Como amarrar duas linhas de pesca juntas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você quiser amarrar um líder a uma linha principal ou amarrar duas linhas de diâmetros diferentes, há muitos tipos de nós fortes para escolher. Por exemplo, o nó de cirurgião é um dos mais fortes e o melhor para amarrar duas linhas quando o tempo é essencial. Por outro lado, o nó duplo uni é ainda mais forte, mas é mais complexo e leva mais tempo para ser amarrado. Além disso, há nós que funcionam particularmente bem em casos de uso específicos, como o nó Albright, que é ótimo para a pesca com mosca. Aprenda a fazer alguns nós diferentes e você será capaz de unir duas linhas em praticamente qualquer situação!

Etapas

Como fazer um nó de cirurgião

  1. Passo 1 Coloque as duas linhas lado a lado, sobrepostas em cerca de 15 cm.1Coloque as duas linhas lado a lado, sobrepostas em cerca de 15 cm. Coloque as duas linhas paralelas uma à outra, com a linha para o carretel e a linha para o líder correndo em direções opostas. Sobreponha-as em aproximadamente 15 cm para que você possa criar um laço com ambas as linhas onde elas se sobrepõem.
    • O nó de cirurgião pode ser usado para amarrar as duas linhas de tamanhos iguais e desiguais.

    Dica: O nó de cirurgião é muito útil quando você está com pressa para amarrar duas linhas juntas ou quando as condições não são adequadas para fazer um nó mais complexo. Por exemplo, quando sua linha se rompe e você precisa amarrar um novo líder ou se suas mãos estiverem muito frias para fazer um nó mais demorado.

  2. Etapa 2 Forme um laço com ambas as linhas.2Forme um laço com as duas linhas. Pegue as duas linhas do lado direito. Enrole-as em um laço, cruzando de volta sobre o topo das linhas onde elas são paralelas.
    • Sobreponha o laço com as duas linhas paralelas o suficiente para fazer um nó duplo. Um nó duplo é apenas um nó normal, o nó mais básico que você provavelmente já sabe como fazer, mas com uma passagem adicional pelo laço.
  3. Etapa 3 Puxe as duas extremidades das linhas através do laço.3Puxe as duas extremidades das linhas através do laço. Deslize as extremidades do laço sob as linhas paralelas e puxe-as para cima através do laço para começar a dar um nó duplo. Essa parte é igual a dar um nó normal.
    • Se você não tiver folga suficiente para fazer um nó overhand, comece novamente e faça um laço maior.
  4. Etapa 4 Enrole as pontas ao redor das linhas e puxe-as pelo laço novamente.4Enrole as pontas ao redor das linhas e puxe-as pelo laço novamente. Cruze as pontas do laço novamente sobre e sob as duas linhas. Puxe as pontas para cima através do laço para fazer um nó duplo, deixando o laço solto.
    • Nesse ponto, o nó duplo se parecerá com uma pequena trança.
    • Você pode fazer uma terceira passagem pelo laço se quiser fazer o que é chamado de nó de cirurgião triplo.
  5. Etapa 5 Puxe as quatro extremidades das linhas de uma só vez para apertar o nó.5Puxe todas as 4 extremidades das linhas de uma só vez para apertar o nó. Aperte as duas extremidades do lado esquerdo entre os dedos da mão esquerda e as duas extremidades do lado direito entre os dedos da mão direita. Puxe todas as linhas simultaneamente para fechar o nó.
    • O nó agora se parecerá com um pequeno e apertado formato de 'X'.
  6. Etapa 6 Apare as pontas das linhas com uma tesoura ou cortador de linha.6Recorte as pontas das linhas com uma tesoura ou um cortador de linha. As extremidades da etiqueta são as pontas soltas que saem do nó. Corte-as o mais próximo possível do nó para terminar de amarrar as linhas.
    • O nó de cirurgião é muito forte, apesar de ser simples de amarrar. Isso o torna um ótimo primeiro nó para aprender a amarrar duas linhas juntas!

Usando um nó duplo Uni

  1. Etapa 1 Coloque as duas linhas paralelas de modo que as extremidades se sobreponham em 15 cm (6 pol.).1Coloque as duas linhas paralelas de modo que as extremidades se sobreponham em 15 cm. Coloque as duas linhas de modo que fiquem paralelas com as extremidades voltadas para direções opostas. Sobreponha as extremidades em pelo menos 15 cm (6 pol.) para ter linha suficiente para fazer o nó.
    • O nó duplo uni é uma maneira simples e rápida de amarrar duas linhas juntas. É um nó forte e confiável que funciona para todos os tipos de linha de pesca.

    Dica: o nó duplo uni pode ser usado para amarrar duas linhas do mesmo diâmetro ou duas linhas de diâmetros diferentes, como ao amarrar uma linha trançada a uma linha de monofilamento.

