Como amarrar moscas para a pesca com mosca

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ao confeccionar suas próprias moscas para a pesca com mosca, você poderá personalizar o design, a forma e a textura. Há dois tipos básicos de moscas: a mosca úmida (também chamada de ninfa) e a mosca seca. As moscas úmidas são o tipo de mosca mais comum e confiável. Elas ficam penduradas abaixo da água, enquanto as moscas secas flutuam no topo, forçando os peixes a romper a superfície da água para pegá-las. Ambos os tipos de moscas são projetados para imitar a forma e o movimento de vários insetos dos quais as espécies de peixes geralmente se alimentam. A mosca ninfa de cauda de faisão é uma mosca popular e eficaz. Os métodos que você usa para atar essa mosca estabelecerão a base para quase qualquer outro tipo de mosca que você escolher fazer.

Passos

Encontrando suprimentos e preparando-se

  1. Etapa 1 Reúna seus suprimentos.1Reúna seus suprimentos. Visite uma loja voltada para atividades ao ar livre (como a Bass Pro Shop) que tenha uma grande variedade de anzóis e materiais de amarração para pesca com mosca. A ninfa de cauda de faisão é uma das moscas úmidas mais simples. Você precisará comprar:
    • 1 anzol comum para mosca úmida
    • 9 a 16 fios de uma pena de cauda de faisão (ou substitua por fios de uma pena de cauda semelhante)
    • Fio de cobre
    • 4 fios de fibras de cauda de pavão (geralmente chamadas de 'herl')
    • Várias fibras de cauda de faisão
    • Linha 6/0 ou 8/0
    • Uma ferramenta de chicoteamento
  2. Etapa 2 Selecione um tipo de torno para moscas.2Selecione um tipo de torno para moscas. O torno é um componente importante na montagem da mosca; o torno manterá o anzol firme e lhe dará uma plataforma estável para a montagem. As duas variedades de torno são o pedestal e o grampo em C. Ambas têm suas vantagens: o pedestal pode ser usado em qualquer superfície e se desloca bem. O torno com grampo em C deve ser fixado na borda de um móvel (como uma mesa de trabalho), mas é menos provável que escorregue.
    • Muitos tornos de mosca também têm ação rotativa, o que permite girar o anzol e facilita a montagem das moscas.
    • Lembre-se de que as miras podem ser caras. Um modelo mais bonito pode custar até US$ 200, portanto, faça um orçamento adequado.
  3. Etapa 3 Segure a parte dobrada do anzol em um torno.3Segure a parte dobrada do anzol em um torno. Amarrar uma mosca requer um trabalho meticuloso com várias partes pequenas e soltas. Você não conseguirá amarrar uma mosca com eficiência se estiver usando uma mão para segurar o anzol. Um torno eliminará essa dificuldade. Coloque a extremidade dobrada do anzol no torno e prenda o torno até que o anzol esteja firmemente no lugar.
    • O uso do torno também é uma precaução de segurança. Nenhum dos outros elementos da mosca pode machucá-lo, mas, sem um torno, o anzol pode facilmente escorregar e esfaquear seu polegar ou mão.

