 Mantenha os músculos contraídos.
    Mantenha seus músculos contraídos. Tente manter os músculos centrais contraídos ao caminhar na trave. Você não apenas sentirá uma melhora no equilíbrio, mas também perceberá que pode ser mais fácil controlar a postura e os movimentos.
  7. Etapa 7 Coloque um pé na frente do outro.
    Coloque um pé na frente do outro. Dê um ou dois passos enquanto se concentra em seu ponto distante. Ao atravessar a trave, dedique algum tempo para descobrir a melhor forma de posicionar os pés - você pode descobrir que andar mais rápido e ficar na ponta dos pés o ajuda a atravessar a trave. Se os seus pés forem maiores, talvez seja necessário virar os pés para fora ou deixar os dedos dos pés de bebê pendurados na borda; se os seus pés forem menores, você provavelmente conseguirá apoiar todo o pé na viga estreita.
  8. Etapa 8 Atravesse a viga e vire-se.
    Atravesse a trave e vire-se. Talvez você queira praticar a caminhada para frente e para trás na trave para que possa trabalhar as curvas. Quando chegar ao final da trave, gire em um pé e se vire. Tome um momento para recuperar o equilíbrio antes de voltar ao ponto de partida.
  9. Etapa 9 Saia da trave com cuidado.
    Saia da trave com cuidado. Tente aterrissar com os dois pés ao descer da trave. Embora a trave baixa esteja a apenas alguns centímetros do chão na maioria dos casos, ela é alta o suficiente para causar entorse no tornozelo se você não for cuidadoso ao aterrissar.
  10. Etapa 10 Pratique o salto da trave também.
    Dedique algum tempo para praticar o salto da trave também. Você deve saltar com os dois pés e aterrissar com os joelhos ligeiramente dobrados. Praticar essa etapa ajudará a melhorar sua forma quando estiver pronto para a trave alta.

Trabalhando com outras pessoas na academia

  1. Etapa 1 Encontre um observador para ajudá-lo.
    Encontre um observador para ajudá-lo. Trabalhar com um observador é opcional e pode ser muito útil quando você está começando. Um observador pode orientá-lo colocando a mão nas costas ou no abdômen e pode ajudá-lo a entender onde está cometendo erros.
  2. Etapa 2 Converse com seu treinador ou supervisor da academia.
    Converse com seu técnico ou supervisor da academia. Peça dicas ao seu técnico para aprender a dominar a trave de equilíbrio. Ele pode ter sugestões de ideias que você pode tentar em casa, como construir sua própria trave ou fazer exercícios para as pernas. Permita que seu treinador o observe na trave de equilíbrio para que ele possa fazer sugestões de melhorias.
  3. Etapa 3 Observe os ginastas mais experientes ao seu redor.
    Observe os ginastas mais experientes ao seu redor. Se houver uma pessoa que parece flutuar na trave de equilíbrio e fazer os melhores truques, observe-a por um momento enquanto ela pratica. Evite criar uma distração e fique bem longe do caminho para que ela possa se concentrar. Depois que eles terminarem, você poderá até mesmo conversar com eles e pedir dicas e conselhos.

