Como usar uma vara de pescar

Autor do artigo:Gabriel Silva

A pesca é uma atividade divertida e complicada. Há uma variedade de varas para amadores e profissionais. Há vários fatores que determinam o tipo de vara que você deve usar, incluindo o tipo de peixe, o tipo de isca e as condições da água. Não se preocupe - se você é novo no uso de varas de pesca, nós o ajudamos. Confira as dicas abaixo para aprender a usar uma vara de pesca para pesca em água doce, salgada e até mesmo no gelo.

Passos

Primeiros passos

  1. Etapa 1 Escolha sua isca....1Escolha sua isca. As iscas são ótimas para iniciantes porque são menos confusas do que as iscas vivas. Elas também cobrem uma grande quantidade de água e são mais eficientes quando se tem como alvo tipos específicos de peixes. Embora as iscas possam ficar presas em detritos e sejam relativamente caras, elas devem ser usadas dependendo do tipo de peixe e das condições da água. Escolha o tipo de isca com base nesses princípios básicos:
    • Jigs são as iscas mais versáteis. Elas exigem mais habilidade, pois você deve lançá-las e esperar até que caiam no fundo da água antes de recolhê-las para induzir um ataque com seu movimento. Sentir a batida pode ser difícil, pois os jigs podem ficar presos em detritos ou simplesmente parecer que estão se movendo com a correnteza.
    • Os spinners também são ótimos para iniciantes porque basta lançar e recolher. Eles são projetados para criar uma ação giratória que pode vibrar na água turva e atrair uma mordida.
    • As colheres são projetadas de modo a criar uma oscilação de um lado para o outro ao serem recolhidas, o que imita a presa de um peixe ferido. Você pode variar a velocidade da oscilação diminuindo a velocidade de recolhimento.
    • As iscas de plástico macio são projetadas para imitar iscas vivas. Elas se assemelham a criaturas como minhocas, lagostins ou sapos. Dependendo do tipo de isca plástica, basta imitar o movimento da criatura com a qual ela se parece.
    • As moscas são exatamente como parecem. Elas têm o objetivo de imitar insetos que pairam na superfície da água. Elas exigem muita habilidade para produzir um movimento natural que atraia os peixes.
  2. Etapa 2 Adicione uma isca.2Adicione uma isca. Amarre sua linha ao carretel usando um nó Arbor. Amarre a isca, o anzol ou a mosca usando um nó unitário, um nó clinch melhorado ou um nó Palomar. Você também pode tentar usar um nó de cirurgião para amarrar duas linhas juntas ou um Surgeon's End Loop para adicionar um anzol de snel pré-fabricado.
    • Faça um nó Arbor usando a extremidade da etiqueta de sua linha para envolver a extremidade do carretel. Em seguida, pegue a parte em pé com a extremidade da etiqueta e faça um nó de mão, como se estivesse começando a amarrar um cadarço. Mova-se alguns centímetros e dê outro nó de mão a partir da extremidade da etiqueta. O objetivo é que o primeiro nó deslize para baixo do carretel enquanto você puxa a parte vertical da linha para dar o segundo nó contra ela. Feche a extremidade da etiqueta cortando a linha.
    • O nó Uni é o nó de equipamento mais fácil. Passe a linha pelo anzol e certifique-se de que ela esteja paralela à linha de pé ao dobrar para trás. Coloque a ponta da etiqueta sobre a linha dupla para criar um laço. Passe a extremidade da etiqueta ao redor da linha dupla seis vezes e através do laço. Puxe a extremidade da etiqueta para garantir que as voltas estejam firmes. Empurre o nó para baixo em direção ao olho para finalizar.