Montagem e amarração da mosca

  1. Etapa 1 Coloque a 1Coloque a 'cauda' e o fio de cobre na ninfa. Pegue de 3 a 6 fibras da cauda de faisão e coloque-as ao lado do anzol. As fibras devem começar na base do anzol e devem se estender além da extremidade curva do anzol por cerca de ½ do comprimento total do anzol. Em cima disso, coloque o pedaço de fio de cobre que você comprou. Você o usará para 'costurar' a mosca.
    • Portanto, se o anzol tiver exatamente 2,5 cm de comprimento, certifique-se de que as fibras da cauda de faisão se estendam por 2,3 cm além da extremidade do anzol (a extremidade curva e afiada).
    • Certifique-se de comprar o fio de cobre em uma loja de pesca com mosca. O fio de cobre de uma loja de artesanato será muito mais grosso e difícil de dobrar. O pedaço de fio deve ter cerca de duas vezes o comprimento do próprio anzol.
  2. Etapa 2 Amarre o fio 6/0 ou 8/0 ao redor do anzol e dos materiais.2Amarre a linha 6/0 ou 8/0 ao redor do anzol e dos materiais. Para essa primeira amarração, enrole sua linha ao redor de todo o comprimento da haste do anzol. Devem ser necessárias cerca de 30 voltas para cobrir totalmente a haste. Amarre bem, de modo que o fio de cobre e os fios do rabo de faisão não possam escapar. Não corte a linha após esse laço; deixe-a pendurada.
    • Para evitar que a ponta da linha fique solta, enrole os primeiros 2 ou 3 laços de linha de modo a manter a ponta firme contra a haste do anzol.
    • Se olhar para o pequeno anzol, as penas e a linha forçar sua visão, considere olhar com uma lupa ou óculos de leitura ou usar uma pinça para manusear a linha.
  3. Etapa 3 Amarre de 6 a 10 fios de fibra da cauda na haste do gancho.3Amarre de 6 a 10 fios de fibra da cauda na haste do anzol. Coloque de 6 a 10 fios de fibra da cauda ao longo da haste do anzol, com as pontas espessas se estendendo para fora da extremidade curva do anzol. Pegue a linha 6/0 ou 8/0 e enrole-a ao redor das fibras da cauda mais umas 30 vezes até que tenha enrolado todo o comprimento da haste do anzol.
    • Deixe a linha pendurada depois de enrolar.
  4. Etapa 4 Enrole 2/3 do anzol nas fibras da cauda.4Envolva 2/3 do anzol com as fibras da cauda. Pegue 3 ou 4 fios de pluma de cauda de faisão e enrole-os ao redor do anzol, da mesma forma que você enrolou o anzol com a linha 6/0. Comece próximo à cabeça curva do anzol e enrole as fibras da cauda em cerca de 2/3 do comprimento do anzol.
    • Deixe-as soltas no final por enquanto; você as pegará de volta depois de enrolar a mosca.
  5. Etapa 5 Enrole o fio de cobre ao redor das fibras da cauda.5Riba o fio de cobre ao redor das fibras da cauda. Pegue o fio de cobre que você amarrou anteriormente e dobre-o de volta em direção ao anzol. Continue enrolando o fio de cobre o mais firmemente possível ao redor do corpo da mosca. Como você está começando na extremidade do anzol e enrolando em direção ao olho do anzol, você estará enrolando a mosca na direção oposta àquela em que estava amarrando a linha.
    • O nome 'ribbing' deriva da aparência do fio de cobre quando enrolado ao redor do anzol. Ele imita a estrutura das 'costelas' nas laterais do corpo da ninfa.

