Como usar um arnês para escalada em rocha

Autor do artigo:Gabriel Silva

O arnês é uma das peças mais básicas do equipamento de escalada, mas isso também o torna um dos mais importantes. O arnês é um acessório para a corda de escalada e o dispositivo de segurança. Antes de começar a escalar, é preciso colocar o arnês na cintura. Em seguida, amarre a corda de escalada a ele, juntamente com um dispositivo de segurança, se estiver escalando com um parceiro. Antes de sair para as rochas, inspecione seu arnês para garantir uma escalada segura.

Etapas

Colocação do arnês

  1. Etapa 1 Coloque o arnês com as fivelas e as presilhas das pernas à sua frente.1Coloque o arnês com as fivelas e as presilhas na sua frente. Coloque o arnês no chão ou segure-o à sua frente enquanto se prepara para colocá-lo. O arnês tem um cinto de cintura com um par de fivelas que passam pela frente do corpo. Ele também tem uma alça central, ou alça de segurança, que conecta o cinto da cintura às alças das pernas penduradas embaixo dele. Gire o cinto de modo que a alça de segurança fique na frente e afastada de seu corpo.
    • O posicionamento correto da alça de segurança também orienta as alças das pernas. Todas elas estão presas umas às outras, portanto, você não precisa se preocupar em movê-las individualmente.
    • Certifique-se de que as tiras não estejam emaranhadas. Além disso, observe os pontos em que as tiras saíram das fivelas.
  2. Etapa 2 Passe pelo arnês colocando suas pernas nas presilhas.2Passe pelo arnês colocando suas pernas nas presilhas. É como vestir uma calça. Certifique-se de que as presilhas das pernas estejam sob o cinto da cintura para que você possa passar pelas duas ao mesmo tempo. Em seguida, passe a perna esquerda pela alça esquerda e a perna direita pela alça direita. É fácil e, se você cometer um erro, puxe o arnês para baixo, desembarace-o e tente novamente.
    • Sempre passe primeiro pelo cinto da cintura. Se você passar apenas pelas presilhas das pernas, não conseguirá usar o arnês corretamente.
  3. Etapa 3 Puxe o arnês para cima até que o cinto da cintura fique acima dos quadris.3Puxe o arnês para cima até que o cinto fique acima dos quadris. O cós precisa ficar bem acima dos quadris para que os ossos do quadril o mantenham no lugar. Depois de levantar o cós, ajuste as presilhas das pernas conforme necessário. Posicione as alças das pernas na parte superior das coxas, logo abaixo da virilha.
    • Se não conseguir levantar o cós, solte as alças das pernas puxando as tiras para fora das fivelas que as prendem no lugar.
  4. Etapa 4 Aperte a alça da cintura puxando as extremidades das alças.4Aperte a alça da cintura puxando as extremidades das alças. Os arreios mais novos são ajustáveis como muitos outros tipos de roupas. Se o seu arnês for ajustável, procure as fivelas à sua esquerda e à sua direita. Puxe as tiras para longe de seu corpo até que o cinto fique apertado, mas não sufocante.
    • Teste o cinturão respirando fundo e tentando passar dois dedos por baixo da cinta. O cinto pode parecer um pouco desconfortável na primeira vez que você o coloca, mas ele é necessário para uma escalada segura.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Erika Noble

    Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA
    Erika Noble se formou na Universidade de Stanford com bacharelado em Ciências Gerenciais e Engenharia. Depois de competir em competições universitárias de escalada em rocha como parte da equipe de escalada em rocha de Stanford, Erika trabalhou como instrutora de escalada em rocha em Lake Tahoe. Ela continua a praticar boulder e escalada em toda a Califórnia e no sudoeste dos Estados Unidos.
    Erika Noble Instrutora de escalada em rocha certificada pela PCIA

    A instrutora de escalada em rocha, Erika Noble, acrescenta: 'Para testar se o arnês está apertado o suficiente, puxe para baixo a alça da cintura ou as alças do equipamento. O arnês deve ficar alto em seus quadris e não deslizar para baixo. Se ele deslizar, está muito frouxo e precisa ser apertado!'

