Como tentar patinar no gelo pela primeira vez

Autor do artigo:Gabriel Silva

A patinagem no gelo é uma atividade de inverno para crianças e adultos. Que forma fantástica de passar uma tarde de inverno! Imagine como seria divertido deslizar graciosamente sobre o gelo, dando magníficas piruetas e triplos toe loops. No entanto, vai demorar algum tempo a chegar lá. Este passatempo clássico está repleto de emoções e arrepios. Como novato, pode estar ansioso por mergulhar de cabeça, mas ir com calma é do seu interesse. Ao ter um pouco de paciência e aprender o básico, você pode garantir que o seu tempo no gelo seja uma brisa e que você estará morrendo de vontade de repetir.

Passos

Escolher o vestuário correto

  1. Passo 1 Use roupas adequadas.1Use roupas adequadas. Não há necessidade de sair correndo e comprar um collant, mas há algumas coisas para se ter em mente quando for patinar no gelo pela primeira vez. Use roupas que sejam fáceis de usar, como uma t-shirt e calças largas.
    • Não use calças de ganga. Ficarão húmidas quando cair no gelo.
  2. Passo 2 Escolha um agasalho quente.2Selecione um agasalho quente. O gelo fica frio, como pode imaginar, por isso não se esqueça dos artigos que o manterão quente, como luvas, um chapéu, um cachecol e um casaco leve.
    • Lembre-se de que se vai movimentar bastante. Escolha um casaco que seja quente mas leve. Além disso, um casaco que fique pendurado no chão é um perigo.
  3. Passo 3 Usar meias ou collants.3Usar meias ou collants. Mantenha os seus pés felizes usando um par de meias grossas ou collants. Evite as meias de algodão, uma vez que não absorvem muito bem a humidade. Também tendem a ser volumosas, o que pode causar bolhas nos pés.
    • Em vez disso, as meias finas de lã são óptimas. Devem esticar até à barriga da perna para não caírem durante a patinagem.
  4. Passo 4 Escolha os patins adequados.4Escolha os patins adequados. Peça ao funcionário do rinque para lhe dar dois tamanhos para experimentar. Estes devem ser o seu tamanho normal de calçado do dia a dia, mais um tamanho maior. Calce os dois pares para ver como se sentem com os atacadores. Os patins demasiado largos não darão o apoio necessário ao tornozelo. Eles devem ser confortáveis, mas não tão apertados a ponto de estrangular seus pés e fazer com que os dedos dos pés fiquem dormentes.
    • Amarre os patins do dedo do pé para cima. Dê o nó final com firmeza para que eles não se soltem durante a patinação. Você pode até mesmo enfiar as pontas na parte de cima dos patins para maior segurança.

Aprender a ser seguro

  1. Passo 1 Ter uma aula com um treinador.1Tenha uma aula com um treinador. Esta é uma excelente forma de compreender alguns dos fundamentos da atividade. Muitos ringues oferecem aulas curtas de introdução para todos os grupos etários. Não se esqueça de fazer muitas perguntas e de interagir para tirar o máximo partido da aula.
    • Leve também os seus amigos. Mesmo que sejam profissionais, ter companheiros tornará o tempo mais agradável.
  2. Passo 2 Tente caminhar.2Experimente andar. Com os patins calçados, trabalhe o seu equilíbrio andando à volta do recinto no tapete. Se o local oferecer protecções para a lâmina, use-as, pois protegerão a lâmina. Pode notar imediatamente que não consegue andar de pé, nem deve. Em vez disso, mantenha os joelhos ligeiramente dobrados e coloque o seu peso nas pontas dos pés.
    • Nunca coloque os patins de gelo em betão. A queda vai doer muito e vai estragar as lâminas.
  3. Passo 3 Pratique a queda.3Praticar a queda. Cair é uma parte natural do desporto e é provável que aconteça algumas vezes. Até os melhores patinadores caem. Ao aprender a cair corretamente, reduzirá a possibilidade de uma lesão grave. Na área alcatifada, dobre os joelhos e faça um agachamento. Caia lentamente de costas para o chão, aterrando de rabo para o ar. Mantenha o queixo encostado ao peito. Isto evitará que a sua cabeça salte para trás e bata no gelo frio e duro.
    • Tente não usar as mãos para amortecer a queda. Enquanto estiver no gelo, outro patinador pode passar a voar e atropelar os seus dedos. Também pode magoar gravemente os pulsos.
    • Em vez disso, deixe os braços estendidos ao lado do corpo ou à sua frente.
    • Pratique isto várias vezes antes de ir para o gelo.
  4. Passo 4 Pratique levantar-se.4Pratique levantar-se. Rode para as suas mãos e joelhos. Coloque um pé por baixo de si, entre as mãos. Traga o outro pé para a frente e levante-se lentamente. Quando estiver de pé, mantenha os joelhos ligeiramente dobrados para recuperar o equilíbrio total.
    • É importante que domine esta técnica antes de entrar no gelo. Quando estiver no gelo, tente não pedir a ajuda de outras pessoas para o levantar. Pode voltar a perder o equilíbrio e puxá-los para baixo consigo.
    • Tente levantar-se rapidamente, pois o gelo é frio e pode fazê-lo sentir-se desconfortável.