  2. Etapa 2 Faça um laço com a extremidade de uma das linhas.2Faça um laço com a extremidade de uma das linhas. Pegue a extremidade da linha com a ponta dos dedos e circule-a para trás, depois para cima e sobre as duas linhas onde elas se sobrepõem. Coloque a extremidade do laço sobre as duas linhas paralelas, aproximadamente no meio de onde elas se sobrepõem.
    • Esse laço às vezes é chamado de 'círculo de nó uni'.
  3. Etapa 3 Enrole a extremidade da linha com o laço 6 vezes através do laço ao redor das 2 linhas.3Enrole a extremidade da linha com laço 6 vezes através do laço ao redor das 2 linhas. Pegue a extremidade do laço que você acabou de fazer e enrole-a em torno das duas linhas onde elas se sobrepõem, puxando a extremidade pelo centro do laço. Deixe o laço solto enquanto estiver enrolando as linhas.
    • Isso é o que forma o nó real que mantém as linhas juntas e é frequentemente chamado de 'amarrar o nó uni'.
  4. Etapa 4 Puxe a extremidade da etiqueta para fechar o nó.4Puxe a extremidade da etiqueta para fechar o nó. A ponta da etiqueta é a ponta que você usou para amarrar o nó uni. Pegue-a e puxe-a com firmeza até que o nó esteja totalmente fechado.
    • Agora você terá um nó uni bem formado com 6 espirais empilhadas, como uma pequena mola.
  5. Etapa 5 Repita o processo com a extremidade da outra linha para fazer outro nó uni.5Repita o processo com a extremidade da outra linha para fazer outro uni knot. Forme o círculo do uni knot com a ponta solta da linha sobreposta. Dê o segundo nó uni e, em seguida, puxe a outra extremidade da linha para apertar o nó.
    • Agora você terá dois uni knots apertados com algum espaço entre eles.
  6. Etapa 6 Separe as duas extremidades das linhas para unir os nós.6Puxe as duas extremidades das linhas para juntar os nós. As extremidades das linhas são as partes longas que você não usou para amarrar os nós. Pegue uma em cada mão e puxe-as em direções opostas para juntar os dois nós uni em um nó uni duplo.
    • O nó duplo uni tem uma classificação de resistência de cerca de 90% e manterá suas linhas unidas em quase todos os cenários de pesca.
  7. Etapa 7 Use uma tesoura ou um cortador de linha para cortar as pontas dos nós.7Use uma tesoura ou um cortador de linha para cortar as pontas dos nós. Corte o excesso de linha de cada nó uni para baixo, o mais próximo possível da primeira bobina. Suas linhas agora estão firmemente amarradas e prontas para uso!
    • Certifique-se de que os nós estejam o mais apertados possível antes de cortar as pontas.

Usando um nó Albright

  1. Etapa 1 Faça um laço na extremidade de uma das linhas.1Faça um laço no final de uma das linhas. Use a linha mais grossa se estiver unindo 2 linhas de diâmetros diferentes. Use qualquer uma das linhas se estiver amarrando duas linhas do mesmo tamanho.
    • O nó Albright pode ser usado para amarrar linhas do mesmo diâmetro ou linhas desiguais.

    Dica: Esse nó funciona particularmente bem quando você precisa amarrar uma linha de apoio a uma linha de mosca pois ele deslizará facilmente pelas guias do carretel se um peixe puxar toda a linha da mosca e alcançar a linha de apoio.

  2. Etapa 2 Coloque a extremidade da outra linha no laço.2Ponha a extremidade da outra linha através do laço. Pegue a extremidade da outra linha e puxe-a pelo laço que você fez. Essa será a linha mais fina se você estiver amarrando linhas desiguais.
    • Aperte o laço na parte inferior do laço para mantê-lo unido enquanto você trabalha para dar o nó.
  3. Etapa 3 Enrole a linha 10 vezes ao redor do laço e dela mesma.3Enrole a linha 10 vezes em torno do laço e de si mesma. Deslize a ponta da linha por baixo do laço e comece a enrolá-la em torno dos dois fios da linha enrolada e dela mesma. Enrole-a firmemente em torno de todos os 3 fios de linha até que você tenha feito 10 voltas.
    • Há três fios de linha para enrolar porque você está enrolando a linha em torno de si mesma e da outra linha que você enrolou.
    • Lembre-se de sempre enrolar com a linha mais fina se estiver amarrando duas linhas de diâmetros diferentes.
  4. Etapa 4 Coloque a extremidade da linha enrolada de volta no laço.4Coloque a extremidade da linha enrolada de volta no laço. Deslize a ponta da linha enrolada de volta para baixo através do laço, ficando paralela a si mesma. Puxe-a pelo outro lado e pegue a extremidade da etiqueta e a linha em pé entre as pontas dos dedos.
    • A extremidade da etiqueta é a extremidade que você acabou de usar para enrolar e dar o nó, e a linha de pé é a parte longa com a qual você não enrolou.
  5. Etapa 5 Puxe as duas extremidades da linha enrolada para apertar o nó.5Puxe as duas extremidades da linha enrolada para apertar o nó. Segure as pontas da linha com a qual você criou o laço em uma mão e as pontas da linha com a qual você enrolou na outra. Puxe as extremidades da linha com a qual você enrolou até que o nó esteja totalmente apertado.
    • Se você juntou duas linhas desiguais, puxe as extremidades da linha mais fina para apertar o nó.
  6. Etapa 6 Prenda as pontas da etiqueta com uma tesoura ou cortador de linha.6Corte as pontas das etiquetas com uma tesoura ou cortador de linha. Corte cada extremidade da etiqueta o mais próximo possível do nó para fechar o nó. Suas duas linhas agora estão amarradas juntas e prontas para a pesca.
    • Lembre-se de verificar novamente se o nó está apertado o máximo possível antes de cortar as pontas das etiquetas.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

O que você precisará

  • 2 linhas de pesca
  • Cortadores de linha ou tesouras