Como usar uma boia de puxar

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pull buoy é uma peça de equipamento de natação de espuma com o formato de um 8 que mantém a parte inferior do corpo e as pernas próximas à superfície da água. Praticar regularmente com uma boia de tração pode ajudá-lo a desenvolver a força dos braços e corrigir a má forma de nadar em muitas braçadas diferentes para que você possa nadar mais rápido e com mais eficiência. Embora você não deva depender do uso de uma boia de tração, incluir uma em sua rotina de treinamento acrescenta mais variedade aos exercícios em cada sessão. Trabalhar com uma boia de tração pode ajudá-lo a nadar com mais velocidade e potência!

Etapas

Posicionamento da pull buoy

  1. Etapa 1 Escolha uma boia de espuma que se encaixe confortavelmente entre suas pernas.
    Escolha uma boia de espuma que se encaixe confortavelmente entre suas pernas. As boias de espuma vêm em dois modelos diferentes: uma espuma sólida em forma de 8 ou duas peças de espuma conectadas por cordas. Qualquer um dos modelos funciona, mas tente colocar a boia entre a parte superior de suas coxas para ver se ela se encaixa bem. Teste tamanhos diferentes para ver qual é o mais confortável para você.
    • É possível comprar boias de tração on-line ou em lojas de artigos esportivos.
    • Algumas piscinas têm boias de tração que podem ser usadas ou alugadas durante o treinamento.
    • Se a boia de puxar tiver cordas, você poderá ajustar o comprimento delas até ficarem confortáveis.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Brad Hurvitz

    Instrutor certificado de natação de sobrevivência
    Brad Hurvitz é instrutor de natação certificado da My Baby Swims, uma escola de natação para adolescentes com sede em La Jolla, Califórnia. Brad é treinado como instrutor da Infant Swimming Resource (ISR) com o programa Self-Rescue® da ISR. Ele é especializado no treinamento de habilidades de sobrevivência de crianças de seis meses a seis anos de idade, como flutuar de costas para respirar e nadar de volta para a parede, além de instruir os pais sobre como manter seus filhos seguros. Ele tem mestrado em Administração de Empresas pela Oregon State University.
    Brad Hurvitz Instrutor certificado de natação de sobrevivência

    Aviso de especialista: Não ensine as crianças a nadar com uma boia de puxar. Quando as crianças aprendem a nadar com um dispositivo de flutuação, a forma de nado muda de horizontal para mais angular ou vertical. Infelizmente, essa é uma posição perigosa que pode levar ao afogamento se a criança pular na água sem o dispositivo de flutuação.

  2. Etapa 2 Deslize a boia de puxar entre suas coxas.
    Deslize a boia de puxar entre suas coxas. Quando estiver na piscina, sente-se na borda da água para que possa posicionar facilmente a boia de retenção. Afaste as pernas o suficiente para que você possa colocar a boia entre as coxas o mais alto que puder. Junte as pernas para ter um controle firme sobre a boia.
    • Se um lado da boia de puxar for maior do que o outro, coloque a extremidade maior voltada para a frente.
    • Se a boia tiver cordas conectando as peças de espuma, segure as cordas entre as coxas para que a espuma fique na sua frente e atrás de você.
  3. Etapa 3 Prenda os tornozelos com uma faixa se quiser evitar chutar os pés.
    Prenda os tornozelos juntos se quiser evitar chutar os pés. Mesmo que as boias de puxar façam com que você não precise usar as pernas ao nadar, você ainda pode sentir vontade de chutar. O chute durante o uso de uma boia de puxar pode levar a uma má forma quando você nadar sem ela. Se achar que começará a chutar enquanto estiver usando a boia, prenda uma faixa de natação ao redor dos tornozelos. Isso evita que você chute as pernas individualmente e o ajuda a desenvolver mais força nos braços.
    • É possível comprar faixas de tornozelo on-line ou em uma loja de artigos esportivos.
    • Se não tiver uma tornozeleira, você também pode usar um pequeno tubo interno.

    Dica: se quiser adicionar mais resistência ao seu treinamento, amarre uma toalha de mão ao redor da tornozeleira e deixe-a pendurada livremente enquanto nada.

  4. Etapa 4 Entre na água com calma.
    Entre na água com calma. Não pule na água, pois a boia de puxar pode escorregar ou você pode perder o equilíbrio. Deslize para dentro da piscina a partir da borda, mantendo as pernas embaixo de você até que esteja pronto para nadar. Segure-se na parede se não conseguir tocar o fundo da piscina.
    • A boia de puxar tentará flutuar quando você estiver na água, portanto, certifique-se de mantê-la embaixo de você até que esteja pronto para começar a nadar.