    • O nó clinch aprimorado é o nó mais popular usado para pescar. Coloque a linha através do anzol e dê 5 ou mais voltas ao dobrar a linha de pé. Pegue a extremidade da linha e passe-a novamente pelo primeiro laço atrás do olho do anzol e passe-a pelo laço grande que você acabou de criar. Aperte as espirais puxando a extremidade da etiqueta. Empurre o nó firmemente contra o olho e corte a extremidade da etiqueta para fechá-la.
    • O nó Palomar é considerado o nó mais forte. Dobre 15 cm de linha para criar o dobro da espessura e passe a extremidade do laço pelo anzol. Dê um nó frouxo, mantendo o anzol na parte inferior, deixando-o pendurado. Use o polegar e o indicador para segurar o nó enquanto passa o laço pelo anzol. Mova a argola de modo que ela fique acima do olho do anzol. Simultaneamente, puxe a ponta da etiqueta e a linha de pé para apertar o nó no olho do anzol. Feche a ponta da etiqueta.
  3. Etapa 3 Isca em uma linha de pesca.3Isque uma linha de pesca. A escolha da isca viva dependerá do tipo de peixe. O tamanho do anzol também será determinado pelo tamanho do peixe que você deseja capturar. Basicamente, passe o anzol pela isca em dois pontos para evitar que ela caia ou na parte grossa mais próxima da cabeça. Você deve colocar o anzol na cabeça e em uma parte grossa do corpo. Por exemplo, se estiver usando uma minhoca, passe o anzol perto da cabeça e da cauda.
    • Se estiver usando um peixe como isca, certifique-se de que o anzol atravesse a cabeça e a mandíbula, pois esse será o principal ponto de ataque do peixe.
    • A escolha de uma boa isca depende do tipo de peixe e do tipo de água. Por exemplo, se estiver pescando peixes de água doce em rios, lagostins e minhocas podem ser uma boa opção de isca.
  4. Etapa 4 Lance a isca.4Arremessar. O arremesso pode ser feito dependendo das condições climáticas e do local. Embora haja uma variedade de técnicas, será necessário praticar para que seu arremesso seja eficiente e consistente. Escolha esses métodos com base na distância que você espera alcançar:
    • O arremesso por cima é melhor usado quando você deseja uma grande distância. Mantenha pressionado o botão do carretel de arremesso com o polegar enquanto traz a vara para trás. Em um único movimento, impulsione a vara para frente e solte o polegar. Aperte o botão novamente para evitar que a linha se enrosque, diminuindo a velocidade do carretel.
    • O arremesso deve ser empregado quando você estiver tentando arremessar perto, a cerca de 10 metros. Solte um pouco de linha frouxa segurando a vara para cima e fazendo com que a isca se mova para baixo até encontrar o carretel. Usando sua mão não dominante, pegue a isca. Use a mão dominante para pressionar o botão do carretel. Mantenha a linha esticada ao trazer a isca de volta e soltar a ponta da vara. Em um único movimento de giro, levante a ponta da vara para puxar a isca da sua mão não dominante. Use o polegar para diminuir a velocidade da linha para garantir que você não ultrapasse a distância curta.
  5. Etapa 5 Enrole o peixe.5Enrole o peixe. Há uma variedade de molinetes diferentes que você pode comprar, mas os três básicos são o spincaster, o baitcaster e o spinning reel.
    • A maioria das pessoas começa com o spincaster. É uma carretilha com botão de pressão que é simples o suficiente para permitir que você se concentre na técnica de arremesso.
    • A baitcaster também é uma carretilha com botão de pressão, mas oferece mais controle, pois o botão trava no lugar quando pressionado. Ela exige que você use o polegar no carretel para controlar a velocidade da isca. Esse carretel funciona bem quando se tenta tirar peixes de águas densas.
    • Os carretéis giratórios têm uma face aberta e a haste fica paralela aos carretéis de linha. Funcionam bem quando se lança crankbaits leves, drop-shot rigs, jerkbaitse plásticos macios sem peso.

