Como fazer wakeboard para iniciantes

Autor do artigo:Gabriel Silva

O wakeboard é um esporte aquático divertido e estimulante que não leva muito tempo para ser aprendido. Essa é uma boa notícia se você for iniciante - significa que você pode subir na prancha e começar a deslizar pela esteira em pouco tempo. Você só precisa obter o equipamento certo e aprender algumas noções básicas de wakeboard antes de começar a dar cambalhotas e fazer manobras no ar.

Etapas

Preparando-se para surfar

  1. Etapa 1 Alugue ou compre uma prancha para iniciantes's wakeboard.
    Alugue ou compre uma prancha de wakeboard para iniciantes. Procure uma prancha de wakeboard mais longa; as pranchas de wakeboard mais longas são mais fáceis de controlar e suas aterrissagens são mais suaves do que as pranchas mais curtas. O tamanho da prancha também dependerá de seu peso. Quanto mais você pesa, mais longa deve ser sua prancha de wakeboard.
    • Adquira uma prancha com um balancim contínuo para um passeio mais suave e fácil. Você saberá que ela tem um balancim contínuo se, ao olhar para ela de lado, ela tiver a forma de uma curva contínua da ponta à rabeta.
  2. Etapa 2 Adquira um par de botas de wakeboard.
    Adquira um par de botas de wakeboard. As botas de wakeboard, também conhecidas como fixações, são colocadas em seus pés e se prendem à prancha de wakeboard para que você fique no lugar durante o passeio. Procure um par de botas mais rígido e menos flexível para quando estiver começando. Será mais fácil equilibrar e dirigir a prancha se seus tornozelos estiverem bem presos no lugar.
    • Suas botas serão parafusadas nos pequenos orifícios embutidos na prancha de wakeboard. Nem todos os fixadores se prendem à prancha da mesma maneira, portanto, verifique as instruções que acompanham as botas antes de tentar prendê-las à prancha.
  3. Etapa 3 Fale com o motorista do barco.
    Converse com o condutor do barco. Certifique-se de que ele entenda que você é um iniciante e peça que ele vá devagar com você. O condutor do barco nunca deve acelerar com um wakeboarder iniciante. Como é provável que você caia várias vezes durante as primeiras tentativas, lembre o condutor de reduzir a velocidade antes de dar a volta para recuperá-lo, para que você não seja pego por ondas agitadas.
  4. Etapa 4 Designe alguém para ser o observador.
    Designe alguém para ser o observador. O observador é alguém no barco (que não seja o motorista) que fica de olho nas coisas enquanto você está praticando wakeboard. O observador deve alertar o condutor sempre que houver barcos ou objetos próximos ou se ele vir você cair durante o reboque.
  5. Etapa 5 Decida com qual pé você quer ficar virado para a frente.
    Decida com qual pé você quer ficar virado para a frente. Se você tem o pé normal ou o pé torto em outros esportes de prancha, como snowboard e surfe, provavelmente será o mesmo no wakeboard. Se não tiver certeza, pense em qual pé você usa para chutar uma bola e coloque esse pé na parte de trás. Seu pé não dominante deve estar voltado para a frente.
    • Se você tiver pé normal, seu pé esquerdo estará voltado para a frente na prancha.
    • Se você tiver pé torto, seu pé direito estará voltado para a frente na prancha.
  6. Etapa 6 Coloque um colete salva-vidas antes de entrar na água.
    Coloque um colete salva-vidas antes de entrar na água. Um colete salva-vidas o ajudará a se manter flutuando enquanto espera para ser rebocado e pode protegê-lo de lesões graves durante o wakeboard.
  7. Etapa 7 Use uma corda curta durante os primeiros lançamentos.
    Use uma corda curta durante as primeiras remadas. Uma corda mais curta o posicionará na parte mais estreita da esteira, facilitando a permanência na prancha. Use uma corda que tenha entre 9 e 15 metros de comprimento.

