Como tratar um ser humano suspeito de ter raiva

Autor do artigo:Gabriel Silva

A raiva é uma doença viral que geralmente é transmitida quando uma pessoa é mordida ou arranhada por um animal infectado com a doença. Se você ou um ente querido for mordido (especialmente por um animal que não lhe pertence), é importante ir ao hospital imediatamente. Se for detectado rapidamente, o vírus é totalmente tratável. Entretanto, se o vírus não for tratado e a pessoa começar a apresentar sintomas da doença, o que geralmente ocorre em um mês após a mordida, o vírus é fatal. Se você achar que alguém foi mordido por um animal infectado, lave o ferimento imediatamente com sabão e água morna e leve a pessoa ao hospital.

Etapas

Primeiros socorros imediatos após a ocorrência de uma mordida

  1. Etapa 1 Limpe muito bem a área mordida e a mordida com água e sabão.1Limpe a área mordida e a mordida muito bem com água e sabão. Depois de mordido, você deve limpar a ferida com bastante água e sabão o mais rápido possível. Lavar a mordida imediatamente reduzirá a chance de infecção. A raiva é transmitida pela saliva de um animal infectado e, se você for mordido por um desses animais, o vírus poderá entrar em seu corpo por meio da mordida.
    • Enxágue a mordida com água limpa e aplique várias aplicações de sabão no ferimento. Enxaguar a mordida reduzirá as chances de ser infectado, pois o vírus será eliminado antes que tenha a chance de entrar no seu corpo.
  2. Etapa 2 Use um desinfetante, como iodopovidona, se tiver algum desinfetante à mão.2Use um desinfetante como iodopovidona se tiver algum desinfetante em mãos. Despeje ou aplique um pouco de desinfetante na ferida. O desinfetante funcionará para matar o vírus antes que ele possa infectar a pessoa que foi mordida.
  3. Etapa 3 Lave qualquer área do corpo que tenha sido exposta à saliva do animal infectado.3Lave qualquer área do corpo que tenha sido exposta à saliva do animal infectado. Se a saliva do animal tocou qualquer outra parte do corpo da pessoa que foi mordida, é muito importante lavar essa área com água e sabão.
    • Mais importante ainda, lave os olhos, o nariz e a boca se tiverem entrado em contato com a saliva do animal, pois, em alguns casos, o vírus pode passar pela membrana mucosa do olho, do nariz ou da boca da pessoa.
  4. Etapa 4 Leve a pessoa mordida ao hospital imediatamente após limpar o ferimento.4Leve a pessoa mordida ao hospital imediatamente após limpar o ferimento. Depois de enxaguar bem a mordida, leve a pessoa ao hospital imediatamente. Uma vez lá, conte à enfermeira e ao médico exatamente o que aconteceu para que o tratamento adequado possa começar imediatamente.