Mudança para o farol alto

  1. Etapa 1 Passe algum tempo sentado na trave em diferentes posições.
    Passe algum tempo sentado na trave em diferentes posições. Passar por cima da trave, ajoelhar-se e sentar-se na sela lateral são habilidades que você pode desenvolver. Quanto mais confortável você estiver na trave alta, mais fácil será o equilíbrio.
  2. Etapa 2 Use o que você aprendeu na trave baixa.
    Use o que você aprendeu no farol baixo. Um farol alto tradicional fica a 1,2 m do chão e pode parecer bastante alto quando você está de pé. Mas as mesmas regras básicas se aplicam ao uso do farol baixo ou alto, portanto, usar o que você aprendeu até agora deve tornar o farol alto muito menos intimidador.
  3. Etapa 3 Fique confortável com a altura do farol.
    Fique confortável com a altura da viga. Muitas pessoas têm medo de altura ou têm dificuldade de se equilibrar de vez em quando. Se subir na viga alta for uma experiência totalmente nova para você, pode levar algum tempo para se sentir confortável.
    • Respire fundo algumas vezes para acalmar seus medos.
    • Não pense na altura em que você está e tente evitar olhar para baixo.
    • Se sentir tontura ou náusea quando estiver na trave, desça imediatamente. Peça ajuda ao seu observador se precisar.
  4. Etapa 4 Pratique a passagem de ajoelhado para em pé até que você consiga fazer isso sem cair.
    Pratique passar de ajoelhado para em pé até conseguir fazer isso sem cair. É fácil cair nesse ponto, portanto, pratique a posição de pé várias vezes. Quando estiver ajoelhado sobre os dois joelhos, coloque os pés embaixo de você e, em seguida, empurre para cima com as mãos. Se perder o equilíbrio, tente dobrar os braços e as pernas e cair no tapete como uma bola - é improvável que você caia de pé ao cair de uma posição curvada ou encurvada.
  5. Etapa 5 Pule para baixo se você sentir que está se sentindo mal're about to fall.
    Pule para baixo se sentir que está prestes a cair. Quando estiver em pé na trave, se sentir que está caindo, terá uma chance muito maior de cair de pé. Balançar o corpo ou tentar agarrar-se à trave na tentativa de permanecer nela pode causar lesões se você bater a cabeça ou o rosto na trave, portanto, concentre-se em tentar obter o controle da queda e aterrissar de pé.
  6. Etapa 6 Pratique a desmontagem.
    Pratique sua desmontagem. Agora que você está no alto, terá de descer! Pode levar algum tempo até que você consiga dar um salto mortal perfeito da extremidade da trave e aterrissar como um atleta olímpico, portanto, no início, trabalhe para desmontar sem se machucar. Ao saltar ou pular da trave, tente aterrissar com os dois pés e os joelhos ligeiramente dobrados. Isso distribuirá o peso do corpo de maneira uniforme e ajudará a evitar lesões no tornozelo.
  7. Etapa 7: Estude movimentos mais difíceis que você talvez queira aprender.
    Estude movimentos mais difíceis que você queira aprender. Enquanto estiver na trave, você pode aprender a saltar, girar, pular ou fazer outros movimentos acrobáticos; habilidades que serão necessárias se você estiver interessado em competir na ginástica. A ginástica é um esporte muito popular, portanto, é fácil encontrar vídeos para assistir ou livros para ler sobre o assunto. Consulte sua biblioteca local ou pergunte ao seu treinador. Depois de aprender alguns movimentos mais difíceis, você ficará muito mais confiante na trave.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como posso fazer uma parada de mão sem correr?
    Primeiro, você precisa desenvolver força e flexibilidade nos ombros. Comece chutando para cima com uma perna, mantendo a perna 'levantada' o mais reta possível. Quando estiver acostumado a chutar para cima, comece a juntar as pernas na parte superior da elevação. (Não é necessário estar em uma parada de mão.) Em seguida, use uma parede para chutar para cima. Depois de praticar, você deve conseguir levar as duas pernas até a parede; tente manter as pernas e as costas retas. Quando conseguir chutar para fazer uma parada de mão na parede, use o pé para se afastar ligeiramente e se equilibrar na parada de mão. Por fim, faça a parada de mão sem a parede.
  • Pergunta
    Como faço para saltar na trave?
    O segredo é manter o peito erguido e olhar para frente. Se ajudar, olhe para a extremidade da trave com os olhos e tente manter a cabeça para frente, sem olhar para os pés.
  • Pergunta
    Quais são alguns truques que eu poderia fazer em uma trave?
    Você pode fazer um back handspring, front walkover, cartwheel, 3/4 handstand, air split ou split.

Dicas

  • Use roupas confortáveis.

Avisos

  • Você nunca deve tentar fazer nenhuma habilidade de ginástica, por mais simples que seja, sem o equipamento e a supervisão adequados.

O que você precisará

  • Uma trave de equilíbrio
  • Tapete adequado
  • Supervisão de um instrutor
  • Opcional: um observador