Como capturar o vison

Autor do artigo:Gabriel Silva

A armadilha é vital para manter o ecossistema do pântano equilibrado. As armadilhas ajudam a gerenciar as populações de visons, que podem ficar superpovoadas rapidamente. Embora o vison não seja tão difícil de capturar quanto outros animais portadores de peles, ele ainda representa um desafio. Os visons são criaturas naturalmente curiosas, e os caçadores bem-sucedidos usam essa curiosidade para capturá-los.

Etapas

Preparação para a captura

  1. Etapa 1 Conheça seus hábitos de deslocamento.
    Aprenda seus hábitos de deslocamento. Os visons viajam mais do que a maioria dos animais de pelagem, percorrendo até 16 quilômetros por noite. Eles normalmente seguem uma rota definida. Em geral, visitam os mesmos pontos próximos a áreas de água sempre que estão perto delas. Aprender os hábitos de viagem de um vison facilitará a armadilha.
  2. Etapa 2 Escolha uma armadilha viva ou letal.
    Escolha uma armadilha viva ou letal. As armadilhas vivas capturam a marta sem matá-la. As armadilhas letais eliminam a marta. Ao selecionar o tipo de armadilha que vai usar, decida se quer lidar com um vison vivo e provavelmente muito irritado ou se quer que a armadilha mate o vison.
    • Verifique os regulamentos de seu estado com relação ao uso de armadilhas letais em martas.
  3. Etapa 3 Decida qual será seu conjunto.
    Decida qual será seu conjunto. O conjunto é o que você usará para atrair o vison para a armadilha. Os conjuntos mais comuns atraem a marta para um buraco escuro usando uma isca (conjunto de bolso) ou prendem a marta em seus caminhos (conjunto cego).
  4. Etapa 4 Escolha sua armadilha.
    Escolha sua armadilha. Há diferentes tipos de armadilhas para escolher com base no ambiente. Uma armadilha para prender o corpo é projetada para permitir que a cabeça, o pescoço ou o tronco do animal entrem na abertura da armadilha. Essa armadilha prende o vison comprimindo suas mandíbulas ao redor do corpo. A armadilha de apoio, como a longspring ou coilspring, é uma armadilha com mandíbulas de aço que prende o vison pelo pé.
    • Use uma armadilha de mola longa dupla nº 11, uma mola helicoidal nº 1 ½ ou uma armadilha de agarrar o corpo Conibear nº 110. Essas armadilhas são as mais eficazes para prender e matar o vison.

Uso da técnica de submersão

  1. Etapa 1 Utilize essa técnica para despachar martas capturadas em armadilhas.
    Utilize essa técnica para eliminar as martas presas em armadilhas. A técnica de submersão é usada para afogar humanamente a marta e evitar que o caçador despache o animal. Essa é a maneira mais comum de matar martas em seus conjuntos de armadilhas. Essa técnica impede que a marta ressurja quando tenta escapar da armadilha.
  2. Etapa 2 Use uma armadilha de apoio.
    Use uma armadilha de pé. Uma armadilha com apoio torna improvável que a marta escape. Como a armadilha de pé dá ao vison uma quantidade limitada de liberdade de movimento, ela é ideal para a técnica de submersão.
  3. Etapa 3 Coloque sua armadilha.
    Coloque sua armadilha. Coloque a armadilha no local apropriado de acordo com o conjunto que estiver usando.
  4. Etapa 4 Prenda uma trava deslizante na extremidade da corrente da armadilha.
    Prenda uma trava deslizante na extremidade da corrente da armadilha. Certifique-se de que não haja obstáculos que impeçam a trava de deslizar livremente pelo arame. As travas deslizantes impedem que a marta volte para a margem. Quando a marta perceber que não pode subir mais na margem, ela se dirigirá para as águas profundas. A trava seguirá a marta e impedirá que ela venha à superfície.
  5. Etapa 5 Coloque uma âncora no fundo da água.
    Coloque uma âncora bem fundo na água. Certifique-se de que a âncora seja profunda o suficiente para submergir totalmente o vison. Use um objeto pesado, como uma pedra ou uma estaca, como âncora. Incorpore a âncora no leito do córrego ou do rio para que ela fique segura e estável. Ela deve ser pesada o suficiente para impedir que a marta mova a âncora e se liberte.
    • Em média, a estaca precisa estar de 30,5 a 45,7 cm (12 a 18 polegadas) debaixo d'água.
  6. Etapa 6 Enrole a âncora com arame.
    Envolva a âncora com arame. Certifique-se de que o arame esteja enrolado firmemente ao redor da âncora para que não se desfaça quando a armadilha for acionada.
  7. Etapa 7 Leve o arame até a costa.
    Leve o arame até a linha da costa. Coloque a trava deslizante no cabo. Certifique-se de que a trava deslizante esteja voltada para a direção correta. Você quer que a trava deslize pelo arame em direção à água profunda.
  8. Etapa 8 Amarre a extremidade livre do arame em uma estaca.
    Amarre a extremidade livre do arame em uma estaca. Finque a estaca na margem perto de seu conjunto. Certifique-se de que o arame deslizante esteja apertado.

