Como usar as iscas Rapala

Autor do artigo:Gabriel Silva

O conhecido Rapala thin minnow foi desenvolvido em 1936 pelo pescador finlandês Lauri Rapala, que queria uma isca cuja ação de natação imitasse um peixinho ferido. Originalmente feito de cortiça coberta com papel alumínio revestido com filme de câmera derretido, o Rapala thin minnow é hoje feito de balsa em 5 países e vendido em mais de 140. Ele emprestou seu nome a uma linha de iscas e outros equipamentos, mas continua a ser popular entre os pescadores de todo o mundo para espécies como robalo, walleye, truta, salmão e até mesmo peixes de água salgada. A isca fina Original Floater continua sendo a isca mais popular da Rapala; as etapas a seguir explicam como pescá-la.

Etapas

  1. Etapa 1 Escolha o equipamento apropriado para a espécie que você deseja pescar're fishing for.
    Escolha o equipamento apropriado para a espécie que você está pescando. Rapalas e outros peixinhos finos podem ser usados para capturar várias espécies diferentes, portanto, o peixe que você está pescando deve ser a principal consideração na escolha do tamanho do Rapala a ser usado e qual vara, molinete e linha usar com ele.
    • Escolha peixinhos finos de tamanho menor para bluegill, crappie e espécies menores de robalo e truta. Pesque-os com equipamento leve a ultraleve, usando um molinete giratório ou spincast e linhas de 6 a 10 lb. de teste (classe de 3 a 5 kg). (Você também pode escolher vairões finos menores e linha mais leve ao pescar em águas claras).
    • Escolha vairões finos de tamanho maior para espécies de peixes maiores, como robalo, walleye e lúcio. Você pode usar um carretel de spinning, spincast ou baitcast com linha de teste de pelo menos 10 lb. (classe 5 kg) ou superior.
    • Considere uma vara de grafite para ajudá-lo a sentir melhor a ação da isca ao puxá-la, bem como o contato da chumbada com o fundo ao usar o equipamento de chumbada de 3 vias descrito na etapa seguinte.
  2. Etapa 2 Escolha a cor certa da isca.
    Escolha a cor certa da isca. As rapalas estão disponíveis em uma variedade de cores e padrões, imitando vários peixes-isca, bem como padrões simples do tipo 'escuro na parte superior e claro na parte inferior'. O tipo a ser escolhido depende da cor em que você tem mais confiança.
    • A regra geral usada pela maioria dos pescadores é 'dia claro, água limpa, isca de cor clara; dia escuro, água nublada, isca de cor escura'. Como acontece com a maioria das 'regras' de pesca, há exceções.
    • Alguns pescadores preferem os padrões mais parecidos com peixes que puderem encontrar, especialmente em condições de águas claras, e padrões menos naturais, mas altamente visíveis, em águas turvas
    • Tente pescar iscas de cores vivas em águas sujas ou lamacentas e cores claras e sutis em águas claras. A lógica aqui é que a visibilidade do robalo é prejudicada pelo lodo, e cores como chartreuse, amarelo e laranja são mais fáceis de ver do que osso, semente de abóbora e fumaça.
  3. Etapa 3 Conecte sua linha à isca para maximizar sua ação.
    Conecte sua linha à isca para maximizar sua ação. Há várias maneiras de conectar uma Rapala à sua linha:
    • Snap ou girador de snap. O snap permite que você troque de isca mais rapidamente do que cortar e amarrar novamente a linha; um snap arredondado permite maior liberdade de movimento do que um pontiagudo. No entanto, muitos pescadores não gostam de usar um girador de encaixe com uma Rapala, pois o peso do girador pode atrapalhar a ação de oscilação da isca causada por sua borda ligeiramente côncava. Se você usar um girador de encaixe ou de pressão, use o menor que puder.
    • Anel bipartido. Um split ring é mais leve do que um snap swivel e permite liberdade de movimento, mas você precisará separá-lo com os dedos ou com um alicate especial para trocar de isca se não quiser cortar a linha e amarrá-la novamente.
    • Nó de laço. Muitos pescadores preferem amarrar os peixinhos finos em suas linhas com um nó de laço, pois o laço permite maior liberdade de movimento e não pesa a linha como faz um girador de pressão. No entanto, você terá de cortar e amarrar novamente a linha para trocar de isca, e alguns nós de laço deslizarão próximo ao olho quando um peixe golpear a isca.
    • Nó direto. Alguns pescadores preferem amarrar uma Rapala à linha com um nó que fique diretamente contra o olho da isca, como um clinch melhorado, Palomar, Trilene ou uni-nó.
  4. Etapa 4 Mantenha seu peso bem longe da isca se estiver usando uma chumbada.
    Mantenha seu peso bem longe da isca se estiver usando uma chumbada. Assim como um girador de pressão grande interfere na ação do Rapala Original Floater, colocar a chumbada muito perto da isca também a inibirá. A maneira como você pesca o Rapala determinará qual chumbada usar, se for o caso.
    • Para pescar em águas rasas ou de superfície, você não precisa de uma chumbada. A Rapala Original Floater foi projetada para mergulhar sozinha a uma profundidade de 0,6 a 1,8 m.
    • Para ir mais fundo ao arremessar em profundidades médias, você pode colocar um chumbinho de 0,3 a 0,6 m (12 a 24 polegadas) à frente de sua linha. (Quanto mais leve for a linha que você usar, mais leve será o split shot que você poderá usar para pesar a isca).
    • Para arremessar ou pescar em águas profundas, use um equipamento giratório de três vias. Prenda um anel giratório à sua linha e a isca a outro anel giratório usando 2,1 m de monofilamento ou um líder especial de fluorocarbono. Prenda 0,9 m de linha ao terceiro anel, com um sino de 85 g ou uma chumbada dipsey na outra extremidade.
  5. Etapa 5 Experimente várias recuperações.
    Experimente várias recuperações. O Rapala e outros peixinhos finos podem ser recolhidos de várias maneiras. A forma como a isca foi montada na linha tem algum impacto sobre como você pode puxá-la, mas você pode tentar qualquer uma das formas de puxar descritas abaixo:
    • Pesque na água de cima lançando a isca e deixando as ondulações se dissiparem, depois mexa a isca para simular um peixinho ferido se debatendo na superfície. Você também pode deixar a isca flutuar com a correnteza para alcançar bolsões com galhos pendentes que pegariam a isca se fossem lançados diretamente.
    • Arremesse a Rapala com uma recuperação constante. Use essa técnica sem chumbada ou com uma das opções de peso descritas acima.
    • Acione a Rapala por alguns segundos, faça uma breve pausa e, em seguida, acione novamente. Repita as pausas. Isso também simulará um peixinho ferido. Você também pode usar essa recuperação com ou sem chumbada.
    • Passe a isca atrás do barco em uma velocidade constante. Esse método é mais bem utilizado com o equipamento de chumbada de 3 vias em águas mais profundas, mas você também pode pescar em águas mais rasas com chumbada para dar peso. Use uma velocidade de cerca de 1 a 2 mph (1,6 a 3,2 km/hora), mais lenta se estiver usando um peixinho fino com articulações.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Como determinar qual isca de pesca usar?
    Combine com a eclosão! Procure por peixes-isca ou outros tipos de possíveis iscas que vivam na área onde você vai pescar e combine-os! Minha preferência é qualquer coisa com tons de verde ou laranja, pois a maioria dos alimentos para peixes consiste nessas duas cores mágicas.
  • Pergunta
    Como posso saber a distância para puxar meus plugues atrás do barco?
    Quanto mais fundo você quiser pescar, mais linha precisará deixar atrás do barco.
  • Pergunta
    E quanto a pescar iscas de rapala com corrico para truta marrom e salmão?
    Tente esta configuração: Arraste a 1-1,5 mph, observe o localizador de profundidade, fique em águas profundas de 20-25'. Usar teste de 8-10 lb. Solte 125 pés de linha sem peso. Amarração direta, sem girador. A Rapala neutral jointed minnow (eu gosto da J11) deve mergulhar a 15'-18' de água. Para trutas marrons e de lago, mova para 50' de profundidade, adicione um pequeno tiro dividido a 4' da isca e aumente para 2mph. Isso funciona bem.