Busca de ajuda médica

  1. Etapa 1 Lave o local da mordida com desinfetante.1Lave o local da mordida com desinfetante. Quando a pessoa mordida chegar ao hospital, a mordida será lavada novamente. O enfermeiro primeiro lavará a mordida com água e sabão e, em seguida, aplicará um desinfetante no local.
  2. Etapa 2 Entenda que o médico avaliará a mordida e fará o curativo do ferimento.2Entenda que o médico avaliará a mordida e fará o curativo da ferida. O médico inspecionará a ferida para garantir que ela esteja limpa e que não haja sinais de danos aos ossos ou tecidos. Um curativo solto será aplicado sobre a ferida para evitar que micróbios entrem na mordida.
    • A ferida não deve ser costurada, pois isso aumenta a chance de expor as terminações nervosas ao vírus e, portanto, aumenta as chances de infecção.
  3. Etapa 3 Faça exames laboratoriais para determinar se o vírus da raiva está presente ou não.3Realize exames laboratoriais para determinar se o vírus da raiva está presente ou não. O médico solicitará a realização de exames laboratoriais na pessoa mordida. Esses exames ajudarão a determinar se a pessoa está infectada com o vírus da raiva. Os exames laboratoriais serão feitos na pele e na saliva do paciente, onde uma amostra será levada ao laboratório para análise.
    • O médico discutirá o histórico da pessoa para determinar o nível de contato que ela teve com o animal infectado. Isso ajudará a determinar as chances de infecção e a necessidade de tratamento.
  4. Etapa 4 Prepare-se para tomar a vacina contra o tétano.4Prepare-se para tomar a vacina contra o tétano. Dependendo de quando tomou a última vacina contra o tétano, a pessoa mordida pode receber uma vacina contra o tétano. Isso, é claro, é para evitar a tetania, outro problema que pode ocorrer quando se é mordido por um animal.
    • As injeções contra o tétano são aplicadas no primeiro contato, aos 2 meses, 3 meses e 4 meses, 1 ano e após 13-18 anos.
  5. Etapa 5 Tome antibióticos.5Tome antibióticos. Para evitar a ocorrência de infecção, a pessoa mordida receberá antibióticos. O antibiótico mais comum para o tratamento profilático da raiva é a amoxicilina-clavulanato (augmentin).
    • O augmentin é geralmente recomendado na dose de 1G tomado duas vezes ao dia por 14 dias.
  6. Etapa 6 Prepare-se para uma série de vacinas antirrábicas se o vírus da raiva estiver presente.6Esteja pronto para uma série de vacinas antirrábicas se o vírus da raiva estiver presente. A pessoa mordida receberá uma vacina antirrábica chamada imunoglobulina antirrábica humana. Essa vacina é injetada no quadril e no local da mordida para uma proteção rápida contra a infecção por raiva. A imunoglobulina age produzindo anticorpos feitos especificamente para neutralizar o vírus e impedir sua propagação.
    • Essas injeções geralmente são aplicadas no contato inicial com o vírus da raiva, no terceiro dia, no sétimo dia, no décimo quarto dia e no 28º dia. Após a injeção no quadril e no local da mordida no primeiro dia, o restante das injeções será aplicado no braço.
    • Se a pessoa já tiver tomado a vacina contra a raiva, ela receberá duas doses. A primeira dose será dada no dia em que a pessoa foi mordida e a segunda dose será dada de três a sete dias depois.
  7. Etapa 7 Saiba que haverá um pouco de sensibilidade no local em que a vacina for injetada.7Saiba que haverá sensibilidade no local em que a vacina for injetada. A pessoa mordida pode apresentar sensibilidade, inchaço, dor e vermelhidão no local da injeção. Esses sintomas geralmente desaparecem por conta própria e, em geral, não duram mais de 24 horas.

Reconhecendo os primeiros sintomas

  1. Etapa 1 Verifique se a pessoa mordida está com febre.1Verifique se a pessoa mordida está com febre. Nesse caso, a pessoa mordida terá uma temperatura elevada acima de 37,6 graus Celsius (98,6 graus Fahrenheit). Quando seu corpo detecta um invasor estranho, ele cria uma febre para queimar a bactéria ou o vírus invasor. Use um termômetro para ver qual é a temperatura da pessoa. Se ela estiver elevada acima de 98,6 graus Fahrenheit, significa que a pessoa está com febre.
  2. Etapa 2: Observe se há baba.2Veja se há baba. Nesse caso, a pessoa mordida produz uma quantidade maior de saliva. A saliva é causada por espasmos que afetam os músculos da garganta. A pessoa sentirá dor ao engolir e, portanto, a saliva se acumulará em sua boca. Se você notar que há fios de baba (saliva) saindo da boca da pessoa, considere isso um sinal de alerta e leve-a ao hospital.
  3. Etapa 3 Monitore qualquer sensação de formigamento que ocorra.3Monitore qualquer sensação de formigamento que ocorrer. A sensação de formigamento também pode ser descrita como 'alfinetes e agulhas', principalmente no local onde ocorreu a picada. Isso acontece porque o vírus começa a afetar os nervos da pessoa e a causar danos a eles.
    • Se a pessoa mordida se queixar de sentir como se houvesse agulhas picando sua pele, considere levá-la ao hospital.
  4. Etapa 4 Observe se há contrações musculares.4Observe as contrações musculares. Uma contração muscular ocorre quando o músculo de uma pessoa se move, mas a intenção não era que ele realmente se movesse. Quando os músculos se contraem, eles ficam muito apertados e não relaxam. Isso pode ocorrer em apenas uma parte do corpo ou em várias partes do corpo ao mesmo tempo.
    • As contrações musculares são outro sinal de alerta que significa que você precisa levar a pessoa a um hospital.
  5. Etapa 5 Preste atenção aos sinais de dor no local onde a pessoa foi mordida.5Preste atenção aos sinais de dor no local em que a pessoa foi mordida. Os ferimentos doem e ser mordido não é diferente. A diferença é que os nervos ao redor do local da mordida podem estar reagindo ao vírus, o que causa dor. Se a pessoa começar a se queixar de dor na área, monitore-a por algum tempo. Se a dor piorar em vez de melhorar, vá para o hospital.

Sintomas de estágio tardio e hospitalização

  1. Etapa 1 Monitore qualquer hidrofobia que apareça.1Monitore qualquer hidrofobia que apareça. Hidrofobia é o medo de água. Essa condição ocorre quando uma pessoa mordida entra no estágio final da infecção por raiva. Ela entrará em pânico ou terá espasmos ao ver, tocar ou ouvir a água.
    • Sabe-se também que a aerofobia (medo de brisas) e a fotofobia (medo de luzes brilhantes) ocorrem em pessoas infectadas com raiva.
  2. Etapa 2 Observe se há convulsões.2Observe se há convulsões. As convulsões começam quando o vírus entra na corrente sanguínea e ganha acesso ao cérebro. Uma vez no cérebro, ele começa a interromper o funcionamento do cérebro. Isso faz com que a pessoa mordida tenha movimentos bruscos e descontrolados de todo o corpo ou de partes do corpo.
    • A pessoa pode desenvolver agressividade, o que também pode levar a movimentos bruscos e agressivos. Se isso acontecer, tome medidas para se manter longe da saliva da pessoa e leve-a ao hospital.
  3. Etapa 3 Preste atenção a qualquer dormência de que a pessoa se queixe.3Preste atenção a qualquer dormência de que a pessoa se queixe. Quando o vírus começa a afetar os nervos, ele faz com que algumas partes do corpo comecem a perder a sensibilidade. Essa perda faz com que a pessoa mordida sinta dormência em algumas partes do corpo. A sensação é semelhante à de uma injeção de anestesia em uma parte do corpo - você sabe que essa parte do corpo está lá, mas não consegue senti-la.
  4. Etapa 4 Monitore a disfagia à medida que ela ocorrer.4Monitore a disfagia quando ela ocorrer. Disfagia significa que a pessoa está tendo dificuldade para engolir. A pessoa mordida terá dificuldade para engolir porque o vírus fará com que os músculos da garganta comecem a se contrair. Isso também pode levar a um aumento da quantidade de saliva, conforme descrito na etapa anterior.
    • A pessoa também pode começar a espumar pela boca.
  5. Etapa 5 Observe as alucinações que ocorrem.5Anote as alucinações que ocorrerem. O vírus pode fazer com que a pessoa mordida tenha impressões sensoriais de coisas que não estão presentes. Isso inclui sentir o cheiro de coisas que não estão lá ou ver coisas que não estão lá. Isso é causado pelo efeito do vírus que afeta o funcionamento normal do cérebro.
    • A pessoa pode começar a falar com pessoas que você não vê ou reagir a coisas que você não está sentindo.
  6. Etapa 6 Entenda que quando sintomas específicos do vírus da raiva começam a aparecer, há uma chance menor de sobrevivência.6Entenda que quando sintomas específicos do vírus da raiva começam a aparecer, há uma chance menor de sobrevivência. Infelizmente, quando os sintomas dessa condição são aparentes, o tratamento não ajudará e não há praticamente nada que possa ser feito para alterar o curso da doença. Esses sintomas em estágio avançado geralmente duram de dois a dez dias e quase sempre resultam em morte.
    • Houve apenas dois casos relatados de sobrevivência após a administração de terapia antiviral nesse estágio final.
  7. Etapa 7 Leve a pessoa mordida ao hospital.7Leve a pessoa mordida ao hospital. Se você acha que uma pessoa pode ter sido mordida e não foi tratada imediatamente, ou se a pessoa estiver apresentando os sintomas listados nesta seção, você deve levá-la ao hospital imediatamente.
  8. Etapa 8 Esteja ciente de que o médico dará terapia de apoio à pessoa para deixá-la o mais confortável possível.8Conscientize-se de que o médico dará à pessoa terapia de apoio para deixá-la o mais confortável possível. Quando há um atraso no tratamento e o paciente desenvolve os sintomas, geralmente é administrado um tratamento de suporte. O paciente receberá analgésicos potentes, tranquilizantes e sedativos para ajudá-lo a ficar o mais confortável possível.
  9. Etapa 9 Massageie as áreas onde ocorrem os espasmos musculares.9Massageie as áreas onde ocorrem os espasmos musculares. As áreas do corpo que apresentam espasmos musculares devem ser massageadas e alongadas para ajudar a reduzir a dor. Isso será feito por enfermeiros treinados.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Se você tiver sabão antibacteriano, pode usá-lo para lavar a ferida em casa antes de ir para o hospital.
  • As vítimas de raiva em estágio avançado geralmente têm olhos desfocados e espasmos musculares graves. Elas geralmente ficam acamadas, pois estarão próximas da morte.

Advertências

  • Se você notar qualquer um dos sintomas iniciais listados neste artigo e souber que a pessoa foi mordida ou esteve em contato com um animal recentemente, leve-a ao hospital imediatamente.
    • Se você notar os sintomas tardios listados neste artigo, leve a pessoa ao hospital imediatamente.
  • Se você notar os sintomas tardios listados neste artigo, leve a pessoa ao hospital imediatamente.