Como treinar para praticar esgrima em casa

Autor do artigo:Gabriel Silva

A esgrima é algo que é sempre melhor praticado com outras pessoas e sob a supervisão de um profissional qualificado. Entretanto, se você já tiver seu equipamento e algum treinamento básico, poderá continuar a praticar em casa. Particularmente, essa pode ser uma boa oportunidade para você se concentrar em dominar a boa forma, o trabalho com os pés e a precisão dos golpes.

Passos

Dominando o trabalho de pés

  1. Etapa 1 Posicione seus pés para obter estabilidade.
    Posicione seus pés para obter estabilidade. Seus pés devem estar posicionados aproximadamente na altura dos ombros. Seu corpo não deve estar voltado diretamente para o oponente, mas sim para o lado. O pé dianteiro deve estar posicionado para frente, voltado diretamente para o oponente. O pé de trás, entretanto, deve estar perpendicular ao pé da frente, voltado para a mesma direção do corpo.
    • Seus dois pés devem estar em um ângulo de 90 graus um do outro.
    • Essa posição permite o máximo de estabilidade e, ao mesmo tempo, permite que você avance o máximo possível com o pé dianteiro.
    • Seus joelhos devem estar dobrados o suficiente para se estenderem até os dedos dos pés.
    • Seu bumbum deve ser empurrado para baixo, como se estivesse ligeiramente sentado.
    • Certifique-se de que o pé dianteiro esteja voltado diretamente para a linha da lâmina. Isso é importante para manter a precisão.
    • A posição correta da esgrima é desconfortável e requer alguma força na parte inferior do corpo, mas permite o máximo de mobilidade.
    • Se sua mão direita for dominante, seu pé direito deverá ser o pé da frente. Se sua mão esquerda for dominante, seu pé esquerdo deverá ser o pé da frente.
  2. Etapa 2 Mantenha a distância.
    Mantenha a distância. Seu objetivo deve ser sempre ficar longe o suficiente do oponente para que você esteja fora do alcance da ponta da espada dele caso ele avance o máximo possível. Para saber qual é essa distância, é preciso muita prática. Manter essa distância também exigirá que você seja rápido em seus pés.
    • Embora isso signifique que talvez você também não consiga se lançar e atingir o oponente, isso o deixará no controle até que esteja pronto para avançar e atacar.
  3. Etapa 3 Avançar.
    Avanço. Um avanço o aproxima um pouco mais do oponente sem comprometer sua posição. É um movimento de três passos, durante o qual suas pernas devem estar sempre separadas na altura dos ombros.
    • O primeiro passo é levantar o pé dianteiro, movendo-o ligeiramente para frente. Você deve terminar na bola do pé com os dedos ainda fora do chão.
    • Em seguida, mova o pé traseiro para frente na mesma distância em que moveu o pé dianteiro.
    • Ao mover o pé traseiro para a frente, abaixe os dedos do pé dianteiro de modo que você não esteja mais na planta do pé.
    • Pratique até que esse movimento flua como se fosse um só.
  4. Etapa 4 Recuar.
    Recuar. O recuo o levará para trás aproximadamente na mesma distância do avanço. Assim como no avanço, o recuo permite movimentos curtos e pequenos que não comprometem a estabilidade.
    • Comece a dar um passo para trás com o pé de trás, de modo que ele aterrisse na planta do pé.
    • Uma vez na planta do pé, mova o calcanhar em direção ao chão e deixe o pé dianteiro deslizar para trás.
  5. Etapa 5: Crossover.
    Crossover. Não permitido no sabre, o crossover é um movimento maior, que permite percorrer uma distância maior em um ritmo mais rápido. Ao avançar, pegue o pé de trás e mova-o para a frente e para trás do pé dianteiro (portanto, cruzando). Em seguida, pegue o pé dianteiro e passe-o por cima do pé traseiro, de modo que você retorne à posição de repouso com os dois pés separados pela distância dos ombros.
    • Ao se mover para trás, leve o pé dianteiro para trás do pé traseiro. Em seguida, mova o pé de trás para trás até que seus pés estejam novamente alinhados com os ombros.
  6. Etapa 6 Lunge.
    Lunge. Um lunge é um passo rápido e longo para frente que você usa para alcançar o máximo possível com sua espada. Para executar um lunge, dê um passo à frente com o pé dianteiro o máximo que puder, com o calcanhar batendo no chão primeiro. Depois disso, você precisará se recuperar rapidamente para não ficar vulnerável a um contra-ataque.
    • A distância que você vai percorrer depende do seu nível de habilidade. Para cobrir a distância entre você e seu oponente, você deve se lançar o mais longe possível. No entanto, se a força de suas pernas não for suficiente para se recuperar dessa distância e voltar à posição normal de luta, considere dar uma investida mais modesta.
    • Para se recuperar, dobre o joelho de trás e puxe a perna dianteira para trás o mais rápido possível até a distância do comprimento do ombro. Em seguida, dê um passo de recuo para garantir que o oponente não avance rapidamente sobre você.
    • Ao se lançar, você pode esticar o braço de trás, de modo que, em vez de ficar virado para cima, ele fique virado para trás e fique reto com os ombros. Isso o ajudará a manter o equilíbrio durante a investida.
  7. Etapa 7 Fique em forma.
    Fique em forma. Para se destacar na esgrima, você precisará ter resistência cardiovascular, força nas pernas para fazer investidas longas e força central para ter equilíbrio e estabilidade. Parte disso pode ser obtida pela prática extensiva da esgrima, mas regimes de exercícios adicionais também podem aumentar sua capacidade de esgrima.
    • Para aumentar a resistência, considere correr.
    • Para fortalecer o núcleo, pratique abdominais, pranchas, abdominais e bicicletas.
    • Para fortalecer as pernas, considere agachamentos e lunges.
  8. Etapa 8 Pratique.
    Pratique. O trabalho de pés da esgrima envolve uma coordenação considerável. Você deve praticar o trabalho de pés para dominar movimentos rápidos, contínuos e equilibrados. Você deve trabalhar a resistência para manter um ritmo rápido de movimento durante toda a partida.
    • Nada é natural no trabalho de pés ou na postura da esgrima. É preciso praticar bastante para dominá-los. Se você leva a esgrima a sério, não desista porque parece que não consegue dominar os movimentos. Não há motivo para que você seja capaz de executá-los inicialmente.
    • Considere praticar na frente de um espelho para verificar se está fazendo os movimentos corretamente.

Controle da espada

  1. Etapa 1 Posicione seus braços corretamente.
    Posicione seus braços corretamente. O braço de trás deve estar posicionado atrás do corpo, com o bíceps paralelo aos ombros e o antebraço dobrado para cima, como se estivesse em uma posição de enrolamento. Sua mão dianteira (espada) deve estar voltada para frente, com o cotovelo a aproximadamente um palmo de distância do corpo.
    • Você pode abrir a mão do braço de trás de modo que a palma fique voltada para o teto.
    • Use sua mão dominante para controlar a espada. Se você for ambidestro, considere usar a mão esquerda. Os esgrimistas canhotos têm uma vantagem porque é difícil para seus oponentes se adaptarem a seus estilos de luta.
  2. Etapa 2 Segure a espada com leveza.
    Segure a espada com leveza. Segurar a espada com firmeza dificulta o movimento completo do pulso, cria movimentos muito grandes e prejudica sua precisão. Use o polegar e os dois primeiros dedos apenas para segurar levemente a espada, mantendo o controle dela e permitindo movimentos fáceis do pulso.
    • Ao fazer isso, mantenha a mão reta para que a espada fique alinhada com o braço. É comum que esgrimistas inexperientes dobrem a mão, mas se o antebraço não estiver alinhado com a espada, será mais difícil fazer movimentos precisos e exatos.
  3. Etapa 3 Use pequenos movimentos do pulso.
    Faça pequenos movimentos com o pulso. É tentador recuar a espada totalmente para trás da cabeça e colocar todo o peso do corpo em um golpe. Embora isso possa parecer impressionante e provavelmente machucaria se você estivesse usando uma espada de verdade, na esgrima isso apenas torna todos os seus ataques óbvios. Para tornar todos os movimentos rápidos e difíceis de antecipar, mantenha o braço reto e faça todos os movimentos com o pulso.
  4. Etapa 4 Empurre com o braço primeiro.
    Empurre primeiro com o braço. Um impulso envolve o movimento da perna e do braço para frente para alcançar o máximo possível. A perna, entretanto, é mais lenta e telegrafará seu ataque. Em vez de executar os dois movimentos simultaneamente, concentre-se em mover o braço um pouco antes de mover a perna, sem interromper a perfeição do movimento.
  5. Etapa 5 Pratique a precisão.
    Pratique a precisão. Grande parte do objetivo de um bom alinhamento do corpo é garantir que você possa enfiar a espada exatamente onde precisa para penetrar nas defesas do oponente. O ideal é que você consiga acertar uma moeda de dez centavos ao golpear. Tente escolher um alvo pequeno e pratique o golpe repetidamente para ver se consegue acertá-lo com consistência.
    • Se, depois de muita prática, você ainda não conseguir golpear com precisão, tente verificar sua forma. Olhe-se no espelho para ver se está usando a forma correta. Certifique-se de que sua perna dianteira esteja alinhada com a espada, que a espada esteja alinhada diretamente com seu antebraço e que seu cotovelo esteja próximo ao corpo.
    • Você também deve praticar a torção da espada com o pulso em um semicírculo pequeno, preciso e rápido. Esse tipo de movimento é importante para desvincular sua espada da espada do oponente, liberando-o para atacar quando estiver emaranhado.
  6. Etapa 6 Treine com um parceiro.
    Treine com um parceiro. Em última análise, não há nada que substitua o trabalho com um parceiro. Entender quando fazer seus movimentos, a distância adequada de um oponente e manter seu trabalho de pés no ritmo do oponente só podem ser aprendidos em conjunto com outra pessoa. Encontre um amigo que esteja disposto a acompanhá-lo em seus treinos.

