Como tratar uma picada de urtiga

Autor do artigo:Gabriel Silva

A urtiga é uma planta encontrada praticamente em todo o mundo. A planta é considerada uma herbácea perene, o que significa que tem propriedades herbáceas e volta a crescer nas mesmas áreas ano após ano. As folhas e os caules da planta são cobertos por estruturas frágeis, ocas e semelhantes a pelos. Os pelos urticantes agem como uma agulha hipodérmica quando sua pele se choca contra eles. Os produtos químicos fluem pelos tubos ocos e causam uma sensação desagradável de ardência e erupção cutânea. A picada e a erupção cutânea da planta são dolorosas, mas podem ser tratadas.

Etapas

Limpeza da área

  1. Etapa 1 Evite tocar na área em um primeiro momento.
    Evite tocar a área em um primeiro momento. Se possível, não toque ou esfregue a área afetada por 10 minutos. Despeje água fresca sobre a área sem tocá-la. Embora a dor possa ser intensa nos primeiros minutos, ao evitar tocar ou esfregar, você pode evitar que a dor persista por dias.
    • Os irritantes químicos da planta podem secar na superfície da pele e, em seguida, podem ser removidos com água e sabão. Ao evitar esfregar ou tocar a princípio, os produtos químicos não são empurrados para dentro da pele, o que pode fazer com que a reação dolorosa dure mais tempo, possivelmente até dias.
    • As substâncias químicas liberadas pela planta incluem acetilcolina, histamina, serotonina, moroidina, leucotrienos e, possivelmente, ácido fórmico.
  2. Etapa 2 Use água e sabão.
    Use água e sabão. A água e o sabão limpam as partes afetadas da pele e removem as substâncias químicas liberadas pela planta que causam dor, inchaço, vermelhidão e coceira. Em muitos casos, depois que a área é lavada, a dor desaparece completamente ou diminui bastante.
  3. Etapa 3 Use um pano limpo.
    Use um pano limpo. Se não estiver perto de água ou sabão, use um pano limpo para remover suavemente a sujeira e os resíduos de plantas da área até que ela possa ser limpa com mais cuidado.
  4. Etapa 4 Aplique fita adesiva.
    Aplique a fita. Aplique levemente uma fita forte, como fita adesiva, na área envolvida e, em seguida, remova a fita. Isso pode ajudar a remover quaisquer fibras remanescentes que possam estar alojadas na pele.
  5. Etapa 5 Experimente um produto de depilação com cera.
    Experimente um produto de depilação com cera. Se a fita não tiver removido todo o material vegetal indesejado da pele, você pode tentar usar um removedor de pelos de cera.
    • Aplique uma camada do removedor de cera, deixe-o secar por cerca de 5 minutos e, em seguida, retire a cera com cuidado, levando os resíduos vegetais junto com ela.

Como tomar medidas para o alívio

  1. Etapa 1 Saiba o que esperar.
    Saiba o que esperar. A ardência, a queimação, a dor e a coceira são bastante intensas. A duração dos sintomas varia de pessoa para pessoa e depende das medidas iniciais tomadas para limpar a área, conforme descrito acima.
    • A erupção cutânea tem aparência semelhante à urticária, com áreas elevadas de bolhas esbranquiçadas. Toda a área pode parecer inchada e inflamada, com uma coloração avermelhada na área afetada.
  2. Etapa 2 Use folhas de outras plantas.
    Use folhas de outras plantas. A aplicação dos sucos contidos nas folhas de uma planta doca ou de uma planta joia pode ajudar. Essas plantas geralmente crescem nas mesmas áreas que a urtiga. Localize uma dessas plantas e esmague algumas folhas para liberar seus sucos. Aplique as folhas esmagadas na área afetada.
    • A ciência real por trás do uso de plantas para tratar essa condição é muito limitada. No entanto, essa tem sido uma prática comum no tratamento de uma picada de urtiga há séculos.
    • A erva daninha dock geralmente cresce nas mesmas áreas gerais que a planta urtiga. A planta cresce de 50,8 cm (20 polegadas) a cerca de 50 polegadas (50 polegadas) de altura e as folhas crescem até 41 cm (16 polegadas) de comprimento. As folhas são muito grandes, ovais, têm pontas arredondadas e uma aparência ondulada nas bordas. As folhas inferiores têm uma cor avermelhada em seus caules.
    • A planta jewelweed é a mesma planta que a impatiens. Essas plantas também crescem naturalmente nas mesmas áreas em que você pode encontrar uma urtiga. O conteúdo químico encontrado no suco das folhas e do caule da planta jewelweed é supostamente eficaz para neutralizar a picada da urtiga.
  3. Etapa 3 Evite se coçar.
    Evite coçar. As áreas podem apresentar coceira intensa, mas tente evitar coçar. Coçar pode irritar ainda mais a área, possivelmente romper a pele e fazer com que os sintomas persistam.
    • No caso de crianças pequenas, é recomendável colocar luvas ou luvas macias em suas mãos para ajudar a evitar coçar. Além disso, mantenha as unhas curtas.
  4. Etapa 4 Use compressas frias.
    Use compressas frias. Mantenha a área coberta com compressas frias para ajudar a aliviar a ardência. A temperatura mais fria pode ajudar a reduzir a vermelhidão e aliviar um pouco o desconforto.
  5. Etapa 5 Aplique uma pasta feita de bicarbonato de sódio.
    Aplique uma pasta feita de bicarbonato de sódio. Usando apenas bicarbonato de sódio e água, faça uma pasta e aplique-a na erupção cutânea. Use água fria em sua pasta. A pasta pode ajudar a aliviar um pouco a coceira, a inflamação e a sensação de queimação.
    • Aplique qualquer tratamento suavemente na área, fazendo movimentos circulares para evitar mais irritação.
  6. Etapa 6 Use aloe vera.
    Use aloe vera. Aplique o suco de uma folha de planta de aloe vera ou use um produto industrializado com altas concentrações de aloe vera. O uso de aloe vera pode ajudar a controlar as áreas vermelhas e inflamadas e reduzir a sensação de queimação.
  7. Etapa 7 Evite temperaturas quentes.
    Evite temperaturas quentes. Tome banhos ou duchas com água mais fria e evite aplicar qualquer coisa quente na área. As temperaturas mais frias são mais suaves e ajudam a reduzir a vermelhidão e a inflamação.
  8. Etapa 8 Use produtos de venda livre.
    Use produtos de venda livre. Cremes tópicos, pomadas ou loções que contenham hidrocortisona podem ajudar a reduzir a vermelhidão e a parar a coceira.
    • Aplique produtos tópicos de venda livre que contenham hidrocortisona para tratar a erupção cutânea. Siga as instruções da embalagem. Uma erupção cutânea que inclui vermelhidão, coceira e inflamação pode persistir, pois a pele foi ferida pelo contato direto com a planta urtiga.
    • A loção de calamina ou Caladryl® pode ajudar a proporcionar uma sensação calmante e a reduzir a coceira e a queimação.
    • Os anti-histamínicos orais de venda livre também podem ajudar a neutralizar a reação que está ocorrendo em seu corpo. Os produtos disponíveis incluem agentes como cetirizina, ou Zyrtec®, loratadina, ou Claritin®, e difenidramina, ou Benadryl®.
    • Aplique cremes ou pomadas antibióticas. Existem produtos de venda livre que contêm uma mistura de agentes anti-infecciosos. Aplique o creme ou a pomada antibiótica diretamente nas áreas envolvidas. O frescor do produto terá um efeito calmante e as propriedades ativas do creme ou da pomada podem ajudar a evitar infecções.
    • Você pode tomar um analgésico AINE para a dor, desde que não tenha nenhuma contraindicação.