Praticando com sua prancha

  1. Etapa 1 Faça exercícios práticos em terra.
    Faça exercícios práticos em terra. Sente-se no chão com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão à sua frente. Estique os braços para a frente com os joelhos entre eles, como se estivesse segurando um cabo de reboque. Peça a alguém que segure suas mãos e o puxe para a posição de pé, como se um barco o estivesse puxando para a prancha por meio do cabo de reboque.
    • A chave para os exercícios em terra é aprender a relaxar quando estiver sendo puxado para a posição de pé. Não tente se levantar por conta própria ou lutar contra a tração. Deixe que a pessoa que está puxando você faça todo o trabalho.
  2. Etapa 2 Pratique entrar na água em sua prancha.
    Pratique entrar na água em sua prancha. Sente-se na borda da plataforma de natação do barco e coloque os pés em suas botas. Quando estiver preso, coloque a prancha na água e deslize lentamente pela borda da plataforma de natação até sair do barco. Sua prancha deve estar flutuando de lado, com a borda frontal na superfície da água. Dobre os joelhos de modo que eles toquem o peito e estique os braços à sua frente como se estivesse segurando o cabo de um reboque.
  3. Etapa 3 Faça exercícios práticos na água.
    Faça exercícios práticos na água. Pratique com alguém como fez em terra, mas desta vez preso à prancha na água. Peça a alguém que fique na plataforma de natação do barco, cada um de vocês segurando as extremidades opostas de um cabo de reboque. Peça que o puxem o mais próximo possível da plataforma de natação por meio do cabo de reboque e, em seguida, puxe-o para cima da plataforma de natação de modo que você fique em pé na prancha.
    • Se você ficar tenso ou lutar contra a tração, peça à pessoa na plataforma de natação que o solte de volta na água. Continue repetindo o exercício até conseguir relaxar e ser puxado para a plataforma sem resistir.

Subindo em sua prancha

  1. Etapa 1 Segure a alça do cabo de reboque depois que o condutor o jogar na água.
    Segure a alça do cabo de reboque depois que o condutor o jogar na água. Relaxe seu corpo e espere o condutor colocar o barco em posição.
  2. Etapa 2 Mantenha os joelhos dobrados e os braços esticados à sua frente.
    Mantenha os joelhos dobrados e os braços esticados à sua frente. Seus joelhos devem estar próximos ou tocando o peito. Certifique-se de que seu corpo esteja relaxado. A borda dianteira da prancha de wakeboard deve estar perpendicular ao cabo de reboque e logo acima da superfície da água.
  3. Etapa 3 Sinalize para o motorista que você're ready to be pulled up.
    Sinalize ao condutor que você está pronto para ser puxado para cima. A maioria dos wakeboarders experientes levantará a mão para sinalizar ao condutor, mas, como iniciante, soltar o cabo de reboque com uma mão pode fazer com que você perca a aderência. Em vez disso, segure a alça do cabo de reboque com as duas mãos e levante-a no ar quando estiver pronto para começar.
  4. Etapa 4 Deixe-se puxar para uma posição agachada em sua prancha.
    Deixe-se puxar para uma posição agachada em sua prancha. Quando o barco começar a se mover para frente e você sentir o cabo de reboque começar a puxar, deixe-se puxar para cima da prancha, como fez nos exercícios práticos. Mantenha os joelhos dobrados e fique relaxado. Não se apresse para ficar de pé. Movimentar-se muito rapidamente pode fazer com que você perca o equilíbrio.
  5. Etapa 5 Levante-se gradualmente até a posição de pé.
    Levante-se gradualmente até a posição de pé. Lembre-se de que a velocidade do barco está aumentando, portanto, você deve se posicionar em uma posição equilibrada e firme. Mantenha os joelhos levemente dobrados e não travados. Seus braços ainda devem estar estendidos à sua frente. Você pode travar os cotovelos ao redor dos joelhos se tiver problemas para subir na prancha.
  6. Etapa 6 Traga a alça do cabo de reboque para o seu lado.
    Traga o cabo do cabo de reboque para o seu lado. Alinhe o cabo com o quadril da frente e vire a cabeça para olhar por cima do ombro da frente.