  5. Etapa 5 Dobre a presilha do cinto se o seu estiver solto.5Duplique a presilha do cinto se o seu estiver solto. Os arreios mais antigos têm presilhas que se soltam e precisam ser amarradas manualmente. Para fazer isso, retire a tira totalmente do laço e, em seguida, puxe-a em direção ao centro do corpo e através da fivela do cinto. Inverta a direção, puxando a tira sobre si mesma e de volta pela fivela uma segunda vez. Em seguida, puxe as extremidades das correias para fora das fivelas do cinto para terminar de apertar o arnês.
    • Se você vir a palavra 'warning' (aviso), 'danger' (perigo), um 'O' de open (aberto) ou algo semelhante, isso significa que você precisa dobrar o laço. Essas palavras só são visíveis quando o laço do seu arnês não está amarrado corretamente. Cuide disso antes de escalar uma parede!
  6. Etapa 6 Repita o processo de amarração e aperto com as alças das pernas.6Repita o processo de amarração e aperto com as alças das pernas. As presilhas das pernas funcionam da mesma forma que o cinto da cintura. Muitos arreios têm tiras ajustáveis, mas algumas versões mais antigas têm tiras que você mesmo precisa amarrar. Se precisar amarrá-las você mesmo, dobre-as puxando as tiras através das fivelas e depois novamente. Independentemente do tipo de arnês que você tenha, puxar as extremidades das correias as aperta.
    • Você não precisa apertar as presilhas das pernas tanto quanto o cinto da cintura. Na configuração correta, você pode deslizar uma mão por baixo de cada tira. Certifique-se de que as tiras estejam apoiadas confortavelmente em suas pernas.
  7. Etapa 7 Passe as extremidades das correias pelas fivelas do cinto.7Passe as extremidades das correias pelas fivelas do cinto. É provável que você tenha algum excesso de material pendurado na frente do cinto. Como essas distrações atrapalham a escalada, enfie as pontas das tiras nas fivelas do cinto. Alguns arreios também têm fivelas secundárias ou presilhas de plástico nas laterais que podem ser usadas para prender as tiras.
    • Faça uma verificação final do seu arnês antes da escalada, inspecionando-o e tentando tirá-lo dos quadris. Se ele estiver pronto para uso, você não conseguirá tirá-lo dos quadris.

