Como fazer curvas ao esquiar
Autor do artigo:Gabriel SilvaDepois que você aprender os fundamentos de como esquiarvocê pode passar a aprender a fazer curvas. Se você for iniciante, comece com a curva do snowplough, inclinando os esquis em forma de 'V'. Para uma opção intermediária, aprenda a curva paralela, mantendo os esquis separados na largura do quadril e retos o tempo todo. Depois de aprender a esquiar em paralelo, tente descer a ladeira mantendo a parte interna do esqui alinhada com o solo. Com um pouco de prática e dedicação, você pode facilmente aprender a fazer curvas ao esquiar!
Etapas
Como fazer uma curva de snowplough
1Posicione seus esquis em um formato de 'V'. Se estiver aprendendo a virar, a curva do snowplough é um ótimo ponto de partida. Incline as pontas dianteiras dos esquis em direção ao meio, de modo que a extremidade traseira dos esquis fique mais larga do que a dianteira.- Com esse posicionamento, você aponta o esqui direito na direção esquerda e o esqui esquerdo na direção direita.
2Deslize para frente com seu peso distribuído uniformemente para começar a se mover. Comece no topo da rampa. Para ganhar impulso, dobre ligeiramente os joelhos, mantenha os pés centralizados e incline os ombros ligeiramente para a frente. Ao fazer isso, você começará a deslizar ladeira abaixo.- Dessa forma, você começará a ganhar velocidade para poder fazer a curva com facilidade.
3 Empurre com a perna direita para fazer uma curva para a esquerda e com a perna esquerda para fazer uma curva para a direita. Distribua seu peso sobre o esqui direito ao deslizar pela encosta. Como o esqui direito está ligeiramente inclinado para a esquerda, você deslizará para o lado esquerdo.- Para esquiar para a esquerda, basta empurrar com a perna esquerda em vez da direita.
4Distribua seu peso uniformemente em ambos os esquis novamente para iniciar uma nova curva. Se quiser mudar de direção, transfira o peso de volta para os dois esquis girando os quadris para que fiquem retos. Isso reduz a velocidade, para que você possa se ajustar facilmente ao outro lado. Se quiser virar na direção oposta, basta inclinar-se para o lado oposto.
5Mude sua distribuição de peso para viajar mais rápido ou mais longe. Tire um pouco do peso do esqui direito se quiser ganhar velocidade e fazer uma curva acentuada. Se quiser diminuir a velocidade e ir mais longe na inclinação, coloque mais peso em um lado do esqui.- Ao ajustar o peso, você pode alterar a velocidade da curva.
Fazendo uma curva paralela
1Tente fazer uma curva paralela quando você pegar o jeito da curva do snowplough. Depois de aprender as cordas e se sentir confiante com as curvas básicas, comece a praticar as curvas paralelas. Durante essas curvas, seus esquis ficam paralelos um ao outro durante toda a curva. A curva é feita girando os quadris para redirecionar o peso.- Quando você aprende a fazer a curva paralela, normalmente não precisa fazer a curva snowplough.
2 Incline-se para frente e distribua seu peso sobre os dois esquis para iniciar a curva. Dobre os joelhos e mova os ombros em direção à frente dos esquis. Isso reposiciona o peso do corpo e começa a descer a ladeira.- Ao fazer uma curva paralela, você usa o peso do corpo para aumentar o impulso e fazer a curva.
3Combine a direção de seus esquis e de seu corpo para orientar a curva. Ao esquiar em paralelo, seus esquis devem estar sempre voltados para a frente. Isso determina sua direção de deslocamento.- Para ir para a esquerda, mova os quadris para a esquerda. Para virar para a direita, reposicione seu corpo para o lado direito.
4Puxe para um lado para redistribuir seu peso e fazer a curva. Para virar, gire os joelhos e os tornozelos na direção em que deseja virar. Mova os dois pés na mesma direção para manter os esquis paralelos. Em seguida, você pode mudar de direção ajustando o peso para o outro lado do pé.- Se quiser virar para a direita, ajuste o peso para o lado direito dos pés. Coloque seu peso no lado esquerdo de ambos os pés para fazer uma curva para a esquerda.
