Como tratar uma picada de escorpião

Autor do artigo:Gabriel Silva

Há pelo menos 1.500 espécies de escorpiões, e apenas 25 delas produzem um veneno que causa danos graves a humanos adultos. Entretanto, qualquer picada de escorpião tem o potencial de causar uma reação alérgica, que pode ser perigosa por si só. Mesmo que você tenha identificado a espécie e saiba que ela é inofensiva, trate o ferimento e esteja preparado para chamar os serviços de emergência se sentir qualquer sintoma além de dor e leve inchaço.

Etapas

Buscando assistência médica

  1. Etapa 1 Ligue para os serviços de emergência...1Chamar os serviços de emergência, se necessário. Se a vítima estiver sentindo outros sintomas além de dor e leve inchaço, ligue para os serviços de emergência. Além disso, ligue se achar que o escorpião é perigoso (consulte a seção de identificação), ou se a vítima for uma criança, ou se a vítima for uma criança, uma pessoa idosa ou alguém com coração ou pulmões fracos. Alguns desses sintomas graves e sistêmicos incluem espasmos musculares, tontura, náusea, vômito e reação alérgica, e também podem incluir os sintomas de picadas de cobra.
    • Encontre uma lista on-line de números de ambulância para saber o número de emergência em outros países.
  2. Etapa 2 Ligue para o centro de intoxicação para obter orientação.2Ligue para o centro de intoxicação para obter orientação. Se não precisar de atenção médica imediata, ligue para um centro de controle de venenos para relatar seus sintomas e solicitar orientação especializada. Se o centro de controle de venenos da sua região não estiver listado abaixo, pesquise o nome da sua região e 'controle de venenos' on-line. Se não conseguir encontrar um, ligue para um dos seguintes números de longa distância, escolhendo um em um local o mais próximo possível de você.
    • Nos EUA, ligue para a Poison Help no número 1-800-222-1222 ou pesquise neste banco de dados um centro de intoxicação mais próximo de você.
    • Fora dos EUA, localize um centro de controle de venenos usando o banco de dados da Organização Mundial da Saúde.
  3. Etapa 3 Descreva a vítima por telefone.3Descreva a vítima por telefone. A idade e o peso aproximados da vítima são úteis para a equipe médica para ajudá-la a avaliar o risco e recomendar o tratamento. Se a vítima tiver alguma alergia ou condição médica, especialmente a picadas de insetos ou medicamentos, informe os serviços de emergência ou o centro de intoxicação.
    • Informe também o horário exato em que a vítima foi picada, se possível. Se não tiver certeza, diga isso e mencione quando o ferimento foi percebido.
  4. Etapa 4 Descreva o escorpião para o atendimento médico por telefone.4Descreva o escorpião para a assistência médica por telefone. Um serviço de atendimento de emergência pode não ser capaz de aconselhá-lo por telefone, mas um centro de controle de venenos deve solicitar uma descrição detalhada do escorpião. Consulte a seção sobre identificação de escorpiões para obter orientações sobre sinais de perigo e como capturar o escorpião se ele ainda estiver por perto.
  5. Etapa 5 Encontre alguém para monitorar a vítima e levá-la a um hospital, se necessário.5Encontre alguém para monitorar a vítima e levá-la a um hospital, se necessário. Como o veneno do escorpião pode produzir movimentos musculares involuntários, a vítima pode não ser capaz de dirigir ou andar se surgirem sintomas perigosos. Encontre alguém com um carro ou outro meio de transporte que possa levar a vítima a um hospital, caso ela não consiga chegar a um serviço de ambulância de emergência. A vítima não deve ser deixada sozinha por pelo menos 24 horas e, de preferência, deve ser monitorada durante a próxima semana, caso os sintomas piorem.

