Como transportar peixes

Autor do artigo:Gabriel Silva

Aquários são hobbies maravilhosos, e os peixes são ótimos animais de estimação para muitas pessoas. Quando se adquire um peixe, espera-se deixá-lo no aquário e não mudá-lo de lugar. Entretanto, se estiver se mudando, talvez não queira doar seus peixes. Você pode levar seu peixe com segurança, colocando-o em recipientes adequados e reintroduzindo-o no aquário o mais rápido possível.

Etapas

Como garantir a segurança de seus peixes antes de viajar

  1. Etapa 1 Troque a água por alguns dias antes de viajar.
    Troque a água por alguns dias antes de viajar. Parte da água de seu aquário deve ser trocada antes da mudança e do transporte do aquário. Isso ajuda a garantir que a água do aquário esteja limpa. Troque 20% da água do aquário diariamente por cinco dias antes de transportar o aquário.
  2. Etapa 2 Evite alimentar o peixe por um ou dois dias antes da mudança.
    Evite alimentar seus peixes por um ou dois dias antes da mudança. Quando estiver viajando, você não quer que seus peixes sujem a água mais do que o necessário. Os peixes podem ficar cerca de uma semana sem comer, portanto, eles ficarão bem durante a mudança. Não dê comida a eles por 24 a 48 horas antes de transportá-los.
  3. Etapa 3 Planeje o transporte dos peixes.
    Planeje o transporte de seus peixes. Ao contrário de alguns animais de estimação, você não pode simplesmente colocar um aquário ou um aquário no carro e ir embora. Em vez disso, você precisa descobrir como irá transportá-los. A maioria dos peixes pode sobreviver por cerca de 48 horas de viagem, mas, além disso, você aumenta o risco de eles não sobreviverem.
    • Ao parar para passar a noite, você precisa levar os peixes com você. Não os deixe sem supervisão em carros ou trailers.
    • Se precisar viajar de avião com os peixes, entre em contato com a companhia aérea para saber quais são os requisitos para o transporte de peixes.
  4. Etapa 4 Aguarde até o último momento possível para embalar o peixe.
    Espere até o último momento possível para embalar o peixe. Você não deve embalar os peixes até que esteja pronto para partir. Eles não devem estar embalados e esperando para serem transportados. O ideal é levar o mínimo de tempo possível para transportar os peixes.
    • Você também deve planejar desembalar os peixes assim que chegar ao seu destino. Eles devem ser a primeira coisa a ser desembalada.
  5. Etapa 5 Evite viagens desnecessárias com seus peixes.
    Evite viagens desnecessárias com seus peixes. Os peixes não são animais de estimação que podem ser facilmente transportados. Você não deve levá-los nas férias ou carregá-los em um veículo para se divertir. Os peixes são muito frágeis, o que significa que você só deve transportá-los quando for absolutamente necessário, como quando estiver de mudança.

