Como amarrar um cinturão de Aikido

Autor do artigo:Gabriel Silva

O Aikido é uma arte marcial japonesa moderna. O longo cinturão de tecido que os participantes do Aikido usam - geralmente chamado de 'obi' - pode ter o dobro do comprimento do corpo de alguns participantes. Dependendo da altura e da circunferência da cintura do indivíduo, os cinturões de Aikido geralmente variam de 215 cm (84,6 pol.) a 315 cm (124 pol.) de comprimento. Para amarrar um obi, você precisará enrolar o cinto ao redor da cintura, depois enrolar o cinto ao redor do corpo e sobrepor as pontas até obter um nó em forma de diamante.

Etapas

Colocando o Obi em volta do corpo

  1. Etapa 1 Encontre o ponto médio do cinto.
    Encontre o ponto médio do cinto. Comece dobrando o cinto ao meio. Certifique-se de que as duas extremidades do cinto estejam se tocando - se um lado do cinto for mais longo do que o outro, o ponto médio será impreciso. Quando as duas metades do cinto estiverem niveladas, o centro da dobra será o ponto médio do cinto.
    • Se você ainda não sabe como amarrar um obi, pratique na frente de um espelho. Assim, será mais fácil saber se o cinto está bem ajustado às suas costas.
  2. Etapa 2 Enrole o cinto em sua cintura.
    Enrole o cinto em sua cintura. Coloque o ponto médio do obi no meio da barriga, logo acima do umbigo. Em seguida, enrole as duas pontas do cinto atrás das costas. Certifique-se de que o cinto se cruze atrás de você no centro das costas.
    • Certifique-se de que um dos lados do obi esteja deitado sob o outro. Se os lados estiverem paralelos em suas costas, você não conseguirá amarrar o cinto corretamente.
  3. Etapa 3 Traga as pontas do cinto de volta para a frente de seu corpo.
    Traga as pontas do cinto de volta para a frente de seu corpo. Faça com que os dois lados do obi se sobreponham o máximo possível. Basicamente, você está criando um cinto de espessura dupla que circunda totalmente a sua cintura.
    • Ao final dessa etapa, você deverá ficar com um lado do cinto em cada mão e as metades sobrepostas do obi totalmente enroladas ao redor do corpo.

Tecendo as pontas do cinto

  1. Etapa 1 Cruze o lado superior sobre o inferior.
    Cruze a parte de cima sobre a parte de baixo. Segurando a camada superior (lado 2) do obi com a mão esquerda e a camada inferior (lado 1) com a mão direita, cruze a esquerda sobre a direita, de modo que os dois lados do cinto formem um 'x' em seu estômago.
    • Cruze o cinto o mais próximo possível do centro de sua barriga. Se o cruzamento for feito para um lado ou para o outro do corpo, o nó do obi não ficará centralizado.
  2. Etapa 2 Enfie o lado esquerdo do obi sob as duas camadas do cinto ao redor do corpo.
    Coloque o lado esquerdo do obi sob as duas camadas do cinto ao redor do corpo. O ponto médio do cinto ainda deve estar centralizado acima de seu umbigo. Pegue o lado superior (2) do cinto (que estava em sua mão esquerda) e coloque-o sob o ponto médio do cinto, de modo que ele passe próximo ao seu corpo. Puxe a lateral do obi com força, de modo que não haja excesso de cinto pendurado abaixo do início do nó.
    • Ao dar o nó, certifique-se de manter o cinto plano. Jamais amasse, dobre ou desdobre o obi plano ao amarrá-lo.
  3. Etapa 3 Dobre o lado dobrado do obi de modo que ele cruze o outro lado na sua frente.
    Dobre o lado dobrado do obi de modo que ele cruze o outro lado à sua frente. Pegue o lado (2) do obi e dobre-o suavemente para baixo de modo que ele cruze novamente sobre o nó que você começou a amarrar. Cruze o lado (2) sobre o lado (1) à sua frente.
    • Os dois lados do cinto devem se sobrepor alguns centímetros à frente de seu corpo, deixando um espaço aberto entre o nó parcialmente amarrado e os lados cruzados do cinto.

Finalização do nó

  1. Etapa 1 Passe a extremidade (1) pela abertura do nó.
    Enfie a extremidade (1) pela abertura do nó. Nesse ponto, o lado (1) deve estar cruzado sob o lado (2), alguns centímetros à frente de seu corpo. Pegue a extremidade (1) e passe-a para cima e sobre a lateral (2). Passe a extremidade (1) pela grande abertura que você formou ao sobrepor os dois lados do obi.
    • Deixe o nó solto enquanto o estiver formando. Não tente apertar o nó até que ele esteja completo, ou você terá muita dificuldade para completá-lo.
  2. Etapa 2 Passe o restante do lado (1) pelo orifício.
    Passe o restante do lado (1) pelo orifício. Mantenha uma das mãos na ponta à sua frente, onde os lados (2) e (1) se sobrepõem, e use a outra mão para guiar o lado (1) do cinto pela abertura onde você colocou a ponta na etapa anterior.
    • Ao puxar o lado (1) pela abertura, mantenha-o plano. Não permita que o tecido do cinto se torça ou dobre, ou você acabará com um nó bagunçado.
  3. Etapa 3 Puxe os dois lados para fora para apertar o nó.
    Puxe os dois lados para fora para apertar o nó. Depois de puxar o lado (1) pela abertura, o nó estará pronto para ser apertado. Não tente apertar o nó do obi puxando um lado para cima e outro para baixo, ou você correrá o risco de distorcer o nó e dar a ele uma aparência assimétrica.
    • O nó apertado deve ter uma aparência mais ou menos em forma de diamante.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Dependendo de onde você estiver estudando Aikido, as cores do cinturão variam. Os cinturões tradicionais do Aikido japonês são apenas brancos ou pretos. As escolas de Aikido ocidentalizadas - por exemplo, na Grã-Bretanha ou nos Estados Unidos - normalmente introduzem várias outras cores que indicam uma progressão de classificação.