Como tratar picadas de flebotomíneos

Autor do artigo:Gabriel Silva

O termo 'flebotomíneo' pode se referir a qualquer um dos vários insetos voadores, dependendo de onde você mora, mas todos os flebotomíneos se desenvolvem perto da água e deixam picadas que causam coceira na busca por um gole do seu sangue. A coceira e, ocasionalmente, a vermelhidão e o inchaço das picadas de flebotomíneos são causados por uma resposta de histamina, portanto, vários cremes calmantes ou anti-histamínicos geralmente são as melhores opções de tratamento. Melhor ainda, tente evitar as picadas cobrindo-se e usando repelente de insetos! Em casos raros, as picadas de flebotomíneos podem causar uma doença mais séria chamada leishmaniose, que precisa ser avaliada por um médico.

Etapas

Como acalmar picadas de flebotomíneos

  1. Etapa 1 Experimente a aplicação de gelo ou outros remédios caseiros.
    Experimente usar gelo ou outros remédios caseiros. Os flebotomíneos são um incômodo comum em muitas partes do mundo, portanto, há muitos remédios caseiros disponíveis on-line. Algumas pessoas, por exemplo, encontram alívio temporário mantendo uma bolsa de gelo enrolada em uma toalha de rosto sobre as picadas por até 10 minutos por hora.
    • O gelo, de fato, parece ser a maneira mais comprovada clinicamente para aliviar a coceira causada por picadas de insetos.
    • Outros remédios caseiros incluem: gel de aloe vera, pasta de dente de gel azul; pomadas tópicas mentoladas (como Vicks VapoRub); óleo da árvore do chá diluído em um óleo de base; bicarbonato de sódio e água misturados em uma pasta; imersão em um banho quente com uma xícara de aveia em pó misturada.
  2. Etapa 2 Aplique creme de hidrocortisona na picada para controlar os sintomas.
    Aplique creme de hidrocortisona na picada para controlar os sintomas. O creme de hidrocortisona de venda livre pode reduzir a dor e a inflamação causadas por uma picada de inseto. Leia e siga as instruções de seu creme de hidrocortisona. Aplique uma pequena quantidade de creme diretamente sobre a picada, mas mantenha o creme longe da pele saudável.
    • Não use o creme de hidrocortisona por mais de sete dias, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.
  3. Etapa 3 Experimente loções antissépticas, anti-coceira e/ou calmantes nas mordidas que causam coceira.
    Experimente loções antissépticas, anti-coceira e/ou calmantes nas picadas com coceira. Você pode encontrar uma variedade de produtos comercializados para acalmar picadas de insetos, embora haja poucas evidências de que eles realmente façam muita diferença. Experimente produtos diferentes por 2 a 3 dias de cada vez e veja se algum em particular funciona melhor para você.
    • Siga sempre as instruções do produto cuidadosamente e entre em contato com seu médico primeiro se tiver alguma preocupação com efeitos colaterais ou interações medicamentosas.
    • Você pode tentar, por exemplo, um gel que contenha lidocaína a 2% ou hidrocortisona a 1%.
  4. Etapa 4 Experimente uma loção ou comprimidos anti-histamínicos para coceira mais grave.
    Experimente uma loção ou comprimidos anti-histamínicos para coceiras mais graves. A coceira associada às picadas de flebotomíneos é causada pela resposta de histamina do seu corpo à saliva do inseto na ferida. Tente aplicar um pouco de anti-histamínico tópico do tamanho de uma ervilha ou menor em cada marca de picada. Siga as instruções do produto para saber com que frequência aplicar a loção.
    • Se você tiver várias picadas de flebotomíneos, talvez tenha melhores resultados se tomar um anti-histamínico oral, como cetirizina 10 mg ou loratadina, em vez disso. Mais uma vez, siga as instruções do produto.
    • É possível comprar anti-histamínicos tópicos e orais sem receita médica, mas nunca é demais entrar em contato com seu médico antes de usar um anti-histamínico.
    • Assim como ocorre com outros remédios de venda livre para picadas de insetos, há poucas evidências de que os anti-histamínicos orais ou tópicos façam muita diferença.
  5. Etapa 5 Aplique loção de calamina...
    Aplique loção de calamina como outro possível remédio. Agite o frasco de loção de calamina e aplique uma pequena quantidade em uma bola de algodão. Aplique uma fina camada da loção sobre cada marca de mordida que coça e deixe secar por 2 a 3 minutos antes de cobri-la com qualquer roupa. Mantenha a loção por até 3 horas antes de limpá-la com um pano úmido e reaplique-a sempre que necessário.
    • Siga as instruções do produto ou a orientação de seu médico para obter orientações específicas sobre o uso da loção de calamina.
    • Se você desenvolver uma erupção cutânea ou irritação, pare de usar a loção de calamina.
    • Mais uma vez, as evidências da eficácia da loção de calamina para acalmar as picadas de insetos são, na melhor das hipóteses, limitadas.
  6. Etapa 6 Tome um analgésico de venda livre se as picadas de flebotomíneos doerem.
    Tome um analgésico de venda livre se as picadas de flebotomíneos doerem. Pergunte ao seu médico se é seguro tomar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) de venda livre, como ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Esses medicamentos ajudarão a aliviar a dor e reduzir a inflamação. Tome o medicamento conforme indicado no rótulo.
    • Se não puder tomar AINEs, pergunte ao seu médico se pode tomar acetaminofeno (Tylenol) para aliviar a dor.
  7. Etapa 7 Resista à vontade de coçar as picadas que causam coceira!
    Resista ao impulso de coçar as picadas que causam coceira! Embora coçar uma picada de flebotomíneo com coceira possa proporcionar um alívio muito temporário, há um alto risco de piorar o problema. Coçar pode romper a pele e introduzir bactérias, o que, por sua vez, pode causar infecção na picada. Nesse caso, você precisará consultar o médico.
    • A picada pode estar infectada se o inchaço ou a vermelhidão aumentarem, se você sentir calor na área da picada, se houver secreção da picada ou se você tiver febre. Entre em contato com o médico se isso ocorrer, independentemente de ter ou não coçado a picada.
    • Talvez seja necessário usar antibióticos tópicos ou orais se a picada for infectada.