Como amarrar uma corda de escalada em um arnês

  1. Etapa 1 Meça cerca de 8,9 cm (3 1⁄2 pol.) da extremidade de uma corda de escalada.1Meça cerca de 31⁄2 pol. (8,9 cm) da extremidade de uma corda de escalada. Amarrar significa dar um nó em uma corda de escalada de suporte de carga em seu arnês. Para amarrar, primeiro você precisa obter uma corda de escalada com cerca de 61 m (200 pés) de comprimento. Em seguida, meça a distância de uma extremidade. A medida não precisa ser precisa e você pode estimá-la facilmente usando o braço.
    • O comprimento da corda de que você precisa é um pouco maior do que o comprimento de seu braço. Estenda um braço e estique a corda das pontas dos dedos até o ombro.
    • A corda que você amarra ao arnês é o que o mantém fora do chão em caso de queda, portanto, ela é tão essencial quanto o arnês.
    • As cordas de escalada e outros materiais de amarração estão disponíveis on-line e em lojas de esportes ao ar livre. Qualquer lugar que venda arneses provavelmente também tem cordas.
  2. Etapa 2 Torça a corda sobre si mesma duas vezes para formar uma curva.2Torça a corda sobre si mesma duas vezes para formar uma curva. Aperte a corda no ponto que você mediu, deixando as extremidades penduradas lado a lado. Em seguida, torça as cordas uma ao redor da outra para formar o laço, também chamado de curva. O comprimento mais curto da corda que você mediu é chamado de extremidade de trabalho. Essa é a parte que você precisa para terminar o nó, portanto, anote onde ela está.
    • O comprimento oposto da corda é a extremidade em pé. Essa parte é o comprimento que você amarra a um ponto de ancoragem, como uma rocha sólida ou um sistema de suspensão na academia.
  3. Etapa 3 Insira a extremidade de trabalho da corda no laço que você fez.3Insira a extremidade de trabalho da corda no laço que você fez. Enquanto segura o laço com uma das mãos, mova a corda com a outra mão. Puxe-a completamente através do laço para criar um nó em forma de 8. Você ainda precisa usar o nó para terminar de amarrar, portanto, aperte-o apenas o suficiente para mantê-lo unido.
    • Os nós em forma de 8 podem ser difíceis de desfazer se forem muito apertados. Mantenha uma folga na corda e segure o nó no lugar para evitar que isso aconteça.
  4. Etapa 4 Puxe a extremidade de trabalho sob o laço de segurança em seu arnês.4Puxe a extremidade de trabalho por baixo do laço de segurança em seu arnês. Depois de fazer o nó em forma de 8, segure-o de lado para começar a amarrar a corda no arnês. Encontre o par de laços de amarração ao redor do laço de segurança em seu arnês. Passe a corda pelo laço de amarração inferior, por trás do laço de segurança e pelo laço de amarração superior. Em seguida, puxe-a até que o nó em forma de 8 esteja a cerca de 5,1 cm (2 pol.) de distância de seu corpo.
    • Certifique-se de que a corda se encaixe firmemente entre seu corpo e o laço do arnês. Essa é uma parte muito importante da escalada segura!
  5. Etapa 5 Passe a corda pela parte inferior do nó figura 8.5Passe a corda pela parte inferior do nó em forma de 8. Segure o nó em forma de 8 horizontalmente na frente de seu laço de segurança para facilitar a visualização do processo. Em seguida, abaixe a extremidade da corda entre o nó e seu corpo. Puxe-a completamente pelo laço inferior da figura 8 para iniciar o segundo nó.
    • Às vezes, essa parte fica um pouco confusa. Contanto que você siga a corda do laço de segurança até o nó, poderá localizar a parte inferior do nó.
  6. Etapa 6 Puxe a corda pelo laço inferior uma segunda vez.6Puxe a corda pelo laço inferior uma segunda vez. Não coloque a extremidade da corda de volta embaixo do nó ainda. Em vez disso, mantenha o nó imóvel e localize uma abertura entre o nó e a passagem que você acabou de fazer. Empurre a corda pelo laço e por baixo da borda do nó original.
    • Se estiver confuso sobre para onde levar a corda em seguida, siga o comprimento da corda a partir do laço de segurança. Para concluir a amarração, siga as etapas feitas para o nó figura 8 ao contrário.
  7. Etapa 7 Passe a corda pelo laço superior para criar um segundo nó.7Passe a corda pelo laço superior para criar um segundo nó. Basicamente, você está criando um nó figura 8 idêntico. Para terminar o segundo nó, mova a extremidade da corda em sua direção e por baixo do nó original. Procure uma pequena abertura no laço superior do nó. Ao encontrá-la, puxe a corda até o fim para amarrar o duplo número 8 e apertá-lo.
    • Verifique seu trabalho. Se os nós parecerem errados, desfaça o segundo nó para amarrá-lo novamente. Os nós parecem idênticos quando estão perfeitos.
  8. Etapa 8 Amarre o restante da...8Amarre a corda restante com vários nós de mão. Amarrar a corda deixa você com cerca de 7,6 cm (3 pol.) de comprimento extra na extremidade de trabalho. Pegue o comprimento oposto da corda que você ignorou até este ponto, a extremidade em pé, e segure-os lado a lado. Dê um nó na extremidade de trabalho na extremidade de pé quantas vezes puder.
    • O comprimento restante da corda é para seu ponto de ancoragem, portanto, não amarre a extremidade de trabalho a ele. Em vez disso, amarre-a ao comprimento após o nó figura 8.

