Como tratar as picadas de ácaro do carvalho

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os ácaros do carvalho podem causar erupções cutâneas com coceira e pequenas saliências na pele que não são nada divertidas. Embora prefiram se alimentar de insetos e folhas de carvalho, eles geralmente recorrem aos seres humanos como fonte de alimento quando essas fontes de alimento habituais se tornam escassas. Se você foi picado por ácaros do carvalho, pode cuidar deles em casa ou procurar ajuda médica. Felizmente, você também pode evitar que as picadas de ácaros voltem a acontecer!

Etapas

Cuidados com as picadas em casa

  1. Limpe suas picadas com antisséptico. Aplique álcool isopropílico ou hamamélis em uma bola de algodão limpa para limpar suavemente as picadas. Seque as picadas com uma toalha limpa e descarte o chumaço de algodão.
  2. Etapa 2 Evite coçar as picadas.
    Evite coçar as picadas. Infelizmente, as picadas de ácaros do carvalho podem causar coceira especial. Você pode até desenvolver uma erupção cutânea! Entretanto, coçar pode romper a pele, aumentando o risco de uma infecção bacteriana.
    • Se você romper a pele, consulte seu médico.
  3. Etapa 3 Use loção de calamina para acalmar a pele afetada.
    Use loção de calamina para acalmar a pele afetada. A loção de calamina pode ajudar a aliviar a coceira, o que lhe dá alívio e ajuda a limitar a coceira. Lave a pele e as mãos e, em seguida, agite o frasco. Aplique uma pequena quantidade em um cotonete e aplique-o nas picadas ou erupções cutâneas. Continue a aplicar a loção até que toda a área afetada esteja coberta. Deixe a loção secar antes de vestir suas roupas.
    • Converse com seu médico antes de aplicar a loção de calamina em crianças com menos de 12 anos de idade. Você também deve falar com seu médico se estiver grávida ou amamentando.
    • Não se esqueça de seguir todas as instruções do frasco, inclusive as instruções de dosagem. Você pode reaplicar a loção a cada poucas horas, conforme necessário.
  4. Etapa 4 Aplique creme de hidrocortisona em suas picadas.
    Aplique creme de hidrocortisona em suas mordidas. Você pode comprar creme de hidrocortisona a 1% sem receita médica. Isso ajudará a aliviar a coceira. Lave as mãos e limpe a área afetada. Em seguida, passe uma pequena quantidade de creme de hidrocortisona nas picadas ou erupções cutâneas.
    • Use a menor dose possível e espere pelo menos 4 horas antes de reaplicar o creme.
    • Se o creme não aliviar a coceira, talvez você precise de algo mais forte. Seu médico pode prescrever um tratamento mais forte.
    • Não aplique o creme em uma criança com menos de 12 anos de idade sem falar com um médico.
    • Certifique-se de seguir todas as instruções do frasco.
  5. Etapa 5 Tome um anti-histamínico depois de falar com seu médico.
    Tome um anti-histamínico depois de falar com seu médico. Um anti-histamínico pode reduzir a reação que seu corpo tem às picadas. Isso pode reduzir a coceira, a vermelhidão e uma possível erupção cutânea. Você pode usar uma opção de venda livre, como a difenidramina (Benadryl) ou uma alternativa que não cause sonolência, como a cetirizina (Zyrtec) ou a loratadina (Claritin).
    • Siga as instruções de dosagem na embalagem, pois elas variam. Por exemplo, alguns anti-histamínicos podem ser tomados a cada 4 horas, mas outros são tomados uma vez ao dia.
    • Converse com seu médico antes de tomar um anti-histamínico, especialmente se já estiver tomando medicação.
  6. Etapa 6 Tome um banho de aveia se uma grande área for afetada.
    Tome um banho de aveia se uma grande área for afetada. Um banho de aveia pode aliviar a coceira na pele, proporcionando conforto em toda a área. Encha a banheira com água morna e adicione 1 xícara (85 g) de aveia moída à moda antiga ou aveia coloidal comprada em loja. Deixe de molho por 10 a 15 minutos para ver os resultados. Enxágue a aveia após o banho.
    • É melhor tomar apenas um banho de aveia por dia, pois a aveia pode ressecar a pele se você tomar banho por muito tempo ou com muita frequência. A pele seca piorará a coceira.
    • A aveia coloidal é a aveia finamente moída que se destina ao banho. Você pode encontrá-la on-line ou em farmácias.
    • Como alternativa, você pode usar bicarbonato de sódio em vez de aveia. Basta polvilhar cerca de 1 xícara (128 g) de bicarbonato de sódio em água morna.