Escolha de um contêiner para transporte

  1. Etapa 1 Coloque os peixes em sacos plásticos.
    Coloque seus peixes em sacos plásticos. Uma maneira de transportar seus peixes é colocá-los em sacos plásticos. Você pode comprar sacos plásticos para peixes em uma loja de animais. Encha um terço do saco com a água do aquário. Em seguida, coloque um peixe em cada saco plástico. Não coloque vários peixes no mesmo saco.
    • Coloque um segundo saco sobre o primeiro para que ele fique mais protegido. Isso ajuda no caso de vazamento do saco.
    • Use um elástico para prender os sacos de modo que os peixes e a água não possam sair.
    • Se for deixar os peixes nos sacos por mais de uma hora, compre um pouco de oxigênio puro na loja de animais local para colocar nos sacos com eles.
  2. Etapa 2 Transporte os peixes em baldes de cinco galões.
    Transporte os peixes em baldes de cinco galões. Um balde de cinco galões pode ser uma maneira fácil de transportar vários peixes no mesmo recipiente. Certifique-se de comprar um balde novo e não use um balde que tenha sido contaminado por produtos químicos. O balde pode conter produtos químicos residuais, que podem matar ou prejudicar seus peixes. Certifique-se de cobrir o balde com uma tampa estanque à água.
    • Encha o balde com a água de seu aquário.
  3. Etapa 3 Coloque o peixe em um recipiente.
    Coloque o peixe em um recipiente. Outra maneira de transportar o peixe é em um recipiente resistente com tampa. Encha o recipiente com a água do aquário. Certifique-se de que a tampa esteja bem presa para que o peixe não caia e a água não vaze.
    • Isso pode ser bom para peixes com nadadeiras afiadas ou que possam sair de um saco plástico.
  4. Etapa 4 Transporte o aquário se ele for pequeno.
    Transporte o aquário se ele for pequeno. Os tanques pequenos podem ser transportados com os peixes e a água dentro. Os tanques grandes nunca devem ser transportados como uma unidade. Se você transportar o aquário com a água e os peixes, certifique-se de remover todos os outros objetos. Retire todas as pedras, decorações e filtros. Eles podem se soltar e machucar os peixes. Você também deve remover parte da água. Isso ajuda a reduzir o risco de derramamento, além de dar aos peixes menos espaço para serem sacudidos.
    • Entretanto, mesmo tanques pequenos podem ser difíceis de mover. Eles são muito pesados, mas também frágeis. Se você deixar o tanque cair e ele quebrar, poderá perder todos os seus peixes.
    • Os aquários que são transportados com água dentro têm maior probabilidade de ficarem lascados ou rachados.
  5. Etapa 5 Transporte os peixes em um recipiente isolado e seguro.
    Transporte os peixes em um recipiente isolado e seguro. Se tiver colocado os peixes em uma sacola ou em pequenos recipientes, você deve embalá-los em um recipiente seguro. Coloque plástico bolha entre o saco de peixe e o contêiner ou outros sacos de peixe. Certifique-se de que eles sejam resistentes para não rolarem. Isso pode causar danos aos peixes.
    • Se você tiver um contêiner com isolamento térmico, considere transportar os peixes nele. Um cooler de piquenique ou um cooler de isopor são ótimos para isso.
  6. Etapa 6 Escolha um recipiente grande o suficiente para o peixe.
    Escolha um recipiente grande o suficiente para o peixe. Independentemente do recipiente escolhido para os peixes, você deve escolher um grande o suficiente para que eles possam nadar. Eles não precisam de muito espaço, mas devem se sentir confortáveis. Certifique-se também de que o recipiente seja grande o suficiente para que a água tenha oxigênio suficiente para o peixe.
    • Você só deve encher o recipiente cerca de um terço da capacidade. O restante do recipiente deve ficar aberto para receber oxigênio.
  7. Etapa 7 Coloque todas as plantas em sacos plásticos.
    Coloque todas as plantas em sacos plásticos. Se você tiver plantas vivas no aquário, coloque-as em sacos plásticos cheios de água do tanque. Isso manterá as condições próximas às do aquário e ajudará a manter vivas as bactérias boas e essenciais nas plantas.