Como tratar a picada em casa

  1. Etapa 1 Procure atendimento médico para sintomas graves.1Procurar atendimento médico para sintomas graves. Independentemente do que aconteça, crianças, bebês, idosos e pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares devem sempre procurar atendimento médico em caso de picada de escorpião. Ainda assim, a maioria das picadas de escorpião pode ser tratada em casa, embora o veneno mais perigoso exija atenção médica profissional. Procure atendimento médico imediatamente se você observar qualquer um dos seguintes sintomas.
    • Vômito, suor, baba ou espuma na boca
    • Micção ou excreção involuntária (xixi ou cocô)
    • Contração ou espasmos musculares, incluindo movimentos involuntários da cabeça, do pescoço ou dos olhos, ou dificuldade para caminhar
    • Frequência cardíaca acelerada ou irregular
    • Dificuldade para respirar, engolir, falar ou enxergar
    • Inchaço grave devido a uma reação alérgica
  2. Etapa 2 Localize o local da picada.2Encontre o local da picada. Uma picada de escorpião pode ou não inchar visivelmente. Qualquer picada de escorpião, entretanto, causará uma dor aguda ou sensação de queimação no momento da lesão, seguida de formigamento ou dormência. As áreas de picada geralmente ficam próximas às partes inferiores do corpo, mas podem incluir o resto do corpo.
  3. Etapa 3 Lave a área da picada com água e sabão.3Lave a área da picada com água e sabão. Remova cuidadosamente qualquer roupa ao redor da área e lave-a com cuidado. Isso ajuda a remover qualquer resíduo de veneno ao redor da área e mantém a ferida limpa para reduzir o risco de infecção.
  4. Etapa 4 Mantenha a área do ferimento imóvel e abaixo do nível do coração.4Mantenha a área do ferimento imóvel e abaixo do nível do coração. Ao contrário de alguns ferimentos, as feridas de picada de escorpião nunca devem ser elevadas acima do coração, pois isso pode fazer com que o veneno se espalhe mais rapidamente pelo seu sistema. Mantenha a área afetada no nível do coração ou abaixo e minimize o movimento da vítima para evitar uma frequência cardíaca mais rápida que espalhará o veneno mais rapidamente
  5. Etapa 5 Acalme a vítima.5Calmar a vítima. A ansiedade ou a excitação podem causar uma frequência cardíaca mais rápida, o que aumentará a taxa de absorção do veneno. Tranquilize a vítima, se possível, e evite que ela se mova. Lembre-a de que a maioria das picadas de escorpião não causa danos permanentes.
  6. Etapa 6 Aplique uma bolsa fria ou gelo na área da picada.6Aplique uma bolsa fria ou gelo na área da picada. O frio ajuda a retardar a propagação do veneno, reduzir o inchaço e anestesiar a dor. Aplique a bolsa fria ou a bolsa de gelo por dez a quinze minutos de cada vez, aguardando o mesmo período de tempo entre as aplicações. Esse tratamento é mais eficaz dentro de duas horas após o momento da lesão.
    • Se a vítima tiver problemas circulatórios, aplique gelo por cinco minutos de cada vez para evitar danos.
  7. Etapa 7 Tome analgésicos sem prescrição médica para reduzir a dor.7Tome analgésicos sem prescrição médica para reduzir a dor. Use ibuprofeno, aspirina ou acetaminofeno para aliviar o desconforto e a dor. Siga sempre as instruções do rótulo. Não use analgésicos opiáceos (narcóticos), pois eles podem suprimir a respiração. Ibuprofeno e aspirina são melhores, pois ambos são AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) que ajudam a reduzir o inchaço. Se a dor for intensa, procure atendimento médico.
  8. Etapa 8 Prestar os primeiros socorros...8Prestar os primeiros socorros, se necessário. A inconsciência ou espasmos graves são raros, mas, se ocorrerem, chame uma ambulância imediatamente. Aprenda as etapas básicas da RCP e use-as na paciente imediatamente se você suspeitar que o coração dela parou.
  9. Etapa 9 Consulte um médico.9Verifique com um médico. Mesmo que você sinta que se recuperou por meio do autotratamento, é altamente recomendável consultar um médico ou profissional da área médica. Para reduzir o risco de infecção e outras complicações, você pode ser aconselhado a tomar uma vacina contra o tétano, relaxantes musculares ou antibióticos. Não dê a si mesmo esses medicamentos sem a orientação de um médico.