Como fazer o conjunto Pocket

  1. Etapa 1 Use esse conjunto para atrair a marta para sua armadilha.
    Use esse conjunto para atrair a marta para sua armadilha. Esse conjunto foi projetado para atrair as martas para sua armadilha usando isca. Os conjuntos de bolsos usam um pequeno buraco ou bolso cavado em uma margem do rio.
  2. Etapa 2 Encontre uma margem adequada.
    Encontre uma margem adequada. Certifique-se de que a margem seja reta para cima e para baixo. A margem também deve ser íngreme, de modo que a marta não possa se aproximar pelo topo e pegar a isca enquanto evita a armadilha.
  3. Etapa 3 Cave uma cavidade na margem.
    Cave um bolsão na margem. O fundo da caçamba estará 5 cm abaixo da linha d'água. Estenda a cavidade de 0,30 a 0,61 m (1 a 2 pés) para dentro da margem, certificando-se de que ela se incline em direção à camada superior do solo. O diâmetro da bolsa deve ser de cerca de cinco a seis polegadas.
    • Use uma pá ou uma pá pequena para cavar facilmente a bolsa.
  4. Etapa 4 Coloque um galho grande ou um pequeno tronco de árvore sobre a bolsa.
    Coloque um galho grande ou um pequeno tronco de árvore sobre a bolsa. Use um objeto pesado para segurar o galho no lugar. Isso também ajudará a evitar que a marta alcance o bolso e pegue a isca.
  5. Etapa 5 Coloque a isca.
    Coloque a isca. Sua isca deve ser um peixe fresco ou uma carcaça de rato-almiscarado. Coloque a isca no fundo do buraco, na direção da parte de trás. Empalhe a isca com algo pequeno, como uma vara, e empurre a isca contra a parede do buraco. Isso fará com que a marta vá mais fundo no buraco para alcançar a isca.
    • Você também pode usar óleo de peixe ou glândulas de guaxinim como isca.
  6. Etapa 6 Coloque a armadilha.
    Coloque a armadilha. A armadilha deve estar na boca do buraco. Colocar a armadilha na entrada garante que a marta fique presa se ela decidir não entrar totalmente no buraco. Use uma armadilha de agarrar o corpo ou de apoio para os pés. Se você usar uma armadilha de apoio, ela deve ser preparada para afogar a marta instantaneamente.
    • Se estiver em uma área onde os cães frequentam, não use iscas de carne ou de glândulas de guaxinim. Coloque a armadilha na parte de trás do bolso. Certifique-se de que o bolso esteja sob a cobertura de galhos baixos ou raízes de árvores expostas. Isso garantirá que os cães evitem a armadilha.
  7. Etapa 7 Elimine seu odor.
    Elimine seu odor. Embora os visons sejam naturalmente curiosos, eles também são cautelosos. Os visons têm um olfato muito forte e evitarão a armadilha se sentirem seu cheiro. Você deve eliminar todo o odor humano da armadilha para que ela seja eficaz. Despeje urina de vison ao redor de um conjunto para eliminar o odor humano.