Como manter seus peixes seguros durante a viagem

  1. Etapa 1 Encha os recipientes com água da parte superior do aquário.
    Encha os recipientes com água da parte superior do aquário. Você precisa colocar seus peixes na água do aquário, não da torneira. Encha seu contêiner de transporte com água da parte superior do aquário. Essa água é a mais limpa. Se você pegar a água do fundo, estará colocando resíduos no pequeno recipiente e expondo-os potencialmente a bactérias que se depositaram no fundo.
  2. Etapa 2 Evite colocar itens no contêiner com os peixes.
    Evite colocar itens no recipiente com seu peixe. Você não deve colocar a pedra ou a planta favorita de seu peixe no balde ou recipiente com ele. O peixe deve ser a única coisa no balde, exceto a água do aquário. Qualquer item extra pode se mover e prejudicar o peixe.
  3. Etapa 3 Regular a temperatura.
    Regule a temperatura. Os peixes precisam permanecer em sua temperatura normal de água. Qualquer flutuação na temperatura da água pode fazer com que seu peixe fique doente. Tente manter a água de seu peixe na mesma temperatura de seu aquário normal. Isso significa que você deve transportá-los na parte do veículo onde é possível usar o ar-condicionado ou o aquecedor.
    • Você também pode usar isolamento térmico no contêiner de transporte. Isso pode ajudar a regular a temperatura.
    • Verifique a temperatura do peixe para garantir que ele não fique muito quente ou muito frio.
  4. Etapa 4 Coloque o peixe em um local escuro.
    Coloque o peixe em um local escuro. Transportar o peixe em um local mais escuro pode ajudar a evitar que ele fique muito estressado. Os peixes são ativos e ficam acordados durante o dia, quando há luz do lado de fora. À noite, eles ficam menos ativos. Coloque algo sobre os peixes se eles estiverem em um recipiente onde possam receber luz durante o dia.
    • Por exemplo, você pode colocar um lençol ou tapete sobre o recipiente.
  5. Etapa 5 Evite alimentar o peixe durante a viagem.
    Evite alimentar seu peixe durante a viagem. As viagens são muito estressantes para os peixes, portanto, não faça nada que cause mais estresse. Não se preocupe em abrir sacos ou recipientes para alimentar seu peixe. Isso também ajuda a reduzir a necessidade de eliminação, o que pode sujar a água em que ele está viajando.
  6. Etapa 6 Reintroduza o peixe no aquário quando você chegar.
    Reintroduza os peixes no aquário quando você chegar. Se você transportou os peixes em um balde, pode despejá-los e a água diretamente no aquário. Talvez você também queira usar uma rede para movê-los do balde para o aquário.
    • Se você transportou os peixes em sacos, coloque os sacos sobre a água e deixe-os flutuar. Isso ajuda a regular a temperatura da água nos sacos. Quando a temperatura da água em ambos estiver semelhante, você poderá colocar os peixes no aquário.

Cuidados com o aquário

  1. Etapa 1 Esvazie a água do aquário em um recipiente seguro para peixes.
    Esvazie a água do aquário em um recipiente seguro para peixes. Depois de colocar os peixes e as plantas em segurança, coloque 80% da água do aquário em um balde ou sacos próprios para peixes. Essa água deve ser obtida da parte superior do aquário, não perto do fundo. Isso limita a quantidade de resíduos que você leva consigo.
  2. Etapa 2 Coloque as decorações na água do aquário.
    Coloque as decorações na água do aquário. Se você tiver pedras e outras decorações no aquário, coloque-as em um saco cheio de água do aquário. Isso preservará as bactérias benéficas que cresceram nos enfeites.
    • Não transporte esses itens no tanque. O tanque pode rachar se for movido com itens dentro dele.
  3. Etapa 3 Embale a mídia do filtro adequadamente.
    Embale a mídia do filtro adequadamente. A maneira de transportar a mídia do filtro depende da distância que será percorrida. Para viagens curtas em que o tanque não ficará separado por muito tempo, coloque a mídia do filtro em um recipiente limpo, sem produtos químicos e lacrado. Não a limpe.
    • Para viagens longas, você pode limpar o filtro e reintroduzi-lo quando chegar ao local de destino. Você também pode jogá-lo fora e comprar um novo.
  4. Etapa 4 Monte o aquário novamente.
    Monte seu aquário novamente. Ao chegar ao seu destino, você deve montar o aquário novamente como era antes. Coloque decorações e pedras no aquário e, em seguida, encha-o com a água que você guardou do aquário. Substitua todos os filtros, aquecedores e bombas. Em seguida, coloque as plantas vivas de volta no aquário.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Você poderia definir 'mudança de longa distância'?
    Uma mudança de longa distância é aquela que requer várias horas para chegar. No entanto, isso só se aplica a este artigo.
  • Pergunta
    Estamos transportando peixes de uma temperatura muito fria para uma temperatura muito mais quente. Você tem alguma sugestão?
    A maioria dos peixes pode se aclimatar dentro de sua faixa de segurança. As mudanças de temperatura devem ser graduais e, como você os está transferindo, eles já devem ter passado por alguma mudança. Se a temperatura de sua casa for geralmente mais quente, os aquecedores do aquário terão menos trabalho para manter a mesma temperatura.
  • Pergunta
    Quanto tempo os peixes podem permanecer com segurança na bolsa antes de serem transferidos para o aquário?
    Não mais do que um ou dois dias.

Dicas