Dicas

  • As etapas acima também podem ser usadas com outras iscas minnow finas, como o Storm Thunderstick, o Husky 13 Floating Minnow e outros produtos Rapala, como o Flat Rap e o Shad Rap. As iscas de corpo mais largo, como o Fat Rap (um plugue de alfabeto), podem não ser tão eficazes quando pescadas da maneira descrita acima.
  • Considere a possibilidade de substituir a chumbada por um gabarito ao usar o equipamento giratório de três vias. Essa pode ser uma configuração eficaz para capturar walleye em fase de reprodução.
  • Para aumentar a oscilação da Rapala, dobre ligeiramente o olho do nariz para baixo com um alicate. Tenha cuidado para não dobrar o olho do nariz para nenhum dos lados ao fazer isso, pois isso fará com que a isca se incline para um lado ou vire de lado e suba à superfície.

Avisos

  • Embora muitos pescadores pronunciem 'Rapala' como Rah-PAW-lah, o site da empresa indica que a pronúncia correta é RAP-uh-la.
  • Alguns pescadores acham que Rapalas com articulações e outros peixinhos finos tendem a sujar suas linhas durante o arremesso e, por isso, não os usam ao arremessar. No entanto, eles geralmente não têm problemas em pescar um peixinho fino com articulações.
  • As etapas acima pressupõem que você esteja pescando uma isca de vairão fina flutuante. Rapalas com flutuação neutra ou que afundam podem não ter tanta ação quanto as que flutuam.
  • Como as Rapalas maiores têm três anzóis, elas podem se enroscar nas ervas daninhas com mais facilidade. Se você pescar muito em torno de ervas daninhas com elas, talvez queira remover o anzol central ou cortar uma das farpas de cada anzol.