Como monitorar a distância de corrida

Autor do artigo:Gabriel Silva

Seja você um atleta experiente ou um novato na corrida, acompanhar a distância percorrida durante um treino é essencial para ter uma ideia precisa do seu progresso geral. Um aplicativo de condicionamento físico é uma das ferramentas mais simples para acompanhar a distância percorrida, mas há algumas outras maneiras úteis, mesmo se você for pego sem seu smartphone de confiança. Um rastreador vestível, por exemplo, contará seus passos e calculará as principais estatísticas, enquanto as marcações em uma pista ao ar livre permitem que você defina uma distância predeterminada para obter médias mais precisas.

Passos

Monitoramento de distância com um aplicativo de condicionamento físico

  1. Etapa 1 Faça o download de um aplicativo de monitoramento de condicionamento físico.1Baixe um aplicativo de monitoramento de condicionamento físico. Há muitos aplicativos diferentes no mercado para os usuários de smartphones escolherem. Alguns dos mais populares incluem RunKeeper, MapMyRun e Nike+Running. Esses aplicativos geralmente vêm equipados com recursos como cronômetro, contador de passos e ferramentas para calcular a média de velocidade e ritmo.
    • A maioria desses aplicativos é gratuita para download. As versões completas de alguns programas, como o Nike+Running, só podem ser acessadas com a compra de produtos de treinamento especializados.
    • Para obter melhores resultados com o uso de um rastreador de condicionamento físico, você precisará usar um dispositivo compatível com GPS e com bastante memória para armazenar os dados do treino.
  2. Etapa 2 Defina o aplicativo para o seu nível de condicionamento físico.2 Configure o aplicativo para o seu nível de condicionamento físico. Quando você carregar o aplicativo pela primeira vez, serão solicitadas algumas informações relacionadas ao seu nível de condicionamento físico e ao tipo de exercício que você fará. Preencha os espaços correspondentes à sua idade, sexo, altura, peso e estilo de corrida. Quanto mais informações você fornecer, mais personalizada será sua experiência.
    • Saber um pouco sobre você permitirá que o aplicativo o ajude a definir metas realistas e a comparar seu desempenho com o de outros corredores com estatísticas semelhantes.
    • Alguns programas de monitoramento de condicionamento físico podem solicitar detalhes adicionais, como suas coordenadas de GPS, elevação média e até mesmo o tipo de tênis que você está usando. Essas informações são usadas para gerar um feedback mais preciso após cada corrida.
  3. Etapa 3 Mantenha o dispositivo próximo ao centro do corpo.3Mantenha seu dispositivo próximo ao centro do corpo. Coloque seus tênis e vá para as ruas. Enquanto estiver correndo, é melhor manter o dispositivo no bolso ou em uma braçadeira, onde ele possa fazer leituras físicas mais consistentes. O aplicativo trabalhará em segundo plano para acompanhar seus movimentos.
    • Você poderá colocar uma distância predeterminada e o aplicativo o alertará quando estiver se aproximando da meta ou correr até se cansar e verificar a distância percorrida.
    • A maioria dos programas usa sinais de áudio para mantê-lo atualizado, de modo que você não seja obrigado a parar e olhar para a tela para verificar seu progresso. Se preferir ver a leitura por conta própria, coloque o dispositivo em uma braçadeira para poder dar uma olhada ocasional ou simplesmente carregue-o na mão.
  4. Etapa 4 Verifique suas estatísticas por meio do aplicativo.4Verifique suas estatísticas pelo aplicativo. A qualquer momento durante a corrida, você pode dar uma olhada no seu dispositivo e ver como está se saindo. A tela principal exibirá a distância percorrida e o tempo atual em milissegundos. Aplicativos mais sofisticados também podem mostrar seu ritmo médio, mudanças na elevação e frequência cardíaca.
    • Quando a sessão termina, você pode optar por apagar os dados do treino ou salvá-los para consultá-los em futuras saídas.

Análise de suas estatísticas usando um rastreador de condicionamento físico

  1. Etapa 1 Adquira um rastreador de condicionamento físico vestível.1Compre um rastreador de condicionamento físico vestível. Como um aplicativo básico de condicionamento físico, um rastreador informará seu tempo, distância e ritmo médio. No entanto, ao contrário de um aplicativo, esses dispositivos também são carregados com ferramentas avançadas, como monitores de frequência cardíaca e pedômetros. Como resultado, os dados que eles fornecem tendem a ser muito mais confiáveis.
    • Um bom smartwatch custará de US$ 50 a US$ 200, mas pode ser um excelente investimento se você corre quase todos os dias.
    • Para obter leituras ainda mais precisas, opte por um sistema de rastreamento de condicionamento físico que use calçados separados.
    • Os corredores que levam a sério a análise de seu desempenho tirarão mais proveito de um rastreador de condicionamento físico vestível do que de um aplicativo básico para smartphone.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Tyler Courville

    Corredor profissional
    Tyler Courville é um embaixador da marca Salomon Running. Ele participou de 10 corridas de ultramaratonas e de montanha nos Estados Unidos e no Nepal, e venceu a Crystal Mountain Marathon de 2018.
    Tyler Courville Corredor profissional

    Tyler Courville, corredor de ultra e montanha, acrescenta: 'Eu uso um relógio com GPS, o que é muito mais comum agora para corredores. Há cerca de cinco anos, os relógios com GPS estavam à margem da cultura de corrida, mas agora estão por toda parte. Um relógio com GPS informa no momento a velocidade em que você está correndo, o que é muito bom saber para o treinamento.'

  2. Etapa 2 Programe o dispositivo com seus dados físicos.2Programe o dispositivo com seus dados físicos. Insira cada informação com a maior precisão possível para que o rastreador seja calibrado adequadamente para seu corpo. Você só precisará fazer isso uma vez. No entanto, pode ser uma boa ideia atualizar seus dados periodicamente, conforme o nível de condicionamento físico ou a composição corporal mudarem.
    • Talvez também seja necessário especificar o tipo de atividade que está realizando, já que os rastreadores de condicionamento físico também são usados por ciclistas, nadadores e outros atletas.
    • Alguns rastreadores oferecem uma lista de metas relacionadas à saúde para os usuários escolherem. Quando você seleciona uma ou duas dessas metas, o dispositivo programa exercícios especializados para ajudá-lo a atingi-las.
  3. Etapa 3 Coloque o rastreador e conclua o treino.3Coloque o rastreador e conclua o treino. Puxe a faixa elástica sobre seu pulso e ajuste-a até que fique confortável. Para dispositivos com pulseiras tipo relógio, prenda os fechos da mesma forma que faria em um relógio normal. Certifique-se de que o rastreador esteja bem ajustado, mas não muito apertado.
  4. Etapa 4 Analise as informações coletadas pelo rastreador quando quiser.4Reveja as informações coletadas pelo rastreador quando quiser. Uma olhada na leitura do rastreador lhe informará a distância percorrida desde o início da corrida. Além da distância total, você verá o tempo atual, a frequência cardíaca, o ritmo médio e a elevação. Você pode pausar o dispositivo a qualquer momento, caso sua corrida seja interrompida.
    • Se o seu objetivo for tornar-se um corredor melhor, será importante ficar de olho no seu ritmo médio. O ritmo refere-se à velocidade com que você é capaz de correr uma determinada distância.
    • A maioria dos rastreadores de condicionamento físico salva os dados do exercício automaticamente. Se estiver ficando sem espaço de armazenamento no dispositivo, você também tem a opção de sincronizar suas estatísticas arquivadas na nuvem.

Medição da distância de corrida em uma pista ao ar livre

  1. Etapa 1: Prepare-se na Pista 1.1Fique na Pista 1. Esse é o local mais fácil para calcular a distância. A partir da pista interna, uma única volta ao redor da pista tem 400 metros (1.300 pés). Você pode ajustar sua posição inicial para planejar várias distâncias, terminando na linha de chegada todas as vezes.
    • As distâncias de corrida só serão exatas a partir da Pista 1. Para cada pista que você se mover para fora, sua distância total aumentará em aproximadamente 7,5 metros (25 pés).
    • Não se esqueça de levar em conta a duração de cada volta se planeja registrar seus números em um diário de exercícios.
  2. Etapa 2 Conte o número de voltas que você correu.2Conte o número de voltas que você correu. As linhas pintadas ao longo da circunferência da pista indicam a distância de diferentes pontos de partida, com a linha de partida/chegada numerada como o ponto final designado. Se você começar na primeira linha curva atrás da linha de largada/chegada e correr 4 voltas, por exemplo, terá percorrido 1 milha (1,6 km). Para treinos mais longos, some o número total de voltas que você deu e divida-o por 4 para descobrir a quantas milhas isso se refere.
    • Outras distâncias são igualmente simples de mapear. Para uma corrida de 1.500 m (4.900 pés), comece na primeira linha curva além da linha de largada/chegada, depois corra 3 voltas completas e termine na linha de chegada. Para uma corrida de 2 milhas (3,2 km), você começará no marcador de 2 milhas (3,2 km) ou na segunda linha curva atrás da linha de largada/chegada e dará 8 voltas para uma distância total de 3.218 metros (10.558 pés).
    • Uma das maiores vantagens de correr em uma pista é que ela permite que você defina sua própria distância antes mesmo de começar, em vez de ter de adivinhá-la à medida que avança.
  3. Etapa 3 Comece sua corrida em uma das posições de partida designadas.3Comece a corrida em uma das posições iniciais designadas. Posicione-se na linha que corresponde à distância que você deseja percorrer. Quando estiver pronto, comece a correr. Toda vez que cruzar a linha de chegada, conte quantas voltas completou e quantas ainda lhe restam.
    • Passe por outros corredores à direita enquanto corre pela pista, se os outros corredores estiverem correndo no sentido anti-horário. Se os outros corredores estiverem correndo no sentido horário, passe-os pela esquerda.
  4. Etapa 4 Aumente sua distância total em treinos futuros.4Aumente sua distância total nos próximos treinos. Em sua próxima sessão, parta do conjunto de linhas logo atrás de onde você começou da última vez para adicionar 100 metros (330 pés). Se você for um corredor experiente ou estiver treinando para uma maratona, talvez seja melhor aumentar a distância em incrementos de uma milha ou meia milha. Esforce-se para aumentar seus números com o tempo.
    • Normalmente, os corredores calculam a distância em incrementos de 200 metros, 400 metros, 600 metros, 800 metros, 1.000 metros e 1.200 metros. Os números redondos facilitarão a tabulação de seus totais.
    • Você também pode personalizar sua posição inicial e a distância total com uma fita métrica e marcadores.
    • Se uma determinada distância lhe causar problemas durante a corrida, mantenha essa distância por um tempo e trabalhe para melhorar seu ritmo em vez de aumentar os metros extras.

Corra mais rápido e por mais tempo com esta série Expert

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Atualize regularmente o aplicativo de condicionamento físico ou o software do rastreador vestível para aproveitar os novos recursos e as correções de erros.
  • Quanto mais frequentemente você usar o rastreador, mais precisas serão as leituras. A maioria dos dispositivos precisa de algum tempo para estabelecer dados de base para um determinado usuário, que serão ajustados em exercícios futuros.
  • As pistas ao ar livre são normalmente usadas para treinos mais rápidos, portanto, se estiver saindo para uma corrida tranquila, considere fazê-la na estrada ou em uma trilha. Você também pode visitar a pista em um horário menos movimentado, como o meio-dia.

Avisos

  • Conheça suas limitações como corredor. Pode ser perigoso se esforçar demais em um esforço para superar sua melhor distância anterior.