Como evitar picadas de flebotomíneos

  1. Etapa 1 Cubra sua pele - especialmente pernas, tornozelos e pés - com roupas de cores claras.
    Cubra sua pele - especialmente pernas, tornozelos e pés - com roupas de cores claras. Resumindo, os flebotomíneos não podem picar sua pele se não puderem chegar até ela! Use sapatos, meias compridas, calças e uma camisa de manga comprida, se possível, e coloque a camisa para dentro da calça. Use também cores claras, pois os flebotomíneos parecem se sentir mais atraídos por cores mais escuras.
    • Concentre-se especialmente em seus pés, tornozelos e pernas, pois é onde os flebotomíneos tendem a picar com mais frequência. Talvez você queira enfiar as calças dentro das meias.
  2. Etapa 2 Evite corpos d'água durante o amanhecer e o anoitecer.
    Fique longe de corpos d'água durante o amanhecer e o anoitecer. A maioria das variedades de flebotomíneos fica a cerca de 10 m (33 pés) de um corpo de água em movimento, como oceano, lago ou rio. Além disso, eles tendem a ser mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer. Ao evitar essas condições, você pode reduzir bastante o risco de ser picado.
    • Entretanto, nem todas as variedades de flebotomíneos seguem esse padrão - alguns tipos são mais ativos durante o sol do meio-dia, por exemplo. Peça aos moradores locais informações privilegiadas sobre as variedades nativas de flebotomíneos e a melhor maneira de evitá-los.
  3. Etapa 3 Use um repelente de insetos que contenha DEET quando estiver ao ar livre.
    Use um repelente de insetos que contenha DEET ao sair ao ar livre. Siga as instruções do produto e borrife o repelente na pele exposta, com foco especial nas áreas de pele exposta abaixo dos joelhos. Você também pode borrifar o produto nas roupas onde elas se encontram com a pele exposta - como nos punhos da camisa e da calça -, embora alguns repelentes possam manchar certos tecidos.
    • Os repelentes de insetos que contêm DEET são seguros para uso em crianças, mas use a menor quantidade eficaz. Como alternativa, use um repelente de insetos que contenha ingredientes naturais, se for eficaz.
    • Os repelentes que contêm DEET parecem ser mais eficazes para afastar os flebotomíneos, mas você pode experimentar repelentes químicos ou naturais alternativos.

