Como usar uma prancha de chute

Autor do artigo:Gabriel Silva

A prancha de kickboard é uma ótima ferramenta para um nadador iniciante e também é um ótimo complemento para um treino avançado. Ela permite que o nadador isole os músculos das pernas e, portanto, concentre-se na forma e na técnica de várias braçadas. O kickboard pode ajudar um nadador iniciante a se manter flutuando enquanto aprende a se controlar na água.

Etapas

Uso de uma prancha de chute para iniciantes

  1. Etapa 1 Apoie o peito na parte superior da prancha.
    Apoie o peito na parte superior da prancha. Posicionar a parte superior do corpo sobre a prancha o ajudará a flutuar para que você possa aprender a chutar as pernas enquanto nada. Coloque o peito em cima da prancha de modo que suas costelas fiquem apoiadas enquanto seu estômago estiver na água.
  2. Segure a prancha com as duas mãos. Você pode colocar as mãos nos orifícios da prancha, se for o caso. Caso contrário, segure as laterais da prancha com as duas mãos. Certifique-se de manter os cotovelos dobrados para os lados.
  3. Mantenha os quadris elevados e as costas retas. Para aproveitar ao máximo a prancha de kickboard, é necessário manter o corpo o mais reto possível. Não permita que os quadris se dobrem ou afundem na água, mas estenda o corpo para fora da prancha. Pressione ligeiramente a prancha com o peito para elevar os quadris.
  4. Chute suas pernas. Use os quadris, e não os joelhos, para chutar as pernas para cima e para baixo. Aponte os dedos dos pés, pois a parte superior do pé é o que fornecerá o movimento para cima e para baixo necessário para impulsioná-lo na água.
  5. Pratique técnicas de respiração. Estenda a prancha de kickboard bem à sua frente e segure a borda superior com as duas mãos. Enquanto estiver chutando, trabalhe suas técnicas de respiração na água. Vire a cabeça para o lado (em vez de levantá-la para fora da água) ao inspirar para evitar que os quadris mergulhem na água. Vire-se para frente e expire enquanto sua cabeça estiver embaixo d'água.

Uso da prancha de chute para nadadores avançados

  1. Estenda a prancha diretamente à sua frente. Segure a borda superior da prancha com as duas mãos. Segure a prancha à sua frente de modo que seus braços fiquem retos e seus cotovelos fiquem retos.
  2. Pressione levemente a prancha com os braços. É importante pressionar a prancha com os braços, pois isso permite que os quadris subam. Se os quadris estiverem afundando na água, em vez de estarem em linha reta com a parte superior do corpo, os chutes não serão tão fortes.
    • Não faça tanta pressão a ponto de a prancha afundar na água, mas use uma pressão leve o suficiente para levantar os quadris. Agora você pode tentar chutes diferentes.
  3. Experimente o chute de vibração. Mantenha as pernas paralelas, aponte os dedos dos pés e alterne rapidamente o chute das pernas para cima e para baixo. O movimento deve vir do quadril, e não do joelho. Flexione o joelho ao empurrar a perna para baixo e endireite-o antes de mover a perna para cima.
  4. Trabalhe no chute do nado peito. Estenda as pernas, mantendo-as paralelas e os dedos dos pés apontados. Flexione os joelhos e mova os pés em direção aos glúteos. Em seguida, afaste os joelhos um do outro e gire os pés para fora. Mova as pernas para trás e para fora, empurrando-as contra a água com os pés. Termine estendendo as pernas enquanto as move para dentro, voltando à posição inicial.
  5. Faça o chute do golfinho. Estenda as pernas, mantendo-as juntas, e aponte os dedos dos pés. Dobre os dois joelhos para levar os pés em direção às nádegas. Use os dois pés para chutar com força para baixo ao mesmo tempo.

Segurando uma prancha de kickboard enquanto flutua de costas

  1. Abrace a prancha contra o peito. Segure a prancha contra o peito e envolva-a com os braços. Certifique-se de que esteja segurando-a confortavelmente.
  2. Deite-se de costas e levante os quadris. Deixe seu corpo cair de volta na água e levante os quadris. Relaxe todo o seu corpo em uma linha reta. Evite dobrar as costas ou os quadris ou deixá-los afundar na água.
  3. Concentre-se no chute do nado de costas. Chute alternadamente as pernas para cima e para baixo. Mantenha os dedos dos pés apontados e as pernas próximas umas das outras, mas sem se tocarem. Chute a partir do quadril, em vez de chutar a partir do joelho. Enquanto uma perna estiver para cima, a outra deve estar para baixo e vice-versa.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    As pranchas de kickboard são boas para crianças?
    Sim, no entanto, as pranchas de chute podem não ser ferramentas de ensino adequadas para crianças pequenas. Para uma técnica de natação adequada, não recomendo que as crianças usem kickboards até que tenham pelo menos 5 ou 6 anos de idade.
  • Pergunta
    Isso ajudará a fortalecer os músculos da barriga?
    Você deve usar a parte inferior do corpo com uma prancha de kickboard. Ao movimentar as pernas e manter os músculos da barriga contraídos, sua barriga também será trabalhada.

Vídeo

Dicas

  • Use nadadeiras em combinação com uma prancha de chute para obter o máximo de seu exercício.

Avisos

  • A prancha de kickboard nunca deve ser usada como dispositivo de flutuação.
  • Evite usar uma prancha de kickboard ao fazer o nado borboleta, pois isso pode causar lesões nas costas.