Identificando o escorpião

  1. Etapa 1 Capture o escorpião somente se você puder fazer isso com segurança.1Capture o escorpião somente se você puder fazê-lo com segurança. Você deve priorizar a obtenção de ajuda para a vítima em vez de capturar o escorpião. No entanto, a identificação da espécie do escorpião permite que você determine se o tratamento é necessário e, no caso de espécies venenosas, permitirá que os profissionais da área médica lhe deem o tratamento correto. Se você tiver um frasco de vidro muito maior do que o escorpião (um litro geralmente é adequado), a tentativa de capturá-lo dará a um especialista a maior chance de identificação. No entanto, se você não puder ver o escorpião ou não tiver um recipiente apropriado, não tente realizar essa etapa.
    • Encontre um pote de vidro grande, facilmente grande o suficiente para cobrir o escorpião e alto o suficiente para que suas mãos fiquem bem fora do alcance do ferrão quando você o segurar de cabeça para baixo. Se você tiver, encontre uma pinça com pelo menos 25 cm de comprimento.
    • Capture o escorpião com o frasco ou com uma pinça. Segure o frasco de cabeça para baixo e coloque-o totalmente sobre o escorpião. Se você tiver uma pinça longa o suficiente para usá-la sem ficar fora de alcance, use-a para agarrar firmemente o escorpião e colocá-lo no pote.
    • Feche a tampa. Se o pote estiver de cabeça para baixo, passe um pedaço grande de papel de construção pesado ou papelão por baixo da abertura e, em seguida, segure-o pelo lado de fora enquanto vira o recipiente de cabeça para baixo. Prenda uma tampa apertada ou coloque um livro grande e pesado sobre a abertura.
  2. Etapa 2 Fotografe o escorpião se não conseguir capturá-lo.2Fotografe o escorpião se não conseguir capturá-lo. Se você não tiver as ferramentas corretas para capturar o escorpião, fotografe-o. Se possível, tire várias fotos de ângulos diferentes. Ter imagens para consultar o ajudará a encontrar detalhes dos quais você talvez não se lembre e, se precisar procurar atendimento especializado, ajudará um profissional médico a identificar a espécie para você.
  3. Etapa 3 Suponha que um escorpião de cauda gorda possa ser perigoso.3Assuma que um escorpião de cauda gorda pode ser perigoso. Os escorpiões com ferrões e caudas grossos e gordos são geralmente mais perigosos do que os escorpiões com ferrões finos. Embora ainda seja útil capturar ou fotografar o escorpião para identificação específica da espécie, você deve procurar atendimento médico mesmo que ainda não tenha apresentado sintomas graves, especialmente se estiver na África, na Índia ou nas Américas.
    • Se você só tiver uma boa visão das pinças, também poderá estimar o risco que corre com elas: pinças grandes e poderosas geralmente indicam que o escorpião depende delas mais para defesa do que para veneno. Esse não é um sistema infalível, mas pode ser uma informação valiosa para ser repassada a um profissional médico.
  4. Etapa 4 Identificar escorpiões perigosos nos Estados Unidos e no norte do México.4Identifique escorpiões perigosos nos Estados Unidos e no norte do México. Se você estiver no sudoeste dos Estados Unidos ou no norte do México, procure imagens do 'Arizona bark scorpion' on-line e compare-as com o escorpião que causou o ferimento. Observe que os escorpiões de casca de árvores em altitudes elevadas tendem a ser listrados, enquanto os escorpiões de casca de árvores que vivem no deserto geralmente são bronzeados ou marrons claros. As picadas desses escorpiões podem ser fatais e exigem atenção médica imediata.
