Como se afastar de uma briga

Autor do artigo:Gabriel Silva

Desistir de uma briga não faz de você um covarde ou fraco. Isso prova que você tem integridade e que está no controle de suas emoções. Se você estiver no meio de uma briga com alguém, seja o cônjuge, um amigo, um pai ou um estranho, pode ser uma boa ideia se retirar da situação. Ao manter a calma e saber como sair, você se sentirá bem com sua decisão.

Etapas

Mantendo a calma

  1. Etapa 1 Controle suas emoções.
    Controle suas emoções. Não se deixe explodir com a outra pessoa. Quanto mais irritado você estiver, mais difícil será se afastar da briga. Lembre-se de que você está no controle. Tente repetir uma frase tranquilizadora em sua cabeça, como:
    • 'Eu vou ficar bem'.
    • 'Não vale a pena ficar chateado com isso.'
    • 'A opinião deles não é importante.'
  2. Etapa 2: Pare um pouco antes de entrar em contato com a outra pessoa.
    Pare um pouco antes de entrar em contato com a outra pessoa. Pense no que você quer dizer. Se você sentir vontade de insultar ou atacar a pessoa, respire fundo com o diafragma ou conte lentamente até dez. O objetivo é deixar a raiva se dissipar para que você possa pensar racionalmente.
    • Tirar um momento para se acalmar o ajudará a decidir se o envolvimento com a pessoa é realmente importante ou necessário. Talvez você decida que não vale a pena!
  3. Etapa 3 Tenha empatia com a outra pessoa.
    Tenha empatia com a outra pessoa. Considere o ponto de vista dela na situação. Ter empatia com a pessoa não significa que você está concordando com o comportamento dela, é apenas uma maneira de ter uma ideia de onde ela está vindo. Quando você entender a perspectiva da pessoa, será mais fácil deixar a raiva de lado e se afastar da briga.
    • Por exemplo, se estiver brigando com um colega de trabalho que tem um prazo importante a cumprir, pense em como o estresse da situação pode estar afetando o comportamento dele.
    • Se a pessoa amada estiver brava porque você está saindo com os amigos, pense no motivo da raiva dela em vez de chamá-la de irracional. Ela pode estar se sentindo abandonada.

Desescalonando a situação

  1. Etapa 1 Avaliar a outra pessoa's anger level.
    Avalie o nível de raiva da outra pessoa. Procure sinais visíveis de raiva, como punhos cerrados, ombros tensos e tremores. Você quer saber o quanto ela está com raiva para poder decidir a melhor maneira de diminuir a escalada da situação.
    • Se uma pessoa estiver visivelmente chateada, ela poderá reagir verbal ou fisicamente se você tentar se afastar. Talvez você queira ouvi-la antes de tentar ir embora.
  2. Etapa 2 Diga à outra pessoa que você se importa com ela.
    Diga à outra pessoa que você se importa com ela. Desarme-a compartilhando como você se sente de forma genuína. Dizer a alguém que você o ama ou que se importa com ele quando vocês estão brigando pode ser difícil, mas pode ajudar a diminuir a escala da situação.
    • Por exemplo, você poderia dizer 'Eu amo você e não quero que fiquemos com raiva um do outro dessa forma. Não vamos brigar agora'.
  3. Etapa 3 Pedir desculpas à outra pessoa.
    Peça desculpas à outra pessoa. Você não precisa ser sincero ou acreditar que ela está certa. Deixe de lado seu orgulho e peça desculpas para evitar que uma situação ruim piore. Às vezes, um pedido de desculpas é tudo o que a pessoa precisa ouvir.
    • Por exemplo, você poderia dizer a um estranho com quem brigou: 'Sinto muito. A culpa foi minha e eu não queria que isso se transformasse em uma briga'.
  4. Etapa 4 Pergunte à outra pessoa se vocês podem respirar um pouco.
    Pergunte à outra pessoa se vocês podem respirar um pouco. Coloque a briga em pausa para que ambos possam ter um momento para se acalmar. Você provavelmente perceberá que ambos estão pensando de forma mais racional quando voltarem a se encontrar.
    • Por exemplo, você pode dizer ao seu amigo com quem está brigando: 'Não estamos chegando a lugar nenhum agora. Quer esfriar a cabeça e conversar sobre isso mais tarde?'
    • Se o seu amigo ainda for persistente, explique que você quer resolver essa briga, mas não pode fazer isso quando não estiver pensando com clareza. Dessa forma, ele não se sentirá atacado.
  5. Etapa 5 Faça uma piada leve.
    Faça uma piada leve. Use o humor para diminuir a tensão entre você e a outra pessoa. Ela pode estar com muita raiva para rir, mas uma piada pode impedir que a briga aumente ainda mais.
    • Não use sarcasmo nem faça uma piada às custas da outra pessoa. Isso fará com que ela sinta que você não está levando os sentimentos dela a sério.
    • Se estiver brigando com um amigo ou com a pessoa amada, tente fazer uma piada interna da qual ambos possam rir.
  6. Etapa 6 Afaste-se se a briga persistir.
    Afaste-se se a briga persistir. Não permita que a outra pessoa use insultos e ataques pessoais para irritá-lo. Se alguém insistir em brigar com você e você tiver tentado neutralizar a situação, você deve ir embora. Afaste-se com calma, mas com confiança.
    • A confiança é fundamental. Se você parecer inseguro, a pessoa poderá tentar instigar uma briga com você. Mantenha as costas retas, os ombros para trás e a cabeça erguida.

