Como tratar uma picada de ouriço-do-mar

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você pisar acidentalmente em um ouriço-do-mar ou se manusear um sem cuidado, poderá ser picado. Os ouriços-do-mar são venenosos, portanto, é importante receber cuidados imediatos e adequados. No caso de uma picada de ouriço-do-mar, mantenha a calma e siga o protocolo para evitar uma infecção grave.

Etapas

Remoção dos espinhos

  1. Etapa 1 Reconhecer uma picada de ouriço-do-mar.1Reconhecer uma picada de ouriço-do-mar. Para tratar uma picada de ouriço-do-mar, você deve ter certeza de que foi picado por um ouriço e não por outro animal marinho.
    • Os ouriços-do-mar têm corpos achatados ou em forma de globo e são cobertos por espinhos. Eles são encontrados em oceanos de todo o mundo, mas é mais provável que estejam presentes em regiões mais quentes.
    • Os ouriços-do-mar ficam à espreita em partes rochosas da água e picam se forem ameaçados. A maioria das pessoas é picada quando pisa acidentalmente em um ouriço.
    • A maioria das picadas pode ser tratada com sucesso por conta própria. Entretanto, se você tiver dificuldade para respirar, náusea, dor no peito ou sinais de infecção, como vermelhidão e pus, deve procurar atendimento médico imediatamente.
    • Você também deve procurar atendimento médico se tiver sido picado ao redor de uma articulação, pois as espinhas podem exigir remoção cirúrgica nesses casos.
  2. Etapa 2 Saiba quais partes são venenosas.2Saiba quais partes são venenosas. Os ouriços-do-mar são animais achatados, em forma de globo. Embora geralmente não sejam agressivos, os ouriços podem picar se forem pisados sem querer. Certas partes do corpo do ouriço-do-mar liberam veneno.
    • Os ouriços-do-mar liberam veneno por meio de seus espinhos e pedicelos.
    • Os espinhos produzem ferimentos perfurantes e podem permanecer na pele. Elas devem ser removidas imediatamente no caso de um ataque.
    • Os pedicellaria são órgãos de apreensão encontrados entre a espinha que se prendem a um alvo quando um ouriço é atacado. Eles também devem ser removidos rapidamente após a picada.
  3. Etapa 3 Remova os espinhos.3Remova os espinhos. Depois de ser picado, remova os espinhos o mais rápido possível para minimizar sua exposição ao veneno.
    • Use uma pinça para puxar as extremidades salientes dos espinhos grandes. Faça movimentos lentos para que os espinhos não se quebrem, pois será necessário tratamento médico se isso ocorrer.
    • A cera quente também pode ser usada para remover os espinhos, se eles forem particularmente profundos e não puderem ser removidos com uma lâmina de barbear. Aplique cera quente na área, deixe secar e remova. Os espinhos devem ser puxados para fora com a cera.
    • Problemas médicos de longo prazo podem ocorrer se os espinhos não forem removidos adequadamente. Se você não tiver certeza de que removeu todos os espinhos sozinho, consulte um médico.
  4. Etapa 4 Remova a pedicellaria.4Remova a pedicellaria. A pedicelária também deve ser removida após um ataque para impedir a exposição ao veneno.
    • A pedicelária pode ser removida aplicando-se creme de barbear na área infectada e, em seguida, raspando-a com uma lâmina de barbear.
    • Seja cuidadoso ao manusear a lâmina de barbear para não causar mais danos à ferida.