Finalização e enrolamento da mosca

  1. Etapa 1 Dobre as fibras da cauda para trás sobre o anzol.1Dobre as fibras da cauda sobre o anzol. Pegue as fibras da cauda que você enrolou anteriormente em torno de 2/3 do anzol e dobre-as de volta sobre a parte de trás da mosca. Você não precisa se preocupar em mantê-las no anzol, pois o fio de cobre que você enrolou as manterá no lugar.
  2. Etapa 2 Coloque 4 fios de herl sobre as fibras da cauda amarradas.2Coloque 4 fios de bainha sobre as fibras da cauda amarradas. Posicione-os de modo que as bases dos fios de bainha fiquem todas na base do anzol. Os fios de crina devem se estender além da ponta dobrada do anzol, apontando na mesma direção das fibras dobradas da cauda.
  3. Etapa 3 Amarre as fibras da cauda e o herl no lugar.3Amarre as fibras da cauda e o herl no lugar. Use a linha 6/0 ou 8/0 pendurada para enrolar a base das fibras da cauda e do herl. Mantenha a pressão sobre a linha enquanto estiver enrolando, de modo que os laços fiquem próximos uns dos outros e a pluma seja mantida firmemente no lugar.
    • Nesse ponto, você só precisa enrolar o 1/3 inferior da mosca. Não enrole toda a mosca, ou você esmagará as fibras da cauda e o herl.
  4. Etapa 4 Dobre as mesmas fibras da cauda de faisão de volta para o anzol's eye.4Dobre as mesmas fibras da cauda de faisão de volta em direção ao olho do anzol. Primeiro, tire o herl do caminho e, em seguida, puxe as fibras da cauda de volta para o olho traseiro do anzol. Nesse ponto, elas devem se estender logo após a parte traseira da mosca.
  5. Etapa 5 Enrole as fibras da cauda no lugar.5Enrole as fibras da cauda no lugar. Enrole a linha 6/0 ou 8/0 ao redor das fibras da cauda dobradas, logo acima do olho do anzol. Isso evitará que elas se dobrem novamente. Isso formará a seção grande do 'tórax' da mosca ninfa que você está armando.
    • Utilize uma tesoura afiada para cortar o excesso de fios de plumas que se estendem além do ponto em que você amarrou o 'tórax'.
  6. Etapa 6 Faça 2 grupos de 'legs' out of the herl.6Faça dois grupos de 'pernas' com o herl. Pegue o herl que você enrolou no lugar junto com as fibras da cauda. Divida os 4 fios de virola em duas seções iguais: dois fios de cada lado da mosca. Pressione as seções de herla contra o corpo da mosca e use a linha para enrolá-las no lugar.
    • Esses tufos amarrados simularão as 'pernas' da mosca ninfa que você está montando. Não há problema se os fios de hera ultrapassarem a extremidade do anzol da mosca.
  7. Etapa 7 Prenda a ferramenta de chicote na linha solta.7Ligue a ferramenta de chicoteamento na linha solta. O chicote é a etapa final da montagem de qualquer mosca e a maneira pela qual você amarra a linha 6/0 ou 8/0 que está usando para que ela não se desfaça. Prenda a ponta de sua ferramenta de chicoteamento sob a linha solta que está pendurada na mosca. Em seguida, enrole a linha solta ao redor da curva recortada na parte inferior da ferramenta de chicote.
    • Use os dedos de sua mão livre para segurar a linha solta de lado para que ela não se enrosque.
  8. Etapa 8 Chicoteie a mosca.8Bata a mosca. Posicione a ferramenta para chicotear inclinando a mão para cima até que a ferramenta esteja na horizontal e paralela à mosca. Gire a ferramenta ao redor da haste do anzol 4 ou 5 vezes. Isso envolverá a linha solta firmemente contra o corpo da mosca. Por fim, solte a linha do entalhe e puxe a linha solta com força. Em seguida, deslize o anzol por baixo da linha enrolada.
    • Depois de ter enrolado a mosca, você pode cortar a linha 6/0 ou 8/0 em sua base. O nó não se desfará.
  9. Etapa 9 Amplie seu repertório de moscas.9Expanda seu repertório de moscas. A cauda de faisão é uma boa ninfa inicial, pois é eficaz na pesca. Além disso, os tipos de materiais e envoltórios necessários para fazer uma ninfa são representativos de muitas outras ninfas comuns e moscas secas. Depois de experimentar a ninfa de cauda de faisão, você pode passar para várias outras variedades de mosca, incluindo
    • a orelha de lebre
    • a mosca seca Adams
    • o wooly bugger.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQue cor devo escolher para minha mosca? Isso depende de onde você vai pescar e também da quantidade de brilho. Em água salgada, você quer usar padrões que possam atrair a atenção para algo mais brilhante. Na água doce, essa luz brilhante pode assustar alguma coisa, então, em vez disso, você deve usar algo que combine com os insetos que estão na água. Você gostaria que suas moscas imitassem o que está na água.

Dicas

  • A linha de pesca é medida usando um sistema antiquado que indica a espessura da linha por meio de um número de zeros. Quanto mais zeros uma linha tiver, mais fina ela é. Portanto, 000 - geralmente escrito 3/0 - é uma linha relativamente grossa. Para linhas mais finas e muito finas, em vez de escrever '000000' e '00000000', os pescadores usam os termos 6/0 e 8/0.
  • Baseie seus projetos de mosca nos tipos de presas que os peixes comem na área em que você estará pescando. Dessa forma, você terá mais chances de atrair os peixes.
  • Confeccionar moscas para a pesca com mosca é uma arte. Não tenha medo de ser criativo e realmente dar seu próprio toque em seus designs.