Como tratar um músculo isquiotibial distendido

Autor do artigo:Gabriel Silva

Mesmo uma pequena distensão no tendão deve ser tratada imediatamente para reduzir o inchaço e estimular o processo de recuperação o mais rápido possível. Pode ser difícil para um atleta aceitar a necessidade de descansar e retornar aos exercícios gradualmente, mas se esforçar demais aumenta muito a chance de uma nova lesão. Na maioria dos casos, a pessoa lesionada volta ao normal em algumas semanas, mas em casos graves pode ser necessária uma cirurgia.

Etapas

Tratamento imediato

  1. Etapa 1 Chame um médico imediatamente em caso de lesões graves.
    Chame um médico imediatamente em caso de lesões graves. Um ferimento grave pode exigir reinserção cirúrgica e deve ser levado ao conhecimento de um médico o mais rápido possível. Se algum dos sintomas a seguir corresponder à sua condição, o músculo isquiotibial pode estar completamente rompido ou ter sido puxado para fora do osso:
    • Sensação de estalo no momento da lesão.
    • Uma lesão muito próxima à nádega ou ao joelho.
    • Grande quantidade de hematomas.
    • Dificuldade para caminhar.
    • Dor intensa ou fraqueza na perna lesionada.
    • Consulte as Advertências, abaixo, sobre os sintomas que exigem atenção médica em qualquer ponto do processo de recuperação.
  2. Etapa 2 Avalie a lesão.
    Avalie a lesão. Se a localização da lesão não for óbvia, pressione suavemente o comprimento e a circunferência da coxa para localizá-la. As lesões causadas por alongamento tendem a envolver a parte superior da coxa, enquanto as lesões causadas por corrida têm maior probabilidade de romper o músculo próximo ao joelho.
    • Se não houver um local óbvio de lesão e não houver impacto ou queda que possa ter causado a tração do tendão, a dor pode ser causada por problemas na pélvis ou nas costas. Entre em contato com um médico se achar que esse pode ser o caso.
  3. Etapa 3 Descanse.
    Descanse. Fique em repouso o mais rápido possível após a lesão, mesmo que sinta apenas leves dores. Alguns tendões distendidos, especialmente os da parte superior da coxa, envolvem danos a um tendão. Essas lesões são menos dolorosas do que as musculares, mas levam mais tempo para cicatrizar e ainda exigem repouso. Caminhe o mínimo possível nos primeiros dias e evite correr e fazer exercícios para as pernas. Se a caminhada causar alguma dor, diminua o passo para uma distância que não cause dor. Se mesmo uma passada curta causar dor, use muletas e consulte um médico.
  4. Etapa 4 Aplique uma bolsa de gelo uma vez por hora.
    Aplique uma bolsa de gelo uma vez por hora. Use uma bolsa fria ou envolva o gelo em uma toalha molhada e coloque-a no local da lesão. Deixe-a agir por 10 a 15 minutos e, em seguida, retire-a. Repita esse procedimento uma vez por hora durante o dia em que você distendeu o tendão. Continue aplicando gelo a cada duas ou três horas nos dois dias seguintes.
    • Para evitar danos, não aplique o gelo diretamente na pele e não o deixe agir por mais de 15 minutos.
    • Não use esse tratamento se tiver o fenômeno de Raynaud ou outros problemas de circulação sanguínea.
  5. Etapa 5 Comprima sua perna.
    Comprima sua perna. Enrole uma bandagem de compressão elástica ou fita atlética ao redor da coxa, começando acima do joelho e terminando cerca de 7,5 cm abaixo da virilha. Ao circular em torno da perna, certifique-se de que cada novo círculo se sobreponha a cerca de 50% do anterior. O resultado final deve ser confortável, mas não desconfortavelmente apertado ou cortando a circulação.
    • Em vez disso, você pode comprar uma bandagem para coxa em uma loja de artigos esportivos.
  6. Etapa 6 Eleve a perna.
    Eleve a perna. Para reduzir o inchaço, sente-se ou deite-se e apoie a perna em um objeto alto, de modo que o local da lesão fique mais alto do que o coração. Faça isso o máximo possível nas primeiras 24 horas após a lesão.
  7. Etapa 7 Tome analgésicos somente se necessário.
    Tome analgésicos somente se necessário. Para controlar a dor e possivelmente reduzir o inchaço, tome um analgésico AINE, como ibuprofeno, naproxeno ou acetaminofeno. Esses analgésicos devem ser usados apenas para o controle da dor em curto prazo, a fim de minimizar os efeitos colaterais, a menos que você tenha a recomendação de um médico. Alguns médicos desaconselham seu uso durante esse período, devido à possibilidade de retardar a cicatrização.
    • Fale primeiro com um médico se você tiver pressão alta, doença cardíaca ou doença renal, ou se tiver tido úlceras estomacais ou problemas de sangramento interno no passado.
  8. Etapa 8 Evite piorar a situação.
    Evite piorar a situação. Além de evitar correr e fazer outros exercícios, fique longe das seguintes atividades nos próximos dias, até que você consiga andar sem dor:
    • Evite o calor (tome banhos mornos ou duchas)
    • Evite álcool
    • Evite massagens
  9. Etapa 9 Continue quando as atividades diárias estiverem livres de dor.
    Continue quando as atividades diárias estiverem livres de dor. Até que você consiga andar sem dor ou torções, coloque gelo na lesão uma vez a cada duas ou três horas de vigília, por 10 a 15 minutos, e minimize a quantidade de atividades que envolvam a perna. Isso geralmente dura três ou quatro dias após a lesão.

Continuação do tratamento

  1. Etapa 1 Mudar para o tratamento quente/frio.
    Mude para o tratamento quente/frio. Nesse momento, em vez de aplicar gelo sobre a lesão, você pode aplicar uma bolsa quente por 3 minutos e, em seguida, uma bolsa fria por 1 minuto. Repita isso seis vezes, em um total de 24 minutos. Faça esse tratamento duas vezes por dia até que sua perna esteja recuperada o suficiente para correr por cinco minutos sem dor. Esteja ciente de que esse tratamento não é totalmente compreendido, e alguns médicos preferem mudar totalmente para tratamentos quentes.
    • Em geral, o tratamento frio reduz o fluxo sanguíneo, enquanto o calor o aumenta. O aumento do fluxo sanguíneo estimula a cicatrização, mas também aumenta o inchaço, portanto, o calor não deve ser usado enquanto a lesão ainda estiver dolorida e significativamente inchada.
  2. Etapa 2 Inicie exercícios suaves de alongamento.
    Inicie exercícios de alongamento suave. Comece a usar com cautela um ou ambos os alongamentos a seguir, mas pare ou reduza a quantidade de alongamento imediatamente se sentir dor em qualquer ponto. O objetivo é alongar levemente a área lesionada, não aumentar sua flexibilidade, portanto, mantenha esses alongamentos mais leves do que normalmente seriam. Para começar, mantenha cada alongamento por, no máximo, 10 segundos, relaxe e, em seguida, repita uma série de três a seis alongamentos, dependendo de seu conforto. Faça isso várias vezes por dia.
    • Coloque o pé em uma mesa baixa ou em uma cadeira e alongue-se para frente a partir do quadril em uma posição confortável e relaxada, com um alongamento suave na parte posterior da perna.
    • Deite-se de costas e levante a perna verticalmente, ou o mais alto que for confortável. Puxe suavemente a coxa para trás com as mãos, com o joelho ligeiramente dobrado.
  3. Etapa 3 Realize exercícios de fortalecimento muscular.
    Faça exercícios de fortalecimento muscular. Se você conseguir se alongar sem dor, comece a fazer exercícios adicionais para recuperar a força total dos músculos. O ideal é consultar um médico para saber quais exercícios se concentrarão no músculo lesionado com risco mínimo de lesão. Se você não tiver acesso a um médico, tente fazer os seguintes exercícios uma vez a cada um ou dois dias, mas pare imediatamente se sentir dor:
    • Deite-se de costas e levante o joelho em um leve ângulo. Contraia o músculo da coxa com cerca de 50% de sua força máxima, segure por 30 segundos, depois relaxe e repita várias vezes. Se ainda estiver sem dor, repita com o joelho em um ângulo mais estreito, trazendo o pé de volta para cima em direção ao quadril.
    • Sente-se em uma cadeira com rodas ou banquinho e coloque os dois calcanhares no chão, flexionando os isquiotibiais para se puxar para frente. Após alguns dias, tente usar apenas o calcanhar da perna lesionada.
  4. Etapa 4 Continue quando você've almost reached normal function.
    Continue quando estiver quase atingindo a função normal. Depois de concluída essa etapa, você deverá ser capaz de correr por alguns minutos sem dor e ter uma amplitude de movimento quase normal. Um ligeiro estiramento do tendão pode passar por esse estágio em um a dez dias, enquanto uma lesão mais significativa pode durar de duas a três semanas. Uma lesão que envolva uma ruptura maciça e dor intensa pode levar muitas semanas para cicatrizar ou até mesmo exigir cirurgia.

Recuperação da função completa

  1. Etapa 1 Alongamento dinâmico e com amplitude total de movimento.
    Alongue-se dinamicamente e com total amplitude de movimento. Quando a lesão estiver praticamente curada e você estiver tentando recuperar a flexibilidade anterior, seus exercícios de alongamento devem envolver movimentos dinâmicos uma vez a cada dois dias, com a perna balançando durante o alongamento. Se você sentir dor, pare e volte a fazer alongamentos mais suaves. Aqui estão alguns exemplos, mas consulte um especialista em lesões esportivas para obter orientações específicas para suas necessidades:
    • Fique em pé sobre a perna não lesionada e balance suavemente a perna lesionada para frente. A perna deve permanecer relaxada, mas balançar para fora o máximo que for confortável para você. Faça isso em três séries de dez repetições.
    • Deite-se de costas e levante os quadris no ar, apoiado nas mãos. Movimente suas pernas de cabeça para baixo.
  2. Etapa 2 Use exercícios de fortalecimento mais potentes.
    Use exercícios de fortalecimento mais potentes. Há muitas maneiras de fortalecer os isquiotibiais, e um médico ou treinador esportivo pode dizer quais métodos são melhores para o seu objetivo. Tente fazer roscas para os isquiotibiais deitando-se de costas e levantando o tornozelo com pesos no tornozelo, eventualmente progredindo para roscas para os isquiotibiais sentado e, em seguida, roscas para os isquiotibiais em pé.
    • Se você exercita os quadríceps, acrescente esses exercícios de fortalecimento dos isquiotibiais à sua rotina regular. Os quadríceps que são muito mais fortes do que os músculos dos isquiotibiais aumentam o risco de outra distensão ou ruptura.
  3. Etapa 3 Retorne à sua rotina regular gradualmente.
    Retorne à sua rotina regular gradualmente. Para minimizar a chance de uma nova lesão, procure aumentar a intensidade ou a duração de sua rotina de exercícios em, no máximo, 10% por semana.

Como você se recupera de uma lesão nos isquiotibiais?

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como saber se você distendeu um tendão?
    Se você distender o tendão, a primeira coisa que deve fazer é ser examinado por um treinador esportivo ou um fisioterapeuta para determinar a gravidade da lesão. Em seguida, siga o método RICE, que significa repouso, gelo, compressão e elevação. Por fim, reabilite a lesão fazendo exercícios para todo o corpo e para a área afetada.
  • Pergunta
    Devo alongar meu tendão tensionado?
    Sim, o alongamento suave pode estimular o corpo e ajudar os músculos a formar novo colágeno.
  • Pergunta
    O que devo fazer se meu tendão tenso não estiver cicatrizando?
    Converse com seu médico sobre as opções de tratamento. Você pode ser um candidato a uma injeção de PRP, que pode ajudar a estimular a resposta de cura do seu corpo.

Dicas

  • Os isquiotibiais são, na verdade, três músculos separados: o semitendinoso, o semimembranoso e o bíceps femoral.
  • A massagem pode causar danos nos primeiros dias após a lesão, mas pode ajudar quando a dor imediata tiver passado. Comece com uma massagem leve e muito suave e evite massagens profundas por várias semanas.

Advertências

  • Se a perna ficar mais dolorida, mais inchada ou mais machucada, chame um médico.
  • Se sentir algum formigamento ou dormência antes de a perna terminar de cicatrizar, entre em contato com um médico. Isso pode ser um sinal de dano ao nervo.