Treinamento com a boia

  1. Etapa 1 Puxe seu corpo pela água usando os braços.
    Puxe seu corpo pela água usando os braços. Quando estiver pronto para começar a nadar, afaste-se da parede com os pés. Comece com o crawl frontalou estilo livre, usando apenas os braços para se impulsionar pela água. Balance os quadris de um lado para o outro a cada puxada para frente para aperfeiçoar a forma, mas não use as pernas. Nade 100 m (330 pés) com a boia de tração.
    • Use remos de mão para exercitar mais a parte superior do corpo.

    Aviso: Se você nadar lentamente, a parte superior do corpo pode afundar na água por causa da boia de tração. Se isso acontecer, aumente sua velocidade ou solte a boia.

  2. Etapa 2 Pratique a respiração bilateral para melhorar seu ritmo de natação.
    Pratique a respiração bilateral para melhorar seu ritmo de natação. Ao nadar o crawl frontal, muitos nadadores viram a cabeça apenas para um lado para respirar. A respiração bilateral, ou seja, virar a cabeça para a esquerda e para a direita durante a braçada, pode permitir que você nade mais rápido. Ao levantar o braço para fora da água durante a braçada, vire a cabeça para o mesmo lado e respire. Pratique a respiração do lado esquerdo e direito de seu corpo durante todo o exercício.
    • É mais fácil praticar a respiração bilateral ao usar uma boia de tração porque suas pernas não estão consumindo tanto oxigênio quando você não está chutando.
  3. Etapa 3 Experimente diferentes nados para praticar vários movimentos dos braços.
    Experimente diferentes nados para praticar vários movimentos dos braços. As boias de arrasto podem ajudá-lo a aperfeiçoar o movimento dos braços enquanto você faz o nado de costas, nado de peitoou nado lateral. Mantenha a boia de tração entre as pernas em cada braçada que praticar para que possa trabalhar o núcleo e a parte superior do corpo. Tente nadar pelo menos 100 m (330 pés) em cada braçada.
    • Não chute durante nenhuma das braçadas, pois isso pode prejudicar sua forma.
  4. Etapa 4 Alternar entre nadar com e sem a boia de puxar.
    Alterne entre nadar com e sem a boia de tração. Nadar sempre com a boia de tração pode limitar a rotação do quadril e torná-lo dependente do uso dela. Depois de percorrer cerca de 100 m com a boia de tração, tire-a do meio das pernas e incorpore o chute de volta à braçada. Continue alternando entre os exercícios com e sem a boia de tração para manter o equilíbrio.
    • Dimensione seu exercício ao longo do tempo para nadar ou puxar uma distância maior a cada vez. Por exemplo, comece nadando 100 m com e sem a boia de puxar e, em seguida, aumente a distância para 200 m para se exercitar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Você chuta quando usa uma pull buoy?
    Não, a boia de tração ajudará a elevar a parte inferior do corpo, portanto, você não precisa se preocupar com o chute. Ela é usada para trabalhar a parte superior do corpo e se concentrar nas rotações e nos braços, em vez de nadar o tempo todo. Se quiser se concentrar no chute, use o oposto - uma prancha de chute que deixará a parte superior do corpo mais flutuante.
  • Perguntas
    A extremidade mais grossa está na parte de trás ou na frente do corpo?
    Ela fica na parte de trás da carroceria porque se mantém no lugar mais facilmente dessa forma. A extremidade mais fina fica na frente.
  • Pergunta
    Uma boia de piscina é usada somente para as pernas?
    Na verdade, as boias de puxar são mais usadas para a parte superior do corpo. Elas ajudam o nadador a se concentrar na parte superior do corpo e a puxar enquanto as pernas se arrastam atrás dele. Portanto, essencialmente, as boias de puxar não são usadas para suas pernas. O único propósito é manter suas pernas flutuando.

Dicas

  • Use a boia de tração somente em 30% do seu treino para não se tornar dependente dela.

Avisos

  • Se tiver dificuldade em manter a cabeça acima da água enquanto estiver usando a boia, solte-a para que suas pernas não flutuem mais.
  • Evite chutar os pés enquanto estiver usando a boia, pois isso pode levar a uma má forma.