Como treinar um cão para caçar coelhos

Autor do artigo:Gabriel Silva

A caça é um esporte que, às vezes, pode parecer isolado. Adicionar um cão querido à sua abordagem de caça pode tornar sua experiência mais agradável. No entanto, se você quiser ter um companheiro de caça canino, é melhor escolher um cão cuja raça e educação sejam adequadas à caça. Um dos melhores cães para caçar coelhos é um cão de caça (especialmente beagles) e a melhor época para começar o treinamento é quando filhote. Se você quiser que seu cão aprenda a caçar coelhos, lembre-se de ter um pouco de paciência (e um bolso cheio de guloseimas)!

Etapas

Treinamento de seu cão para rastrear

  1. Etapa 1 Treine seu cão em obediência básica.
    Treine seu cão em obediência básica. Seu cachorro deve aprender comandos básicos como 'senta' e 'fica' antes de ser apresentado à caça de coelhos. Em particular, o comando 'recall' - ensinar seu cão a voltar para você quando você o chamar - é a parte mais importante de qualquer treinamento de cães, e você deve começar a treinar seu filhote para seguir esse comando desde cedo.
    • A chamada será especialmente importante durante o treinamento para neutralizar as tendências predatórias do filhote e ajudar a evitar que ele machuque coelhos domesticados usados nas sessões de treinamento.
    • Um guia para treinar um filhote a seguir o comando de retirada pode ser encontrado aqui.
  2. Etapa 2 Comece o treinamento quando o filhote tiver entre 4 e 6 semanas de idade.
    Comece o treinamento quando o filhote tiver entre 4 e 6 semanas de idade. Os filhotes nessa idade têm uma capacidade de atenção curta, portanto, lembre-se de manter as sessões de treinamento entre 2 ou 3 vezes ao dia por 10 a 15 minutos.
  3. Etapa 3 Espalhe pedaços de petiscos pelo quintal e deixe seu filhote farejar para encontrá-los.
    Espalhe pedaços de petiscos pelo quintal e deixe seu filhote farejar para encontrá-los. Isso ajuda o filhote a aprender a rastrear um cheiro.
  4. Etapa 4 Amarre um barbante em um pedaço de carne (como um cachorro-quente) e arraste-o pelo quintal.
    Amarre um barbante em um pedaço de carne (como um cachorro-quente) e arraste-o pelo quintal. A cada dois metros, mais ou menos, corte um pedaço da carne. Isso ajudará a treinar o filhote a seguir trilhas de cheiro mais longas. À medida que o filhote melhorar o rastreamento da trilha de cheiro, aumente o comprimento da trilha, bem como os espaços entre os pedaços de carne.
    • Arrastar um coelho morto pela grama também familiarizará o filhote com seu cheiro e o preparará para rastrear coelhos vivos.