Uso de conjuntos cegos

  1. Etapa 1 Use esse conjunto para capturar uma marta ao longo de suas pistas.
    Use esse conjunto para capturar uma marta ao longo de suas pistas. Esse conjunto usa uma armadilha colocada ao longo dos caminhos de deslocamento da marta. A marta entrará na armadilha sem saber enquanto estiver fazendo suas rondas noturnas. Ao contrário das armadilhas de bolso, a armadilha cega não usa isca ou atrativo.
  2. Etapa 2 Selecione um ponto visível de deslocamento do vison.
    Selecione um local visível para o trânsito de visons. Procure por rastros, caspa e outros sinais de que as martas se deslocam pela área. Para um ponto cego úmido, essa área provavelmente fica perto de uma margem, sob um tronco inclinado, ao redor de uma pedra ou na beira da água. Para um ponto cego seco, procure onde a marta fez uma trilha terrestre.
    • Embora a trilha terrestre possa ser difícil de ver, você pode encontrá-la procurando por grama dobrada, cheiro de marta e rastros.
  3. Etapa 3 Cave um buraco raso.
    Cave um buraco raso. Coloque e instale uma armadilha de pé em um buraco raso e certifique-se de que ela esteja firmemente embutida na lama. Cubra-a levemente com folhas, grama e terra. Se for um conjunto cego úmido, empurre a armadilha para dentro do leito d'água, mantendo-a perto da superfície da água.
    • Uma armadilha Conibear nº 110 funciona bem para um conjunto de cegos secos.
    • Uma mola espiral nº 1½ funciona bem para um conjunto de persianas úmidas.
  4. Etapa 4 Esconda a armadilha para que a marta caia dentro dela.
    Oculte a armadilha para que o vison caia nela. Você pode ocultar a armadilha cobrindo-a levemente com vegetação do solo. É importante que a área pareça não ter sido perturbada.
  5. Etapa 5 Limite o caminho da marta's path.
    Estreite o caminho do vison. Use pedras e gravetos para estreitar o caminho do vison até a armadilha. Isso ajudará a garantir que ele entre em sua armadilha.
    • Procure gargalos naturais ao longo do caminho do vison. Isso facilitará a passagem do vison pela armadilha.
  6. Etapa 6 Elimine seu odor.
    Elimine seu odor. Embora os visons sejam naturalmente curiosos, eles também são cautelosos. Os visons têm um olfato muito forte. Você deve eliminar todo o odor humano da armadilha para que ela seja eficaz. Despeje urina de vison ao redor do conjunto para eliminar o odor humano.

Uso de uma armadilha viva

  1. Etapa 1 Use uma armadilha viva se planeja capturar e despachar o vison por conta própria.
    Use uma armadilha viva se planeja capturar e despachar a marta por conta própria. Use esse método para evitar matar animais não visados, como cães. Você precisará de uma armadilha de gaiola ou de uma armadilha viva para capturar a marta.
  2. Etapa 2 Encontre um local adequado.
    Encontre um local adequado. Ao contrário dos locais dos outros conjuntos, você deve encontrar um local onde a marta não se afogue. Procure sinais de martas na área.
    • Coloque a armadilha longe de áreas abertas. Isso evitará roubos, vandalismo e sofrimento para o animal.
  3. Etapa 3 Cave um buraco.
    Cave um buraco. Certifique-se de que o buraco seja escuro e profundo. Os visons são criaturas curiosas e serão atraídos pelo buraco. Certifique-se de que o buraco seja grande o suficiente para conter a gaiola.
    • Como alternativa, você pode colocar a gaiola em uma toca ou buraco pré-existente. Se estiver prendendo a marta perto de sua casa, coloque a gaiola em uma área escura, como embaixo.
  4. Etapa 4 Prenda a gaiola.
    Prenda a gaiola. Pressione a gaiola profundamente no solo ou enterre-a parcialmente para proporcionar estabilidade. Considere a possibilidade de colocar uma âncora (como uma rocha) dentro da gaiola para que ela não tombe ou não dispare quando a marta entrar.
    • Você também pode usar estacas ou pinos para prender a armadilha ao solo
  5. Etapa 5 Camuflar a gaiola.
    Camufle a gaiola. Cubra a gaiola com vegetação e detritos ao redor (como galhos e folhas) para que ela pareça uma toca. Coloque terra, folhas, galhos e outros materiais na base da gaiola para esconder o pedal. Se possível, envolva a gaiola em algo escuro, como um cobertor.
  6. Etapa 6 Prepare a armadilha.
    Monte a armadilha. Acione-a várias vezes para ter certeza de que ela está funcionando. Use uma caneta ou um lápis, enfie a extremidade na lateral da gaiola e empurre os pedais para baixo para desarmar a gaiola. Se você precisar que as portas se fechem mais rapidamente, use pequenas pedras ou pesos na parte superior da porta.
  7. Etapa 7 Coloque a isca na armadilha.
    Coloque a isca na armadilha. Use peixe fresco ou um rato almiscarado morto. Coloque-a na parte de trás da gaiola.
    • Você também pode usar óleo de peixe ou glândulas de guaxinim como isca.
  8. Etapa 8 Verifique a armadilha pela manhã.
    Verifique a armadilha pela manhã. Os ratos são criaturas noturnas, portanto, o melhor momento para verificar se foram capturados é pela manhã. Verifique a gaiola diariamente. Isso ajuda a evitar que as pessoas descubram a armadilha. Também manterá o vison longe da luz e do calor durante o dia.

