Como tratar bolhas de hera venenosa

Autor do artigo:Gabriel Silva

As bolhas são um resultado comum e irritante da erupção cutânea de hera venenosa. Embora possa parecer muito tentador coçar e arranhar as bolhas, é importante deixar que estas feridas incómodas sarar por si próprias. Para aliviar a comichão e o desconforto, opte por alguns tratamentos tópicos calmantes, como loção de calamina, bicarbonato de sódio ou óleo da árvore do chá. Se a comichão for persistente, considere a possibilidade de tomar alguns comprimidos anti-histamínicos ou consulte um médico sobre cremes e injecções de esteróides. Para que o processo de cicatrização seja o mais rápido possível, proteja as bolhas com ligaduras. Em cerca de uma semana, as bolhas de hera venenosa começarão a desaparecer!

Passos

Aliviar a comichão e o desconforto

  1. Passo 1 Esfregue uma quantidade do tamanho de uma ervilha de loção de calamina nas bolhas.
    Esfregue uma quantidade do tamanho de uma ervilha de loção de calamina nas bolhas. Esprema uma pequena quantidade de loção de calamina na ponta dos dedos. Com movimentos suaves e delicados, espalhe o produto em todas as bolhas. Se ficar sem loção, deite outra quantidade do tamanho de uma ervilha.
    • Qualquer tipo de creme corticosteroide de venda livre funciona.
  2. Passo 2 Cubra as bolhas com pensos húmidos de acetato de alumínio 4-6 vezes por dia.
    Cubra as bolhas com pensos húmidos de acetato de alumínio 4 a 6 vezes por dia. Mergulhe os pensos em acetato de alumínio e depois coloque-os sobre as bolhas. Deixe os pensos húmidos no local durante 20 a 30 minutos. Depois, retire os pensos. Repita 4 a 6 vezes por dia para ajudar a acalmar a pele irritada.
  3. Passo 3 Aplique pasta de bicarbonato de sódio nas suas bolhas, se não tiver't have lotion.
    Aplique pasta de bicarbonato de sódio nas bolhas se não tiver loção. Crie um tratamento tópico calmante com 3 colheres de chá (12 g) de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá (4,9 ml) de água. Misture bem os ingredientes e esfregue a pasta sobre as áreas afetadas. Não enxague a pasta - em vez disso, use-a da mesma forma que aplicaria uma loção.
    • Se as bolhas de hera venenosa estiverem mais espalhadas, tome um banho quente com ½ chávena (90 g) de bicarbonato de sódio misturado.

    Sabia que? O vinagre de sidra de maçã pode proporcionar um alívio rápido às bolhas, ao mesmo tempo que seca a pele. Tenha em mente que este tratamento pode arder no início, uma vez que o vinagre ácido vai parecer duro na sua pele inflamada.

  4. Passo 4 Coloque uma compressa fresca e húmida sobre as bolhas durante 15 minutos.
    Coloque uma compressa fresca e húmida sobre as bolhas durante 15 minutos. Mergulhe uma toalha de papel ou um pano de cozinha em água corrente fria. Torça a compressa para que não fique a pingar e coloque-a sobre as bolhas que mais lhe dão comichão. Deixe a compressa sobre a pele durante 15 a 30 minutos e, em seguida, retire a toalha ou o pano para dar à sua pele um pouco de ar fresco. Pode utilizar este tratamento várias vezes ao longo do dia.
    • Este tratamento é melhor para pequenas secções de bolhas de hera venenosa.
    • Não utilize água morna ou quente, uma vez que esta não será calmante para a sua pele irritada.
  5. Passo 5 Mergulhe num...
    Tome um banho de aveia morna se as bolhas estiverem muito espalhadas. Procure na farmácia um produto de tratamento de banho que inclua a aveia como ingrediente principal ou adicione cerca de 1 chávena (90 g) de aveia a uma banheira cheia de água morna. O ideal é que o banho esteja entre 32 e 35 °C (90 e 95 °F).
    • Se estiver com pressa, experimente tomar um duche curto e fresco.
  6. Passo 6 Aplicar um pouco de óleo de...
    Aplique um pouco de óleo da árvore do chá sobre as bolhas de hera venenosa abertas. Deite uma pequena quantidade, do tamanho de uma moeda, de óleo da árvore do chá numa bola de algodão ou num disco e aplique-o suavemente na bolha aberta. Não esfregue o óleo - em vez disso, massageie-o suavemente em torno da pele afetada. Deixe o óleo assentar na bolha aberta em vez de o limpar.
    • O óleo da árvore do chá tem propriedades anti-inflamatórias e é ótimo para prevenir infecções.
  7. Passo 7 Tomar comprimidos anti-histamínicos por via oral para aliviar a comichão.
    Tome comprimidos de anti-histamínicos por via oral para aliviar a comichão. Vá à sua farmácia local e compre alguns comprimidos anti-histamínicos, como o Benadryl. Siga a dose recomendada no frasco e não tome muitos comprimidos de uma só vez. Continue a tomar estes comprimidos ao longo do dia, conforme permitido pelo medicamento.
    • Se estiver a usar Benadryl, os adultos podem tomar 25 a 50 mg a cada 4 a 6 horas. Benadryl também pode ajudá-lo a dormir.
    • Para uma opção sem sonolência, tome 10 mg de Claritin (loratadina) uma vez por dia. Crianças de 3 a 5 anos podem tomar 5 mg de Claritin uma vez por dia.
    • Outro anti-histamínico que não causa sonolência é o Zyrtec (cetirizina).