Fixação de um dispositivo de segurança ATC

  1. Etapa 1 Faça uma curva no meio da corda de escalada.1Faça uma curva no meio da corda de escalada. Pegue a extremidade em pé da corda que o outro escalador usou para amarrar o arnês. Aperte-a a cerca de 0,30 m (1 pé) da extremidade, criando uma curva como você faz quando amarra. Essa dobra é o que você usa para prender o dispositivo de amarração, portanto, certifique-se de ter bastante comprimento para trabalhar.
    • Verifique on-line ou em uma loja de suprimentos para atividades ao ar livre se não tiver um ATC de segurança ou mosquetões de travamento.
  2. Etapa 2 Empurre o cabo em um dispositivo ATC.2Ponha o cabo em um dispositivo ATC. Você precisa de um dispositivo de segurança chamado ATC se planeja prender sua corda a outro escalador. A maioria dos ATCs tem um laço de arame saindo de uma extremidade, que é um sistema de orientação para prender a corda. Para usá-lo, empurre o cabo pela parte metálica do ATC. Quando o cabo sair pela outra extremidade, alinhe-o com o laço de arame.
    • O laço de corda que você fizer precisa ter o mesmo tamanho do laço de arame. Quando tiver o tamanho adequado, ele ficará sobre o laço de arame.
    • Os ATCs de amarração permitem que você se prenda a outro escalador. É como nos filmes em que um escalador pega seu parceiro que está caindo. Cada escalador precisa de seu próprio ATC para que isso funcione.
    • Se estiver escalando sozinho, não precisará realmente de um ATC. Lembre-se de que escalar sozinho é mais perigoso, pois você não tem ninguém para pegá-lo ou ajudá-lo se cair.
  3. Etapa 3 Prenda o ATC ao laço de segurança em seu arnês.3Coloque o ATC no laço de segurança do seu arnês. O ATC se prende ao mesmo laço que você usou para a amarração. Você conecta as alças usando um mosquetão de travamento. Para abrir o mosquetão, gire o componente da porta no sentido anti-horário e empurre-o para frente. Em seguida, tudo o que você precisa fazer é enganchar o mosquetão ao redor dos laços de arame e corda que você fez.
    • O mosquetão trava automaticamente quando você empurra a porta de volta para a posição.
  4. Etapa 4 Puxe e solte a corda conforme necessário para criar folga.4Puxe e solte a corda conforme necessário para criar folga. Quando você é o belayer, ou o escalador mais baixo na rocha, você é o responsável pela corda. Segure a extremidade longa da corda de escalada com sua mão mais fraca e a extremidade mais curta com sua mão dominante. Puxar a extremidade mais curta para baixo 'freia' ou impede que a corda se mova. Soltá-la adiciona mais folga à linha para que seu parceiro possa subir a parede.
    • Se você não estiver familiarizado com amarraçãoinscreva-se em uma aula de instrução para aprender algumas técnicas que o manterão seguro durante a escalada!

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaPode-se ficar pendurado de cabeça para baixo em um arnês de escalada deliberadamente? Isso não é feito com frequência, mas é possível. Você pode ver alguns escaladores pendurados nas pernas como morcegos para dar um descanso aos braços. Se o seu arnês estiver amarrado corretamente, ele permanecerá em você, não importa o que aconteça.
  • PerguntaQue nó é usado para prender a corda ao arnês? O nó usado para prender a corda ao arnês é chamado de figura 8 follow through ou figura 8 rethread.

Vídeo

Dicas

  • As alças de equipamento nas laterais e na extremidade traseira do seu arnês não suportam peso. Você pode prender itens a eles, como mosquetões e câmeras, mas nunca amarre uma corda de escalada a eles.
  • Se não conseguir afrouxar ou apertar o arnês o suficiente, compre um novo para sua própria segurança. A maioria dos arneses mais novos é ajustável, mas sempre experimente seu equipamento antes de comprar.
  • Se não tiver certeza de como funciona um equipamento de escalada, visite uma academia de escalada em sua região ou passe em uma loja que venda equipamentos de escalada.

Avisos

  • A escalada é inerentemente perigosa, mas tomar as devidas precauções de segurança reduz muito o risco. Sempre teste seu arnês e inspecione seu equipamento para ter certeza de que tudo está configurado corretamente.