Uso de varas de pesca de água doce

  1. Etapa 1 Escolha uma vara com base no que você deseja're fishing and the location.1Escolha uma vara com base no que você está pescando e no local. As varas variam em largura, flexibilidade e comprimento. A flexibilidade é conhecida como ação e as varas devem ter o suficiente para absorver a tensão do tipo de peixe que você está pescando quando ele ataca. Se você estiver pescando em um local com muitos detritos, deverá escolher uma vara capaz de suportar o movimento dos detritos.
    • As varas de pesca de fibra de vidro são mais adequadas para iscas de manivela, iscas de empurrão, iscas de reação e anzóis de agulha.
    • As varas de pesca de fibra de carbono são ótimas se você for um pescador de nível profissional, pois funcionam melhor com lançamentos de precisão.
    • Para obter mais resistência de peixes maiores ou ao arremessar para peixes menores, use uma vara de pesca ultraleve para obter mais flexibilidade. Essas varas geralmente têm de 4 a 5,5 pés de comprimento e são mais adequadas para o lançamento de iscas e moscas para a captura de caranguejos, trutas, robalos, bluegill e outros peixes.
  2. Etapa 2 Empregue varas giratórias para pesca com isca viva ou para pesca de corrico.2Use varas giratórias para pesca com isca viva ou para pesca de corrico. Escolha varas giratórias feitas de grafite ou fibra de vidro com cabo de cortiça ou espuma de PVC. Escolha um comprimento entre 5 e 8,5 pés para pescar robalo, truta, lúcio e walleye. Varas giratórias mais longas devem ser usadas para pescar peixes como steelhead e salmão com as duas mãos.
    • O carretel de spinning fica pendurado sob a vara, ao contrário das varas de bait casting ou spin casting.
  3. Etapa 3 Trabalhe com varas de fundição de isca e de fundição de giro fechado.3Trabalhe com varas de fundição de isca e de fundição de giro fechado. Essas varas funcionam melhor quando se usam molinetes de pesca que são montados acima do cabo. Feitas de grafite ou fibra de vidro com um cabo de cortiça ou espuma de pvc, essas varas são muito semelhantes às varas de spinning. Elas podem ter de 1,5 a 2,5 metros de comprimento. Use varas mais longas com empunhadura mais longa para lançar com as duas mãos ao pescar steelhead ou salmão.
    • Use varas maiores quando estiver pescando com iscas maiores e peixes maiores.
  4. Etapa 4 Pesque com varas de pesca telescópicas para peixes maiores.4Pescaria com varas de pesca telescópicas para peixes maiores. Projetadas para encurtar ou expandir, as varas telescópicas variam de 6 a 10 metros de comprimento, mas podem ser reduzidas a até 1,5 metro. Escolha varas telescópicas feitas de grafite, fibra de vidro ou material composto para garantir durabilidade e flexibilidade. Cada seção é projetada para se encaixar em outra seção, mantendo a integridade estrutural da vara.
    • As hastes telescópicas são projetadas para facilitar o transporte. Certifique-se de seguir os procedimentos de manutenção adequados, incluindo o uso de tampas de ponta para cada seção da vara durante o transporte. As seções devem fechar mais facilmente se forem mais curtas. Mais seções se traduzem em melhor distribuição de peso e tensão, o que pode criar um arremesso mais distante e menos quebras quando você estiver envolvido com um peixe mais forte.