    Dica: repelentes naturais de insetos como cedro, citronela, cravo, rícino, capim-limão, hortelã-pimenta, alecrim, geraniol e óleo de soja não são tão eficazes na prevenção de picadas de insetos quanto os produtos que contêm DEET.

Tratamento da leishmaniose

  1. Etapa 1 Conheça seu risco de contrair essa doença com base no local onde você vive ou viaja.
    Conheça seu risco de contrair essa doença com base no local onde você mora ou viaja. A leishmaniose é uma infecção causada por parasitas que são introduzidos em seu corpo quando você é picado por um flebotomíneo infectado. Embora seja muito rara em muitas partes do mundo, inclusive na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia, e na maior parte da Europa, ela é mais comum em outras áreas.
    • Se você mora ou está viajando para a América Central ou do Sul, Oriente Médio, África Central ou do Norte, sul da Europa ou partes tropicais da Ásia, pode ter um risco maior de contrair leishmaniose por picadas de flebotomíneos.
    • Se estiver em uma área com risco elevado, é importante tomar medidas para evitar picadas de flebotomíneos. Isso inclui usar roupas compridas, aplicar repelente de insetos com DEET e evitar corpos d'água em movimento ao amanhecer e ao anoitecer.
  2. Etapa 2: Fique atento a sinais de leishmaniose cutânea ou visceral.
    Fique atento aos sinais de leishmaniose cutânea ou visceral. A leishmaniose cutânea é muito mais comum e geralmente se apresenta na pele como protuberâncias vermelhas elevadas ou até mesmo úlceras que formam crostas ou escorrem do meio. Em resumo, a picada do mosquito da areia parecerá infectada e deve ser avaliada por um médico.
    • A leishmaniose visceral é mais rara e envolve uma infecção dos órgãos internos. Em vez de observar sinais de infecção no local da picada, fique atento a febre, perda de peso inexplicável e fadiga. Seu médico verificará se há resultados anormais de exames de sangue, contagem sanguínea baixa e inchaço do baço e do fígado.
    • Se você apresentar esses sintomas, mas não tiver estado em uma área onde a leishmaniose é endêmica, é provável que tenha outro tipo de infecção. Mesmo assim, você deve procurar seu médico para uma avaliação.
  3. Etapa 3 Discuta com seu médico os possíveis tratamentos para a leishmaniose cutânea.
    Discuta com seu médico os possíveis tratamentos para a leishmaniose cutânea. Na maioria dos casos, a leishmaniose cutânea desaparece por conta própria em um período de semanas a meses. Portanto, o tratamento ativo nem sempre é recomendado. Em alguns casos, porém, seu médico pode recomendar um dos vários medicamentos para essa condição.
    • Alguns tipos de leishmaniose cutânea (especialmente os tipos encontrados na América Central e do Sul) podem se espalhar para as membranas mucosas da boca, do nariz e da garganta. O tratamento ativo é mais provável se essa for uma possibilidade em seu caso.
    • A maioria dos casos de leishmaniose cutânea não causa problemas médicos de longo prazo, embora possa haver cicatrizes no local onde se formam os inchaços ou úlceras.
  4. Etapa 4 Faça o tratamento imediatamente se você tiver leishmaniose visceral.
    Faça o tratamento imediatamente se você tiver leishmaniose visceral. Como ela afeta órgãos internos importantes, como o fígado, a leishmaniose visceral deve ser tratada o mais rápido possível. É provável que a primeira linha de tratamento seja uma das várias opções de medicamentos, mas alguns casos podem exigir intervenções cirúrgicas ou até mesmo transplantes de órgãos.
    • Quando detectada precocemente, a leishmaniose visceral geralmente pode ser tratada com sucesso. No entanto, os casos avançados geralmente são fatais. Por isso, é essencial ficar atento aos sinais de infecção se você esteve em áreas onde a leishmaniose é endêmica.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas