Como tratar a hera venenosa e o carvalho venenoso

Autor do artigo:Gabriel Silva

A hera venenosa, o carvalho e o sumagre são uma ótima maneira de arruinar um dia ao ar livre. Entrar em contato com suas folhas, caules e raízes tóxicos pode causar uma erupção cutânea com coceira que dura de uma a três semanas. Embora a única maneira de remover completamente a erupção cutânea seja com o tempo, há vários meios de reduzir a dor e a coceira envolvidas na exposição à hera venenosa.

Etapas

Cuidados imediatos com sua pele

  1. Etapa 1 Procure uma erupção vermelha com bolhas.
    Procure por uma erupção vermelha com bolhas. A erupção cutânea causada pela hera venenosa é uma reação alérgica aos óleos secretados pela planta. Você terá uma erupção vermelha, inchaço e bolhas na área em que entrou em contato com a planta.
    • Se você inalou a planta em chamas, também poderá ter problemas respiratórios. Essa é uma condição grave. Você deve tomar um anti-histamínico e procurar ajuda médica de emergência.
    • Se suspeitar que entrou em contato com a hera venenosa, colete uma amostra em um saco plástico para mostrar ao seu médico. Certifique-se de usar luvas ao coletar a amostra. Não toque na planta.
  2. Etapa 2 Retire e lave suas roupas.
    Retire e lave suas roupas. Tire suas roupas e coloque-as em um saco plástico de lixo, se possível. Lave suas roupas separadamente de qualquer outra coisa o mais rápido possível.
  3. Etapa 3 Aplique álcool isopropílico.
    Aplique álcool isopropílico. Você pode aplicar álcool isopropílico na pele para dissolver os óleos da hera venenosa ou do carvalho venenoso. Como o óleo tóxico da planta penetra na pele gradualmente, a aplicação de álcool isopropílico na área evitará a propagação. Ele não proporcionará alívio imediato, mas conterá a propagação. Você também pode usar um produto de limpeza de venda livre, como Tecnu ou Zanfel.
    • Aplique o álcool isopropílico somente em um cômodo bem ventilado, de preferência com uma janela ou ventilação aberta. A fumaça do álcool isopropílico pode fazer com que você se sinta tonto.
  4. Etapa 4 Enxágue a área com água fria.
    Enxágue a área com água fria. Nunca use água morna ou quente, pois isso abrirá seus poros e permitirá que mais toxinas penetrem no local. Se for possível, mantenha a área afetada sob água corrente fria por 10 a 15 minutos. Se estiver ao ar livre, na floresta, quando for exposto à hera venenosa ou ao carvalho venenoso, você poderá enxaguar o corpo em um riacho.
  5. Etapa 5 Limpe completamente a área.
    Limpe completamente a área. Independentemente do local em seu corpo, certifique-se de que ele foi completamente enxaguado com água. Se você tocou a área em seu corpo ou se o veneno afetou suas mãos, esfregue sob as unhas com uma escova de dentes, caso algum óleo das plantas tenha se depositado sob elas. Jogue a escova de dentes fora quando terminar.
    • Use um detergente de louça usado para remoção de óleo para enxaguar a área da erupção cutânea. Como as toxinas foram transferidas para a pele na forma de óleo, o uso de um detergente de louça que elimina o óleo pode ajudar a reduzir a propagação da erupção cutânea. Você pode usar qualquer marca que seja rotulada para combater ou eliminar a oleosidade.
    • Se você usar uma toalha para se secar após lavar a área afetada, certifique-se de lavar a toalha com o restante das roupas expostas imediatamente após o uso. Em alguns casos, talvez seja necessário jogar fora a toalha.
  6. Etapa 6: Não't scratch the rash.
    Não coce a erupção cutânea. Mesmo que a erupção não seja contagiosa, você pode romper a pele e permitir a entrada de bactérias na ferida. Não toque nem estoure as bolhas que possam se formar, mesmo que estejam chorando. Se necessário, corte as unhas curtas e cubra a área para não coçá-la.
  7. Etapa 7 Resfrie a área exposta.
    Resfrie a área exposta. Aplique compressas frias ou aplique uma bolsa de gelo por 10 a 15 minutos. Certifique-se de não aplicar gelo diretamente na pele; sempre envolva a bolsa de gelo ou a compressa em uma toalha antes de aplicá-la. Além disso, deixe a área secar ao ar livre em vez de esfregá-la com uma toalha se a erupção estiver molhada.
    • Se você precisar que a área seque mais rapidamente, não há problema em dar batidinhas para secar. Entretanto, nunca a esfregue.

Como tratar a coceira causada pelo veneno

  1. Etapa 1 Aplique cremes ou loções tópicas.
    Aplique cremes ou loções tópicas. Loção de calamina, creme de capsaicina ou creme de hidrocortisona podem proporcionar algum alívio da coceira. Não faça isso imediatamente após o contato com a planta (pois esfregar a loção pode espalhar os óleos), mas depois de algumas horas ou dias, quando a sensação de coceira começar. O creme de capsaicina, geralmente vendido em farmácias com rótulos para alívio da dor da artrite, arde um pouco no início, mas suprime a coceira por horas.
    • Se você estiver em um ambiente quente e ao ar livre, o creme de hidrocortisona pode não funcionar. Em vez disso, experimente o creme de capsaicina.
  2. Etapa 2 Tome anti-histamínicos.
    Tome anti-histamínicos. Os anti-histamínicos são medicamentos que tratam de alergias e, como o carvalho venenoso e a hera causam reações alérgicas ao contato, tomar esses medicamentos pode proporcionar um pequeno alívio. Em geral, os anti-histamínicos oferecem apenas um alívio leve dos sintomas da hera venenosa, mas se você tomar medicamentos orais antes de dormir, a combinação de seus efeitos anti-coceira e indutores de sonolência pode ajudá-lo a descansar um pouco. Tome-os apenas por via oral e não aplique os cremes na hera venenosa, pois isso pode piorar a erupção cutânea.
  3. Etapa 3 Tome um banho de aveia.
    Tome um banho de aveia. Use um produto de banho de aveia ou um banho de acetato de alumínio. Se precisar de uma solução rápida sem precisar correr para a loja, bata uma xícara de aveia em um processador de alimentos ou liquidificador e adicione-a à água morna do banho. Evite usar água muito quente, especialmente logo após ser exposto ao veneno, pois isso abrirá seus poros.
  4. Etapa 4 Experimente um caldo de bolota.
    Experimente um caldo de bolota. Quebre as bolotas e ferva-as em água. Coe as nozes, resfrie o líquido e aplique-o na erupção cutânea com um chumaço de algodão. Embora esse método não tenha sido estudado, ele demonstrou reduzir a sensação de coceira da erupção cutânea de hera venenosa.
  5. Etapa 5 Aplique aloe vera.
    Aplique aloe vera. O aloe vera é uma planta semelhante a um cacto que expele um gel refrescante de suas folhas. Você pode usar uma planta de aloe vera de verdade, arrancando as folhas e aplicando o gel diretamente na erupção, ou usar uma forma engarrafada processada. Se você comprar um frasco em uma loja, certifique-se de que ele tenha pelo menos 95% de aloe vera de verdade.
  6. Etapa 6 Enxágue com vinagre de cidra de maçã.
    Enxágue com vinagre de cidra de maçã. Entre os muitos tratamentos médicos para os quais o vinagre de maçã pode ser usado, um deles é acelerar o processo de cura da exposição à hera venenosa. Use um chumaço de algodão para aplicar suavemente o vinagre na área ou enxágue-a com uma mistura de partes iguais de vinagre e água.
  7. Etapa 7 Use bicarbonato de sódio.
    Use bicarbonato de sódio. Faça uma pasta composta de 3 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de água. Aplique a pasta em sua erupção cutânea para retirar o fluido das bolhas. Deixe a pasta de bicarbonato de sódio secar e deixe-a rachar ou descascar. Reaplique essa pasta a cada poucas horas para obter os melhores resultados.
    • Lembre-se de que o bicarbonato de sódio pode irritar sua pele, especialmente se você for sensível a ele. É melhor tentar fazer isso somente se você souber que não é sensível ao bicarbonato de sódio.
  8. Etapa 8 Tente usar laticínios.
    Tente usar laticínios. Use leitelho ou iogurte para aplicar na pele, a menos que você tenha alergia a laticínios. Ao aplicar leitelho ou iogurte na erupção cutânea, as proteínas extrairão o fluido das bolhas.
    • Ao usar iogurte, opte por uma variedade simples com o mínimo de aditivos possível.
  9. Etapa 9 Trate a erupção cutânea com chá.
    Trate sua erupção cutânea com chá. Encha uma banheira com água e adicione 12 saquinhos de chá, como o chá de camomila por suas propriedades anti-inflamatórias. Fique de molho no banho de chá por 20 minutos para ajudar a reduzir a coceira e a sensação de desconforto. Você também pode preparar um chá bem forte e aplicá-lo em sua erupção cutânea com uma bola de algodão a cada poucas horas.
  10. Etapa 10 Use cascas de frutas resfriadas.
    Use cascas de frutas resfriadas. Pressione uma casca de melancia fria ou uma casca de banana contra a erupção cutânea. A casca de melancia age como uma compressa fria e o suco ajuda a secar as bolhas. Por outro lado, usar uma casca de banana ajuda a resfriar e acalmar a área.
  11. Etapa 11 Aplique um pouco de café frio.
    Passe um pouco de café frio. Se tiver um pouco de café escuro sobrando, use um chumaço de algodão para passar na erupção. Você também pode preparar uma xícara nova, mas deixe o café esfriar na geladeira antes de aplicá-lo. O café contém ácido clorogênico, que é um anti-inflamatório natural.