Como se afastar

  1. Etapa 1 Diga à outra pessoa que você vai embora're going to walk away.
    Diga à outra pessoa que você vai se afastar. Evite sair correndo ou ir embora enquanto ela estiver falando alguma coisa. Você quer sair calmamente da situação sem perturbar ainda mais a pessoa. Diga com calma que você não vai continuar brigando.
    • Se estiver brigando com sua cara-metade, você pode dizer 'Vou dar uma volta' ou 'Não quero brigar agora. Vou para o outro cômodo'.
    • Se estiver brigando com alguém que não conhece, diga: 'Tenho que ir agora, tenha um bom dia' e vá embora.
    • Se estiver brigando com um amigo ou colega de trabalho, seja direto com ele. Diga: 'Estou indo embora. Vamos conversar sobre isso mais tarde'.
  2. Etapa 2 Vá para um local seguro.
    Vá para um local seguro. Pode ser outro cômodo se você estiver em casa, seu escritório no trabalho ou seu carro se estiver em público. Separe-se da outra pessoa para que ambos tenham espaço para se acalmar. Se a outra pessoa o seguir, não se envolva com ela. Respeitosamente, diga a ela que você precisa de um tempo para pensar.
    • Se, a qualquer momento, você sentir que está correndo perigo físico, chame a polícia.
    • Tenha cuidado se estiver indo para o seu carro. Certifique-se de que ele não esteja em uma área isolada e que você tenha uma rota de fuga clara.
    • Se possível, certifique-se de estar em uma área pública. Dessa forma, se a briga piorar, talvez haja outras pessoas que possam ajudá-lo.
  3. Etapa 3 Procure ajuda se a pessoa're being violent.
    Procure ajuda se a pessoa estiver sendo violenta. Não se envolva com a outra pessoa e não se envolva fisicamente, a menos que seja forçado a se defender. Sempre tente se afastar da situação primeiro. Se não for possível e estiver em um local público, tente chamar a atenção de alguém que esteja por perto. Se estiver em casa e uma briga se tornar violenta, tente sair ou se trancar em um cômodo. Ligue para a polícia imediatamente.
    • Se estiver em um local público, como uma loja ou um parque, procure pessoas que possam ajudá-lo. Atraia a atenção delas falando alto ou falando alto. Atraia a atenção delas falando alto e pedindo ajuda.
    • Se estiver em um bar ou clube e alguém estiver tentando brigar com você, chame a atenção do barman ou peça a um amigo para procurar o segurança.
  4. Etapa 4 Reflita sobre a briga.
    Reflita sobre a briga. Pense no que causou a discussão e em tudo o que foi dito. Limpe sua mente e repasse tudo em sua cabeça. Se necessário, anote tudo; isso pode ajudá-lo a descobrir o que deu errado e onde.
    • Aprender com uma briga pode ajudar a evitar outra no futuro.
    • Por exemplo, se a briga foi com seu parceiro, reserve um tempo para pensar sobre quais problemas subjacentes em seu relacionamento causaram a briga em primeiro lugar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Por que é melhor se afastar de uma briga?
    Afastar-se é a melhor maneira de garantir sua segurança. Na maioria das vezes, uma briga termina com alguém ferido, seja você ou a outra pessoa. Pode ferir seu ego se afastar, mas é melhor fazer isso do que correr o risco de se machucar. Afastar-se não tem a ver com seu orgulho; tem a ver com segurança.

Dicas

  • Não deixe que seu ego o mantenha em uma briga. Lembre-se de que se afastar de uma briga não é vergonhoso ou fraco. Isso mostra que você é forte e tranquilo.
  • Às vezes, é melhor deixar o orgulho de lado e pedir desculpas a alguém para neutralizar uma situação ruim.