Uso de varas de pesca de água salgada

  1. Etapa 1 Considere o comprimento, a potência e a ação de sua vara.1Considere o comprimento, a potência e a ação de sua vara. Esses fatores serão baseados no tipo de peixe que você deseja capturar. As varas curtas fornecem potência para peixes que dão mais luta, enquanto as varas mais longas lançam mais longe. A potência de uma vara é a quantidade de peso que ela pode levantar, de leve a muito pesada. As varas também podem ser escolhidas com base no peso da isca ou da linha de teste de libra com a qual foram projetadas para serem combinadas.
    • Escolha uma vara de grafite se quiser uma experiência rígida, porém sensível, e uma vara de fibra de vidro para uma experiência resistente e poderosa.
    • Os molinetes são classificados como de alta ou baixa velocidade, sendo que o último é usado quando se precisa de mais potência para combater peixes grandes. Alguns molinetes permitem que você aperte um botão para alternar entre alta e baixa velocidade.
  2. Etapa 2 Utilize uma vara giratória e um molinete ao arremessar iscas mais leves.2Utilize uma vara giratória e um molinete ao lançar iscas mais leves e iscas. As varas e molinetes giratórios funcionam bem com poppers de água superior e plugs de alta velocidade. Use sua mão dominante para segurar a vara enquanto usa a outra mão para girar a manivela.
    • Certifique-se de mudar o cabo da vara dependendo de qual é a sua mão dominante.
    • Enrole a linha colocando a vara no chão e certifique-se de que a linha está indo para o carretel na mesma direção em que a linha está saindo do carretel. Aperte a linha e gire a manivela do carretel uma dúzia de vezes. Com a linha frouxa, solte a ponta da vara para verificar se a linha começa a se torcer e girar. Se isso acontecer, você enrolou a linha na direção errada. Vire o carretel e continue na direção correta ao encher o carretel.
  3. Etapa 3 Use varas e molinetes de lançamento de isca.3Use varas e molinetes de lançamento de isca. Essas varas funcionam melhor em pesca de fundo, jigging, lançamento longo ou quando se usa iscas grandes. Use um carretel de face aberta para fazer o casing ou jigging para soltar e recuperar a linha rapidamente. Use um carretel de face fechada quando estiver usando iscas mais leves. Certifique-se de usar o polegar para controlar a velocidade do carretel e mantê-lo lento.
    • As varas de lançamento de iscas ficam facilmente emaranhadas porque o carretel gira mais rápido do que a linha quando ela sai da vara. Se o emaranhado não for muito grande, você poderá desembaraçá-lo puxando mais linha do carretel. No entanto, a maioria dos carretéis de lançamento de isca tem um controle de lançamento centrífugo, magnético ou eletrônico para evitar que a linha fique emaranhada.
  4. Etapa 4 Use uma vara de pesca de corrico de água salgada para peixes maiores.4Use uma vara de pesca de corrico de água salgada para peixes maiores. As varas de pesca de corrico de água salgada carregam muita linha e seus corpos grandes permitem que elas suportem pressão extrema para combater peixes grandes. Essas varas são mais curtas e mais fortes do que as varas de fundição. Elas também podem vir com uma extremidade entalhada para um cinto ou cadeira de combate. As varas mais longas e com a ponta curta devem ser usadas com um cinto ou cadeira de combate.
    • Combine a vara com um teste de linha apropriado, sendo que uma combinação de vara e linha de 20 libras funciona para sailfish, golfinhos e marlins. Use uma combinação de vara e linha de 130 libras para peixes de bico e atum-rabilho.
  5. Etapa 5 Use varas e molinetes de jigging de água salgada.5Use varas e molinetes de jigging de água salgada. Essas varas funcionam melhor para pairar sobre um alvo ou para recuperar sua linha em alta velocidade. Use um equipamento especializado para trabalhar sua isca na velocidade correta, muito rápida ou lentamente, dependendo do peixe. Use o jigging vertical com varas de alta velocidade e iscas de metal para uma recuperação rápida. Em contraste, use jigs de borracha para pairar sobre o alvo ou para uma recuperação lenta e deliberada.

