Como tratar picadas de águas-vivas

Autor do artigo:Gabriel Silva

A boa notícia é que as picadas de águas-vivas raramente apresentam risco de vida. A má notícia é que, quando uma água-viva pica você, ela libera milhares de farpas extremamente pequenas que se prendem à sua pele e liberam veneno. Na maioria das vezes, esse veneno causa um leve desconforto ou uma erupção cutânea vermelha e dolorosa. Em casos raros, o veneno da água-viva pode causar doenças em todo o corpo. Se você ou alguém que você conhece teve a infelicidade de ser picado por uma água-viva, uma ação rápida e decisiva o ajudará.

Etapas

O que fazer imediatamente

  1. Etapa 1 Saiba quando ligar para os serviços de emergência e procurar ajuda imediata.
    Saiba quando ligar para os serviços de emergência e procurar ajuda imediata. A maioria das picadas de águas-vivas não requer intervenção médica. Entretanto, se você ou outra pessoa se encontrar nas seguintes situações, procure ajuda médica imediata:
    • A picada em si cobre mais da metade do braço, metade da perna, uma grande parte do tronco, o rosto ou os órgãos genitais.
    • A picada causa uma reação alérgica grave, incluindo, mas não se limitando a, dificuldade para respirar, tontura ou vertigem, náusea ou palpitações.
    • A picada veio de uma água-viva tipo caixa. As box jellies têm um veneno extremamente potente. Elas são encontradas na costa da Austrália e em outras partes do Indo-Pacífico, bem como no Havaí. Elas são de cor azul-clara e têm uma cabeça em forma de cubo, ou 'medusa'. Podem atingir aproximadamente 2 metros de altura.
  2. Etapa 2 Saia da água o mais calmamente possível.
    Saia da água o mais calmamente possível. Para evitar a possibilidade de ser picado várias vezes e iniciar o tratamento, procure terra firme assim que for picado.
    • Ao sair da água, tente não coçar o local da picada ou tocá-lo com as mãos. É provável que ainda haja tentáculos presos à sua pele, e coçar ou tocar neles só fará com que você seja mais picado.
  3. Enxágue o ferrão com água do mar. Assim que sair da água, enxágue a área da picada com água salgada (não com água doce) para remover todos os tentáculos grudados ou tecidos que estejam picando.
    • Não esfregue a área com uma toalha após o enxágue, pois isso pode ativar os ferrões restantes.
  4. Etapa 4 Mergulhe os tentáculos livremente em vinagre por pelo menos 30 segundos.
    Encharque os tentáculos com vinagre por pelo menos 30 segundos. Para obter o máximo de eficácia, misture o vinagre com água quente. Essa mistura é o tratamento de primeiros socorros mais eficaz para muitos tipos de picadas de águas-vivas. Certifique-se de que a água não esteja quente o suficiente para queimar ou escaldar sua pele.
    • Alguns tipos de picadas de águas-vivas podem responder melhor a uma combinação de água salgada e bicarbonato de sódio.

Remoção de tentáculos de água-viva da pele

  1. Etapa 1 Raspe cuidadosamente os tentáculos restantes.
    Raspe cuidadosamente os tentáculos restantes. Depois de enxaguar o ferrão, raspe os resíduos de tentáculos restantes com um objeto de plástico, como a borda de um cartão de crédito.
    • Não tente esfregar os tentáculos com um pano ou toalha, pois isso fará com que mais células urticantes sejam acionadas.
    • Fique extremamente imóvel enquanto remove os tentáculos. Quanto mais você se movimentar ao tentar remover os tentáculos da água-viva, mais veneno será liberado.
    • Se estiver em estado de choque, certifique-se de que alguém tenha chamado os serviços de emergência e tente se acalmar o máximo possível.
  2. Etapa 2 Jogue fora todos os materiais contaminados.
    Jogue fora todos os materiais contaminados. Dirija para baixo para reduzir a 0% a probabilidade de você se picar acidentalmente de novo. Jogue fora qualquer coisa que ainda possa ter células urticantes, como objetos que você usou para raspar os tentáculos ou roupas que possam ter tentáculos.
  3. Controle sua dor com calor. Depois que os tentáculos forem removidos, alivie a dor mergulhando a área picada em água quente (não escaldante!). Mantenha a temperatura da água em torno de 104-113° F (40-45° C) para evitar queimaduras. Estudos demonstraram que o calor desativa as toxinas do veneno, aliviando a dor melhor do que o gelo
  4. Etapa 4 Trate a dor com analgésicos.
    Trate a dor com analgésicos. Se estiver sentindo muita dor, tome a dose recomendada de um analgésico, como paracetamol ou ibuprofeno. O ibuprofeno também pode reduzir a inflamação associada à picada.

