Como tratar uma picada de vespa em uma criança

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quando seu filho leva uma picada de vespa, é sempre motivo de preocupação. As crianças geralmente apresentam mais inchaço do que os adultos e o choque de ser picado pode ser assustador! Felizmente, se você já sabe o que fazer, pode tratar imediatamente a picada e confortar seu filho para que ele se sinta tranquilo. Se não tiver certeza por onde começar, confira estas perguntas comuns sobre picadas de vespa.

Etapas

O que devo fazer se meu filho for picado por uma vespa?

  1. Etapa 1 Lave a área com água e sabão.
    Lave a área com água e sabão. Use água fria para ajudar a acalmar a pele e remover o veneno que possa estar na superfície. Você pode lavar a área 2 ou 3 vezes por dia até que a pele não esteja mais vermelha e inchada.
    • Seu filho provavelmente ficará chateado e preocupado com o fato de que o que você está fazendo fará com que a picada doa mais. Diga a ele que você está apenas lavando o local para que ele se sinta melhor.
  2. Etapa 2 Coloque uma bolsa de gelo sobre a pele para reduzir o inchaço.
    Coloque uma bolsa de gelo sobre a pele para reduzir o inchaço. As picadas de vespa podem realmente inchar e doer, mas uma bolsa de gelo pode ajudar muito! Enrole uma bolsa de gelo em um pano e pressione-a sobre a área por 10 minutos. Em seguida, deixe-a de lado por 10 minutos. Continue alternando para frente e para trás em intervalos de 10 minutos.
    • Se não tiver uma bolsa de gelo, você pode embrulhar um saco de legumes congelados em um pano. O pano apenas evita que o frio extremo danifique a pele nua.

Como posso deixar meu filho mais confortável?

  1. Etapa 1 Aplique um creme anti-histamínico ou corticosteroide em sua pele.
    Aplique um creme anti-histamínico ou corticosteroide em sua pele. É muito comum que a área da picada comece a coçar depois de ficar vermelha. Ensine seu filho a esfregar e não coçar a área para evitar infecções. Como você não quer que seu filho arranhe a pele, passe suavemente um creme anti-histamínico, corticosteroide ou loção de calamina na área para acalmá-la.
    • Se estiver usando loção de calamina, reaplique-a se ela começar a descamar.
    • Banhos de aveia e cataplasmas tópicos também podem ser úteis.
    Resposta de especialista
    Q

    Quais são as outras coisas que podem ajudar a reduzir a coceira?

    Andrea Rudominer, MD, MPH

    Pediatra certificada pelo conselho e médica de medicina integrativa
    A Dra. Andrea Rudominer é pediatra e médica de medicina integrativa certificada pelo conselho e mora na área da Baía de São Francisco. A Dra. Rudominer tem mais de 15 anos de experiência em cuidados médicos e é especializada em cuidados preventivos de saúde, obesidade, cuidados com adolescentes, TDAH e cuidados culturalmente competentes. A Dra. Rudominer recebeu seu título de MD da University of California, Davis, e concluiu uma residência no Lucile Packard Children's Hospital da Stanford University. A Dra. Rudominer também tem um MPH em Saúde Materno-Infantil pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ela é membro do Conselho Americano de Pediatria, membro da Academia Americana de Pediatria, membro e delegada da Associação Médica da Califórnia e membro da Associação Médica do Condado de Santa Clara.
    CONSELHOS DE ESPECIALISTAS
    Resposta de Andrea Rudominer, MD, MPH:

    Uma compressa fria, cataplasmas tópicos e banhos de aveia podem ajudar a reduzir a coceira. Uma mistura de aromaterapia de 3 gotas de óleo de olíbano, 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta e 5 gotas de óleo de lavanda misturados em 1 onça de óleo de coco ou de amêndoas também tem um efeito calmante.

  2. Etapa 2 Dê a seu filho acetaminofeno ou ibuprofeno para controlar a dor.
    Dê a seu filho acetaminofeno ou ibuprofeno para controlar a dor. Se você tiver remédios para dor para crianças em casa, não há problema algum em dar a ele. Sempre dê a seu filho uma dose com base na idade e no peso dele - isso geralmente está listado no verso da embalagem ou você pode perguntar ao pediatra.
    • Lembre-se de que o acetaminofeno não reduz a inflamação ou o inchaço, mas o ibuprofeno sim.

Qual é o melhor remédio caseiro para uma picada de vespa?

  1. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio para neutralizar o veneno da vespa.
    Faça uma pasta de bicarbonato de sódio para neutralizar o veneno da vespa. Misture 1/4 de xícara (57 g) de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá (9,9 ml) de água para fazer uma pasta grossa. Em seguida, espalhe-a sobre a área e deixe-a em paz. Reaplique a pasta a cada 15 minutos para reduzir a dor.
    • Você pode reaplicar uma camada diretamente sobre a primeira camada ou lavar a pele sempre que reaplicar.
    • Embora sejam necessárias pesquisas para comprovar a eficácia do bicarbonato de sódio, esse é um remédio caseiro popular para picadas de vespa.

Por quanto tempo uma picada de vespa fica inchada?

  1. O inchaço e a vermelhidão podem durar 7 dias.
    O inchaço e a vermelhidão podem durar 7 dias. Infelizmente, o inchaço e a vermelhidão são muito comuns em picadas de crianças e vespas - a área pode continuar inchando até 48 horas após a picada. O inchaço pode começar a desaparecer nos dias seguintes, mas não é incomum que a pele fique vermelha e inchada por até uma semana.
    • Se o seu filho foi picado perto do pescoço ou da garganta e a região estiver inchada, é necessário que ele receba atendimento médico de emergência. O inchaço pode dificultar a respiração.
    • Não se surpreenda se a pele inchar e ficar vermelha ao redor da picada - você poderá vê-la se estender por até 7,6 ou 10,2 cm (3 ou 4 polegadas) de distância da picada.

Quando devo me preocupar com uma picada de vespa?

  1. Etapa 1 Procure atendimento médico imediato se você suspeitar de alergia a vespas.
    Procure atendimento médico imediato se você suspeitar de alergia a vespas. Embora leve vermelhidão, inchaço e coceira sejam comuns em picadas de vespa, se os sintomas forem graves ou se você também notar esses sinais de alergia, entre em contato com o pediatra do seu filho ou com a linha direta de enfermagem para obter orientação:
    • Grande erupção cutânea ou grande área de inchaço
    • Dor de barriga, náusea ou vômito
  2. Etapa 2 Ligue para seu filho's doctor if you suspect the area is infected.
    Ligue para o médico do seu filho se suspeitar que a área está infectada. Se já se passaram alguns dias e a pele ao redor da picada de vespa não parece estar cicatrizando, ela pode estar infectada. Entre em contato com o pediatra, com a linha direta de enfermagem ou com o atendimento de urgência se observar esses sintomas:
    • Aumento da dor
    • Inchaço e vermelhidão
    • Calor ou estrias vermelhas ao redor da área
    • Drenagem de pus da picada
    • Febre
  3. Etapa 3 Leve seu filho para tratamento de emergência se ele tiver sido picado perto da boca.
    Leve seu filho para tratamento de emergência se ele tiver sido picado perto da boca. Essas picadas podem ser graves, pois o inchaço grave próximo à boca ou à garganta pode bloquear as vias aéreas. Não hesite em levar seu filho para tratamento médico de emergência.
    • Seu filho pode precisar de tratamento médico se desenvolver uma erupção cutânea ou inchaço que cubra uma grande área ou se sentir dor por vários dias.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Uma ducha quente pode aliviar a coceira?
    Não é bom tomar um banho quente depois de uma picada de inseto. O calor libera histaminas e faz com que a área fique com coceira.

Dicas

Avisos

  • Procure atendimento médico de emergência se seu filho foi picado mais de cinco vezes ou se você achar que ele está tendo uma reação alérgica com risco de morte - ele tem dificuldade para respirar, aperto na garganta ou no peito, inchaço no rosto, tontura, desmaio, náusea ou vômito.
  • Se você observar sinais de uma reação alérgica grave, use uma caneta de epinefrina se tiver acesso a uma e ligue para o 911.