Como entender o impedimento no futebol (futebol)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Apesar de ser uma das mais curtas das dezessete Leis do futebol, a regra do impedimento, Lei 11, é provavelmente a mais mal compreendida de todas. A lei remonta às escolas secundárias do século XIX, que a criaram para impedir que os jogadores 'se esgueirassem' perto do gol adversário e esperassem por um passe. A regra do impedimento foi alterada várias vezes desde então para ajustar o ritmo do jogo, mas o objetivo continua o mesmo. Mais recentemente, a FIFA ajustou a regra em 2005 para evitar penalidades de impedimento para jogadores não envolvidos na jogada em andamento.

Etapas

Entendendo a regra do impedimento

  1. Etapa 1 Verifique se há impedimento somente na metade oposta do campo.1Verifique se há impedimento apenas na metade oposta do campo. Um jogador só pode estar impedido se estiver no lado do campo que contém o gol do time adversário. O objetivo da falta de impedimento é evitar que os atacantes esperem muito perto do gol.
    • Se você estiver na metade oposta do campo e qualquer parte de sua cabeça, tronco ou pernas estiver sobre a linha, você será julgado como impedido. Os braços e as mãos não contam.
  2. Etapa 2 Comparar o jogador's position to the ball.2Compare a posição do jogador com a bola. Um jogador só pode estar em posição de impedimento se estiver entre a bola e o gol adversário.
  3. Etapa 3 Observe os dois defensores mais próximos do gol.3Olhe para os dois defensores mais próximos do gol. O atacante está 'em impedimento' desde que haja pelo menos dois defensores no mesmo nível que ele ou à sua frente. Se houver um ou nenhum defensor entre o atacante e o gol, e se o atacante também atender às duas condições acima, ele estará em posição de impedimento.
    • O goleiro geralmente é um dos dois defensores mais próximos do gol, mas quaisquer dois defensores contam.
  4. Etapa 4 Verifique se há impedimento apenas no momento em que um colega de equipe toca a bola.4Só verifique se há impedimento no momento em que um colega de equipe toca a bola. Não há chamada de falta apenas por estar em posição de impedimento. O árbitro verifica a posição do atacante somente quando um de seus colegas de equipe toca a bola. Assim que um atacante libera um passe, o status de impedimento e de lateral de cada colega de equipe 'congela'. Cada jogador permanecerá oficialmente fora ou dentro do campo, não importa para onde se mova. Isso só muda quando a bola toca em outro colega de equipe (fazendo com que o impedimento seja 'calculado' novamente) ou quando um adversário faz uma jogada deliberada com a bola (removendo todos os status de impedimento).
    • É por isso que é comum ver os atacantes passarem correndo pelos defensores assim que a bola é jogada. Mesmo que alguém tenha passado pelo defensor quando recebeu a bola, ainda é considerado em impedimento se estava atrás dos defensores quando a bola foi lançada.
  5. Etapa 5 Espere que o árbitro marque um tiro livre somente se o jogador impedido interferir na área de jogo.5Espere que o árbitro marque um tiro livre somente se o jogador que estiver impedido interferir na área de jogo. O árbitro só pode penalizar um jogador por estar impedido se ele interferir na jogada ou tentar obter vantagem por estar impedido. Um jogador pode ser penalizado por isso em qualquer momento até que a equipe adversária assuma o controle da bola. Aqui estão alguns exemplos de situações em que o árbitro marcaria uma falta de impedimento:
    • Companheiro de equipe passa para um jogador impedido.
    • O colega de equipe chuta a bola, ela quica em um defensor e chega a um jogador impedido.
    • O jogador impedido atrapalha um defensor que tenta alcançar a bola.
    • O colega de equipe chuta a gol, o jogador em impedimento se coloca perto do gol na esperança de pegar o rebote.
  6. Etapa 6 Observe o árbitro.6Observe o árbitro. Se estiver assistindo a um jogo e achar que uma possível chamada de impedimento está chegando, observe o árbitro assistente (AR). Se ele vir um jogador impedido interferindo no jogo, o AR levantará a bandeira no ar. O árbitro pode então apitar para interromper o jogo e levantar o braço para indicar que um tiro livre indireto é concedido à equipe defensora. Se o árbitro não fizer isso, ele não concorda com o RA e decidiu anulá-lo.
    • Se o árbitro apitar, o RA abaixará sua bandeira em um determinado valor para sinalizar qual jogador estava impedido. Ele a abaixará em 45º para um jogador do outro lado do campo em relação ao RA, 90º para um jogador próximo ao centro e 135º para um jogador do lado próximo.
  7. Etapa 7 Entenda a falta.7Entenda a falta. Uma chamada de impedimento concede um tiro livre indireto à equipe adversária. Esse chute é dado no local onde ocorreu a falta, e a equipe que recebeu a falta deve ficar pelo menos 10 jardas (9,15 m) atrás até que a bola seja chutada.
    • Se a falta ocorreu dentro da área de pênalti, os atacantes devem permanecer fora da área de pênalti até que a bola saia dela.
    • Se a falta ocorreu dentro da área de gol, os defensores podem cobrar o tiro livre de qualquer lugar dentro da área de gol.

