Como tirar o anzol de um peixe

Autor do artigo:Gabriel Silva

Acaba de apanhar um peixe e é confrontado com a realidade da situação: tem a opção de matar o peixe ou deixá-lo ir. Se estiver a praticar a pesca 'catch-and-release', terá de retirar o anzol com muito cuidado para manter o peixe vivo. Se planeja matar e comer o peixe, você pode simplesmente remover o anzol quando estripar o peixe.

Passos

Enrolar um peixe

  1. passo 1 enrolar o peixe...
    Enrolar o peixe até conseguir agarrá-lo com a mão. Mantenha o peixe na água o máximo de tempo possível - não o traga para terra, onde ele pode ficar a balançar descontroladamente, até estar suficientemente perto para o agarrar. Pouse o peixe rapidamente. Não o deixe lutar e saltar até ficar exausto. Aumente a resistência do seu carreto e certifique-se de que a linha de pesca está em boas condições.
  2. passo 2 segure o peixe com firmeza para que ele não se possa libertar.
    Segure o peixe com firmeza para que ele não se possa libertar. Use uma mão para agarrar o peixe à volta das barbatanas peitorais (as barbatanas por baixo das guelras). Coloque o seu dedo indicador debaixo do queixo do peixe para o impedir de se mexer. Esta é uma posição sólida e será muito mais difícil para a sua captura escapar antes de ter removido o anzol.
    • Evite pendurar o peixe pela mandíbula - o peixe vai andar à roda no ar a tentar regressar à água e será difícil agarrá-lo novamente.
    • Considere colocar o peixe numa rede de malha fina que retenha um pouco de água. O peixe terá menos probabilidades de se mexer se puder deitar-se num pouco de água. Pode ser muito mais fácil remover o anzol se o peixe estiver relativamente calmo e não precisar de o segurar no ar. Pode encontrar redes de malha fina em lojas de artigos de pesca.
  3. passo 3 apanhe-o rapidamente.
    Apanhe-o rapidamente. Um peixe que tenha sido enrolado lentamente e empurrado até à exaustão tem muito menos probabilidades de sobreviver depois de ser libertado. Se apanhar e libertar um peixe sem o sujeitar a stress excessivo, ele pode recuperar em 24 horas, ao ponto de não mostrar quaisquer efeitos mensuráveis da experiência.
  4. etapa 4 utilize um anzol circular sem barbela, e não um anzol de cabeça cilíndrica. j hook.
    Utilize um anzol circular sem barbela e não um anzol 'J'. Se tenciona libertar o peixe, é importante utilizar um anzol humano que tenha menos probabilidades de ferir fatalmente a sua captura. Um anzol em forma de 'J' é muito mais suscetível de se prender nas entranhas e guelras do peixe, tornando difícil a sua remoção humana. A extremidade pontiaguda do anzol circular é virada perpendicularmente à haste para formar um laço. Em geral, os anzóis de haste longa (com uma ponta mais comprida para agarrar acima do anzol propriamente dito) são muito mais fáceis de remover do que os anzóis de haste curta, embora estes últimos possam apresentar melhor o isco.
    • Um estudo mostrou que os robalos apanhados com um anzol circular tinham 11 vezes mais probabilidades de sobreviver do que os apanhados com anzóis em 'J'.
    • Evite também usar anzóis triplos - o tipo com três pontas. É muito mais provável que estes anzóis atinjam um vaso sanguíneo e causem danos fatais ao peixe.
    • Considere comprar anzóis de arame macio que se desdobram naturalmente quando os puxa de um peixe. Estes anzóis são menos resistentes do que os anzóis tradicionais e, portanto, talvez menos eficientes quando se trata de realmente capturar peixes. No entanto, eles podem valer a pena se você valoriza um método de captura e soltura humano e de baixo esforço.

Desengatar um peixe

  1. passo 1 puxe um anzol diretamente de um peixe's lip.
    Puxe o anzol diretamente para fora do lábio do peixe. Se o anzol estiver preso ao longo da borda da boca do peixe, pode deslizá-lo para fora. Tentar não rasgar o lábio do peixe ao puxar o anzol para fora. Não tenha pressa e puxe o anzol para fora da mesma forma que entrou.
  2. passo 2 retirar um anzol que o peixe engoliu.
    Retirar um anzol que um peixe engoliu. A forma de lidar com esta situação depende do que pretende fazer com o peixe. Se planeia libertar o peixe ou mantê-lo vivo por outra razão, terá de ter muito cuidado para não o magoar ainda mais. Se planeia matar o peixe de qualquer forma, não precisa de ser tão cuidadoso quando o remover.
    • Se vai comer o peixe, retire o anzol quando o estripar. É muito importante retirar o anzol antes de cozinhar e comer o peixe. Não se quer morder o anzol. Se cozinhar o anzol, a camada de chumbo que o reveste derreter-se-á no peixe e quem o comer corre o risco de ser envenenado por chumbo.
    • Se devolver o peixe ou o mantiver vivo, tente cortar um pequeno pedaço de carne e retirar o anzol. Se não conseguir retirar o anzol sem matar o peixe, corte a linha o mais próximo possível da boca do peixe. Coloque o isco sobre a haste do anzol para que o peixe se possa alimentar regularmente. Depois, deixe o peixe ir. O peixe terá mais hipóteses de sobreviver se deixar o anzol do que se o arrancar.
  3. etapa 3 utilize um alicate de bico comprido ou uma tesoura para alcançar o peixe's mouth.
    Utilize um alicate de bico comprido ou uma tesoura para penetrar na boca do peixe. Esta ferramenta pode dar-lhe um aperto mais preciso no anzol e elimina qualquer perigo de o peixe morder o seu dedo. Gire lentamente o anzol para fora da forma como veio. Se o peixe não tiver dentes afiados e o anzol for suficientemente raso, pode retirar o anzol com os dedos.
    • Tente usar o alicate para dobrar o anzol para fora do ponto de entrada. Se endireitar o anzol, pode ser mais fácil retirá-lo sem magoar o peixe.
    • Também pode usar um alicate para amortecer a farpa do anzol. Isto facilita a remoção do anzol, e a pesca de captura e libertação é muito mais humana se não mutilar o peixe.
  4. passo 4 considere a utilização de um desentupidor.
    Considere a utilização de um desentupidor. Um desentorpecedor é utilizado na pesca grossa para remover um anzol do fundo da boca de um peixe - um anzol que não pode ser alcançado apenas com os dedos. A ferramenta é normalmente feita de plástico ou metal e é normalmente utilizada em peixes mais pequenos. Para utilizar o desentupidor, coloque a extremidade sobre uma linha apertada e deslize-a para baixo até à curva do anzol. Empurre a ferramenta para baixo para remover o anzol. Sob a pressão da linha, o anzol aperta-se contra a extremidade do desentupidor, permitindo-lhe retirá-lo da boca.
  5. etapa 5 decidir o que fazer com o peixe.
    Decida o que fazer com o peixe. Se estiver a pescar apenas por diversão, pode praticar o método 'catch-and-release' e atirar o peixe de volta à água. Pode optar por manter o peixe para cozinhar, para rechear troféus ou para o manter num aquário. No final das contas, a escolha é uma só: manter o peixe ou soltá-lo.