Prevenção de exposição futura

  1. Etapa 1 Aprenda a identificar...
    Aprenda a identificar plantas venenosas. Evite plantas que tenham as seguintes características:
    • A hera venenosa tem 3 folhas verdes brilhantes e um caule vermelho. Ela cresce como uma trepadeira, geralmente ao longo das margens de rios ou lagos. Também pode ser encontrada em bosques ou florestas. Como regra geral, lembre-se desta simples rima: 'Folhas de três, deixe estar'.
    • O carvalho venenoso cresce como um arbusto e tem três folhas, como a hera venenosa. O carvalho venenoso é normalmente encontrado na costa oeste dos EUA.
    • O sumagre venenoso é um arbusto lenhoso com 7 a 13 folhas dispostas em pares. Cresce abundantemente ao longo do rio Mississippi.
  2. Etapa 2 Dê banho em seus animais de estimação se eles tiverem sido expostos às plantas.
    Dê banho em seus animais de estimação se eles tiverem sido expostos às plantas. Os animais de estimação não são sensíveis à hera venenosa ou ao carvalho venenoso, mas se os óleos ficarem presos em seus pelos, eles poderão causar uma reação alérgica em qualquer pessoa que os acaricie. Use xampu para animais de estimação e use luvas de borracha ao dar banho neles.
  3. Etapa 3: Adote medidas preventivas.
    Leve medidas preventivas. Se for fazer uma caminhada ou acampar em uma área onde cresce hera venenosa, leve garrafas extras de água fria e álcool isopropílico. Se aplicar ambos imediatamente após o contato, diminuirá bastante a propagação e a dor associadas à exposição.
  4. Etapa 4: Vista-se adequadamente quando for sair ao ar livre.
    Vista-se adequadamente quando for sair ao ar livre. Isso é especialmente importante se você estiver indo para uma área onde acha que poderá encontrar hera venenosa ou carvalho venenoso. Use camisetas de mangas compridas, calças compridas e meias. Certifique-se de usar sapatos fechados e sempre leve uma muda de roupa sobressalente para o caso de um acidente.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como posso diminuir a coceira da minha erupção cutânea de hera venenosa?
    Recomendo usar um creme de hidrocortisona ou loção de calamina em sua pele. Você também pode tomar um anti-histamínico oral para ajudar a aliviar a coceira.
  • Pergunta
    O carvalho venenoso fica duro antes de cicatrizar?
    A inflamação da erupção cutânea pode causar inchaço, o que pode fazer com que a pele fique 'dura'. Além disso, o ato de coçar faz com que a pele fique mais espessa e 'dura'. Isso será resolvido quando a erupção cutânea cicatrizar. Quanto menos você coçar, mais rápida será a cicatrização da pele.
  • Perguntas
    Quanto tempo leva para a erupção cutânea aparecer?
    Em média, a erupção leva de 2 a 4 dias para aparecer, mas pode ser mais ou menos longa, dependendo de sua exposição anterior.

Vídeo

Dicas

  • Você pode obter o Oral Ivy em sua farmácia local. Coloque-a na água e beba. Ela não tem sabor e funciona rapidamente. Se você usá-la antes da exposição, ela interrompe a erupção cutânea. Se já tiver a erupção cutânea, ela interrompe a coceira e acelera a cura.
  • Não mergulhe na banheira logo após a exposição. Os óleos flutuam no topo da água e espalham a erupção cutânea. Em vez disso, remova os óleos antes de mergulhar em uma banheira.
  • Passe desodorante em spray nos braços e nas pernas antes de sair de casa. Ele obstrui os poros e o óleo da hera venenosa não entra na sua pele. Procure um desodorante rotulado como antitranspirante.

Advertências

  • Se você tiver uma erupção cutânea nos olhos, na boca, no nariz ou na área genital, ou se a erupção cobrir mais de 1/4 do seu corpo, consulte um médico. Além disso, consulte seu médico se a erupção não melhorar em alguns dias, se piorar ou se o mantiver acordado à noite. Seu médico poderá prescrever corticosteroides para ajudar a aliviar a coceira.
  • Nunca queime a hera venenosa, o carvalho venenoso ou o sumagre venenoso para se livrar deles. O óleo é vaporizado e as resinas podem flutuar a favor do vento na fumaça e causar reações alérgicas graves em qualquer pessoa que as inalar. Isso pode causar a erupção no tecido pulmonar, resultando em insuficiência respiratória em casos extremos. De qualquer forma, é muito perigoso.
  • Ligue para a emergência se estiver com dificuldade para respirar ou com inchaço grave. Enquanto espera por ajuda, tome um ou dois anti-histamínicos. Se tiver sido exposto à fumaça da queima de plantas venenosas, procure atendimento de emergência.
  • Nunca vá acampar sem anti-histamínicos, pois eles podem salvar sua vida se você encontrar um alérgeno, como a hera venenosa.
  • Se você tiver febre acima de 38 °C (100 °F), se vir crostas amarelas ou pus, ou se desenvolver sensibilidade na erupção cutânea, deverá consultar seu médico imediatamente sobre a possibilidade de ter uma infecção.