    • Se você estiver em outro lugar dos Estados Unidos, há baixo risco de ferimentos graves causados por picadas de escorpião. Ainda assim, você deve tratar o local da lesão conforme descrito abaixo e estar preparado para consultar um médico se tiver reações alérgicas ou outros sintomas graves.
  5. Etapa 5 Identifique os escorpiões perigosos no Oriente Médio e na África.5Identifique escorpiões perigosos no Oriente Médio e na África. O 'deathstalker scorpion' (escorpião perseguidor da morte), também conhecido como escorpião do deserto israelense, atinge no máximo 11,5 cm (4,5 polegadas) e pode variar muito em cor e tamanho da pinça. Devido ao risco de insuficiência cardíaca ou pulmonar associado a suas picadas, qualquer picada de um escorpião menor que a mão de um adulto encontrada nessa região deve ser tratada por profissionais médicos o mais rápido possível.
    • Conforme observado anteriormente, os escorpiões de cauda gorda também podem ser extremamente perigosos, e muitas espécies são encontradas nessa região.
    • Espécies não identificadas e de cauda fina são normalmente de baixo risco, mas devido ao grande número de espécies de escorpiões na África, nem todas estudadas minuciosamente, esteja preparado para procurar atendimento médico se apresentar qualquer sintoma além de dor e leve inchaço.
  6. Etapa 6 Identificar escorpiões perigosos na América Central e do Sul.6Identifique escorpiões perigosos na América Central e do Sul. A maioria dos escorpiões nessa área não é perigosa para adultos, mas há exceções. Um dos mais perigosos é o 'escorpião amarelo brasileiro'; como acontece com muitos escorpiões perigosos, ele tende a ter uma cauda grossa e gorda.
  7. Etapa 7 Identifique espécies perigosas em outras áreas.7Identifique espécies perigosas em outras áreas. Restam poucas espécies de escorpiões que podem causar fatalidade ou ferimentos graves em humanos adultos, mas como nem todas as espécies foram identificadas, é sempre uma boa ideia procurar atendimento médico se a vítima apresentar qualquer sintoma além de dor e leve inchaço no local do ferimento.
    • As picadas de escorpiões pequenos, vermelhos ou alaranjados na Índia, Nepal ou Paquistão devem ser tratadas com atenção médica imediatamente. Esses podem ser escorpiões vermelhos indianos.
    • Há baixo risco de morte ou lesão grave em um adulto devido ao veneno de escorpião da Europa, Austrália ou Nova Zelândia. A identificação ainda é uma boa ideia caso você apresente sintomas graves e precise relatá-los a um profissional da área médica.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaPode-se fazer alguma coisa se a área onde fui picado ficar dormente depois de algumas semanas? Se a área onde você foi picado ainda estiver dormente depois de algumas semanas, você deve ligar para o seu médico para ser avaliado.
  • PerguntaA picada de escorpião pode danificar os rins? Sim. Embora seja muito raro, o veneno de uma picada de escorpião pode causar danos aos rins, inclusive insuficiência renal aguda.

Vídeo

Dicas

  • Quando estiver perambulando por áreas que contenham escorpiões, evite locais escuros e sombrios, inclusive pequenas rochas. Muitas vezes, predadores nem mesmo relacionados aos escorpiões residem nesses abrigos, fora de sua casa, é claro.
  • Os escorpiões não deixam ferrões na ferida. Não há nenhum objeto que precise ser removido.
  • Sempre verifique seus calçados antes de colocá-los nos pés. Os escorpiões adoram lugares quentes, úmidos e escuros.

Advertências

  • Não corte o local do ferimento, pois isso pode causar sangramento perigoso ou infecção e não removerá o veneno de sua corrente sanguínea.
  • Não tente sugar o veneno com a boca. Os profissionais médicos podem tentar retirá-lo com um dispositivo de sucção, mas não se sabe ao certo a eficácia desse método.