Libertar um peixe

  1. passo 1 conhecer a lei.
    Conhecer a lei. Nos EUA, deve devolver imediatamente um peixe à água se este for demasiado pequeno, se for capturado fora de época ou se a sua captura o fizer ultrapassar o limite diário de capturas. Antes de ir pescar, pesquise os limites de tamanho e quantidade para a sua área. Se o Department of Fish and Game impôs restrições à pesca numa determinada área, fê-lo por uma razão. Se não respeitar estes limites, corre o risco de esgotar as populações de peixes locais, desestabilizar um ecossistema e arruinar a área para futuros pescadores.
  2. passo 2 apanhar e libertar.
    Apanhar e libertar. Se tem aversão a matar o peixe (ou simplesmente não quer ter o incómodo de o eviscerar), pode retirar o anzol e libertar a sua captura de volta à água de onde veio. Esta é a opção mais humana. Tenha muito cuidado ao remover o anzol - se rasgar a boca ou as guelras do peixe, este pode sangrar na água e pode ficar vulnerável ao ataque de outros peixes.
    • Se atirar o peixe de volta, solte-o onde o apanhou e dê-lhe a oportunidade de nadar para longe antes de o lançar novamente. Certifique-se de que coloca o peixe num local seguro onde ele se possa reorientar rapidamente.
    • Nunca tente puxar a linha para libertar o anzol. Isto pode danificar gravemente o peixe. Puxar a linha pode puxar o anzol através da carne do peixe, criando lacerações mais profundas e aumentando a probabilidade de o animal se esvair em sangue na água.
  3. passo 3 manusear o peixe o menos possível.
    Manusear o peixe o menos possível. Se tiver de tocar no peixe, certifique-se de que as suas mãos estão molhadas, pois as escamas e o lodo protetor do peixe podem aderir às mãos secas, tornando a sua captura muito menos apta a sobreviver na água.
  4. passo 4: pacifique o peixe para facilitar a remoção do anzol.
    Pacifique o peixe para facilitar a remoção do anzol. Segure o peixe de barriga para cima na água para o desorientar durante alguns segundos. Isto deve pacificar o peixe por breves instantes, dando-lhe tempo suficiente para retirar o anzol e devolvê-lo ao seu habitat.
  5. etapa 5 colocar o peixe na água; não o atirar.
    Colocar o peixe na água; não o atirar. Se atirar o peixe à superfície da água, ele pode ficar atordoado ou morrer com o impacto. Segure o peixe com firmeza, com as duas mãos, e aproxime-o o mais possível da borda da água antes de o deixar escapar. Se o peixe não nadar para longe, mova-o suavemente para a frente e para trás na água. Isto ajuda-o a obter uma nova dose de oxigénio, movendo a água sobre as guelras.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que retiro um anzol se o peixe estiver fisgado no lábio?
    Se o peixe estiver fisgado no lábio, basta inverter o anzol usando um par de alicates e força. Normalmente, uma rápida torção do pulso é a forma mais eficaz de remover um anzol.
  • Questão
    Devo utilizar anzóis com barbela ou é preferível utilizar um anzol triplo?
    Depende de muitos factores, como a velocidade da corrente, o tamanho do peixe e até o local onde está a pescar.
  • Questão
    Se o peixe tiver uma boca pequena, não consigo meter o alicate na boca e não consigo ver o que fazer com o desgorjador, corto a linha? Receio que isso seja incómodo para o peixe ou que o leve à morte.
    Se o apanhou para o comer, basta cortar a linha e retirar o anzol quando o estripar. Se for para pescar e soltar, corte a linha e solte o peixe se o anzol for pequeno, mas se o anzol for grande, pegue uma pinça menor e pesque-o com cuidado.

Dicas

  • Cuidado para não se enganchar!
  • O ilhó (pequeno buraco) do anzol é o melhor lugar para agarrar o anzol.
  • Seja o mais cuidadoso possível, de modo a causar o mínimo de dor ao peixe.

Avisos

  • Os peixes podem cortar-te com as barbatanas ou os espinhos se não tiveres cuidado! Não se esqueça de segurar as barbatanas peitorais com força e não deixe o peixe pular.