Como saber quando procurar atendimento médico

  1. Etapa 1 Procure atendimento médico imediato se surgirem sintomas alérgicos.
    Procure atendimento médico imediato se surgirem sintomas alérgicos. Em casos raros, uma pessoa pode ser alérgica à planta ou a um dos produtos químicos liberados. As reações alérgicas podem ser fatais. É necessário atendimento médico imediato.
  2. Etapa 2 Reconheça uma reação alérgica.
    Reconheça uma reação alérgica. Ligue para a emergência ou vá ao pronto-socorro imediatamente se observar um dos seguintes sintomas de reação alérgica:
    • Dificuldade para respirar, chiado ou sensação de aperto na garganta.
    • Sensação de aperto no peito que dificulta a respiração.
    • Inchaço na área da boca, incluindo os lábios ou a língua.
    • Uma erupção cutânea que se estende além da área exposta e pode se espalhar por todo o corpo.
    • Distúrbios estomacais, cólicas, vômitos ou diarreia podem, às vezes, fazer parte de uma reação alérgica.
  3. Etapa 3 Entre em contato com o pediatra se uma criança pequena for exposta.
    Entre em contato com o pediatra se uma criança pequena tiver sido exposta. Seu médico poderá orientá-lo prescrevendo medicamentos tópicos ou sugerindo maneiras de tratar os sintomas específicos de crianças pequenas.
  4. Etapa 4 Ligue para o seu médico se os sintomas forem graves.
    Ligue para o seu médico se os sintomas forem graves. Se as áreas da pele expostas à planta estiverem espalhadas ou se os sintomas não melhorarem em 24 horas, entre em contato com o médico. Seu médico pode prescrever agentes tópicos com força de prescrição para tratar as áreas expostas ou produtos orais mais fortes para ajudar a resolver a reação sistemicamente.
  5. Etapa 5 Procure ajuda médica se as áreas parecerem infectadas.
    Procure ajuda médica se as áreas parecerem infectadas. Se as áreas tiverem sido arranhadas e a pele estiver rompida, é possível que uma infecção se instale.
    • Se você tiver áreas de pele quebrada que estejam quentes ao toque, drenando pus ou mais inflamadas do que as áreas ao redor, então você pode estar desenvolvendo uma infecção. Ligue imediatamente para o seu médico se apresentar esses sintomas ou se tiver febre. Seu médico pode prescrever um creme ou pomada antibiótica tópica ou pode querer que você tome um curso de antibióticos orais.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Perguntas
    Se eu tocar em outra pessoa, ou se ela tocar em minha erupção, ela também terá uma erupção?
    A erupção cutânea que você tem devido à picada não é uma erupção alérgica, mas sim uma erupção dermatológica. Ela não se espalhará.

Dicas

  • Tente não coçar a área, pois isso pode piorar a irritação.
  • Limpe e trate a área imediatamente. Continue a aplicar os tratamentos enquanto a área estiver desconfortável.
  • A sensação de ardência pode durar de meia hora a alguns dias, dependendo da sensibilidade de sua pele.