Como tocar em urtigas sem se picar

Autor do artigo:Gabriel Silva

As urtigas podem dar uma picada dolorosa e produzir erupções cutâneas desagradáveis e com bolhas. Alguns apanhadores de urtigas experientes apanham-nas com as mãos nuas, mas beneficiam de anos de resistência. É possível colher urtigas sem se machucar, mas espere ser picado várias vezes enquanto aprende a fazer isso.

Passos

Evitar picadas

  1. Passo 1 Compreender como é que as urtigas picam.
    Compreender como é que as urtigas picam. As urtigas estão cobertas de pequenos pêlos ocos, cheios de químicos irritantes. Quando se roça nestes pêlos, a ponta parte-se e liberta estes químicos, causando a picada. Para colher urtigas com as mãos nuas, terá de aprender a tocar na planta sem partir os pêlos.
  2. Passo 2 Escolha uma planta à sombra.
    Escolha uma planta à sombra. As plantas de urtiga variam muito. Algumas quase não têm pêlos, enquanto outras estão cobertas deles. No entanto, há um padrão útil que pode utilizar: as plantas à sombra tendem a ter muito menos pêlos do que as plantas cultivadas ao sol.
  3. Passo 3 Procure os pêlos com atenção.
    Procure com atenção os pêlos. Normalmente, uma urtiga tem pêlos urticantes principalmente na parte inferior da folha e poucos ou nenhuns na superfície superior. Estes devem estar todos ao longo da folha, apontando da fenda central para as bordas exteriores.
    • Não parta do princípio que a sua planta corresponde a esta descrição. As urtigas têm um elevado grau de variação e o nome 'urtiga' descreve, de facto, pelo menos duas espécies. Procure os pêlos com os seus próprios olhos.
    • O caule também tem pêlos. Nalgumas plantas, estes pêlos estão inclinados para baixo ou para cima do caule, mas noutras plantas, estão perpendiculares ao caule. Se a sua planta se parece com o último tipo, é melhor evitar completamente o caule.
  4. Passo 4 Escolha uma folha perto do topo da planta.
    Escolha uma folha perto do topo da planta. É fácil ser picado por outra folha quando se está concentrado naquela que se está a apanhar. Mantenha-se perto do topo da planta, onde as folhas são mais pequenas e menos susceptíveis de roçar na sua mão a partir de cima.
    • As urtigas crescem muitas vezes em manchas densas, por isso mantenha-se atento a plantas próximas que estejam a balançar na sua direção.
  5. Passo 5 Aproxime-se da folha na direção em que os pêlos estão a crescer.
    Aproxime-se da folha na direção em que os pêlos estão a crescer. É menos provável que parta os pêlos se agarrar a partir da base dos pêlos, em vez de passar a mão pelas pontas.
    • Se o caule parecer seguro para agarrar (com pêlos angulosos), aponte para um ponto logo abaixo da folha. Assim, será mais fácil arrancar a folha da planta.
  6. Passo 6 Aperte a folha com firmeza.
    Aperte a folha com firmeza. Um aperto rápido e firme é a sua melhor aposta para evitar quebrar os pêlos. Se for demasiado delicado, vai quase sempre prender um cabelo e parti-lo. Uma vez agarrada, pode torcer a folha e arrancá-la da planta.
    • Não há garantia de não ser picado mesmo com este método. Experimente por sua conta e risco.

Tratamento das picadas de urtiga

  1. Passo 1 Lavar com água e sabão.
    Lavar com água e sabão. Isto irá remover quaisquer pêlos de urtiga presos na sua pele e aliviar ligeiramente a dor. Se não tiver acesso a água, basta escovar a pele com um pano ou com a camisa.
  2. Passo 2 Remover os pêlos presos com fita adesiva.
    Remova os pêlos encravados com fita-cola. Se acabar por cair sobre um grande número de pêlos, retire-os com um pedaço de fita adesiva.
  3. Passo 3 Aplicar um creme anti-histamínico.
    Aplique um creme anti-histamínico. Os pêlos da urtiga contêm muitas substâncias químicas e os estudos contradizem-se quanto à causa da dor. No entanto, a histamina é uma forte candidata, assim como dois outros neurotransmissores chamados acetilcolina e serotonina. A aplicação de um creme anti-histamínico na zona picada pode reduzir significativamente o efeito destes químicos.
  4. Passo 4 Limpar com uma pasta de bicarbonato de sódio.
    Limpe com uma pasta de bicarbonato de sódio. Algumas subespécies de urtiga contêm ácidos tartárico e oxálico, que podem prolongar a duração da dor. Uma vez que o bicarbonato de sódio é uma base, é possível que uma pasta de bicarbonato de sódio e água possa ajudar a neutralizar estes ácidos.
    • Este remédio pode ter sido inventado quando se pensava que as picadas de urtiga continham ácido fórmico. Acontece que a concentração de ácido fórmico é provavelmente demasiado baixa para causar um efeito.
  5. Passo 5 Aplicar compressas frias...
    Aplicar compressas frias. Para aliviar a comichão, envolva um saco de gelo numa toalha e pressione contra a erupção cutânea. Deixar atuar durante 20 minutos.
  6. Passo 6 Tenha calma com a pele afetada.
    Tenha cuidado com a pele afetada. Se tiver uma reação grave, faça o possível para evitar tocar-lhe. Use roupas leves e durma debaixo de cobertores leves para minimizar a irritação. Tome banhos ou duches mornos, pois o calor pode agravar a comichão.
  7. Passo 7 Experimente os remédios tradicionais.
    Experimente os remédios tradicionais. Não existem boas provas científicas de que estes remédios tenham um efeito importante, mas é pouco provável que causem danos:
    • Loção de calamina (que pode ter propriedades anti-coceira ligeiras)
    • Erva-joia (espécie Impatiens)
    • Folhas de Dock (espécie Rumex)
    • Folhas de bananeira

Colheita de urtigas para alimentação

  1. Etapa 1 Considerar a proteção das mãos.
    Pensar em proteger as mãos. Embora os apanhadores de urtigas experientes andem muitas vezes descalços, isso não acontece apenas porque sabem como evitar as picadas. Muitos deles tornaram-se resistentes às picadas ao longo de anos de exposição, enquanto outros gostam da sensação. Considere usar luvas ou colher as urtigas com pinças.
    • A urtiga é um tratamento tradicional para a artrite, e há algumas evidências científicas de que ela funciona. Por isso, se sofre de artrite nas mãos, ser picado pode realmente reduzir a sua dor!
  2. Passo 2 Colher as urtigas jovens.
    Colher urtigas jovens. As urtigas maduras podem conter cristais de oxalato de cálcio, que podem desencadear episódios de gota ou irritar o trato urinário. Quando colher urtigas para comer, procure plantas jovens que ainda não tenham florescido. Procure-as no início ou a meio da primavera na maioria das regiões.
    • A urtiga ardente, uma planta muito semelhante, muitas vezes confundida com a urtiga, pode germinar desde o final do outono até ao início da primavera. Em climas costeiros amenos, pode florescer durante todo o ano.
  3. Passo 3 Cozinhar, congelar ou secar para remover o ferrão.
    Cozinhe, congele ou seque para remover o ferrão. Qualquer um destes processos neutraliza a urtiga e torna-a segura para consumo. As duas utilizações mais comuns da urtiga são a sopa de urtiga e o chá de urtiga.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • As urtigas são normalmente encontradas em sombra parcial. Têm folhas em forma de coração ou de lança com uma borda dentada, crescendo em pares opostos um ao outro no caule.