Como virar em um skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando você está aprendendo a andar de skate pela primeira vez, pode ser difícil adquirir novas habilidades. Você já se sente confortável em pé sobre a prancha e pode até mesmo dar um empurrão e percorrer uma curta distância em linha reta. Em seguida, você precisará aprender a virar. A direção em um skate é feita de duas maneiras: inclinando seu peso sobre um lado da prancha para curvas suaves e amplas ou levantando a rabeta e girando o nariz para mudanças bruscas e repentinas de direção.

O que você deve saber

  • Você pode fazer curvas pelo método de inclinação ou usando a rabeta para fazer um kick-turn.
  • Para o método de inclinação, pedale com os pés sobre os parafusos da prancha, incline-se para a frente ou para trás para virar a prancha e, por fim, tente ficar na posição vertical.
  • Para fazer um kick-turn, ande com os pés posicionados corretamente, mova o pé de trás sobre a rabeta, empurre levemente para baixo e, por fim, quando o nose se levantar, use o pé da frente para guiar a prancha na direção certa.

Etapas

Inclinando-se para uma curva

  1. Etapa 1 Empurre e comece a andar.
    Dê impulso e comece a andar. Coloque o pé dianteiro na prancha logo atrás do nose e empurre contra o chão com o pé traseiro. Dê três ou quatro empurrões fortes para começar a se mover em uma velocidade decente. Coloque o pé traseiro na prancha. Agora você deve estar navegando, apontando para a frente.
    • É recomendável que você se sinta confortável com os noções básicas de skate antes de tentar aprender a fazer curvas.
    • Use o equipamento de proteção adequado - um capacete, protetores de pulso e joelheiras e cotoveleiras - para se proteger contra arranhões, contusões e lesões mais graves.
  2. Posicione seus pés perto do centro da prancha. Coloque o pé dianteiro logo acima dos parafusos que prendem os trucks da prancha ao deck. Deslize o pé de trás para frente até que ele fique na mesma posição sobre os trucks traseiros. Isso garantirá que você esteja na posição mais estável para manter o equilíbrio ao girar.
    • Seus pés devem estar alinhados diretamente sobre a plataforma para criar a alavancagem necessária para gerar a curva.
    • Mantenha seus pés afastados do nariz e da cauda. Colocar muito peso em uma das bordas levantará um ou outro conjunto de rodas do chão.
  3. Incline seu peso na direção em que deseja fazer a curva. Decida se você quer virar para a esquerda ou para a direita. Se você andar regularmente (pé esquerdo na frente), inicie uma curva suave para a esquerda inclinando seu peso para trás sobre os calcanhares, de modo que mais pressão seja colocada na borda traseira do deck. As curvas para a direita podem ser realizadas inclinando-se sobre os dedos dos pés.
    • A ideia geral é simplesmente inclinar-se na direção em que deseja ir. A mecânica bem ajustada do skate cuidará do resto.
    • Essas direções devem ser invertidas para os skatistas 'goofy' (aqueles que colocam o pé direito na frente).
  4. Tente manter o equilíbrio. À medida que o deck se inclina, todo o seu peso estará sobre as rodas em um lado da prancha. Isso fará com que elas se desviem na direção em que você está se inclinando, resultando em uma curva suave e gradual. Dobre os joelhos e abaixe um pouco o centro de gravidade ao dirigir para não ser forçado a se desequilibrar pelo movimento da curva.
    • Se você se sentir caindo para o lado da prancha, provavelmente está se inclinando demais. Não fique com os pés muito pesados. Tente reposicionar seu peso delicadamente no início e vá aumentando até chegar a curvas mais amplas.
  5. Etapa 5 Ajuste a prancha para facilitar as curvas.
    Ajuste sua prancha para facilitar as curvas. Se achar que é difícil fazer curvas inclinadas na prancha, pode ser porque os trucks estão muito apertados. Use uma chave de boca ou de soquete para tirar um pouco da tensão da porca que prende e aperta os trucks. Isso aumentará o alcance e a facilidade de movimento, permitindo que você deslize nas curvas sem esforço.
    • Os trucks mais soltos facilitarão as curvas inclinadas, mas reduzirão a estabilidade geral da prancha, pois o deck poderá se mover mais livremente em torno das rodas.
    • Os trucks são os eixos de metal que prendem as rodas, e há um na frente e outro atrás da prancha.
    • Brinque com diferentes níveis de aperto nos trucks para encontrar o equilíbrio certo entre estabilidade e facilidade de movimento.

