Como entender a terminologia básica de esgrima

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você é novo na esgrima ou está 'dando uma olhada' para determinar se é o esporte para você (e é, se desafiar-se física, mental e emocionalmente é um esforço que você gosta, além de vencer lutas), então você já se deparou (ou logo se deparará) com palavras como 'sixte', 'riposte' ou 'septime'. Essas palavras estão impregnadas na história do esporte e são uma parte importante de sua magia. Mas a boa notícia é que elas são fáceis de entender e lembrar e aumentarão sua capacidade de desfrutar do esporte ou de pegar uma arma e gritar. Isso define as palavras; não tenta explicar as técnicas que essas palavras descrevem genericamente. A técnica real de um 'parry' depende do tipo de ataque que está sendo feito e exigiria muito palavreado, sendo digna de um artigo próprio.

Etapas

  1. etapa 1 familiarize-se com as seguintes palavras-chave e você'll be ready to take on the sport of fencing.
    Familiarize-se com as palavras-chave a seguir e você estará pronto para enfrentar o esporte da esgrima.
  2. etapa 2 lunge and parry:
    'Lunge' (estocada) e 'Parry' (defesa): Essas são as duas palavras básicas que você provavelmente entenderá imediatamente. Elas descrevem ações que ocorrem inúmeras vezes em uma partida em todos os níveis:
    • 'Lunge' é o ataque e 'parry' é a defesa ao ataque. É possível distinguir o lunge porque o esgrimista que está dando o lunge tem a ponta da arma o mais longe possível do oponente, uma perna traseira reta e inclinada para o ataque em pelo menos 45 graus e uma perna dianteira dobrada até o ponto em que o joelho está sobre o tornozelo.
    • 'Parry' é o defensor movendo sua arma para 'empurrar' para o lado uma lâmina que está atacando. Há várias maneiras diferentes de aparar e lançar, mas o objetivo básico de cada uma delas permanece o mesmo.
  3. etapa 3 en garde (french term):
    'En garde' (termo francês): No treinamento, descreve a postura básica de um esgrimista. Em uma partida, é um aviso do diretor para que os dois esgrimistas se preparem para a esgrima.
  4. etapa 4 pret (french term):
    'Pret' (termo em francês): É usado por um juiz em uma partida de esgrima. Após o juiz avisar os esgrimistas com 'en garde', ele dirá 'pret' para alertar os esgrimistas de que a partida está prestes a começar. Os árbitros americanos normalmente usam a palavra 'ready' no lugar de 'pret'.
  5. etapa 5 allez (french term):
    'Allez' (termo francês): Esse termo é usado pelo diretor em uma partida de esgrima para dizer aos dois esgrimistas que devem se enfrentar. Os árbitros americanos normalmente usam a palavra 'fence' no lugar de 'allez'.
  6. etapa 6 arrêt (french term):
    'Arrêt' (termo francês): Parar. É usado pelo diretor em uma partida de esgrima para dizer aos dois esgrimistas para pararem.
  7. etapa 7 touch:
    'Toque': (Um substituto muito bem-vindo para as facadas, que foi desenvolvido quando a esgrima se tornou um esporte). Um toque é quando a ponta da arma de um esgrimista toca a área-alvo de um oponente. Se o toque resulta em um ponto é uma determinação do diretor da luta, que tem como uma de suas funções assegurar que o toque foi apropriado de acordo com as regras da competição. O que foi dito acima é verdadeiro em todos os estilos de esgrima. Entretanto, na esgrima de sabre, um toque pode ser marcado com a lâmina inteira.
  8. etapa 8 riposte (another of the ubiquitous french terms (the french love to fence), literally meaning answer.
    'Riposte' (Outro dos termos franceses onipresentes (os franceses adoram esgrima), que significa literalmente 'resposta'). Na esgrima, descreve um ataque que um esgrimista faz imediatamente após executar um parry. Daí o onipresente termo de esgrima 'parry-riposte'. O parry-riposte é uma das técnicas mais comuns de toques de pontuação que você verá em uma partida de esgrima, em qualquer nível. O parry-riposte geralmente é feito em uma sequência de dois ou três, ou seja, os esgrimistas alternam rapidamente entre atacar, defender, atacar e defender - para frente e para trás até que um toque seja marcado ou um dos esgrimistas recue. No nível mais alto da competição, a velocidade é deslumbrante, a ponto de ser mais rápida do que os olhos.
  9. etapa 9 disengage (not a french term though the french terms are so apt) :
    'Desengate' (não é um termo francês, embora os termos franceses sejam muito apropriados): Um desengajamento é mover a ponta de uma lâmina sobre ou sob a lâmina do oponente para o outro lado ou para onde o desengajamento começou. Isso é feito muito rapidamente e com o mínimo absoluto de movimento - os 'grandes' esgrimistas simplesmente usam os dedos para fazer com que a ponta da lâmina se curve em torno da arma do oponente. É usado principalmente para escapar de uma defesa ou como parte de um ataque disfarçado, ou seja, o ataque começa no lado esquerdo do oponente (o oponente está pensando na esquerda e preparado para defender a esquerda) e se move para o lado direito do oponente (tão rapidamente que o oponente não tem tempo de registrar a mudança e reagir a ela com uma defesa).