Obtenção de cuidados médicos

  1. Etapa 1 Consulte seu médico se a coceira persistir ou se a pele estiver comprometida.
    Consulte seu médico se a coceira persistir ou se a pele estiver comprometida. A maioria das picadas de ácaros pode ser tratada em casa, mas a coceira intensa pode exigir prescrição médica. Além disso, você deve consultar um médico se a pele estiver ferida, pois isso pode levar a uma infecção.
    • Se as picadas não melhorarem em uma semana, consulte seu médico, mesmo que a coceira seja controlável.
    • Seu médico pode lhe oferecer tratamentos que não estão disponíveis sem receita.
    • Os sinais de possível infecção incluem pele inflamada, quente ao toque ou com vazamento de pus.
  2. Etapa 2 Peça ao seu médico uma receita de creme esteroide para tratar a coceira.
    Peça ao seu médico uma receita de creme esteroide para tratar a coceira. Um creme esteroide com prescrição médica pode tratar até mesmo a coceira intensa. Lave as mãos e limpe a área afetada. Em seguida, aplique uma fina camada de creme apenas sobre as picadas e/ou erupções cutâneas. Use água e sabão para lavar bem as mãos depois.
    • Siga todas as instruções do medicamento, inclusive as instruções de dosagem. Talvez você possa aplicar o creme a cada poucas horas, mas siga a orientação do seu médico.
    • Se estiver grávida ou amamentando, o médico pode decidir que os cremes esteroides não são uma boa opção para você.
    • Se o creme for para uma criança com menos de 12 anos, peça ao médico para esclarecer a dosagem e a frequência corretas. O médico pode recomendar o uso de uma opção de venda livre.
    • Use a menor quantidade possível do creme. Além disso, você não deve passá-lo na pele ao redor da picada.
  3. Etapa 3 Tome um antibiótico se o médico diagnosticar uma infecção.
    Tome um antibiótico se o médico diagnosticar uma infecção. As picadas de ácaro do carvalho causam muita coceira e a coceira frequente pode levar a uma infecção bacteriana. Se isso acontecer, o médico provavelmente prescreverá um antibiótico.
    • Não se esqueça de tomar todo o frasco do medicamento, mesmo que comece a se sentir melhor mais cedo.

Prevenção de picadas do ácaro do carvalho

  1. Etapa 1 Mantenha suas portas e janelas fechadas.
    Mantenha suas portas e janelas fechadas. Os ácaros costumam ser mais problemáticos no final do verão e no outono, quando sua população atinge o auge. Mais ácaros significam mais encontros e maior demanda no suprimento de alimentos. Como são carregados pelo vento, eles podem chegar facilmente à sua casa por meio de portas ou janelas abertas.
    • Como são pequenos o suficiente para passar por telas, as janelas fechadas são a melhor maneira de evitar que eles entrem em sua casa.
  2. Etapa 2 Use roupas de proteção ao trabalhar no quintal.
    Use roupas de proteção quando estiver trabalhando no quintal. Embora possa estar quente, mangas compridas, calças, luvas e um chapéu de abas largas podem limitar sua exposição aos ácaros do carvalho. Como o trabalho no quintal agita os ácaros, é melhor usar o máximo de roupas possível para evitar que eles entrem em contato com sua pele.
    • Ao varrer as folhas, você corre o maior risco de encontrar ácaros, pois eles geralmente vivem nas folhas de carvalho.
    • Luvas de borracha podem proteger suas mãos melhor do que as de couro.
  3. Etapa 3 Use inseticida DEET quando estiver ao ar livre.
    Use inseticida DEET quando estiver ao ar livre. Muitos inseticidas não são eficazes contra os ácaros do carvalho, mas o DEET pode ser eficaz. Borrife o produto em você mesmo antes de sair.
    • Como nem sempre é eficaz, é uma boa ideia usar o DEET além de outras medidas de proteção, como o uso de roupas extras.
    • Não se esqueça de seguir todas as instruções e avisos. Como todos os inseticidas, o DEET pode ser prejudicial se usado incorretamente.
  4. Etapa 4 Tome banho imediatamente após passar algum tempo ao ar livre.
    Tome banho imediatamente depois de sair ao ar livre. Isso removerá todos os ácaros que estiverem na sua pele ou no seu cabelo. Isso não curará as mordidas que você já recebeu, mas evitará que os ácaros o mordam mais.
  5. Etapa 5 Lave as roupas que você usou ao ar livre em água quente assim que chegar em casa.
    Lave as roupas que você usou ao ar livre em água quente assim que chegar em casa. Depois de passar algum tempo trabalhando ou brincando ao ar livre, suas roupas podem abrigar ácaros do carvalho. Lavar suas roupas assim que entrar em casa pode evitar que eles fiquem por perto para mordê-lo. É melhor usar uma configuração quente para garantir que os ácaros não sobrevivam à lavagem.
  6. Etapa 6 Dê banho em seus animais de estimação se eles saírem de casa.
    Dê banho em seus animais de estimação se eles saírem de casa. Os animais de estimação também podem pegar os ácaros e levá-los para sua casa. Isso é especialmente verdadeiro se seu animal de estimação gostar de rolar nas folhas, que podem abrigar os ácaros. Dê um banho em seu animal de estimação com água morna e use um xampu apropriado para animais de estimação.
    • Sempre use um xampu para animais de estimação que seja formulado para esse animal específico. Não use xampu humano, pois ele pode ser prejudicial aos seus animais de estimação.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas