Como amarrar um engate de caminhão

Autor do artigo:Gabriel Silva

O engate de caminhoneiro é um nó eficaz para prender cargas pesadas. Ele é composto de três partes para proporcionar força e utilidade máximas: um laço, uma compra e dois meios engates. Teoricamente, ele oferece uma vantagem mecânica de três para um quando apertado, embora na realidade essa vantagem seja geralmente menor devido ao atrito.

Etapas

Como amarrar um engate clássico de caminhoneiro

  1. Etapa 1 Amarre a corda em uma extremidade.
    Amarre sua corda em uma extremidade. A corda deve ser presa em uma das extremidades a algo resistente, como uma presilha na caçamba do seu caminhão, um poste bem ancorado e assim por diante. Você usará a extremidade livre da corda para criar o engate do caminhoneiro, que é baseado no nó corrediço.
  2. Etapa 2 Faça um laço.
    Faça um laço. Crie um laço na linha de sua corda e segure-o onde a corda se cruza. Você pode fazer isso facilmente apertando o segmento cruzado com o indicador e o polegar. Esse movimento de dar a volta em sua linha para criar um laço é chamado de giro de cruzamento. Em seguida, com a mão livre, passe um pouco da corda após a volta do cruzamento pelo laço.
    • É possível criar um engate de caminhoneiro mais adequado para cargas extremas criando vários cruzamentos na primeira volta, em vez de apenas um. Isso pode ser feito facilmente girando o laço várias vezes.
    • Você só deve puxar linha suficiente pelo primeiro laço para criar um segundo laço que saia do primeiro. Isso exigirá apenas alguns centímetros de linha.
  3. Etapa 3 Prenda bem o primeiro laço.
    Aperte bem o primeiro laço. Isso pode ser feito puxando o lado do segundo laço que vai em direção à âncora e a linha que está entrando no primeiro laço. Isso deve prender a linha e o primeiro laço ao redor do segundo laço, de modo que você não precise mais segurá-lo com os dedos.
    • Nesse ponto, você deve ter apenas um único laço em sua linha. Esse laço deve ficar para fora do primeiro laço agora apertado. Essa é a parte do nó corrediço do seu engate de caminhoneiro.
  4. Etapa 4 Fixe a extremidade livre de sua linha.
    Fixe a extremidade livre da linha. Você pode fazer isso passando a ponta da linha em torno de um objeto resistente, como um grampo, uma cavilha ou um poste seguro. Certifique-se de que o que quer que seja usado como ponto de ancoragem seja forte o suficiente para prender o que você está segurando com a linha.
    • Puxe a linha com firmeza para apertar o nó e deixe a linha entre a primeira e a segunda âncoras esticada. Uma folga excessiva na linha pode fazer com que a carga escorregue ou se desloque.
  5. Etapa 5 Passe a extremidade livre da corda pelo laço restante.
    Passe a extremidade livre da corda pelo laço restante. Passe a extremidade da cauda pelo laço até que não haja mais folga na extremidade livre da linha. Isso também servirá para apertar e fortalecer o nó de engate do caminhoneiro.
  6. Etapa 6 Finalize o nó com duas travas de meia polegada.
    Termine o nó com duas travas de meia polegada. Essas travas às vezes são chamadas de engates. Passe sua extremidade livre ao redor dos dois fios pós-nó de sua linha. Como você passou a linha ao redor/através de um ponto de ancoragem e a retornou ao nó para terminar a amarração, sua corda pós-nó terá dois fios. Depois de passar a extremidade livre ao redor dos dois fios...
    • Mantenha a extremidade livre solta para que se forme um laço quando você a passar ao redor dos fios pós-nó. Passe a extremidade livre pelo laço e puxe-a com firmeza e, em seguida, deslize-a até a base do nó principal. Essa é sua primeira trava. Depois...
    • Execute a mesma manobra após o ponto em que você amarrou a primeira trava. Desta vez, quando você puxar a extremidade da cauda pelo laço, puxe-a de modo que a extremidade livre se projete por baixo das duas travas.
    • Aperte bem o nó. Esse tipo de nó será adequado para tensão leve a moderada em sua linha. Divirta-se usando seu engate de caminhoneiro!

Como amarrar a variação Sheepshank do Trucker's Hitch

  1. Etapa 1 Crie duas voltas cruzadas em sua linha.
    Crie duas voltas cruzadas em sua linha. Uma volta cruzada passa a extremidade livre de sua linha em torno de si mesma, de modo que ela continue longe da extremidade já presa da corda, formando um laço. Faça isso duas vezes e certifique-se de deixar linha extra em cada volta para que ambas formem laços grandes o suficiente para que a corda passe por eles.
  2. Etapa 2 Passe uma pequena quantidade de corda pelas voltas e aperte.
    Passe uma pequena quantidade de corda pelas voltas e aperte. Pegue alguns centímetros de sua corda da linha após as curvas de cruzamento e puxe-a pelos dois laços. Deixe linha suficiente após a segunda de suas duas curvas de cruzamento para que, quando você apertar a linha, haja laços acima e abaixo das curvas.
  3. Etapa 3 Fixe a extremidade livre da linha e passe-a pelo laço.
    Fixe a extremidade livre de sua linha e passe-a pelo laço. Assim como faria com um engate de caminhoneiro normal, você deve passar a linha em torno de um ponto de ancoragem e trazê-la de volta para a parte orientada da extremidade livre do nó. Passe a linha pelo laço e puxe-a com força.
    • Esse engate de caminhoneiro modificado é bom para tensão leve a moderada, mas é suscetível a falhas sob extrema pressão. Talvez você queira escolher um nó diferente para cargas especialmente pesadas.
  4. Etapa 4 Prenda a extremidade da linha e o engate de caminhoneiro's hitch knot with two locks.
    Prenda a extremidade da linha e o nó de engate do caminhoneiro com duas travas. Assim como faria para um engate de caminhoneiro normal, você pode criar travas simples (também chamadas de engates) na linha na parte orientada da extremidade livre do seu nó. Basta levar a extremidade livre ao redor dos fios duplos da linha na base do nó e...
    • Deixe uma folga suficiente em sua linha para formar um laço. Passe a extremidade livre pelo laço e puxe-a firmemente, deslizando a trava até encontrar a base do nó.
    • Repita esse processo, passando a linha pelo laço de modo que ela saia de entre as travas. Puxe a segunda trava com força e deslize-a de modo que fique ao lado da primeira. Seu engate de caminhoneiro modificado está pronto para o trabalho!

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • O engate de caminhoneiro pode ser usado para muitas finalidades. Alguns usos populares incluem prender uma vela ao velejar, prender uma carga em um caminhão e amarrar objetos grandes no teto do seu carro, como uma árvore de Natal ou um colchão.