  10. etapa 10 attack (we are now safely away from the french):
    'Attack' (agora estamos em segurança, longe dos franceses): Um ataque é qualquer movimento destinado a marcar um toque.
  11. etapa 11 right of way:
    'Direito de passagem': Esse é um conceito importante na esgrima de florete e na esgrima de sabre, embora não se aplique à esgrima épica. (É um conceito muito complicado, mas como esta é apenas uma introdução, esta é uma explicação muito básica). Devido à velocidade com que os esgrimistas de florete e sabre se movem, era preciso haver alguma forma de o juiz conceder um ponto quando ambos os esgrimistas tivessem marcado um toque quase, se não totalmente, simultaneamente. 'Direito de passagem' geralmente significa que o atacante recebe o ponto (a agressão paga). Em um 'parry-riposte', um parry bem-sucedido encerra o ataque do oponente e o riposte (que é um ataque), se bem-sucedido, concede o ponto para aquele esgrimista, mesmo que o esgrimista que iniciou o ataque toque o parry-riposte em um alvo legítimo, muito ruim - a pessoa que executa o parry-riposte bem-sucedido recebe o toque. Basicamente, uma defesa transfere o direito de passagem para a pessoa que a executa e, em seguida, uma riposta (ataque ou toque) marca o ponto.
  12. etapa 12 áreas-alvo.
    Áreas-alvo. Depende da arma usada na partida. Na esgrima de florete ('fleuret' em francês), a área do alvo é definida por uma jaqueta (um lame [lom-MAY]) usada sobre o tronco que parece ser de material metálico; tocar em qualquer outro lugar é 'fora do alvo' (um desperdício, controle de pontos de prática). Na esgrima épica, a área-alvo é o corpo inteiro do oponente, incluindo a cabeça e os pés. Na esgrima de sabre, a área-alvo é toda a parte superior do corpo, incluindo braços, tronco e cabeça, exceto as mãos (que não são cobertas pelo material metálico do mangual). Portanto, no florete, um toque está fora do alvo se não tocar a coxa e a esgrima é interrompida sem nenhum ponto marcado. Na espada, não há 'fora do alvo'. No sabre, embora exista uma área-alvo, não ocorre um 'fora do alvo' (interrupção da ação). Se um esgrimista tocar uma área fora do alvo, os esgrimistas continuam a esgrima até que um toque seja marcado.
  13. etapa 13 directeur (or director):
    'Directeur' (ou Diretor): O juiz principal de qualquer combate de esgrima. (Pode haver zero, dois ou quatro 'juízes laterais' também.) Quando as luzes de pontuação não deixam claro qual esgrimista marcou um toque legítimo, o Diretor analisa a sequência de ações entre os esgrimistas e decide qual esgrimista recebe o ponto, se for o caso.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é chamado o segundo impulso?
    Um 'redouble' (redobramento) se eles não defenderam ou contra-atacaram. Se eles apararam, mas não contra-atacaram, é um 'remise'.
  • Pergunta
    O que significam amarelo, azul, verde e vermelho na esgrima olímpica?
    As diferentes cores das faixas de esgrima nas Olimpíadas têm como principal objetivo a estética. Além de ajudar os esgrimistas que estão competindo a encontrar a faixa correta e ajudar os locutores a identificar quais esgrimistas estão em quais faixas, as cores significam muito pouco.
  • Pergunta
    Como é chamada a área de esgrima?
    O campo de jogo no qual ocorre uma luta é chamado de pista. De modo geral, ela tem quatorze metros de comprimento por um metro e meio de largura.

Vídeo

Dicas

  • Não compre equipamentos até saber que quer praticar esgrima regularmente. A maioria dos clubes tem equipamentos adequados para iniciantes.
  • A F.I.E. (Federation Internationale d'Escrime), o órgão que rege a esgrima internacional, tem um site que lhe permitirá assistir a algumas partidas excelentes em seu computador.
  • Para aprender sobre esgrima, a melhor maneira é experimentar. Certifique-se de ler as credenciais de um clube (a maioria dos clubes tem sites na WWW), vários se sua área os tiver, antes de fazer aulas. Não é preciso ter muita experiência se você comparar (ou seja, procure o maior número possível de clubes, mesmo que não estejam perto de você).

Avisos

  • Não tente praticar a cerca sem o equipamento adequado. A F.I.E., a Associação de Esgrima dos EUA e qualquer clube de esgrima legítimo exigem equipamentos adequados para todas as lutas de esgrima. Não fique despreocupado com isso: acidentes acontecem e é por isso que são chamados de acidentes.