Uso de varas de pesca no gelo

  1. Etapa 1 Escolha o comprimento certo.1Escolha o comprimento certo. As varas de pesca no gelo são normalmente mais curtas do que as varas de água doce ou salgada. Seu comprimento varia de 24 a 36 polegadas. Você precisará escolher o tamanho da sua vara com base na espessura do gelo e no tipo de peixe que está pescando.
  2. Etapa 2 Decida o material certo.2Decidir sobre o material correto. A pesca no gelo exige uma vara muito sensível. Os peixes não são muito ativos em águas frias, portanto, você precisa de uma vara que seja capaz de suportar as condições climáticas adversas e que seja flexível e sensível o suficiente para indicar quando houver uma mordida. Procure varas de grafite ou fibra de vidro.
    • O tipo de peixe que você pretende pescar também determinará a sensibilidade e a flexibilidade da vara. Por exemplo, os peixes de fundo exigem uma vara muito leve, enquanto os peixes de caça, como o lúcio do norte, precisam de uma vara mais pesada.
  3. Etapa 3 Combine a linha com a vara e o carretel.3Combine sua linha com a vara e o carretel. Escolha um carretel giratório ou um carretel de tensão de mola com uma linha que combine com sua vara. Por exemplo, se estiver usando uma vara leve, use uma linha leve. Você também pode usar um carretel de mosca em vez de um carretel giratório.
    • Um carretel de mosca tem menos linha para torcer em relação a um carretel giratório.
  4. Etapa 4 Use tip-ups em vez de uma vara.4Use tip-ups em vez de uma vara. Um tip-up é um dispositivo que pendura a isca sob o gelo. Ele permite que você saiba quando ocorre uma mordida com uma bandeira colocada acima do gelo. O dispositivo é semelhante a uma vara, pois usa um carretel que fica submerso na água. Um peixe morde a isca e gira o carretel, que libera a bandeira para sinalizar que você foi fisgado.
    • Os tip-ups geralmente são feitos de madeira e alguns são circulares para se encaixar em seu buraco e evitar que ele congele. Use uma linha pesada ao usar um tip-up com linha trançada para peixes maiores, como o walleye.
  5. Etapa 5 Use ambos os tip-ups e uma vara de fiar para aumentar suas chances.5Use os dois tip-ups e uma vara giratória para aumentar suas chances. Prepare dois buracos em locais diferentes. Certifique-se de que os locais estejam próximos o suficiente para que você possa reagir no caso de duas mordidas, mas distantes o suficiente para que haja mais oportunidades de vários ataques. Use a vara giratória para fazer um jig em um buraco enquanto monitora a ponta para cima.
    • Jigging significa usar um dispositivo especial - um jig - para produzir um movimento de subida e descida enquanto se move pela água. O movimento de sacudida tem o objetivo de provocar o reflexo de ataque de certos tipos de peixes.
  6. Etapa 6 Escolha a isca correta.6 Escolha a isca correta. Tanto as iscas vivas quanto as artificiais funcionam para a pesca no gelo. Para iscas artificiais, você pode escolher banana jigs e teardrop jigs. Para iscas vivas, você pode experimentar minhocas, larvas de abelha, larvas de mosca, larvas de mayfly ou minnows. Use o jigue lentamente para qualquer isca que você escolher.