Obter tratamento médico para bolhas graves

  1. Passo 1 Obter uma receita de creme esteroide sem receita médica se as bolhas forem graves.
    Obtenha uma receita de creme esteroide de venda livre se as bolhas forem graves. Contacte o seu médico se tiver comichão ou irritação debilitante devido às bolhas de hera venenosa. Veja se o creme esteroide é uma opção para si e se o seu médico local estaria disposto a receitá-lo numa base limitada.
    • Infelizmente, as injecções anti-alérgicas não aceleram o processo de cura nem aliviam a comichão.
  2. Passo 2 Opte por injecções de esteróides se não tiver't want to use cream.
    Opte por injecções de esteróides se não quiser usar creme. Fale com o seu médico sobre a possibilidade de receber uma injeção de esteróides se as suas erupções e bolhas de hera venenosa forem insuportáveis. Siga cuidadosamente as instruções do tratamento, especialmente se tiver de tomar outro medicamento para além das injecções.
    • Dependendo do seu caso individual, o seu médico poderá prescrever uma injeção de triamcinolona.
  3. Passo 3 Marcar uma consulta médica's appointment if your blisters are oozing pus.
    Marque uma consulta médica se as suas bolhas estiverem a deitar pus. Mantenha-se atento aos seus sintomas e tome nota da sua temperatura interna. Se começar a sentir-se febril ou se notar pus de cor amarela a sair das suas bolhas, há uma boa hipótese de ter uma infeção. Contacte o seu médico o mais rapidamente possível para obter o tratamento adequado de que necessita.
    • Se a sua temperatura corporal for superior a 38 °C ou se a erupção cutânea não desaparecer em duas ou três semanas, deve marcar uma consulta de emergência com o seu médico.
  4. Passo 4 Tomar antibióticos se as bolhas estiverem infectadas.
    Tome antibióticos se as suas bolhas estiverem infectadas. Fale com o seu médico para obter um diagnóstico oficial do seu estado. Quando prescrito, siga as instruções de dosagem adequadas e monitorize os seus sintomas, como a sua temperatura interna. Continue a tomar o medicamento por via oral até que o médico confirme que a infeção desapareceu.
    • As infecções tendem a ocorrer com surtos maiores de erupção cutânea de hera venenosa.

Manter hábitos higiénicos

  1. Passo 1 Lave imediatamente a área afetada para se livrar dos óleos que provocam comichão.
    Lave imediatamente a área afetada para se livrar dos óleos que provocam comichão. Assim que notar a erupção cutânea e as bolhas, lave a área afetada com água morna e sabão Dial, GOOP (que remove óleo e gordura), ou Tecnu (um sabão formulado para tratar a hera venenosa). Remova quaisquer restos de urushiol que tenham ficado na sua pele, que é a substância natural que provoca a formação da erupção cutânea e das bolhas. Não se esqueça de esfregar também debaixo das unhas. Além disso, tire todas as roupas que estava a usar na altura em que apanhou a hera venenosa.
    • Não se esqueça de lavar a roupa imediatamente depois de a tirar.
    • Assim que o óleo for lavado da sua pele, a hera venenosa deixa de ser contagiosa para outras pessoas.
  2. Passo 2 Evite coçar ou mexer nas bolhas.
    Evitar coçar ou mexer nas bolhas. Resista à tentação de abrir as bolhas. Apesar da crença popular, isso não fará com que a erupção cutânea cicatrize mais rapidamente; de facto, pode acabar por abrandar significativamente o processo de cicatrização. Se a comichão se tornar insuportável, tente aplicar um tratamento tópico calmante para aliviar o desconforto.
    • As infecções ocorrem mais frequentemente em bolhas abertas.

    Sabia que? O líquido dentro das bolhas de hera venenosa não é contagioso. O óleo contagioso e indutor de comichão segregado pela hera venenosa, carvalho e sumagre é conhecido como urushiol e é removido assim que se lava a área afetada.

  3. Passo 3 Deixar as bolhas descobertas em vez de usar pensos.
    Deixe as bolhas descobertas em vez de usar ligaduras. É importante deixar as bolhas descobertas, uma vez que a pele que as cobre actuará como uma ligadura protetora natural. Evite cobrir as bolhas com qualquer tipo de ligadura, pois isso pode piorar a situação.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Coisas de que vai precisar

Aliviar a comichão e o desconforto

  • Loção de calamina
  • Solução de acetato de alumínio e ligaduras para mergulhar
  • Bicarbonato de sódio
  • Água
  • Compressa húmida fria
  • Farinha de aveia
  • Óleo da árvore do chá
  • Bola de algodão
  • Medicamento anti-histamínico

Obter tratamento médico para bolhas graves

  • Creme esteroide
  • Antibióticos

Manter hábitos higiénicos

  • Sabonete para as mãos