Eliminação do vison

  1. Etapa 1 Use uma pistola de ar comprimido em vez de uma arma de fogo.
    Use uma espingarda de ar comprimido em vez de uma arma de fogo. Prepare a espingarda de ar comprimido antes de expor o vison da armadilha e antes de tentar prendê-lo. Não carregue a arma até que o animal tenha sido contido. Solte a trava de segurança somente quando estiver preparado para atirar.
  2. Etapa 2: Controle o vison.
    Prenda o vison. Use dois pentes de madeira compensada para empurrar o vison firmemente contra a lateral ou o teto da gaiola para mantê-lo imóvel. O objetivo é manter o vison imóvel para que possa dar um tiro preciso de despacho humano.
  3. Etapa 3 Aponte a arma.
    Aponte a arma. Segure o cano da arma a alguns centímetros de distância da cabeça do vison. O cano da arma deve estar perpendicular ao crânio.
    • Evite mirar na linha central do crânio da marta, pois ela é muito forte.
  4. Etapa 4 Atire no vison.
    Atire no vison. Um único tiro deve matar a marta. Se for necessário um segundo tiro, atire o mais rápido e com a maior segurança possível, mirando no tronco cerebral localizado onde o crânio e o pescoço se encontram.
  5. Etapa 5 Confirme a morte.
    Confirme a morte. Você pode saber se a marta está morta se ela entrar em colapso. Outros indícios são se a carcaça está tônica (o que significa que os músculos se travam e se contraem) ou relaxada. Se o vison estiver com uma expressão fixa e vidrada e sem reflexos na córnea, isso indica que ele foi sacrificado.
    • Podem ocorrer convulsões após um minuto.
  6. Etapa 6 Descarregue a pistola de ar comprimido e verifique a segurança.
    Descarregue a pistola de ar comprimido e verifique a segurança. Depois de confirmar a morte, descarregue a pistola de ar e coloque a trava de segurança.
  7. Etapa 7 Descarte o vison.
    Descarte o vison. Verifique as leis locais e os regulamentos de armadilhas para saber como descartar a carcaça.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    O vison é um tipo de doninha?
    São espécies diferentes, mas ambas fazem parte do mesmo gênero (Mustela), juntamente com furões e arminhos.

Vídeo

Dicas

  • Verifique as armadilhas diariamente.
  • Verifique os regulamentos de seu estado para a captura de visons. Os visons são protegidos na maioria dos estados e só podem ser capturados durante as estações designadas. No entanto, se um vison estiver destruindo sua propriedade, a maioria dos estados tem disposições para controlá-lo. Antes de usar um conjunto de controle letal fora da estação, verifique os regulamentos estaduais.
  • Esconder bem suas armadilhas não só enganará a marta, mas também evitará que ladrões de armadilhas as encontrem.

O que você precisará

  • Uma mola longa dupla nº 11, uma mola helicoidal nº 1 ½ ou uma armadilha Conibear nº 110 com corpo de agarrar
  • Uma armadilha de gaiola se você planeja capturar o vison vivo
  • Uma pá ou uma pá pequena para os conjuntos de bolso
  • Uma âncora, como uma estaca ou uma pedra pesada
  • Arame
  • Peixe fresco ou uma carcaça de rato almiscarado como isca
  • Uma isca que seja óleo de peixe ou glândulas de guaxinim
  • Uma pistola de ar comprimido se você planeja matar o vison por conta própria
  • Pentes de madeira compensada para prender o vison
  • Urina de vison para esconder seu cheiro