Uso de varas de pesca com mosca

  1. Etapa 1 Crie um orçamento.1Crie um orçamento. As varas de pesca com mosca são tão boas quanto o preço que você paga, portanto, é importante saber com que frequência você usará a vara e qual é o seu nível de habilidade antes de comprar uma vara de pesca com mosca. Embora as varas de alto desempenho possam ajudá-lo, pode ser útil esperar até que suas habilidades de arremesso tenham melhorado para colher todos os benefícios de uma vara cara.
  2. Etapa 2 Escolha uma vara com base em sua experiência.2Escolha uma vara com base em sua experiência. Os iniciantes podem escolher varas baratas feitas de grafite, fibra de vidro ou bambu. O preço refletirá materiais melhores e as varas de alto desempenho são mais adequadas para pescadores experientes ou pessoas que planejam pescar com mosca com frequência.
    • As varas de alta qualidade podem facilitar o lançamento, o que é fundamental na pesca com mosca.
    • As varas para pesca com mosca podem ser fornecidas em 2, 3 ou 4 peças. A maioria dos iniciantes usa uma de 2 peças, enquanto os pescadores mais experientes usam uma de 4 peças, pois ela pode ser desmontada e facilmente transportada em aviões.
  3. Etapa 3 Aprenda a técnica adequada.3Aprenda a técnica adequada. Lance a linha para imitar o movimento de uma presa viva. A apresentação de sua isca dependerá do tipo de peixe, com a vara e a linha trabalhando perfeitamente para criar movimentos específicos.
    • Os movimentos podem variar de imitar insetos a sapos.
  4. Etapa 4 Selecione o comprimento da vara com base em sua localização.4Selecione o comprimento da vara com base em sua localização. Use varas de 6 a 8 pés para pescar em riachos menores com muito mato. Passe para varas de 9 pés quando estiver pescando em rios grandes. Quanto mais longa for a vara, mais controle terá sobre a linha.
  5. Etapa 5 Use uma linha e uma vara maiores para peixes maiores.5Use uma linha e uma vara maiores para peixes maiores. Quanto maior a mosca, mais pesada ela é e mais pesada a linha que você precisará para lançá-la. Uma vara maior garante um lançamento suave com iscas mais pesadas.
    • Os iniciantes devem usar linhas de 1 a 8 pesos para trutas, de 6 a 10 pesos para robalos e de 5 pesos para peixes-panela.
  6. Etapa 6 Certifique-se de que a linha de pesca com mosca foi projetada para sua vara.6Verifique se a linha de pesca com mosca foi projetada para sua vara. As varas de pesca com mosca são projetadas para lançar apenas um determinado peso de linha. Por exemplo, use apenas uma linha de peso 6 com uma vara de peso 6. Verifique as informações da vara impressas acima do cabo de cortiça para escolher a linha com o peso correspondente.
    • Diferentes fabricantes colocam as informações de peso em diferentes locais da vara e podem ter códigos exclusivos. Não deixe de consultar o fabricante se não conseguir encontrar as informações pertinentes.
  7. Etapa 7 Escolha a isca certa.7Escolha a isca certa. A isca que você escolher dependerá do local e do tipo de peixe. Encontre a loja de artigos para pesca mais próxima do local em que você vai pescar e pergunte à equipe de vendas o que eles recomendariam.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQual é a melhor hora do dia para pescar? A melhor hora do dia depende de onde você está pescando. Fatores como localização, clima e se você está pescando em água doce ou salgada influenciam a melhor hora do dia. Também depende da espécie de peixe. Recomendo que faça uma pesquisa sobre a área em que planeja pescar. Tente ler blogs, ouvir podcasts e ler revistas sobre pesca para obter mais informações.
  • PerguntaQue erros comuns posso evitar ao pescar pela primeira vez? Lembre-se de se preparar para o clima, pois pode chover. Para se preparar, traga uma capa de chuva para o caso de chover. Você também deve considerar levar duas varas de pesca e ter algum equipamento de reserva. Por fim, é importante ter a mentalidade certa. Vá com um senso de aventura, divirta-se e tenha calma consigo mesmo se cometer erros ou não pescar nada na primeira vez!
  • PerguntaComo faço para enrolar minha linha depois de lançá-la? Use a alça à direita e gire-a para frente em um movimento circular. Isso começará a puxar a linha em sua direção. Ela pode estar à esquerda se você tiver um tipo diferente de vara.

Dicas

  • Sempre que mudar de local, pesquise qual isca tem sido bem-sucedida para o tipo de peixe que você planeja pescar.
  • A captura de certos tipos e tamanhos de peixes é ilegal. Se você pegar um que esteja fora da temporada ou que pareça ser muito pequeno, jogue-o de volta. Sempre verifique com as autoridades locais de jogos e pesca.

Avisos

  • Verifique se é necessário obter uma licença para pescar em sua área. A pesca de certos tipos de peixes pode ser ilegal, dependendo da época do ano ou do local.
  • Ao pescar peixes maiores, certifique-se de tomar as devidas precauções. A falta de equipamento e preparação adequados pode causar ferimentos graves ou algo pior.