Subir para o gelo

  1. Passo 1 Verificar a espessura do gelo.1Verificar a espessura do gelo. Quando patina ao ar livre, é fundamental que verifique a espessura do lago/lagoa. Para o fazer, basta contactar os administradores do parque. Quatro polegadas é a espessura recomendada para actividades como esta.
    • Depois de verificarem, peça-lhes para removerem quaisquer detritos, como membros de árvores, que possam ter caído no gelo. O objetivo é ter sempre um caminho livre.
  2. Passo 2 Entrar na porta do ringue.2Entrar na porta do ringue. Nunca salte o muro para aceder ao gelo. Os outros patinadores podem não o ver. Pode acabar por se magoar a si próprio ou a outra pessoa.
    • Ao entrar, repare na direção em que o tráfego flui e siga na mesma direção.
  3. Passo 3 Mantenha-se junto à parede.3Fique perto da parede. Caminhe à volta da borda do ringue. Segure-se à parede, se necessário, até se familiarizar com o gelo, os seus patins e o equilíbrio geral. Mantenha-se descontraído e não se apresse a começar a andar à volta do ringue.
    • À medida que ganha confiança, afaste-se lentamente da parede, mas sem nunca ir demasiado longe. Mantenha os braços esticados ao lado do corpo para manter o equilíbrio.
  4. Passo 4 Tente deslizar.4Experimente deslizar. Mantenha os patins afastados à largura dos ombros e os joelhos ligeiramente acima dos dedos dos pés. Certifique-se de que o seu queixo permanece paralelo ao gelo. Comece com os dois pés a apontar para a frente, depois vire ligeiramente o pé direito para fora para criar um ângulo de 45 graus. Este será o seu pé de empurrar. Mantenha o seu peso centrado diretamente sobre os patins. Quando estiver pronto, dobre mais o joelho esquerdo e empurre para fora com o pé direito.
    • Mantenha a posição e está a deslizar!
  5. Passo 5 Pratique a paragem.5Praticar a paragem. Trabalhe numa paragem de dois pés no início. Para o fazer, aponte os joelhos ligeiramente para dentro e pressione as extremidades exteriores das suas lâminas. Os dedos dos pés também devem apontar para dentro um do outro. Se for feito corretamente, um pouco de neve irá aparecer. Não pressione com demasiada força para não entalar os pés no gelo. Aplicar um pouco de pressão irá atrasá-lo e criar uma paragem total.
    • Quando estiver a praticar, tenha em atenção a sua postura e tente não se inclinar para a frente.
    • Tente dominar esta técnica antes de avançar para técnicas mais avançadas.
  6. Passo 6 Continuar a praticar.6Continue a praticar. A maioria das pessoas não consegue patinar no gelo à primeira, por isso continue a tentar melhorar. Trabalhe o seu equilíbrio e familiarize-se com os fundamentos. Observe os outros que estão a fazer bem para aperfeiçoar as suas capacidades.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaComo manter o equilíbrio para não cair? No início, pode agarrar-se à parede ou a outra pessoa. Algumas pistas têm ajudas que pode empurrar no gelo para o manter na vertical. Ao fim de algum tempo, as suas pernas aprenderão rapidamente a nova habilidade. Além disso, cair é fundamental no mundo da patinagem - mostra que está a tentar.
  • PerguntaE se eu partir um osso? Pode partir um osso ao atravessar a rua ou ao deitar o lixo fora. Há riscos na vida e, claro, o facto de calçar os patins e ir para o gelo aumenta os riscos, mas se tiver cuidado, ficará bem. Cair vai acontecer, faz parte do processo de aprendizagem, por isso aprenda a cair em segurança e ficará bem. Não vá para lá com a mentalidade de que vai partir alguma coisa - pense com confiança em dominar esta nova habilidade, patine com cautela, caia com segurança e levante-se de cada vez e continue a praticar. Vai correr tudo bem.
  • PerguntaO que é que eu faço se alguém passar por cima da minha mão? Pode haver um corte que exija uma gaze ou um penso rápido. O ângulo de um patins de gelo não é como o de uma faca, por isso não é provável que se magoe gravemente.

Dicas

Avisos

  • Não tenha pressa e vá devagar no começo.