- Mantenha os ombros ligeiramente girados na direção em que deseja virar.
5Esquie em uma velocidade constante até que queira sair da curva. Esquie com os joelhos levemente dobrados e o peso distribuído para o lado para o qual deseja virar. Quando terminar a curva, distribua o peso para o centro da frente dos esquis inclinando os ombros para a frente. Isso o realinha com a posição de esqui paralelo à frente.- O impulso que você acumula ao esquiar controla sua velocidade.
Usando a curva carve
1Opte por uma curva entalhada quando quiser levar seu esqui para o próximo nível. Uma curva esculpida refere-se a uma técnica em que o esqui se desloca de um lado para o outro. Para fazer isso, redistribua seu peso nas bordas dos esquis. Os esquis são mais finos no meio do que na parte superior e inferior. Esse formato de ampulheta permite fazer uma curva em carve. Mantenha a borda do esqui firmemente contra o solo e seu impulso fará a curva naturalmente.- A curva carve é um tipo de curva paralela.
- O esqui se dobra em um arco quando está em sua borda, e seguir essa forma de arco faz um movimento de giro perfeito.
2Comece a deslizar pela encosta para ganhar impulso e velocidade. Posicione os pés na largura dos quadris e coloque as mãos nos bastões à sua frente. Em seguida, incline-se ligeiramente para frente para descer a ladeira e ganhar impulso. Continue descendo a ladeira em linha reta para ganhar mais velocidade.- Ao fazer o carving, a gravidade e o impulso fazem a curva para você.
3Role para a borda do esqui para iniciar a curva. Quando quiser virar, mova os tornozelos para o lado para rolar para a borda dos esquis. Se quiser virar para a direita, mova os tornozelos para o lado direito. Para virar para a esquerda, posicione os tornozelos na borda esquerda. Em ambos os casos, mova os dois tornozelos para o mesmo lado.- A aplicação de pressão sobre os esquis faz com que eles se curvem naturalmente à medida que você se move.
4Mova os joelhos e tornozelos de um lado para o outro para mudar de direção. Você pode se mover facilmente da esquerda para a direita para descer a inclinação. Para isso, role rapidamente de uma borda para a outra, deslocando os tornozelos e joelhos para o lado oposto.- Isso distribui a pressão para a outra borda dos esquis, de modo que você ainda possa seguir a forma natural deles.
5Coloque mais pressão na borda do esqui ao completar a curva. Quando estiver chegando ao final da curva, aplique mais pressão nas bordas dos esquis. Isso aplica pressão no meio da prancha, o que o ajuda a diminuir a velocidade e a sair da curva.
6 Incline-se para frente para redistribuir o peso e aumentar a velocidade. O reposicionamento do peso na parte dianteira dos esquis ajuda a aumentar a velocidade, para que você possa descer a ladeira ainda mais rápido. Para fazer isso, mova os ombros em direção à parte dianteira dos esquis.- Faça isso depois de ter acertado em cheio a curva, pois você já estará indo bem rápido com essa opção de curva!
7Estique os joelhos e os tornozelos para terminar a curva. Depois de terminar de descer a ladeira, mova os tornozelos de volta para o centro dos esquis para começar a andar em linha reta novamente. Isso diminuirá lentamente sua velocidade. Depois, você pode continuar em linha reta ou usar os bastões para começar a desacelerar.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- O treinamento individual com um instrutor de esqui pode ajudá-lo a aprender rapidamente os conceitos básicos, como virar.
- Seja paciente consigo mesmo enquanto aprende a esquiar. Leva tempo para aprender o básico e dominar os truques avançados!
Avisos
- Não tente fazer curvas avançadas até que você domine o básico. As habilidades desenvolvidas em cada uma delas se complementam, portanto, é melhor praticar até se sentir confortável.