Como evitar erros comuns

  1. Etapa 1: Faça't try to treat jellyfish stings with urine.
    Não tente tratar picadas de águas-vivas com urina. A ideia de que a urina era um bom tratamento para picadas de águas-vivas provavelmente teve origem em um conto da carochinha e se consolidou ainda mais depois que um episódio de Friends a usou para efeito cômico. Não há necessidade de urinar em sua picada de água-viva!
  2. Etapa 2 Evite aplicar água doce no ferrão.
    Evite aplicar água doce no ferrão. A maioria das picadas de água-viva ocorre em água salgada. Isso significa que os nematocistos (células urticantes) contêm grandes concentrações de água salgada. Qualquer alteração na solução de água salgada nos nematocistos fará com que as células de veneno disparem. A água doce faz exatamente isso. Prefira a água salgada.
  3. Etapa 3: Não't use meat tenderizer to deactivate stingers.
    Não use amaciante de carne para desativar os ferrões. Não há nenhuma pesquisa que indique que ele realmente funcione e pode causar mais danos do que benefícios.
  4. Etapa 4 Saiba que o álcool aplicado diretamente na pele pode ser um tiro pela culatra.
    Saiba que o álcool aplicado diretamente na pele pode ser um tiro pela culatra. Assim como adicionar uma solução de água doce à pele, o álcool pode, na verdade, fazer com que os nematocistos liberem ainda mais veneno, levando a uma experiência mais dolorosa.

Tratamento do desconforto e acompanhamento

  1. Etapa 1 Limpe e faça um curativo...
    Limpe e faça um curativo em qualquer ferida aberta. Depois de remover os tentáculos e aliviar a maior parte da dor persistente, limpe a área afetada com água morna. (Não é necessário usar água salgada, pois os nematocistos, que reagem com a água doce, já devem ter sido removidos). Se a pele ainda estiver visivelmente irritada ou crua, cubra levemente a área com um curativo e envolva-a com gaze.
  2. Mantenha a área limpa. Três vezes ao dia, limpe a área com água morna e aplique uma pomada antibiótica como Neosporin. Em seguida, envolva novamente a área com um curativo e gaze.
  3. Etapa 3 Use anti-histamínicos orais e tópicos para aliviar a coceira e a irritação.
    Use anti-histamínicos orais e tópicos para aliviar a coceira e a irritação. Acalme qualquer irritação remanescente na pele com comprimidos anti-histamínicos de venda livre ou com cremes tópicos contendo difenidramina ou calamina.
  4. Etapa 4 Aguarde um dia inteiro para que a dor diminua e vários dias para que a irritação desapareça.
    Aguarde um dia inteiro para que a dor diminua e vários dias para que a irritação desapareça. 5 a 10 minutos após o tratamento, a dor deve começar a diminuir. Depois de um dia inteiro, a dor deve ter desaparecido quase completamente. Se você continuar sentindo dor depois de um dia inteiro e ainda não tiver feito isso, consulte um médico ou especialista para obter tratamento profissional.
    • Em casos raros, as picadas de águas-vivas podem causar infecção ou cicatrizes, mas a maioria das pessoas evita totalmente esses cenários, mesmo após picadas especialmente dolorosas.
    • Em casos extremamente raros, as pessoas apresentam hipersensibilidade ao veneno uma semana ou várias semanas após serem picadas. Bolhas ou outras irritações na pele podem surgir aparentemente do nada. Embora essa hipersensibilidade geralmente não seja perigosa, pode ser útil consultar um médico ou dermatologista para obter ajuda.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Uma picada de água-viva pode causar uma erupção cutânea nos braços, no peito e nas pernas, mesmo que eu tenha sido picado no pé?
    É possível que a picada da água-viva esteja causando uma reação de hipersensibilidade retardada, que inclui bolhas, erupções cutâneas e outras irritações na pele uma ou duas semanas após a picada. Você deve consultar seu médico sobre esse tipo de reação.
  • Pergunta
    Qual é outra maneira de ajudar uma picada de água-viva sem vinagre?
    Certifique-se de enxaguar primeiro com água do mar e, em seguida, raspe os tentáculos com um objeto plástico sem corte (como um cartão de crédito). Tomar um banho quente e aplicar loção de calamina na área pode ajudar a aliviar a coceira e a dor.

Dicas

  • Envolva os salva-vidas, se houver algum. Os salva-vidas locais provavelmente terão experiência com picadas de águas-vivas e terão os suprimentos e as habilidades necessárias para tratar as picadas de forma rápida e eficaz.
  • Muitas vezes, a vítima não verá a criatura que causou a picada. Se os sintomas persistirem ou piorarem, procure atendimento médico após ser picado por qualquer criatura marinha.
  • Dependendo do tipo de água-viva que causou a picada e da gravidade da picada, uma variedade de tratamentos pode ser empregada. Se a picada foi de uma água-viva tipo caixa, pode ser administrado um antiveneno para neutralizar o veneno. Se a picada tiver causado perda da função cardíaca, será administrada RCP e poderá ser necessária uma injeção de epinefrina.

Advertências

  • Nunca esfregue os tentáculos, pois isso causará ainda mais dor. Em vez disso, puxe-os ou raspe-os.
  • Não aplique nenhuma dessas soluções nos olhos ou ao redor deles. Mergulhe uma toalha ou pano limpo na solução e passe ao redor dos olhos.