Como entender o karatê básico

Autor do artigo:Gabriel Silva

O karatê é uma arte marcial antiga, construída em torno da autodefesa, originária do Japão e da China. Ela se tornou extremamente popular em todo o mundo e tem muitas variações. A compreensão e a prática do karatê básico podem ser alcançadas com o aprendizado dos termos e técnicas empregados nessa arte marcial.

Etapas

Entendendo os diferentes estilos de caratê

  1. Etapa 1 Conheça os estilos de caratê.
    Conheça os estilos de caratê. Essa arte marcial tem suas raízes na China, mas foi amplamente desenvolvida em Okinawa, no Japão, nos anos 1600, como um método de autodefesa devido à proibição de armas. Karatê pode ser traduzido como 'mão vazia'. Há muitos estilos de karatê, desde o tradicional até os estilos ocidentais modernos, conhecidos geralmente como American Freestyle Karate e Full-Contact Karate (karatê esportivo), mas muitas das técnicas básicas são as mesmas. Alguns dos estilos mais populares são:
    • O 'Shotokan' é considerado o primeiro estilo de caratê moderno (criado por Gichin Funakoshi). Os praticantes usam movimentos firmes e poderosos e se centralizam em todas as posturas.
    • O 'Goju-Ryu' é um estilo que incorpora técnicas do Kempo chinês e incorpora movimentos lineares rígidos e movimentos circulares suaves que se combinam como yin yang. Os movimentos são geralmente mais lentos, com foco na respiração.
  2. Etapa 2 Compreenda os elementos do caratê.
    Entenda os elementos do caratê. O treinamento em caratê geralmente envolve quatro aspectos, ou fundamentos. Esses fundamentos são as diferentes formas de movimentos que compõem as combinações e técnicas praticadas no Karatê.
    • Kihon (técnicas básicas)
    • Kata (forma ou padrão)
    • Bunkai (estudo das técnicas codificadas no kata ou 'aplicação do kata')
    • Kumite (luta livre).
  3. Etapa 3 Entenda como o karatê difere de outras artes marciais.
    Entenda como o caratê difere de outras artes marciais. As pessoas geralmente confundem diferentes estilos de artes marciais e trocam os nomes dessas artes marciais. Pode ser fácil confundir o caratê com outras artes marciais, especialmente porque muitas artes empregam técnicas semelhantes.
    • O karatê se concentra em movimentos de golpes com e em técnicas de mãos abertas. As combinações de karatê envolvem o uso de socos, chutes, joelhadas e golpes de cotovelo.
    • Outras artes marciais envolvem diferentes técnicas de luta e o uso de armas. O Aikido concentra-se em evasão, bloqueios de articulações, quebras de articulações, arremessos e controles. O judô se concentra em arremessos e algumas lutas de agarrar enquanto leva o oponente ao chão. O Kung Fu é uma arte marcial chinesa que tem vários estilos inspirados em movimentos de animais ou em filosofias chinesas e trabalha para melhorar o condicionamento muscular e cardiovascular.
    • Embora várias artes marciais usem um sistema de classificação representado por um cinturão ou faixa, o karatê tem um sistema específico de cinturões coloridos. O branco representa o iniciante e o preto representa um nível avançado.

Aprendendo os fundamentos básicos do karatê

  1. Etapa 1 Entenda o kihon.
    Entenda o kihon. Kihon significa 'técnicas básicas' e é a base sobre a qual o caratê é construído. No kihon, você aprende a maneira do karatê de dar socos, bloquear, chutar e se movimentar.
    • Muitas vezes, você fará exercícios para o seu Sensei que podem parecer monótonos e enfadonhos; no entanto, esses bloqueios, socos e chutes são vitais para que você seja capaz de executar o Karatê com proficiência.
    • Os fundamentos incluem bloqueios, golpes, chutes e diferentes posturas. Os alunos praticarão essas técnicas básicas repetidamente para que elas fiquem enraizadas no corpo e na mente.
  2. Etapa 2 Desenvolver kata.
    Desenvolva o kata. Kata significa 'formas' e se baseia nas técnicas básicas que você aprendeu. Com o kata, você aprende a combinar as técnicas básicas em um movimento fluido.
    • Cada kata é construído em torno de um ângulo diferente para que você possa contra-atacar socos e chutes que possam ser direcionados à sua cabeça, tronco ou pernas.
    • O kata é uma forma de os professores transmitirem o conhecimento das técnicas usadas no karatê. Como aluno, você aprenderá a executar uma série de bloqueios, golpes, arremessos, movimentos e chutes em conjunto com o kata.
  3. Etapa 3 Pratique o bunkai.
    Pratique o bunkai. Bunkai significa 'análise' ou 'desmontagem' e envolve trabalhar com outras pessoas para entender a aplicação de um kata no mundo real.
    • No bunkai, você analisa todos os movimentos de um determinado kata e desenvolve possíveis aplicações em situações reais de combate. O bunkai é uma etapa de transição para o kumite.
    • O conceito de bunkai pode ser um pouco difícil de entender porque envolve o uso de kata para 'lutar' e 'se defender' contra um oponente que não está lá. Pense nisso como o uso de passos de balé combinados em uma única dança coreografada que conta uma história.
  4. Etapa 4: Aprenda o kumite.
    Aprenda kumite. Kumite significa sparring e permite que os alunos pratiquem as técnicas aprendidas no karatê uns contra os outros e, muitas vezes, em torneios.
    • No kumite, você aprende a aplicar o kihon e o bunkai em um ambiente controlado. O Kumite é um passo mais próximo do combate real, pois dois praticantes tentarão executar movimentos um no outro.
    • Às vezes, o Kumite é realizado em turnos ou no Du Kumite, que é outro passo em direção à luta livre com um sistema de pontos às vezes aplicado a determinados ataques.

Entendendo os movimentos básicos

  1. Etapa 1 Saiba como executar os socos básicos.
    Saiba como executar os socos básicos. Os socos do karatê usam uma técnica de soco reto com uma torção do pulso perto do ponto de impacto.
    • Sempre golpeie com os dois primeiros nós dos dedos e certifique-se de que o cotovelo não esteja travado, pois você pode estendê-lo demais e se machucar.
    • Puxe o punho que não está socando de volta para a cintura enquanto dá o soco. Isso é chamado de Hikite e, se o tempo for cronometrado corretamente, seu soco será mais forte e mais agudo (efeito de empurrar e puxar).
    • Incorporar o kiai. Kiai é dividido em Ki, que significa energia, e Ai, que significa união. É o som que se ouve com frequência quando alguém faz um movimento de ataque, como um soco. O objetivo do kiai é liberar a energia armazenada, criando um impacto maior no seu ataque.
  2. Etapa 2 Compreender os blocos básicos.
    Entenda os blocos básicos. Como o karatê é usado principalmente como autodefesa e não como ataque, há várias técnicas básicas de bloqueio que você aprenderá para se defender em qualquer situação.
    • Bloqueio ascendente superior (Jodan Age Uke)
    • Bloqueio médio ('Chudan Age Uke')
    • Bloqueio para baixo (Gedan Age Uke)
  3. Etapa 3 Executar chutes básicos....
    Executar chutes básicos. Embora Karatê signifique 'mão aberta' e seja usado principalmente como autodefesa, os chutes são usados por vários motivos, como para manter a distância entre você e o agressor ou como opção alternativa quando a parte superior do corpo não puder executar um movimento por ter de bloquear ou desviar um ataque.
    • Chute frontal (Mae Geri), golpeado com a bola do pé
    • Chute lateral (Yoko Geri), golpeado com a lâmina do pé, com os dedos apontando para baixo
    • Chute circular (Mawashi Geri), golpeie com a bola do pé, enrole os dedos para cima e tente virar o pé para o lado
    • Chute em gancho (Ura Mawashi Geri), chute circular reverso.
    • Chute para trás (Ushiro Geri), um chute atrás de você, certifique-se de olhar para onde está chutando e acerte com o calcanhar
    Gichin Funakoshi, fundador do caratê Shotokan

    Infelizmente, há quem pense que a melhor maneira de demonstrar o karatê é derrotar os oponentes em um sparring livre. O verdadeiro karatê é muito mais profundo do que isso. O verdadeiro karatê permite que a pessoa fique quieta em um mundo frenético, sinta estabilidade dinâmica e encontre paz interior.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Quais são os movimentos básicos do karatê?
    Os movimentos básicos do karatê são socos, chutes e bloqueios. Os socos e chutes são ofensivos, e os bloqueios são para contra-atacar os socos e chutes que estão voltando para você. Normalmente, no início de sua jornada, é aí que o foco deve estar.

Vídeo

Dicas

  • Existem dois tipos de socos: para frente e para trás. 'Para frente' é o soco com o 'lado da frente' (o mesmo lado do 'pé da frente'); 'para trás' é o soco com o 'lado de trás' (lado oposto ao 'pé da frente').
  • Sempre preste atenção à sua postura. O ideal é que seja baixa e curta.
  • Lembre-se: o segredo para dominar as técnicas avançadas é ter uma base sólida e dominar as técnicas básicas primeiro.

Avisos

  • Se você tiver alguma complicação física, consulte seu médico antes de iniciar as aulas de karatê.
  • Não bata em ninguém sem permissão. Isso não é apenas indelicado, mas também perigoso, pois uma pessoa despreparada tem muito mais chances de se machucar ao ser atingida.
  • Não faça brincadeiras. Você só está desperdiçando o seu tempo e o de outras pessoas, e pode acabar machucando a si mesmo ou a outra pessoa. As técnicas de artes marciais são projetadas para causar danos às pessoas e não devem ser manuseadas sem cuidado.