Como usar um rifle de ação com ferrolho
Autor do artigo:Gabriel SilvaAprenda a usar essa arma comum e simples, de qualquer calibre.
Etapas
Aponte a arma para longe de você e de qualquer pessoa ao alcance - a direção segura é quase sempre para o(s) alvo(s). Se você mesmo estiver montando os alvos, saiba o que está além deles. Certifique-se de que você sabe Como manusear uma arma de fogo com segurançae sempre siga todas as regras.
Abra a culatra abrindo o ferrolho. Mova a alavanca ou a alça do ferrolho para cima e, em seguida, puxe o ferrolho para trás o máximo que puder. (Não force, ele deve sair facilmente)
Se houver uma bala na culatra, remova-a. Verifique se ela foi disparada incorretamente (se for o caso, ela estará recuada) - se for um disparo incorreto, descarte-a. Se você não souber de onde ela veio, descarte-a. Caso contrário, atire por sua própria conta e risco.
Se não houver munição, localize um carregador e coloque-o abaixo da abertura, através da coronha. Você terá de encaixá-lo no lugar. Alguns rifles exigem carregamento manual, colocando a munição atrás da culatra e deslizando-a para frente até que esteja segura. Alguns rifles também têm um carregador embutido, que requer um clipe de remoção ou o carregamento manual de cada cartucho. Esses rifles normalmente levam de 5 a 10 cartuchos. Para carregar balas manualmente nesses rifles, empurre as balas para baixo no carregador, pois elas se encaixam na placa seguidora. Não tente colocar uma bala extra na culatra, apenas encha o carregador até a capacidade máxima.
Empurre o ferrolho para frente o máximo que puder e, em seguida, feche-o. A cabeça do ferrolho retira uma bala do carregador e o rifle agora está pronto para disparar.
Envolva sua mão dominante ao redor da empunhadura, mantendo o dedo indicador fora do guarda-mato.
Segure a parte frontal do guarda-mato com a outra mão (não toque no cano)
Trave o rifle em seu ombro. Segure-o com firmeza.
Opcional: Se você tiver um estilingue, poderá obter melhor controle envolvendo-o firmemente com o braço que está segurando o rifle.
Remova a segurança clicando em 'FIRE' ou no botão vermelho.
Coloque seu dedo dentro do protetor de gatilho.
Use a mira e coloque a mira no alvo ou alinhe os dois postes de mira (um na frente e outro na parte de trás da arma)
Respire fundo e solte dois terços do ar. Segure.
Aperte o gatilho com cuidado.
Expire, tire o dedo do guarda-mato, com a trava de segurança acionada. Repita a partir de (4) para disparar novamente.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaAcabei de receber meu rifle. O ferrolho não vai até o fim. Há algum botão ou algo que o impeça de fechar? É um Winchester 300 magnum.Verifique a ação e certifique-se de que esteja livre. Se estiver, verifique a segurança. Se ainda assim não fechar, leve-a à loja de armas local.
- PerguntaSe meu rifle tiver um carregador embutido, preciso colocar uma bala extra na culatra?Se você optar por carregar o carregador e inseri-lo na arma de fogo, tudo o que precisará fazer para carregá-lo é abrir e fechar a culatra. Não é necessário colocar outra munição, desde que o carregador não esteja vazio.
Dicas
- A posição mais estável para atirar é de bruços ou deitado, com os cotovelos afastados na largura dos ombros, segurando o rifle firmemente em seu ombro.
- Opcional: ter uma funda facilita o transporte do rifle e pode ajudar a mantê-lo estável. Um bom investimento, geralmente barato.
- Você não verá a bala sair do rifle, portanto, não tente ver.
Avisos
- Segurança em primeiro lugar!
- Certifique-se de que você tem a munição do calibre correto. Ele estará listado na caixa de munição. Certifique-se de que ele corresponde ao número e ao nome estampados no rifle. O fato de o número ser o mesmo ou semelhante não significa que a munição funcionará na arma. Por exemplo, um rifle longo .22 não aceitará nenhuma das seguintes munições: .22 Magnum, .223 Remington, .220 Swift, .222 Sako, mesmo que as balas sejam de tamanho semelhante.
- As armas são perigosas! Certifique-se de que não está atirando em nada que não queira. Munições maiores que 5,56 mm (como 7,62 mm/.308/etc.) podem disparar por vários quilômetros e ainda assim matar. Até mesmo um projétil pequeno (.22LR) pode matar a mais de 500 m.