Apresentando seu cão aos coelhos

  1. Etapa 1 Apresente seu filhote a um coelho domesticado.
    Apresente seu filhote a um coelho domesticado. Quando o filhote tiver entre 12 e 16 semanas, apresente-o a um coelho domesticado dentro de um cercado ou cercado inicial.
    • Os cercados iniciais são cercados por uma cerca à prova de coelhos (ou tela de galinheiro) e podem variar de 60 x 60 pés a cinco acres de tamanho.
    • Você pode optar por levar seu filhote a um cercado particular, onde pagará por cada cão treinado. Como alternativa, você pode comprar um coelho domesticado e construir um cercado em seu quintal.
    • Recomenda-se treinar apenas até 3 filhotes por vez no cercado inicial. O excesso de cães pode distrair e o cheiro do coelho será mais fraco para os narizes dos cães.
  2. Etapa 2 Deixe o cão cheirar o coelho cuidadosamente enquanto o segura pela nuca.
    Deixe o cão cheirar o coelho cuidadosamente enquanto o segura pela nuca. O ideal é que o filhote fique animado para perseguir o coelho, como se fosse um 'brinquedo'.
    • Tente também amarrar o filhote com uma coleira e fazer com que ele o observe perseguindo o coelho pelo recinto. O filhote deve ficar animado e tentar se soltar da coleira.
  3. Etapa 3 Solte o coelho.
    Solte o coelho. Seu filhote deve ficar animado e perseguir o coelho. Se o coelho se esconder atrás de um tronco ou arbusto, isso é bom, pois ajudará a treinar o filhote a rastrear o coelho com o nariz.
  4. Etapa 4 Corra com o filhote.
    Corra com o filhote. Permita que seu cão rastreie e persiga os coelhos no cercado por 2 a 3 horas em dias alternados ou, no mínimo, uma ou duas vezes por semana.
    • Você pode permitir que o filhote corra, rastreie, persiga e investigue o coelho por conta própria, mas fique de olho para evitar lesões no filhote ou no coelho. O coelho deve ser muito rápido para o filhote pegar, e o próprio filhote provavelmente não saberá o que fazer se realmente pegar o coelho.
  5. Etapa 5 Remova o coelho.
    Retire o coelho. Quando o coelho começar a se cansar de correr, ou se você perceber que o filhote está sendo agressivo, retire-o do cercado. Certifique-se de não permitir que seu cão machuque o coelho.
    • Os filhotes geralmente não machucam um coelho domesticado, mas você deve ficar de olho no filhote e no coelho para evitar ferimentos em qualquer um dos animais.
  6. Etapa 6 Repita o processo com muitos elogios toda vez que seu filhote correr com o coelho até a exaustão.
    Repita o processo com muitos elogios toda vez que seu filhote correr com o coelho até a exaustão. Se o filhote seguir o coelho com entusiasmo, talvez precise de apenas algumas vezes no cercado inicial antes de seguir em frente.
    • A duração do treinamento em um cercado inicial depende do temperamento individual do filhote. Alguns filhotes precisarão de apenas um ou dois dias no cercado, enquanto outros podem levar semanas até que estejam rastreando e perseguindo os coelhos domesticados de forma independente.
    • É importante ter uma cobertura no cercado onde o coelho possa se esconder, pois você quer treinar seu filhote para usar o faro para rastrear, em vez de 'perseguir com a visão'.

Preparando seu cão para a caçada

  1. Etapa 1 Leve o filhote para um cercado de corrida.
    Leve o filhote para um cercado de corrida. Os cercados de corrida são semelhantes aos cercados de partida, só que maiores. Seu filhote pode rastrear mais longe aqui e continuar a usar o faro em vez dos olhos para localizar os coelhos.
    • Os cercados de corrida podem variar muito em tamanho, desde 5 acres até 100 acres ou mais.
    • Para economizar tempo e dinheiro, associe-se a um clube local de provas de campo de gundog. A maioria dos clubes tem currais de partida e de corrida que você pode usar, além de treinadores profissionais que podem ajudar com filhotes ou cães mais difíceis de treinar.
    • Fique perto do seu filhote a maior parte do tempo para criar um forte relacionamento de equipe.
  2. Etapa 2 Deixe seu filhote correr com cães mais velhos e treinados.
    Deixe seu filhote correr com cães mais velhos e treinados. Isso deve ocorrer quando o filhote conseguir rastrear um coelho no cercado de forma independente por cerca de 10 a 20 minutos.
    • Uma 'brace', ou matilha de dois cães, é geralmente criada ao se emparelhar o filhote com um cão mais velho. Seu filhote aprenderá habilidades de rastreamento mais avançadas com o cão mais velho, especialmente como se comportar durante uma 'checagem' ou perda temporária do rastro de um coelho.
    • Procure conduzir seu cão jovem com uma fêmea treinada, porém mais lenta. Se você tiver apenas um filhote (ou filhotes), terá de treiná-lo com os cães de um amigo ou vizinho, ou visitar o clube de gundog local.
  3. Etapa 3 Prepare seu cão para o tiroteio.
    Prepare seu cão para o tiroteio. Apresente seu cão ao treinamento com armas de fogo logo no início, a fim de prepará-lo para os sons altos de uma caçada.
    • Gradualmente, treine seu cão para tolerar os tiros. Incorpore tiros de baixo nível e distantes nas atividades diárias, aproximando-os apenas quando o cão se acostumar com o som.
    • Não dispare uma arma de repente perto de seu cão se ele nunca tiver ouvido o som antes.

Caça com seu cão

  1. Etapa 1 Encontre os coelhos.
    Encontre os coelhos. A maioria dos coelhos é encontrada em terrenos secos e macios, perto de arbustos densos e outras coberturas (moitas, sarças etc.), em vez de em espaços abertos, como campos. As bordas das florestas próximas à grama e às novas plantações são o habitat favorito dos coelhos.
    • O amanhecer e o anoitecer são os melhores horários para localizar coelhos.
  2. Etapa 2 Solte os cães.
    Solte os cães. Cães de caça de coelhos bem treinados farão a maior parte do trabalho quando se trata de caçar coelhos. Os cães vasculharão sarças, moitas e outras áreas onde os coelhos gostam de se esconder e que seriam difíceis de serem vasculhadas por você mesmo.
    • Ao caçar em matilhas, o cão que sentir o cheiro de um coelho começará a latir, sinalizando aos outros cães para que se juntem à perseguição.
  3. Etapa 3 Prepare-se para o tiro.
    Prepare-se para o tiro. Encontre um local elevado ou uma clareira de onde você possa acompanhar a perseguição. Certifique-se de estar atento à frente do cão líder, pois ele estará seguindo o cheiro do coelho e o coelho estará correndo à sua frente.
    • Os coelhos não se afastam muito de suas casas e acabam voltando durante a perseguição. Se a perseguição parecer estar demorando muito, seja paciente, pois o coelho começará a voltar para sua casa.
  4. Etapa 4 Dê o tiro.
    Dê o tiro. Quando o(s) seu(s) cão(ões) levar(em) o coelho para uma área aberta, como uma trilha ou campo, ou quando você observar bem o coelho correndo pelo mato, termine a caçada com o rifle.
    • Se o coelho colocar distância suficiente entre ele e os cães, ele fará uma pausa para olhar para trás. Essa é a situação ideal para matar o coelho.
    • Esteja sempre atento à localização de seus cães e companheiros de caça e certifique-se de ter um tiro certeiro antes de puxar o gatilho.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso ensinar um cão mais velho da mesma maneira?
    Filhotes mais jovens são mais fáceis de treinar, mas tenho certeza de que, com alguns ajustes e um pouco de paciência, você não terá problemas para treinar seu cão mais velho.
  • Pergunta
    Como posso treinar meu cão para responder ao comando de retirada?
    No início, use petiscos. Depois, quando ele começar a voltar para você ansiosamente, comece a elogiá-lo e a dar carinho em vez de petiscos.
  • Perguntas
    Posso caçar com apenas um cão?
    Sim, mas se você depender do cão para matar o coelho, poderá ter de esperar muito tempo, especialmente se ele for um filhote.

Dicas

  • Sempre elogie seu cão pelo bom trabalho. Os cães sempre responderão melhor ao reforço positivo (ou seja, petiscos, dizer 'bom garoto!').
  • Se não for possível obter um coelho domesticado, pode-se usar pele de coelho ou cheiro de coelho engarrafado para treinar seu cachorro a rastrear odores.

Advertências

  • Não comece o treinamento em uma área aberta. Os filhotes, especialmente os de raças de cães de caça, são muito curiosos e facilmente seguirão outra trilha e se perderão. Preste atenção total e mantenha o espaço de treinamento fechado.
  • Não use um coelho selvagem para treinar, pois um coelho selvagem pode ferir seu filhote.
  • Ao atirar, certifique-se de que seu cão esteja a pelo menos 2 metros de distância do coelho.