Como usar as miras de rifle com objetivas ajustáveis

Autor do artigo:Gabriel Silva

As miras de rifle com mira ajustável (AO) são projetadas para permitir que o atirador se concentre no alvo. Há três vantagens principais: O alvo está em foco, o fato de estar em foco eliminará a paralaxe (movimento do ponto de mira quando o atirador muda a posição dos olhos) e as informações de alcance no botão de foco podem ser usadas para uma melhor mira.

Etapas

  1. Etapa 1 Certifique-se de que a mira esteja montada corretamente.
    Certifique-se de que sua mira esteja montada corretamente. A mira pode ter sido feita preliminarmente, mas será desejável uma mira adicional depois de seguir estas etapas:
  2. Etapa 2 Conheça seu rifle.
    Conheça seu rifle. Na verdade, há dois sistemas ópticos em uma mira de rifle. A objetiva (lente frontal) focaliza a imagem do alvo no retículo (mira); a ocular (lente traseira) focaliza o olho no retículo. A ocular deve ser ajustada antes de qualquer ajuste da objetiva.
  3. Etapa 3 A maioria das oculares tem um anel de trava.
    A maioria das oculares tem um anel de trava. Desparafuse o anel de trava uma ou duas voltas para que a ocular possa ser rosqueada para dentro e para fora.
  4. Etapa 4 Ajuste a objetiva para o infinito (muito longe, geralmente um pequeno símbolo 8).
    Ajuste a objetiva para o infinito (muito longe, geralmente um pequeno símbolo de 8). Isso fará com que qualquer coisa que você realmente olhe e que esteja próxima fique muito embaçada.
  5. Etapa 5 Aponte o telescópio para uma parede em branco ou para o céu.
    Aponte a mira para uma parede em branco ou para o céu. Nesse estágio, estamos interessados apenas em focalizar a ocular no retículo e não em um alvo real. Aperte/desaperte a ocular até que o retículo esteja em foco nítido. Isso pode exigir várias tentativas, sendo necessário remover o olho da ocular entre as tentativas para que ele descanse.
  6. Etapa 6 Quando a ocular tiver uma imagem nítida do retículo, trave o ajuste da ocular com o anel de trava.
    Quando a ocular tiver uma imagem nítida do retículo, trave o ajuste da ocular com o anel de trava. (Isso não precisa ser mais do que apenas um ajuste).
  7. Etapa 7 Ajuste a objetiva.
    Ajuste a objetiva. Agora que temos uma imagem nítida do retículo, a imagem do alvo distante pode ser focalizada no retículo. Na prática, você pensará que está focalizando a imagem em seu olho, mas o que realmente está acontecendo é que a imagem está sendo focalizada no retículo. A maioria das objetivas focaliza girando a lente frontal. Algumas focam girando um botão na lateral da luneta. De qualquer forma, a ideia é obter uma imagem nítida do alvo. Será mais fácil focalizar se você escolher uma área-alvo com alguma textura contrastante, como grão de madeira - você verá a imagem 'saltar' para o foco melhor em padrões do que em áreas grandes.
  8. Etapa 8 Agora você deve...
    Agora você deve ser capaz de mover o olho de um lado para o outro enquanto o rifle permanece imóvel e a mira do retículo não deve se mover no alvo. Isso significa que você eliminou a paralaxe do seu sistema de mira para esse alvo. Se a distância até o alvo mudar, você só deve refocalizar a objetiva frontal (ou foco lateral). Você nunca toca no ajuste da ocular, a menos que sua prescrição mude, basicamente.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    A mira Norinco 3-9X40 com lente objetiva fixa precisa de ajuste de paralaxe para um alvo de 10 metros com ampliação menor se estiver zerada para 30 metros? Se sim, como isso pode ser feito?
    Um escopo com lente objetiva fixa tem uma distância livre de paralaxe. Alterar a ampliação não afeta essa distância livre de paralaxe. Para alterar essa distância, é necessário mover a lente objetiva para dentro ou para fora do tubo. Se você mesmo fizer isso, anulará a garantia e talvez permita a entrada de poeira e umidade. As lunetas embaçadas são inúteis.
  • Pergunta
    Devo poder colocar e usar uma mira de rifle com A.O. em meu carregador de focinho sem problemas?
    Sim, embora um A.O. geralmente não seja necessário para carregadores de cano, pois a distância de tiro não é longa o suficiente para exigir uma mira com A.O. Certifique-se de que, ao montar a mira, o A.O. tenha espaço livre entre ele e o cano do carregador de cano.

Dicas

  • Os protetores de lente podem ajudar muito. Muitos osciloscópios vêm com um protetor de objetiva que é parafusado na parte frontal do osciloscópio. Há vários protetores deslizantes disponíveis para a ocular.
  • É importante manter as lentes limpas. Nunca use nenhum produto de papel em uma lente, por mais macio que você ache que seja - todo papel contém sílica (pense em areia). O melhor pano é aquele que os oftalmologistas vendem ou dão quando distribuem os óculos; é um pano de 'seda' (igual ao das gravatas masculinas de 'seda') que funciona incrivelmente bem. A LensPen também é uma excelente ferramenta: ela vem com um pincel para remover a maior parte da sujeira e uma almofada para as manchas.
  • O manual que acompanha o seu telescópio terá essas mesmas informações, mas pode abranger casos especiais que você encontrará em um telescópio específico.

Avisos

  • Nunca presuma que uma arma está descarregada - verifique isso antes de trabalhar com a arma.
  • Use indicadores de câmara vazia.
  • Siga todas as regras de segurança de armas de fogo.
  • Mantenha a arma apontada em uma direção segura sempre que possível.