Andando na esteira

  1. Etapa 1 Olhe para frente.
    Olhe diretamente para frente. Evite olhar para baixo em sua prancha. Você pode perder o equilíbrio ou fazer com que a frente da prancha caia e o jogue na água.
  2. Etapa 2 Incline-se sobre os calcanhares e os dedos dos pés para dirigir a prancha.
    Incline-se sobre os calcanhares e os dedos dos pés para dirigir a prancha. Evite girar a prancha para dirigir, pois você provavelmente cairá. A aplicação de pressão nos dedos dos pés (a borda dianteira da prancha) e nos calcanhares (a borda traseira da prancha) fará com que a prancha se desloque pela água e gire.
  3. Etapa 3 Mantenha a alça do cabo de reboque alinhada com o seu quadril.
    Mantenha a alça do cabo de reboque alinhada com o seu quadril. Se você se pegar levantando o cabo ou segurando-o contra o peito, abaixe-o com firmeza. Segurar o cabo no alto quando estiver praticando wakeboard pode fazer com que você caia.
  4. Etapa 4 Aguarde até que o condutor do barco o recupere se você cair.
    Espere que o condutor do barco o recupere se você cair. Cair na água em um wakeboard pode ser doloroso, mas é importante não entrar em pânico. Quando o condutor tiver virado o barco, sinalize para ele que você está bem. Se quiser tentar novamente, espere o motorista colocar o barco em ponto morto e, em seguida, segure a alça do cabo de reboque. Volte para a posição inicial e sinalize ao condutor que você está pronto para começar.

Como usar os sinais de mão adequados

  1. Etapa 1 Dê ao condutor do barco um sinal com o polegar para cima se quiser ir mais rápido.
    Dê um sinal de positivo para o condutor do barco se você quiser ir mais rápido. Espere até que esteja em sua prancha e o condutor tenha parado de acelerar. Mantenha o polegar para cima com firmeza se quiser um aumento menor na velocidade e acene para cima e para baixo se quiser um aumento maior na velocidade.
  2. Etapa 2 Dê ao condutor do barco um sinal de polegar para baixo se quiser ir mais devagar.
    Dê ao condutor do barco um sinal de polegar para baixo se quiser ir mais devagar. Certifique-se de que sua mão esteja longe o suficiente do corpo para que o condutor ou observador possa vê-la. Faça um sinal de polegar para baixo constante para diminuir um pouco a velocidade e um sinal de polegar para baixo ondulante para diminuir mais a velocidade.
  3. Etapa 3 Dê um tapinha no topo de sua cabeça quando você're ready to stop.
    Dê um tapinha no topo da cabeça quando estiver pronto para parar. Quando tiver certeza de que o motorista ou observador o viu, solte a alça do cabo de reboque. Espere que o motorista se vire para buscá-lo.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como faço para sair da doca se estiver em um sistema de polias de linha e começar a sentar?
    Você deve começar sentado na água de modo que esteja flutuando de costas com a prancha à sua frente. Certifique-se de poder ver à sua frente e de que o cabo esteja em cima da prancha, e não embaixo dela. Quando o cabo estiver prestes a começar a puxar, tire mais o pé da frente da água, de modo que, à medida que o cabo for apertado, você seja puxado para fora da água até ficar agachado sobre a prancha com o pé da frente voltado para o curso do cabo. Quando tiver adquirido velocidade e equilíbrio constantes, fique na posição vertical com os joelhos dobrados e o centro de equilíbrio sobre o centro da prancha.
  • Pergunta
    Como trocar o pé da frente pelo pé de trás quando estiver praticando wakeboard?
    Primeiro, certifique-se de que seu peso esteja distribuído igualmente entre os dois pés na prancha. Em seguida, afaste a alça do cabo de reboque do quadril dianteiro e segure-a à sua frente. Sua prancha começará a girar e seus pés estarão voltados para a frente, na direção do barco. Traga o cabo de reboque para o seu outro quadril. Seu outro pé agora deve estar voltado para a frente na prancha.
  • Pergunta
    Em que devo amarrar o cabo de reboque no barco?
    Você deve investir em uma torre de wakeboard (uma torre que se prende ao barco e na qual você amarra o cabo de reboque) para ter uma experiência ideal de wakeboard.

Dicas

  • Não tenha pressa e tente manter seu corpo relaxado o tempo todo.
  • Não puxe o cabo de reboque com muita força nem deixe muita folga, ou você poderá cair.
  • Você pode praticar sua postura de wakeboard em uma prancha de equilíbrio. Para começar, você precisará manter o corpo centralizado como faria em uma prancha de equilíbrio.

Avisos

  • Sempre use um colete salva-vidas quando estiver praticando wakeboard.

Vídeo