Lavagem da área infectada

  1. Etapa 1 Limpe a ferida com água e sabão.1Limpe o ferimento com água e sabão. Assim que tiver removido os espinhos e as pedicelárias, você precisará limpar e enxaguar a ferida.
    • Isso será desconfortável, pois o ferimento ainda está dolorido e arderá ao toque. Esteja preparado para suportar a dor ou peça a alguém para ajudá-lo se estiver preocupado com a possibilidade de não conseguir tolerar o desconforto.
    • Você também pode usar peróxido de hidrogênio ou soluções de betadine em vez de sabão.
    • Enxágue bem a área com água potável limpa após a lavagem.
  2. Etapa 2 Não feche a ferida.2Não feche a ferida. Bandagens e fitas adesivas não devem ser usadas para fechar a ferida. Todos os espinhos incrustados que não forem removidos com uma pinça precisam sair da pele para evitar infecções bacterianas e efeitos do veneno do ouriço.
  3. Etapa 3 Banhe a ferida.3Banhe o ferimento. Para tratar a dor e minimizar as chances de infecção, algumas pessoas banham o ferimento após a limpeza inicial.
    • Você pode submergir o ferimento em água quente. A água deve estar quente ao toque, mas não deve estar fervendo. Mantenha o ferimento na água por pelo menos uma hora ou pelo tempo que você puder tolerar o calor. Isso ajudará a aliviar a dor e a dissolver os espinhos remanescentes. Você pode adicionar sal de Epsom ou composto de sulfato de magnésio à água para ajudar nesse processo.
    • Algumas pessoas tentam um banho quente de vinagre. Misture uma pequena quantidade de vinagre em uma banheira de água quente e deixe de molho por 20 a 40 minutos. Você também pode adicionar sal de Epsom à água, pois isso ajudará a dissolver os espinhos restantes.

Tratamento da ferida e da dor

  1. Etapa 1 Trate a ferida antes de dormir.1Tratar a ferida antes de dormir. Antes de ir para a cama, você deve colocar um pequeno curativo na ferida para evitar irritá-la durante a noite.
    • Coloque um pano embebido em vinagre sobre a ferida e envolva-o em filme plástico. Prenda o filme plástico com fita adesiva para que ele permaneça seguro.
    • No entanto, mantenha o curativo solto. Lembre-se de que você não deve fechar a ferida completamente, pois os espinhos restantes precisam sair.
  2. Etapa 2 Tome antibióticos e analgésicos.2Tome antibióticos e analgésicos. Para evitar infecções e tratar qualquer dor persistente, antibióticos e analgésicos de venda livre devem ser tomados conforme as instruções.
    • Uma pomada antibiótica tópica, disponível na maioria das farmácias e supermercados, deve ser aplicada sobre a ferida. Embora isso deva ser feito em qualquer caso como precaução, é especialmente importante se você notar vermelhidão ou inchaço.
    • Tylenol e ibuprofeno são boas opções para controlar a dor. Você deve tomar a dose recomendada a cada 4 a 8 horas até que os sintomas diminuam.
  3. Etapa 3 Observe se há sinais de infecção.3Observe os sinais de infecção. Embora as feridas de ouriço-do-mar geralmente cicatrizem bem se tratadas adequadamente, os ouriços são venenosos. Conheça os sinais de infecção.
    • Os sinais de infecção incluem vermelhidão, pus, inchaço da área afetada ou das glândulas linfáticas que drenam a área afetada (pescoço, axilas ou virilha) ou calor.
    • Procure atendimento médico se os sinais de infecção não desaparecerem em alguns dias.
    • Se você apresentar problemas respiratórios ou dor no peito, a infecção pode ser grave e você deve ir ao pronto-socorro mais próximo.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • É uma boa ideia submergir as pinças em água fervente para esterilizá-las antes do uso ou limpá-las cuidadosamente com álcool em um cotonete ou bola de algodão.
  • É uma boa ideia pedir a um amigo ou ente querido que o ajude a remover os espinhos e a limpar a ferida. A dor pode ser intensa e pode ser difícil para você cuidar de si mesmo.
  • Para evitar ser picado se pisar acidentalmente em um ouriço, tente usar sapatos aquáticos se estiver nadando em uma área onde sabe que eles são predominantes.

Advertências

  • Se uma espinha entrar perto de uma articulação, pode ser necessária a remoção cirúrgica. Consulte um médico em vez de tentar lidar com a situação por conta própria.
  • Procure atendimento médico imediato se você tiver vários ferimentos perfurantes, fadiga, fraqueza, dores musculares ou dificuldade para mover os braços ou as pernas. Além disso, procure ajuda imediata se apresentar sinais de uma reação alérgica grave: problemas respiratórios, dor no peito, urticária, vermelhidão da pele ou inchaço dos lábios ou da língua.