Como determinar se você deve treinar em casa

  1. Etapa 1 Lembre-se de que os equipamentos de esgrima são caros.
    Lembre-se de que o equipamento de esgrima é caro. Normalmente, você economizará dinheiro indo a um clube profissional onde possa compartilhar o equipamento. Comprar equipamentos antes de saber que pode praticar esgrima pode ser um tremendo desperdício de dinheiro.
    • Seu equipamento de cercamento pode custar cerca de US$ 250. Em contrapartida, uma visita a um clube de esgrima, incluindo instrução profissional, aluguel de equipamento e a oportunidade de competir contra outros membros, custará cerca de US$ 20 a US$ 50.
  2. Etapa 2 Considere se é perigoso para você.
    Considere se é perigoso para você. Embora seja seguro em um ambiente controlado com profissionais, uma pessoa não treinada com equipamento inadequado pode facilmente se machucar ao praticar esgrima. Se você não tiver experiência e equipamento adequado, deve evitar fazer cercas em casa.
  3. Etapa 3 Pergunte se você quer fazer a cerca sozinho.
    Pergunte se você quer esgrimir sozinho. Não há muito esporte em brandir uma espada sozinho. A esgrima tem tudo a ver com a interação com outras pessoas e com pessoas que têm uma variedade de estilos de luta.
  4. Etapa 4 Não se esqueça do impacto de um mentor.
    Não se esqueça do impacto de um mentor. A esgrima habilidosa exige uma postura precisa. Pode ser difícil observar a si mesmo e corrigir erros de forma, especialmente porque muitos deles envolvem diferenças relativamente pequenas na posição do corpo. É mais provável que você melhore com um observador profissional que lhe dê feedback.
    • Você pode tentar compensar a ausência de um mentor observando a forma da esgrima. Há vídeos instrutivos on-line que você pode assistir para obter informações sobre a forma da esgrima. Você também pode assistir a competições de esgrima para ver como os profissionais esgrimem.
  5. Etapa 5: Procure alternativas.
    Procure alternativas. Algumas escolas, especialmente universidades de alto calibre, têm programas de esgrima. Veja se sua escola tem alguma oferta de esgrima. Como alternativa, procure um clube de esgrima. Muitas regiões têm clubes de esgrima locais. Normalmente, eles incluem um instrutor que pode ajudá-lo a dominar suas habilidades e um grupo de pessoas com quem você pode competir.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    De que materiais preciso para praticar esgrima?
    Jaqueta, plastrão, luvas, calções, meias, sapatos, máscara, protetor de tórax, manguito e manga, espada de esgrima e empunhadura.
  • Pergunta
    As escolas de ensino médio têm programas de esgrima?
    Depende de onde você estuda. Talvez você possa convencer seu professor de educação física a ter uma unidade de esgrima.

Dicas