Usando a cauda para fazer o kick-turn

  1. Comece a se movimentar. Dê a partida e comece a pedalar. Aumente um pouco a velocidade antes de se aproximar da curva. Mantenha-se equilibrado nas pontas dos pés, pronto para deslocar seu peso.
    • Se você não estiver se movendo rápido o suficiente ao tentar fazer um kick-turn, provavelmente acabará girando sobre as rodas traseiras.
    • Você usaria um kick turn para uma curva mais acentuada ou, por exemplo, para subir em uma rampa, virar e descer da mesma forma que veio.
  2. Coloque seus pés na posição correta. Como no método de inclinação, mantenha o pé dianteiro enraizado sobre os parafusos dos caminhões dianteiros. Para executar um kick-turn, entretanto, seu pé traseiro precisará estar na rabeta (a borda traseira virada para cima da prancha). Deslize o pé traseiro para trás até que ele esteja no centro da rabeta. Agora você está em posição de virar levantando a extremidade dianteira da prancha.
    • Mantenha seu peso centralizado no meio da prancha. Não há necessidade de se inclinar para um lado ou para o outro, como acontece para uma virada mais fácil.
    • Não coloque nenhum peso na rabeta até que esteja realmente pronto para começar a virar. Essa é uma boa maneira de se familiarizar com o concreto.
  3. Empurre a cauda para baixo com cuidado. Usando um movimento lento e controlado, empurre a cauda para baixo com o pé traseiro e distribua seu peso uniformemente entre os dois pés momentaneamente. Empurrar a rabeta para baixo enquanto seu centro de equilíbrio estiver situado sobre as rodas traseiras fará com que elas ajam como uma gangorra, levantando o nariz da prancha.
    • Pressionar para baixo com muita força ou muito rápido forçará a cauda contra o solo, reduzindo a velocidade, na melhor das hipóteses, ou resultando em um derrame desagradável.
    • Levantar o nariz para dirigir provavelmente será uma sensação estranha no início. Praticar o 'manual', uma habilidade que envolve equilibrar-se nas rodas traseiras enquanto rola ou está parado, pode ajudá-lo a ter uma noção de como negociar seu peso na rabeta.
  4. Redirecione o nariz para virar. A partir daqui, você pode girar o nariz da prancha na direção em que desejar virar. Guie a extremidade dianteira da prancha com o pé dianteiro e use uma ação sinuosa dos ombros e quadris para girar a ponta. O uso dessa técnica permitirá que você faça curvas muito mais nítidas e drásticas, e também será útil para aprender habilidades como fazer curvas, esculpir, etc.
    • Esses pivôs provavelmente serão rotações menores, de apenas alguns graus, quando você começar. Isso é chamado de 'tic tac toe'.
    • Os Kick-turns podem ser usados para mudar a direção da prancha em um ângulo de até 30 graus durante o movimento. Se for mais acentuado do que isso, você provavelmente perderá o controle.
    • Tenha cuidado - quanto mais tempo as rodas dianteiras ficarem fora do chão, maior será a chance de a prancha sair voando de baixo de você.
  5. Retorne as rodas dianteiras ao solo. Depois de concluir a curva, transfira seu peso para o pé dianteiro para colocar as rodas dianteiras de volta no chão. Certifique-se de aterrissar com as rodas dianteiras com calma para evitar deixar o nariz cair desajeitadamente ou desequilibrar-se. Continue pedalando, empurrando para gerar mais velocidade. Parabéns! Agora você está totalmente móvel!
    • Ambos os métodos de virar, inclinar-se e chutar, são técnicas básicas essenciais para dominar quando se está aprendendo a patinar.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como se vira em um skate?
    Se seus trucks estiverem mais soltos, você pode virar apoiando-se nos dedos dos pés ou nos calcanhares. Para curvas mais acentuadas, você pode fazer um kick turn. Para isso, empurre a cauda, levante o pé dianteiro e faça um pivô.
  • Perguntas
    Posso praticar em uma estrada?
    Sim, mas certifique-se de que seja uma estrada abandonada ou pouco movimentada. Se você estiver começando a patinar e não souber como desviar de um carro rapidamente, isso pode resultar em algo muito ruim. Portanto, pratique em uma estrada com cautela.
  • Perguntas
    Preciso de protetores de pulso ou cotovelos e joelheiras são suficientes?
    As cotoveleiras e joelheiras devem ser suficientes, desde que você saiba como cair sobre elas.

Dicas

  • Pratique, pratique, pratique. Quanto mais confortável você ficar com cada técnica, mais rápido será o seu progresso.
  • Tente praticar o kick-turns em uma superfície macia, como grama ou carpete, antes de levá-lo para a rua.
  • Para ambos os métodos de giro, o equilíbrio é fundamental. Mantenha seu corpo relaxado e responsivo.

Avisos

  • Você precisa estar se movendo com uma velocidade razoável para poder fazer curvas com eficiência, mas não vá rápido demais. Altas velocidades tornarão o aprendizado de novas técnicas mais complicado e potencialmente perigoso.
  • As quedas são inevitáveis, especialmente quando se está começando. Certifique-se de usar capacete, além de outros equipamentos de proteção, como joelheiras, cotoveleiras e protetores de pulso.