Exceções e casos extremos

  1. Etapa 1 Conheça as situações em que uma falta por impedimento é impossível.1Conheça as situações em que uma falta de impedimento é impossível. Um jogador não pode receber uma falta de impedimento por receber a bola diretamente de um arremesso lateral, de uma cobrança de escanteio ou de um chute a gol. Nessas situações, a bola saiu de jogo e todos os status de impedimento são zerados.
  2. Etapa 2 Entenda as reinicializações de impedimento.2Entenda as reinicializações de impedimento. Quando a equipe defensora assume o controle da bola, o status de impedimento dos atacantes é redefinido. Todos os atacantes que estavam impedidos na última jogada agora estão livres para interferir na jogada sem cometer falta. Entretanto, há alguns casos extremos em que pode não ficar claro se isso aconteceu. O árbitro sempre toma a decisão final, mas essas são as diretrizes gerais:
    • Se um defensor desviar a bola acidentalmente ou se a bola rebater nele, não há reposição de impedimento. Isso inclui uma reação instintiva para desviar a bola, embora essa possa ser uma decisão difícil para o árbitro.
    • Se o defensor fizer uma defesa para evitar um gol, não haverá reposição de impedimento. (Isso evita que jogadores impedidos ganhem vantagem por esperar no gol).
    • O defensor deve obter o controle da bola antes que o jogador impedido possa interferir. (Isso pode ser subjetivo, mas o jogador impedido geralmente está seguro se estiver se aproximando de alguma distância).
  3. Etapa 3 Leve em conta os defensores que saíram correndo do campo.3Leve em conta os defensores que saíram correndo do campo. Se um defensor sair correndo da borda do campo devido ao seu próprio impulso, ele ainda conta como defensor quando estiver trabalhando nas posições de impedimento e de lateral.
  4. Etapa 4 Considere os jogadores em impedimento que estejam interferindo de longe.4Considere os jogadores em impedimento que interferem de longe. Um jogador impedido que não se aproxima da bola ainda pode receber uma falta se bloquear a visão de um defensor de forma a prejudicar seu jogo. Desde um ajuste nas regras em 2013, essa é a única maneira pela qual um jogador impedido pode receber uma falta sem entrar em contato com um defensor ou com a bola. Gestos e gritos não violam as regras de impedimento, embora possam receber uma falta por conduta antidesportiva.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaSe eu estiver impedido e receber a bola de um adversário, o gol ainda estará impedido? Não, se um adversário passar a bola para trás para um atacante em posição de impedimento, não estará impedido.
  • PerguntaE se o último toque for do time adversário e o jogador em impedimento receber a bola? O jogador seria então considerado impedido ou não? Se o time atacante chutar a bola e ela tocar no defensor, ela será considerada impedida.
  • Pergunta: Minhas mãos podem me colocar em impedimento? Não, seu corpo deve estar na frente do defensor. Caso contrário, será contado como alinhado com o penúltimo defensor.

Vídeo

Teste de compreensão

Dicas

  • A regra do impedimento foi revisada várias vezes na história do futebol, com um grande impacto na forma como o jogo é jogado.
  • A regra do impedimento pode ser aplicada a qualquer jogador. Ela não se restringe à linha de frente.
  • Um uso comumente mal compreendido da regra do impedimento ocorre quando o goleiro sai de sua linha em uma bola parada e há apenas um defensor na linha. Se um jogador de ataque receber a bola atrás do goleiro, ele estará impedido. Um exemplo dessa regra é o gol anulado de Carlos Vela pelo México contra a África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

Avisos

  • Nunca discuta com o árbitro. Ele não reverterá uma decisão porque você discorda. O mais provável é que você apenas o irrite, e ele terá menos chances de lhe dar uma folga mais tarde.
  • Se jogar para frente, cuidado com a 'armadilha do impedimento', em que o time adversário passa por você quando a bola está prestes a ser jogada. Se você continuar se movimentando e ficar de frente para o seu próprio gol enquanto espera por um passe, será mais difícil para os defensores surpreendê-lo com essa armadilha.